Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q894251 | Libras, Legislação e Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

As alternativas de atendimento educacional às crianças que apresentam necessidades educativas especiais, no Brasil, abrangem desde atendimento em instituições especializadas, dependendo da necessidade, até a completa inclusão nas várias instituições de educação. A qualidade do processo de inclusão depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q894243 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A educação bilíngue de surdos, segundo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Capítulo V-A, e incluso na Lei nº 14.191, será ofertada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1014674 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

É correto afirmar que o oralismo, um modelo clínico defendido no Congresso Internacional de Educação de Surdos em Milão em 1880, propõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q894248 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

No ensino de Libras, assim como no ensino de qualquer disciplina na atualidade, impõe-se a necessidade de renovar as práticas de sala de aula, a fim de se obter resultados mais eficazes, principalmente tendo em vista as imposições de um universo tecnológico e inovador que conquista seus usuários e adeptos entre surdos e ouvintes igualmente.
É uma perspectiva metodológica na qual o estudante aprende por meio da articulação entre espaços e tempos on-line – síncronos e assíncronos – e presenciais. Considerada uma metodologia ativa, surgiu a partir de uma reflexão do professor de Ciências no Colorado (Estados Unidos), Aaron Sams, em 2007 (Bergmann e Sams, 2020). Aaron Sams e Jonathan Bergmann gravaram videoaulas para que os estudantes assistissem como “dever de casa” e, assim, eles usaram todo o tempo livre de sala de aula para tirar dúvidas, praticar e dar solução ao que os alunos não compreenderam. A explanação do conteúdo ocorre em casa, pode ser a partir de videoaulas ou outros recursos disponibilizados pelo professor, enquanto a resolução de exercícios, treinamentos e demais atividades, ocorrem em sala de aula. A prática da sala torna-se muito rica por meio de: atividades de simulação; atividades de projeto; trabalhos em grupo; debates. O papel do professor é o de mediador-mentor e o estudante ativo envolve-se e responsabiliza-se mais por sua aprendizagem. Os quatro pilares dessa metodologia são: ambiente flexível, cultura de aprendizagem, conteúdo dirigido, educador profissional.
Considerando as informações apresentadas, refere-se à metodologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q894244 | Libras, Identidades Surdas, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O texto que se segue caracteriza uma das identidades surdas moldadas a partir das representações da cultura surda, estando em consonância com o grau de receptividade cultural assumida pelo sujeito.

São surdos que conservam a cultura ouvinte ainda dominante por não terem contato constante com a comunidade surda. Possuem características particulares: (a) seguem a representação da identidade ouvinte; (b) estão em dependência no mundo dos ouvintes, seguem os seus princípios e os respeitam como ouvintes, competindo com os mesmos, induzidos ao modelo da identidade ouvinte; (c) não participam da comunidade surda, associações e lutas políticas; (d) desconhecem ou rejeitam a presença do intérprete de língua de sinais; (e) orgulham-se de saber falar “corretamente”; (f) demonstram resistências à língua de sinais e à cultura surda visto que isto, para eles, representa estereótipo; (g) não conseguiram identificar-se como surdos, sentem-se sempre inferiores aos ouvintes, isto pode causar-lhes muitas vezes depressão, fuga, suicídios, acusação aos outros surdos, competição com ouvintes, há alguns que vivem na angústia, no desejo contínuo de serem ouvintes; (h) são as vítimas da ideologia oralista, da inclusão, da educação clínica, do preconceito e do preconceito da surdez; (i) são surdos, quer ouçam algum som, quer não ouçam, persistem em usar aparelhos auriculares e não usam tecnologia dos surdos. Esta identidade surda também apresenta divisões: por exemplo, aqueles que têm contato com a comunidade surda, mas rejeitam-na, os que jamais tiveram contato etc.

Considerando as informações apresentadas, trata-se de identidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q975553 | Legislação Federal, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito da Lei nº 10.436, ne 24 de Abril ne 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, analise os itens a seguir:

I. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

II. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical, própria constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

III. Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

IV. As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência

V. Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q894250 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Com todos os avanços obtidos com relação ao direito do uso de Libras pelo surdo, pela obrigatoriedade de professores instrutores e intérpretes, e outras conquistas alcançadas, ainda esbarra-se na unilateralidade da comunicação na realidade da escola porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q894245 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Analise as assertivas; marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O oralismo é um método de ensino para surdos que visa a capacitá-los para comunicação através da fala – oralização. É um movimento educacional que segue tendo seus defensores os quais se posicionam contra o uso da Libras.
( ) A filosofia bilíngue se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas acredita que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais, não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral.
( ) O bimodalismo foi implantado nas escolas brasileiras ofertando-se a modalidade de Libras como primeira língua e ensino do português escrito como segunda língua.
( ) O bilinguismo percebe a surdez enquanto um marcador cultural do povo surdo e, de acordo com essa abordagem, a língua materna destes indivíduos é a Língua Brasileira de Sinais–Libras, não a língua portuguesa.
( ) A língua portuguesa, nas suas modalidades oral e escrita, deve ser o ideal a ser alcançado pelo surdo segundo as premissas oralistas, pois o uso da língua de sinais limitaria interações; atrapalharia o desenvolvimento da fala e de possível audição do surdo.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q894247 | Libras, Aspectos Fonológicos, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Língua Brasileira de Sinais caracteriza-se pelos seguintes universais linguísticos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q894246 | Libras, Representações da Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O conhecimento sobre as características da surdez e a compreensão desse fenômeno aumentam as possibilidades daqueles que trabalham com surdos de atender às necessidades especiais constatadas. Em relação à etiologia, é consistente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1015431 | Libras, Papéis e Responsabilidades do Tradutorintérprete, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O intérprete de língua de sinais, no processo de interpretação, dialoga com o discurso do locutor, confabula com suas próprias experiências, com as diferentes vozes que o constitui e constrói um novo discurso direcionado ao interlocutor em potencial do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o aluno surdo. Sobre essas menções, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1014996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

As expressões faciais são um dos parâmetros da Língua Brasileira de Sinais.

Os sinais a seguir precisam de expressões faciais para indicar intensidade, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q894254 | Libras, Representações da Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A falta de informação sobre a natureza da língua de sinal é fruto de preconceito comumente associado a ela; prova disso está na repressão já feita a esta língua em alguns momentos do passado. Ainda hoje o preconceito persiste na sociedade, causando deficiências linguísticas e educacionais que poderiam ser evitadas. Constitui-se crença errônea acerca do surdo e da língua de sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1013750 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Na fonologia da Língua de Sinais, a primeira tarefa é determinar as unidades mínimas que formam os sinais e a segunda é estabelecer os padrões possíveis de combinação entre essas unidades e suas variações possíveis.
Assinale a opção que apresenta o par de glosas que representam sinais com a mesma configuração de mão, mas movimentos distintos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q894252 | Libras, Categorias Gramaticais Verbos, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Considere a Libras e o que apresenta-se seguir:

COMER-MAÇÃ

COMER-PIPOCA

BEBER-CACHAÇA

CORTAR-CABELO

TOMAR-CAFÉ



É consistente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1015516 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

As expressões “cultura surda e identidade surda” representam a defesa da língua de sinais como a língua natural dos surdos. O ser surdo representa uma identidade cultural única que vai além da percepção da surdez como uma deficiência. Sobre essa perspectiva cultural e identitária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1013760 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Carmem, professora surda, inscreveu-se para o curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa em universidade de sua cidade.
Sobre as medidas a serem adotadas pelo processo seletivo para ingresso no curso oferecido, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1013923 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

O Decreto no 5.626/2005 (BRASIL, 2005), que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, propõe o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa, como segunda língua para alunos surdos. O Decreto no 7.611/2011 propõe promover um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente no AEE (Atendimento Educacional Especializado). Se uma criança surda chega à escola sem saber Libras a escola deve (assinale a alternativa correta):

Marque a única sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q975556 | Pedagogia, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

São as estruturas no processo de aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, analise os itens a seguir:

I. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL: desde muito cedo já pode ser observada, como as variações do tônus (contração/descontração muscular) entre a mãe e o bebê, o olho no olho, as expressões faciais.

II. PRODUÇÃO DOS SONS: os primeiros fonemas da língua são aqueles produzidos com os lábios, como /b/ /m/ /p/. Logo depois surgem /n/ /t/ /l/ , e, em seguida, /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/ /j/. Só mais tarde observamos a produção adequada de alguns fonemas como /lh/ /nh/ /r/.

III.ESTRUTURA DAS SÍLABAS: as formações silábicas mais simples são consoante-vogal (CV), como PA, LO, etc; ao se inverter essa ordem (vogalconsoante), já se tornam um pouco mais difíceis, como AR, US, etc. Quanto maiores, mais difíceis se tornam.

IV. ESTRUTURA DE FRASES: inicialmente as crianças usam uma única palavra funcionando com frase. Mais tarde, surgem as frases telegráficas, com duas palavras em média. As frases vão se alongando, passando a ter cada vez mais elementos. A complexidade também aumenta e surgem possibilidades de compreender e expressar frases em outras ordenações, como a voz passiva.

V. DIÁLOGO: até atingir a capacidade de estabelecer um diálogo (com) alguém, a criança passa por fases em que depende do adulto para que o mesmo sejapossível. Em um primeiro momento, os adultos tentam adivinhar o que significam as produções pouco compreensíveis da criança (especularidade). Esta fase inicial acontece quando a criança começa a emitir sons e sílabas que podem ser compreendidas como palavras.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.