Questões de Concursos Língua Portuguesa

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1Q1051076 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um professor de Língua Portuguesa, em uma de suas aulas, declarou:

Vocês precisam aprender muito bem a nossa língua a fim de que possam utilizá-la da forma mais eficiente possível.

A concepção de linguagem presente nessa frase é a de linguagem como
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2Q1051075 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta a marca que pertence à língua falada e não à língua escrita.
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3Q1051074 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, olhando para as estantes da biblioteca da universidade, disse aos alunos:

Vejam bem os séculos de conhecimento que vos contemplam.

Nesse caso, a linguagem é vista com a função de
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4Q1051073 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os filmes do cinema mudo mostravam comunicação entre pessoas em linguagem não-verbal.
Assinale a opção que não corresponde a esse tipo de linguagem.
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5Q1051072 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Observe as duas primeiras estrofes de um poema de Carlos Drummond de Andrade:

A linguagem

na ponta da língua,

tão fácil de falar

e de entender.


A linguagem

na superfície estrelada de letras,

sabe lá o que ela quer dizer?



Nessas estrofes há referência a dois tipos de linguagem, que são, respectivamente,

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6Q1048490 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase que mostra um vocábulo substantivado.
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7Q1048489 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A frase em que o advérbio formado com o sufixo -mente mostra uma classificação diferente da de advérbio de modo, é:
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8Q1048488 | Português, Sintaxe, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase que está integralmente realizada no registro formal da Língua Portuguesa.
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9Q1048487 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em todas as frases abaixo, o autor procurou meios de não repetir a mesma palavra (sublinhada) de forma idêntica.
Assinale a opção que mostra a frase em que o processo utilizado para isso foi identificado corretamente.
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10Q1048486 | Português, Crase, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta a frase em que o acento grave indicativo da crase está mal-empregado.
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11Q1048485 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra que, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A expressão é que aparece frequentemente empregada como expressão de relevância, de destaque de algum elemento do texto; assinale a opção que apresenta a frase que está nesse caso.
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12Q1048484 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase que deve ser incluída entre os textos argumentativos.
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13Q1048483 | Português, Problemas da Língua Culta, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que a grafia do porquê está incorreta.
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14Q1045946 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“A natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida historicamente sobre a base da natureza biofísica. Consequentemente, o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (Saviani, 2008). A pedagogia histórico-crítica tem como um de seus principais representantes Dermeval Saviani, que em suas reflexões considerava que à educação escolar deveria se propor a tarefa de:

I. Identificar as formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.
II. Converter o saber objetivo em saber escolar de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares.
III. Prover os meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas aprendam o processo de sua produção, bem como as tendências de sua transformação.

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15Q1045945 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Criado(a) por uma das grandes autoridades no estudo do cérebro, memória e aprendizagem, o inglês Tony Buzan, o(a) _______________ é revolucionário(a) na medida em que tem na base de sua criação o funcionamento do cérebro. Segundo seu criador, o cérebro capta e guarda com mais facilidade informações sistematizadas em desenhos simples e palavras-chave que sintetizam um conteúdo. Essa metodologia é um diagrama simplificado que conecta informações em torno de um tema central.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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16Q1045944 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O estudo de caso, instituído pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI (Brasil, 2008), é essencial para o planejamento e desenvolvimento das atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Considerando a perspectiva de Lanuti e Mantoan (2022) sobre o estudo de caso, analise as assertivas a seguir:

I. O estudo de caso é a base para a elaboração do plano de AEE.
II. Para a elaboração do estudo de caso, é imprescindível que a família tenha entregado na escola o laudo médico do estudante.
III. O estudo de caso é essencial para que sejam identificadas as barreiras que cada estudante enfrenta no processo de escolarização.

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17Q1045943 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A ação mediadora do professor ocupa, há alguns anos, as pautas de discussões acadêmicas de cursos de formação inicial e continuada de professores, especialmente da Educação Básica. Diferentes correntes teóricas, entre elas a histórico-cultural, da qual Vygotsky é um dos principais expoentes, estudam a mediação na educação. Nesse sentido, Moran, Masetto e Behens (2000) identificam ações docentes relacionadas à mediação pedagógica, que são, EXCETO:
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18Q1045942 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com Menegolla e Sant’Anna (2014), o principal objetivo do planejamento para professores e alunos é:
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19Q1045941 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O sociólogo Philippe Perrenoud interessou-se pela pedagogia para entender por que a escola mantém a desigualdade e é responsável pelo fracasso, constatado por altos índices de evasão e de repetência. Perrenoud se indagava para que serviria ir à escola, já que não se adquire nela os meios para agir no e sobre o mundo. Nesse sentido, Perrenoud afirma que a melhoria do sistema educacional se fará pelo desenvolvimento mais metódico de competências desde a escola. Nesse contexto, para o autor, o conceito de competência é:
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20Q1045940 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A espiral construtivista (EC) é uma metodologia ativa e sua representação do processo ensino-aprendizagem, na forma de uma espiral, traduz a relevância das diferentes etapas educacionais deste processo como movimentos articulados que se retroalimentam. Sobre a EC, analise as assertivas abaixo:

I. É uma metodologia problematizadora, baseada em currículos que preconizam as metodologias de aprendizagem ativa.
II. Ancora-se no princípio da globalização, no qual a aprendizagem se dá a partir da visão do todo, para, posteriormente, se organizar em partes.
III. A primeira etapa da EC é denominada síntese provisória e consiste em três momentos: identificação dos problemas, formulação de explicações e elaboração de questões de aprendizagem.

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