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I Os surdos oralizados que sabem falar e escrever são considerados indivíduos com identidade surda flutuante. II Os surdos oralizados que se interessam pela LIBRAS sem abandonar o oralismo são considerados surdos com identidade de transição. III A identidade surda de diáspora caracteriza os indivíduos surdos que se deslocam entre diferentes grupos, contatando surdos de diferentes origens e ampliando sua bagagem cultural. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item III está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q1015620 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Assinale a opção em que é apresentado, conforme a CF, o objetivo principal do PNE. ✂️ a) assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, o bem-estar e a educação ✂️ b) definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades entre as diferentes esferas federativas ✂️ c) estabelecer as diretrizes da educação nacional e disciplinar a educação escolar ✂️ d) assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão educacional ✂️ e) regulamentar o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q1013944 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024No que se refere à sua estrutura gramatical, a LIBRAS ✂️ a) segue a mesma estrutura gramatical da língua portuguesa, por meio da utilização exclusiva de sinais visuais. ✂️ b) possui uma estrutura gramatical totalmente diferente da língua portuguesa, com uma organização espacial e sintática própria. ✂️ c) limita-se a gestos soltos, sem uma ordem específica na construção das frases. ✂️ d) é uma língua gestual sem estrutura gramatical definida. ✂️ e) restringe-se à utilização de expressões faciais para indicar a estrutura gramatical das frases. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q1015619 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 2015, junto aos seus Estados-membros, a Agenda 2030 — da qual o Brasil é signatário —, composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). O ODS n.º 4, intitulado Educação de qualidade, visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todos. A partir dessa informação, assinale a opção em que é apresentada a principal norma do ordenamento jurídico brasileiro que visa ao alcance das metas estabelecidas no ODS n.º 4. ✂️ a) Constituição Federal de 1988 (CF) ✂️ b) Política Nacional da Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) ✂️ c) Plano Nacional de Educação (PNE) ✂️ d) Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ✂️ e) Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q1015621 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A ação de incluir na LDB a educação bilíngue para surdos como uma nova modalidade de educação escolar, oferecida em LIBRAS, caracteriza principalmente uma política ✂️ a) inclusiva. ✂️ b) paternalista. ✂️ c) linguística. ✂️ d) especial. ✂️ e) constitucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1013948 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da educação de surdos, julgue os próximos itens. I A BNCC evidencia a LIBRAS como língua natural dos surdos. II A LIBRAS se tornou disciplina obrigatória a partir da BNCC. III A LIBRAS não está contemplada na área de linguagens da BNCC. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Apenas os itens II e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q1015622 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024De acordo com o que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as principais barreiras que os estudantes surdos enfrentam no ambiente escolar são as ✂️ a) urbanísticas e locomotoras. ✂️ b) linguísticas e tecnológicas. ✂️ c) comunicacionais e arquitetônicas. ✂️ d) comportamentais e linguísticas. ✂️ e) atitudinais e comunicacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q1015623 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Uma abordagem eficaz para promover a inclusão escolar de estudantes surdos é ✂️ a) mantê-los em ambientes especializados para melhor atendimento. ✂️ b) fornecer suporte de intérpretes, prescindindo-se de adaptações adicionais na abordagem pedagógica. ✂️ c) adotar como estratégia comunicacional sistemas de sinalização e de comunicação tátil. ✂️ d) implementar estratégias bilíngues, combinando-se o uso adequado de língua de sinais e de língua oral e escrita. ✂️ e) promover a acessibilidade tecnológica e arquitetônica, a fim de aprimorar a mobilidade e o acesso à informação dos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q1015617 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que instituiu a modalidade da educação bilíngue para surdos, é correto afirmar que a matrícula de estudantes surdos ✂️ a) deverá ser efetuada apenas em escolas inclusivas. ✂️ b) não poderá ser realizada em escolas particulares. ✂️ c) deverá ser realizada preferencialmente no ambiente escolar comum, que é o mais favorável ao aprendizado da pessoa surda. ✂️ d) não garante o atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas particulares. ✂️ e) poderá ocorrer preferencialmente em classes bilíngues de surdos e ou por meio das escolas bilíngues de surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q1015624 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024O princípio norteador da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é ✂️ a) a limitação do acesso à educação para aqueles que não se enquadram nos padrões considerados normais. ✂️ b) o encaminhamento dos estudantes com deficiência a centros escolares específicos para esse público como estratégia principal para atender às suas necessidades especiais. ✂️ c) a promoção da diversidade e a garantia do direito à educação para todos, respeitadas as diferenças individuais. ✂️ d) o afastamento dos alunos com necessidades especiais de ambientes educacionais convencionais. ✂️ e) a padronização do ensino, por meio de métodos uniformizados para todos os alunos a fim de oferecer igualdade de oportunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q1015618 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024De acordo com a legislação brasileira vigente, a oferta de AEE para estudantes surdos compreende I o ensino de LIBRAS como primeira língua (L1). II o ensino de língua portuguesa como segunda língua (L2). III a disponibilização de tradutor e intérprete de LIBRAS nas escolas. IV a promoção de cursos de formação de professores para ensino e uso da LIBRAS. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ b) Apenas os itens I e IV estão certos. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens III e IV estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1013943 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Segundo a legislação brasileira vigente, a LIBRAS é ✂️ a) reconhecida apenas como um sistema gestual de comunicação, sem status linguístico. ✂️ b) considerada uma língua no Brasil, com garantia de uso e difusão em todos os espaços públicos. ✂️ c) reconhecida como uma língua, mas apenas em situações específicas, não abrangendo todos os espaços públicos. ✂️ d) utilizada exclusivamente em contextos educacionais para estudantes surdos, sem reconhecimento fora desse ambiente. ✂️ e) uma linguagem meramente simbólica, sem aplicação prática na comunicação cotidiana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1013942 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A função das salas de recursos multifuncionais na implementação da educação inclusiva é ✂️ a) proporcionar um ambiente específico para o desenvolvimento de alunos com deficiência, de modo a protegê-los do restante da turma. ✂️ b) reduzir o tempo de interação dos alunos com deficiência no ambiente escolar, com vistas à priorização de outras formas de atendimento fora do contexto educacional. ✂️ c) servir como espaços de recolhimento para alunos com dificuldades de aprendizagem, com o fim de evitar distrações. ✂️ d) contribuir para o atendimento educacional especializado, por meio de estratégias e recursos pedagógicos que favoreçam a participação dos alunos com deficiência na escola regular. ✂️ e) promover a criação de espaços pedagógicos de utilização exclusiva por alunos com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q1013946 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Proposto pelo MEC em 2001, o Plano Nacional de Apoio à Educação de Surdos tem como uma de suas metas ✂️ a) a criação, em médio prazo, dos centros de capacitação de profissionais da educação e de atendimento de pessoas com surdez. ✂️ b) a imposição, em curto, médio e longo prazos, da LIBRAS como língua um do país. ✂️ c) a modernização, em curto prazo, dos centros de ensino especial, qualificando-os para a educação de surdos. ✂️ d) a implantação, em longo prazo, de cursos de graduação para 50 mil professores ouvintes. ✂️ e) a aquisição, em curtíssimo prazo, de dispositivos eletrônicos e tecnologias assistivas para garantir a autonomia do surdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1013949 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A LIBRAS consiste em uma língua ✂️ a) composta por sinais icônicos e gestos naturais. ✂️ b) ágrafa. ✂️ c) natural dos surdos e, por isso, tornou-se componente curricular obrigatório na educação básica. ✂️ d) de modalidade visuoespacial, tendo como parâmetros a articulação das mãos e a expressão facial e corporal. ✂️ e) utilizada em diversos países. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q1013950 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024No ambiente educacional, a atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS I é desnecessária nas aulas de ciências da natureza e matemática. II deve primar pela neutralidade e confidencialidade. III não contempla a interpretação de eventos e atividades. IV é importante mesmo que haja oferta de aplicativos de tradução LIBRAS-português-LIBRAS, uma vez que essa é uma atribuição que dispositivos não conseguem desempenhar. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ b) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ c) Apenas os itens II e IV estão certos. ✂️ d) Apenas os itens III e IV estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1013947 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A metodologia que defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em língua de sinais por professores surdos desde a educação infantil é denominada ✂️ a) pedagogia da alternância. ✂️ b) pedagogia tradicional. ✂️ c) sociointeracionismo. ✂️ d) pedagogia oral-auditiva. ✂️ e) pedagogia surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1013951 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Em referência ao processo de letramento de surdos, julgue os itens que se seguem. I Esse processo ocorre via percepção e memória visual. II No caso da surdez pré-linguística profunda, o som é um fenômeno perceptível, favorecendo a aprendizagem da escrita por meio do sistema fonêmico. III No letramento dos surdos, as palavras são processadas letra a letra, fonema a fonema. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Apenas os itens I e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF
1Q1013945 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A educação que os surdos querem tem fundamentos em uma série de pressupostos culturais, entre os quais deve estar inserida a identidade. G. Perlin e K. Strobel. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações). Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca das identidades surdas. I Os surdos oralizados que sabem falar e escrever são considerados indivíduos com identidade surda flutuante. II Os surdos oralizados que se interessam pela LIBRAS sem abandonar o oralismo são considerados surdos com identidade de transição. III A identidade surda de diáspora caracteriza os indivíduos surdos que se deslocam entre diferentes grupos, contatando surdos de diferentes origens e ampliando sua bagagem cultural. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item III está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q1015620 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Assinale a opção em que é apresentado, conforme a CF, o objetivo principal do PNE. ✂️ a) assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, o bem-estar e a educação ✂️ b) definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades entre as diferentes esferas federativas ✂️ c) estabelecer as diretrizes da educação nacional e disciplinar a educação escolar ✂️ d) assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão educacional ✂️ e) regulamentar o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q1013944 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024No que se refere à sua estrutura gramatical, a LIBRAS ✂️ a) segue a mesma estrutura gramatical da língua portuguesa, por meio da utilização exclusiva de sinais visuais. ✂️ b) possui uma estrutura gramatical totalmente diferente da língua portuguesa, com uma organização espacial e sintática própria. ✂️ c) limita-se a gestos soltos, sem uma ordem específica na construção das frases. ✂️ d) é uma língua gestual sem estrutura gramatical definida. ✂️ e) restringe-se à utilização de expressões faciais para indicar a estrutura gramatical das frases. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q1015619 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 2015, junto aos seus Estados-membros, a Agenda 2030 — da qual o Brasil é signatário —, composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). O ODS n.º 4, intitulado Educação de qualidade, visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todos. A partir dessa informação, assinale a opção em que é apresentada a principal norma do ordenamento jurídico brasileiro que visa ao alcance das metas estabelecidas no ODS n.º 4. ✂️ a) Constituição Federal de 1988 (CF) ✂️ b) Política Nacional da Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) ✂️ c) Plano Nacional de Educação (PNE) ✂️ d) Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ✂️ e) Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q1015621 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A ação de incluir na LDB a educação bilíngue para surdos como uma nova modalidade de educação escolar, oferecida em LIBRAS, caracteriza principalmente uma política ✂️ a) inclusiva. ✂️ b) paternalista. ✂️ c) linguística. ✂️ d) especial. ✂️ e) constitucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1013948 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da educação de surdos, julgue os próximos itens. I A BNCC evidencia a LIBRAS como língua natural dos surdos. II A LIBRAS se tornou disciplina obrigatória a partir da BNCC. III A LIBRAS não está contemplada na área de linguagens da BNCC. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Apenas os itens II e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q1015622 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024De acordo com o que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as principais barreiras que os estudantes surdos enfrentam no ambiente escolar são as ✂️ a) urbanísticas e locomotoras. ✂️ b) linguísticas e tecnológicas. ✂️ c) comunicacionais e arquitetônicas. ✂️ d) comportamentais e linguísticas. ✂️ e) atitudinais e comunicacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q1015623 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Uma abordagem eficaz para promover a inclusão escolar de estudantes surdos é ✂️ a) mantê-los em ambientes especializados para melhor atendimento. ✂️ b) fornecer suporte de intérpretes, prescindindo-se de adaptações adicionais na abordagem pedagógica. ✂️ c) adotar como estratégia comunicacional sistemas de sinalização e de comunicação tátil. ✂️ d) implementar estratégias bilíngues, combinando-se o uso adequado de língua de sinais e de língua oral e escrita. ✂️ e) promover a acessibilidade tecnológica e arquitetônica, a fim de aprimorar a mobilidade e o acesso à informação dos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q1015617 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que instituiu a modalidade da educação bilíngue para surdos, é correto afirmar que a matrícula de estudantes surdos ✂️ a) deverá ser efetuada apenas em escolas inclusivas. ✂️ b) não poderá ser realizada em escolas particulares. ✂️ c) deverá ser realizada preferencialmente no ambiente escolar comum, que é o mais favorável ao aprendizado da pessoa surda. ✂️ d) não garante o atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas particulares. ✂️ e) poderá ocorrer preferencialmente em classes bilíngues de surdos e ou por meio das escolas bilíngues de surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q1015624 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024O princípio norteador da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é ✂️ a) a limitação do acesso à educação para aqueles que não se enquadram nos padrões considerados normais. ✂️ b) o encaminhamento dos estudantes com deficiência a centros escolares específicos para esse público como estratégia principal para atender às suas necessidades especiais. ✂️ c) a promoção da diversidade e a garantia do direito à educação para todos, respeitadas as diferenças individuais. ✂️ d) o afastamento dos alunos com necessidades especiais de ambientes educacionais convencionais. ✂️ e) a padronização do ensino, por meio de métodos uniformizados para todos os alunos a fim de oferecer igualdade de oportunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q1015618 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024De acordo com a legislação brasileira vigente, a oferta de AEE para estudantes surdos compreende I o ensino de LIBRAS como primeira língua (L1). II o ensino de língua portuguesa como segunda língua (L2). III a disponibilização de tradutor e intérprete de LIBRAS nas escolas. IV a promoção de cursos de formação de professores para ensino e uso da LIBRAS. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ b) Apenas os itens I e IV estão certos. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens III e IV estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1013943 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Segundo a legislação brasileira vigente, a LIBRAS é ✂️ a) reconhecida apenas como um sistema gestual de comunicação, sem status linguístico. ✂️ b) considerada uma língua no Brasil, com garantia de uso e difusão em todos os espaços públicos. ✂️ c) reconhecida como uma língua, mas apenas em situações específicas, não abrangendo todos os espaços públicos. ✂️ d) utilizada exclusivamente em contextos educacionais para estudantes surdos, sem reconhecimento fora desse ambiente. ✂️ e) uma linguagem meramente simbólica, sem aplicação prática na comunicação cotidiana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1013942 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A função das salas de recursos multifuncionais na implementação da educação inclusiva é ✂️ a) proporcionar um ambiente específico para o desenvolvimento de alunos com deficiência, de modo a protegê-los do restante da turma. ✂️ b) reduzir o tempo de interação dos alunos com deficiência no ambiente escolar, com vistas à priorização de outras formas de atendimento fora do contexto educacional. ✂️ c) servir como espaços de recolhimento para alunos com dificuldades de aprendizagem, com o fim de evitar distrações. ✂️ d) contribuir para o atendimento educacional especializado, por meio de estratégias e recursos pedagógicos que favoreçam a participação dos alunos com deficiência na escola regular. ✂️ e) promover a criação de espaços pedagógicos de utilização exclusiva por alunos com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q1013946 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Proposto pelo MEC em 2001, o Plano Nacional de Apoio à Educação de Surdos tem como uma de suas metas ✂️ a) a criação, em médio prazo, dos centros de capacitação de profissionais da educação e de atendimento de pessoas com surdez. ✂️ b) a imposição, em curto, médio e longo prazos, da LIBRAS como língua um do país. ✂️ c) a modernização, em curto prazo, dos centros de ensino especial, qualificando-os para a educação de surdos. ✂️ d) a implantação, em longo prazo, de cursos de graduação para 50 mil professores ouvintes. ✂️ e) a aquisição, em curtíssimo prazo, de dispositivos eletrônicos e tecnologias assistivas para garantir a autonomia do surdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1013949 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A LIBRAS consiste em uma língua ✂️ a) composta por sinais icônicos e gestos naturais. ✂️ b) ágrafa. ✂️ c) natural dos surdos e, por isso, tornou-se componente curricular obrigatório na educação básica. ✂️ d) de modalidade visuoespacial, tendo como parâmetros a articulação das mãos e a expressão facial e corporal. ✂️ e) utilizada em diversos países. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q1013950 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024No ambiente educacional, a atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS I é desnecessária nas aulas de ciências da natureza e matemática. II deve primar pela neutralidade e confidencialidade. III não contempla a interpretação de eventos e atividades. IV é importante mesmo que haja oferta de aplicativos de tradução LIBRAS-português-LIBRAS, uma vez que essa é uma atribuição que dispositivos não conseguem desempenhar. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ b) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ c) Apenas os itens II e IV estão certos. ✂️ d) Apenas os itens III e IV estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1013947 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024A metodologia que defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em língua de sinais por professores surdos desde a educação infantil é denominada ✂️ a) pedagogia da alternância. ✂️ b) pedagogia tradicional. ✂️ c) sociointeracionismo. ✂️ d) pedagogia oral-auditiva. ✂️ e) pedagogia surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1013951 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024Em referência ao processo de letramento de surdos, julgue os itens que se seguem. I Esse processo ocorre via percepção e memória visual. II No caso da surdez pré-linguística profunda, o som é um fenômeno perceptível, favorecendo a aprendizagem da escrita por meio do sistema fonêmico. III No letramento dos surdos, as palavras são processadas letra a letra, fonema a fonema. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas o item III está certo. ✂️ d) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ e) Apenas os itens I e III estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro