Questões de Concursos Matemática Substituto

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1Q977445 | Matemática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A diferença entre o maior número natural com 8 ordens e o número 20.209 é um número natural no qual há
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2Q977446 | Matemática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A manchete de um jornal, certo dia, foi: “Governo aplica 3,07 milhões de reais para compra de vacinas”. Considerando o número natural que representa a quantia usada na compra de vacinas, o antecessor desse número é
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4Q977448 | Matemática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O mesmo produto é vendido por preços diferentes nas lojas A e B. Na loja A, o preço do produto é 50% a mais do que na loja B. O preço na loja B sofrerá um reajuste de maneira a ficar 15% a mais do que o preço praticado na loja A. Nesse contexto, o reajuste a ser aplicado será de
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6Q977450 | Matemática Financeira, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Talita fez uma compra de R$ 25.000,00. Ela irá pagar em três parcelas mensais, a primeira após 30 dias. O plano de pagamento é tal que a cada mês há um acréscimo de 2% em relação ao saldo devedor, calculado antes de ocorrer o pagamento. Os dois primeiros pagamentos serão de R$ 10.000,00 e o terceiro pagamento deverá quitar a dívida. Acontecendo dessa maneira, a quantia total de juros que Talita pagará, em relação ao preço inicial da compra, é de aproximadamente
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7Q977451 | Matemática, Geometria Plana, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em um paralelogramo, as medidas das alturas, relativamente ao maior e ao menor lado, são, respectivamente, 4√3 cm e 24√3 cm. Sabendo que o maior lado mede40 cm a mais do que o menor lado, a área desse paralelogramo, em cm2, está entre
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8Q977452 | Matemática, Geometria Espacial, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O volume de um prisma reto retangular é igual a V. Se cada uma de suas três dimensões for reduzida em 10%, o volume do novo prisma será reduzido, em relação ao volume inicial, em
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9Q977453 | Matemática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma classe de 40 alunos, apenas 35 fizeram uma prova, estes obtiveram os resultados a seguir:

Nota 9: 4 alunos.
Nota 8: 6 alunos.
Nota 7: 5 alunos.
Nota 6: 11 alunos.
Nota 5: 9 alunos.

Os 5 alunos que faltaram fizeram a prova de reposição, e a média dos resultados da sala passou a ser 7. Com base nessas informações, a média das notas dos alunos que fizeram a prova de reposição foi igual a
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10Q977454 | Matemática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Trabalham, no setor de produção de uma fábrica, 21 funcionários e, no setor administrativo, trabalham 3. Todo final de ano é sorteada uma comissão para organizar uma festa de encerramento das atividades. Essa comissão é formada por 2 funcionários da produção e 2 funcionários do administrativo. Dessa forma, o número total possível de comissões é um número entre
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11Q977455 | Matemática, Probabilidade, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere todos os anagramas da palavra FORTE. Escolhendo-se aleatoriamente um desses anagramas, a probabilidade de que ele comece com as letras RT, nessa ordem, é igual a
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12Q977456 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Currículo do Ensino Fundamental II, da Prefeitura do Município de Itatiba, componente curricular de Matemática, afirma que “O aluno precisa ser protagonista da sua própria aprendizagem, portanto, ele precisa participar ativamente no processo de ensino”.

Para que isso aconteça, é necessário que, em sala de aula,
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13Q977457 | Pedagogia, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No livro A arte de resolver problemas, o autor George Polya menciona:

“… quando o professor resolve um problema em aula, deve dramatizar um pouco as suas ideias e fazer a si próprio as mesmas indagações que utiliza para ajudar os alunos.”

De acordo com Polya, quando o professor segue essa orientação, ele permite que o estudante
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14Q977458 | Pedagogia, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o seguinte trecho retirado do artigo intitulado Sociedade, cultura, matemática e seu ensino, escrito por Ubiratan D’Ambrosio:

“A abordagem a distintas formas de conhecer é a essência do Programa Etnomatemática. Na verdade, diferentemente do que sugere o nome, Etnomatemática não é apenas o estudo de “matemáticas das diversas etnias”. Criei essa palavra para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).”

Segundo D’Ambrosio, nesse parágrafo, a Etnomatemática
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