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Questões de Concursos Matemática

Resolva questões de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1004256 | Matemática, Porcentagem, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Uma comunidade pretende arrecadar R$50.000,00 para cobrir os custos da construção de um centro cultural. Nos primeiros 3 meses, conseguiu atingir 40% da meta. Nos 2 meses seguintes, a arrecadação aumentou em 25% em relação ao total já arrecadado. Quanto ainda falta para atingir a meta?
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2Q1004257 | Matemática, Cilindro, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Uma fábrica produz garrafas cilíndricas, com 30 cm de altura e raio da base de 10 cm, para o armazenamento de suco de laranja. Qual é o volume total (V) deste recipiente? (faça π = 3,14).
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3Q949554 | Matemática, Arcos, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Assinale a única alternativa correta:
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4Q943484 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021

Uma caixa d’agua, cuja capacidade é 5000 litros, tem uma torneira no fundo que, quando aberta, escoa água a uma vazão constante. Se a caixa está cheia e a torneira é aberta, depois de t horas o volume de água na caixa é dado por V(t) = 5000 - kt, k constante. Certo dia, estando a caixa cheia, a torneira foi aberta às 10 horas. Às 18 horas do mesmo dia, observou-se que a caixa continha 2000 litros de água. Assim, pode-se afirmar corretamente que o volume de água na caixa era 2750 litros, exatamente, às
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5Q943474 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021

O número irracional (√2 − √3)6 é igual a
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6Q944278 | Matemática, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

Na mesa redonda utilizada para reuniões da Presidência da República, há um lugar fixo para ser ocupado pelo Presidente e outros 22 lugares para serem ocupados pelos ministros, todos igualmente espaçados. Estando presentes todos os 22 ministros e o Presidente, de quantas maneiras distintas podem ser ocupados os assentos?
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7Q944283 | Matemática, Esfera, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

A medida, em cm3,da região do espaço interior a um cubo cuja medida da aresta é igual a 1cm e exterior à esfera inscrita neste cubo é igual a
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8Q950055 | Matemática, Funções, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Seja f : R → R a função quadrática definida por f(x) = ax2 + bx + c cujo gráfico passa pelo ponto (1, 9) e cuja distância deste ponto ao eixo de simetria do gráfico de f é igual a 2u. Se f assume o valor mínimo igual a um para um determinado valor negativo de x, então, o produto a.b.c é igual a
u ≡ unidade de comprimento
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9Q943477 | Matemática, Pirâmides, Matemática, UECE, UECE CEV, 2021

A base de uma pirâmide é uma das faces de um cubo cuja soma das medidas das áreas das faces é 1014 m2 . Se o vértice da pirâmide é o centro do cubo, a medida da área lateral da pirâmide, em m2 , é igual a
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10Q944277 | Matemática, Trigonometria, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

Se M e m são respectivamente os valores máximo e mínimo que a função f : R → R definida por f(x) = 3sen2x + 7cos2x pode assumir, então o produto M.m é igual a
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11Q949430 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Em um plano cartesiano estão alocados os pontos A(4, 1), B(1, 3), C(0, 1) e D(2, 0). Assinale a alternativa que contempla as coordenadas do ponto de intersecção entre a reta G, que passa pelos pontos A e B e a reta H, que passa pelos pontos C e D.
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12Q1028033 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Matemática, SED SC, FURB, 2024

Em uma escola em que há 4 professores dos Anos Iniciais, 6 professores dos Anos Finais e 3 professores que compõem a direção, devem ser escolhidos 4 professores para representar a escola no fórum regional de Educação. A equipe de representantes deve formada por, pelo menos, 2 professores dos Anos Iniciais; pelo menos, 1 professor dos Anos Finais e não pode ter mais do que 1 professor da direção. Pode-se afirmar que a quantidade de equipes diferentes que podem ser formadas para representar essa escola é igual a:
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13Q944276 | Matemática, Médias, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

O quadro de linhas a seguir foi construído com elementos do conjunto N* = {1, 2, 3, 4, .....}, seguindo uma lógica estrutural característica.
Linha 1: 1 Linha 2: 2, 3 Linha 3: 4, 5, 6 Linha 4: 7, 8, 9, 10 .................................. .................................. Linha n: x1, x2, x3, x4, . . . .,xn ..................................
Se n = 10, então a média aritmética dos números que estão na linha n é igual a
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14Q944284 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

No quadrilátero MNPQ, plano e convexo, as diagonais são perpendiculares, e as medidas dos lados consecutivos MN, NP e PQ são, respectivamente, 3cm, 4cm e 5cm. A medida do lado MQ, em cm, é igual a
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15Q949433 | Matemática, Álgebra, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A natureza contempla diversos organismos que se organizam em forma de figura geométrica. No estudo da virologia, as formas mais comuns são a de icosaedro e a de helicoidal. Por exemplo: o vírus adenovírus tem sua forma representada pelo icosaedro e possui uma haste em cada vértice. Assinale a alternativa correta.
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16Q950060 | Matemática, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Usando fórmulas trigonométricas, pode-se expressar sen(3t) em função de sen(t). A partir disso, pode-se obter um polinômio P com coeficientes inteiros que admite sen(10°) como uma raiz (P(sen(10°)=0). Esse polinômio é
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17Q1089504 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Matemática, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Durante uma dinâmica em sala, a professora entrega 10 cartões numerados de 1 a 10 a seus alunos. Um aluno é escolhido ao acaso para retirar 2 cartões sem reposição.

Qual é a probabilidade de que a soma dos dois números seja ímpar, considerando que esse exercício pode estimular a compreensão sobre paridade e combinatória?
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18Q944288 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UECE, UECE CEV, 2022

No Parque Botânico Florilândia, foi concebido um desenho de canteiro destinado ao cultivo de rosas, com as seguintes características.
I. Reservar uma área plana do terreno com a forma de um quadrado cuja medida do lado é 16 m; II. Considerar-se, para cada lado limite do terreno, uma circunferência cujo centro é o ponto médio do lado e a medida do raio é igual a 8 m (metade da medida do lado do quadrado). III. As interseções, duas a duas, das áreas internas das circunferências constituem a parte do terreno destacada para situar o canteiro. IV. A figura resultante é denominada de “rosácea” por vários autores de textos matemáticos.
A medida da área destinada para situar o canteiro (rosácea), em m2, é igual a
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19Q1004259 | Matemática, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Um grupo de 20 voluntários realizará uma pesquisa para entender o nível de risco social dos moradores de uma comunidade. Para isso, formaram equipes com 4 integrantes. De quantas maneiras diferentes uma equipe pode ser formada?
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20Q950057 | Matemática, Ângulos, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Se o número complexo 1 + i é uma das raízes da equação P(x) = 0, onde P(x) = x4 – 2x3 + x2 + 2x – 2, então, é correto afirmar que P(x) é divisível por
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