Questões de Concursos Licenciador Ambiental

Resolva questões de Licenciador Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q987249 | Meio Ambiente, Química Ambiental, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Considerando-se os potenciais poluidores atmosféricos, destacando-se quatro deles, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) CO2.
(2) CFC.
(3) CH4.
(4) SO2.

( ) Clorofluorcarboneto.
( ) Metano.
( ) Dióxido de enxofre.
( ) Dióxido de carbono.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q987246 | Direito Ambiental, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Resolução CONAMA 237/1997 – Licenciamento Ambiental, o procedimento de licenciamento ambiental obedecerá às seguintes etapas:

I. Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se o devido sigilo.
II. Audiência pública, quando couber, de acordo com a regulamentação pertinente.
III. Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer acadêmico.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q987245 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Lei Complementar nº 140/2011 − Competências Ambientais, para os fins dessa Lei, consideram-se:

I. Licenciamento Ambiental.
II. Atuação Supletiva.
III. Atuação Subsidiária.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q987247 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Lei nº 6.938/1981, a Política Nacional de Meio Ambiente prevê uma série de ações para atender aos objetivos estabelecidos, em especial:

I. O planejamento e a fiscalização do uso dos recursos ambientais.
II. Incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação e absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental.
III. Educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, para possibilitar a sua participação ativa na defesa do meio ambiente.
IV. Incentivo ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso sustentável e a proteção dos recursos naturais.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q987248 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

As estradas vicinais devem ser projetadas, construídas e conservadas conforme diretrizes técnicas e ambientais. Nas fases de implantação e operação das vias, ou de sua recuperação, deve-se dimensionar CORRETAMENTE as estruturas de drenagem, para evitar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q987243 | Direito Urbanístico, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Lei nº 6.766/1979 — Lei de Parcelamento do Solo Urbano e com base nos requisitos dos loteamentos, analisar os itens.

I. Os lotes terão área mínima de 100m² e frente mínima de 10 metros, salvo quando o loteamento se destinar a urbanização específica ou edificação de conjuntos habitacionais de interesse social, previamente aprovados pelos órgãos públicos competentes.
II. Ao longo das faixas de domínio público das rodovias, a reserva de faixa não edificável de, no mínimo, 10 metros de cada lado poderá ser reduzida por lei municipal ou distrital que aprovar o instrumento do planejamento territorial, até o limite mínimo de 4 metros de cada lado.
III. Ao longo da faixa de domínio das ferrovias, será obrigatória a reserva de uma faixa não edificável de no mínimo 15 metros de cada lado.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q985194 | Direito Ambiental, Resoluções do CONAMA, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A respeito da Resolução CONAMA nº 237/1997 – Licenciamento Ambiental, analisar a sentença.

Compete ao órgão ambiental municipal, ouvidos os órgãos competentes da União, dos Estados e do Distrito Federal, quando couber, o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local e daquelas que lhe forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convênio (1ª parte). O CONAMA definirá, quando necessário, licenças ambientais específicas, observadas a natureza, características e peculiaridades da atividade ou empreendimento e, ainda, a compatibilização do processo de licenciamento com as etapas de planejamento, implantação e operação (2ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q987251 | Sistemas de Informação, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em relação aos dados dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Os dados ________ representam informações geoespaciais através de pontos, linhas e polígonos que definem feições discretas no espaço, como estradas ou limites administrativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q985196 | Meio Ambiente, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

No que diz respeito às diretrizes da Lei nº 10.350/1994 — Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, NÃO é considerada diretriz específica da Política Estadual de Recursos Hídricos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q987250 | Direito Ambiental, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Baseando-se na Resolução CONAMA nº 369/2006, a intervenção ou supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente (APP) para regularização fundiária sustentável em áreas urbanas pode ser permitida pelo órgão ambiental competente, desde que siga as regras da Resolução e outros requisitos e condições. Considerando isso, analisar a sentença.

As áreas objeto do Plano de Regularização Fundiária Sustentável devem estar previstas na legislação municipal que disciplina o uso e a ocupação do solo como Zonas Especiais de Interesse Social, tendo regime urbanístico específico para habitação popular (1ª parte). O Plano de Regularização Fundiária Sustentável deve garantir a implantação de instrumentos de gestão democrática e demais instrumentos para o controle e monitoramento ambiental (2ª parte). No Plano de Regularização Fundiária Sustentável deve ser assegurada a ocupação de APP remanescentes (3ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q985201 | Meio Ambiente, Meio Aquático, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Quanto aos mecanismos intervenientes no processo de filtração da água, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

O sucesso da coagulação deve promover a completa desestabilização das partículas, reduzindo a intensidade das forças de repulsão eletrostáticas e favorecendo o predomínio da(s) ________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q985195 | Direito Ambiental, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A Resolução CONSEMA nº 372/2018 estabelece os empreendimentos e as atividades que utilizam recursos ambientais e que podem causar poluição ou degradação ambiental, sujeitos a licenciamento no Rio Grande do Sul, com ênfase nos de impacto local para licenciamento municipal. Sobre essa Resolução, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q985200 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Sobre os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), assinalar a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q987244 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

A Resolução CONSEMA nº 372/2018 estabelece no Estado do Rio Grande do Sul as normas para o licenciamento ambiental de atividades que utilizam recursos naturais e podem causar danos ao meio ambiente. Sobre essas normas, analisar a sentença.

O empreendimento que abranja mais de uma atividade correlata será objeto de um único licenciamento, no órgão competente pela atividade de menor potencial poluidor (1ª parte). A não incidência de licenciamento ambiental em empreendimentos e atividades, ou em determinados portes destes, dispensa a necessidade de atendimento de outras autorizações e licenças (2ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q985199 | Direito Ambiental, Licenciamento e licença ambiental, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o licenciamento ambiental, assinalar a alternativa em que não é necessária uma licença ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q985197 | Direito Ambiental, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Conforme a Lei Estadual nº 9.519/1992 – Código Florestal do Rio Grande do Sul, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Os proprietários de florestas ou empresas exploradoras de matéria-prima de florestas nativas, além da reposição, por enriquecimento, prevista no Plano de Manejo Florestal, para cada árvore cortada deverão plantar ___ mudas, preferencialmente das mesmas espécies, com replantio obrigatório dentro de ______, sendo permitido o máximo de ____ de falhas, comprovado mediante laudo técnico e vistoria do órgão florestal competente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q985198 | Direito Ambiental, Licenciador Ambiental, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Lei Municipal nº 1.446/2001 — Política Ambiental, áreas verdes nativas, morros, praças, parques, jardins, unidades de conservação e reservas ecológicas municipais são patrimônios públicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.