Questões de Concursos Matemática Titular Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Matemática Titular Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q979509 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Dos 12 funcionários de um escritório, 7 deles são mulheres. São sócios e ocupam cargos diretivos outras 6 pessoas, sendo 2 mulheres. A cada 3 meses é sorteada uma comissão formada por 3 funcionários e 2 sócios. É correto afirmar que o número dessas possíveis comissões compostas apenas por mulheres somado ao número de comissões compostas apenas por homens representa, em relação ao total de comissões, uma porcentagem entre ✂️ a) 0% e 1% ✂️ b) 1% e 2% ✂️ c) 2% e 3% ✂️ d) 3% e 4% ✂️ e) 4% e 5% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q979510 | Matemática, Probabilidade, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Com letras da palavra CABELO podem ser formados muitos anagramas. No sorteio de um desses anagramas, a probabilidade do anagrama sorteado iniciar com as letras LO, nessa ordem, ou com a letra B, é de ✂️ a) 1/9. ✂️ b) 1/8. ✂️ c) 1/6. ✂️ d) 1/5. ✂️ e) 1/4. Resolver questão 🗨️ Comentários ▶️ Vídeo 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3 Q979513 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Considere esta citação de D’Ambrosio, em Sociedade, cultura, matemática e seu ensino: Em termos muito claros e diretos: o aluno é mais importante que programas e conteúdos. A educação é a estratégia mais importante para levar o indivíduo a estar em paz consigo mesmo e com o seu entorno social, cultural e natural e a se localizar numa realidade cósmica. Se não lograrmos isso, será uma educação fracassada. Segundo D’Ambrosio, neste parágrafo, é necessário que ✂️ a) a educação deva deixar o aluno em paz para fazer o que quiser. ✂️ b) o aluno deva fazer uma viagem cósmica e criar outro entorno cultural. ✂️ c) a educação seja a estratégia para levar o aluno a estar em paz consigo e com as pessoas com quem convive. ✂️ d) a educação não fracasse, e os professores devem ser insistentes nessa busca. ✂️ e) o entorno social, cultural e natural deva ser adequado à realidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4 Q979508 | Matemática, Estatística, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Os resultados das provas, em uma classe de 40 alunos, mostraram a seguinte distribuição: Nota 8: 12 alunos. Nota 7: 15 alunos. Nota 6: 5 alunos. Nota 5: 6 alunos. Nota 4: 2 alunos. Dois alunos pediram revisão da prova e tiveram sua nota alterada. Um dos alunos que havia tirado 4 teve a nota alterada para 6, e outro que havia tirado 6 teve a nota alterada para 7. Com essas alterações, a nota média da sala sofreu um acréscimo de ✂️ a) 60/1000. ✂️ b) 65/1000. ✂️ c) 70/1000. ✂️ d) 75/1000. ✂️ e) 80/1000. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q979511 | Pedagogia, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O Currículo do Ensino Fundamental II cita na introdução à componente Matemática: Importante destacar que um currículo não pode se restringir a uma listagem de objetos de conhecimento e habilidades a ser desenvolvidas com os alunos. De acordo com o currículo mencionado, isso significa que ✂️ a) os conteúdos tradicionais de matemática não precisam ser ensinados. ✂️ b) o currículo precisa explicitar o perfil de cidadão que se deseja para a nossa sociedade. ✂️ c) o currículo deve, além da listagem de objetos de conhecimento, identificar os conteúdos da série seguinte para avançar o máximo que puder. ✂️ d) qualquer intenção de fugir da lista de habilidades requeridas para um excelente desempenho exclusivamente matemático deve ser desestimulada. ✂️ e) os alunos não devem sugerir temas a serem estudados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q979499 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A diferença entre o antecessor do maior número natural com 6 ordens e o sucessor do menor número natural com 4 ordens é um número natural no qual há ✂️ a) um algarismo 9. ✂️ b) dois algarismos 9. ✂️ c) três algarismos 9. ✂️ d) quatro algarismos 9. ✂️ e) cinco algarismos 9. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7 Q979506 | Matemática, Geometria Analítica, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em um plano cartesiano estão plotados os pontos A(2;3), B(–2;5) e C(–2;–7). Sejam esses três pontos os vértices do triângulo ABC. A medida da mediana relativa ao lado BC é igual a ✂️ a) 4√5 ✂️ b) 2√3 ✂️ c) √5 ✂️ d) 4√2 ✂️ e) 3√3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8 Q979512 | Pedagogia, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro A arte de resolver problemas, o autor, George Polya, menciona: Um dos mais importantes deveres do professor é o de auxiliar os seus alunos, o que não é fácil, pois exige tempo, prática, dedicação e princípios firmes. Em continuidade com os princípios expostos por Polya, nesse tema, é importante que o professor ✂️ a) insista para que o aluno resolva tudo sozinho, do começo ao fim. ✂️ b) inicie a resolução do problema e o deixe encaminhado de modo que não haja dúvida, para o aluno, de que ele pode terminar. ✂️ c) auxilie, nem demais nem de menos, mas de tal modo que ao estudante caiba uma parcela razoável do trabalho. ✂️ d) atue com autoridade e mostre ao aluno que suas sugestões são as corretas. ✂️ e) saiba que a melhor maneira de ajudar é mostrar que o fracasso é parte da vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9 Q979501 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em uma lista dos múltiplos de 5, maiores ou iguais a 5 e menores ou iguais a 150, há alguns deles que são divisíveis por 3 ou por 7. A quantidade desses números é igual a ✂️ a) 15. ✂️ b) 14. ✂️ c) 13. ✂️ d) 12. ✂️ e) 11. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10 Q979504 | Matemática Financeira, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Rodrigo fez uma compra de R$ 2.500, 00. Ele irá pagar em 3 parcelas mensais, a primeira após 30 dias, a segunda após 60 dias e a terceira após 90 dias. O plano de pagamento é tal que sempre que passados 30 dias, há um acréscimo de 2% em relação ao saldo devedor, calculado antes de ser feito o pagamento. O primeiro pagamento deverá ser constituído dos juros dos últimos 30 dias mais o valor de R$ 1.000,00. O segundo pagamento também deverá ser constituído dos juros dos últimos 30 dias mais o valor de R$ 1.000,00, e o terceiro pagamento quitará a dívida. Desta forma, o total de juros a ser pago por Rodrigo, corresponde, em relação ao preço inicial da compra, a ✂️ a) 8% ✂️ b) 7,2% ✂️ c) 6% ✂️ d) 4,4% ✂️ e) 3,6% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q979509 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Dos 12 funcionários de um escritório, 7 deles são mulheres. São sócios e ocupam cargos diretivos outras 6 pessoas, sendo 2 mulheres. A cada 3 meses é sorteada uma comissão formada por 3 funcionários e 2 sócios. É correto afirmar que o número dessas possíveis comissões compostas apenas por mulheres somado ao número de comissões compostas apenas por homens representa, em relação ao total de comissões, uma porcentagem entre ✂️ a) 0% e 1% ✂️ b) 1% e 2% ✂️ c) 2% e 3% ✂️ d) 3% e 4% ✂️ e) 4% e 5% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q979510 | Matemática, Probabilidade, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Com letras da palavra CABELO podem ser formados muitos anagramas. No sorteio de um desses anagramas, a probabilidade do anagrama sorteado iniciar com as letras LO, nessa ordem, ou com a letra B, é de ✂️ a) 1/9. ✂️ b) 1/8. ✂️ c) 1/6. ✂️ d) 1/5. ✂️ e) 1/4. Resolver questão 🗨️ Comentários ▶️ Vídeo 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3 Q979513 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Considere esta citação de D’Ambrosio, em Sociedade, cultura, matemática e seu ensino: Em termos muito claros e diretos: o aluno é mais importante que programas e conteúdos. A educação é a estratégia mais importante para levar o indivíduo a estar em paz consigo mesmo e com o seu entorno social, cultural e natural e a se localizar numa realidade cósmica. Se não lograrmos isso, será uma educação fracassada. Segundo D’Ambrosio, neste parágrafo, é necessário que ✂️ a) a educação deva deixar o aluno em paz para fazer o que quiser. ✂️ b) o aluno deva fazer uma viagem cósmica e criar outro entorno cultural. ✂️ c) a educação seja a estratégia para levar o aluno a estar em paz consigo e com as pessoas com quem convive. ✂️ d) a educação não fracasse, e os professores devem ser insistentes nessa busca. ✂️ e) o entorno social, cultural e natural deva ser adequado à realidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4 Q979508 | Matemática, Estatística, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Os resultados das provas, em uma classe de 40 alunos, mostraram a seguinte distribuição: Nota 8: 12 alunos. Nota 7: 15 alunos. Nota 6: 5 alunos. Nota 5: 6 alunos. Nota 4: 2 alunos. Dois alunos pediram revisão da prova e tiveram sua nota alterada. Um dos alunos que havia tirado 4 teve a nota alterada para 6, e outro que havia tirado 6 teve a nota alterada para 7. Com essas alterações, a nota média da sala sofreu um acréscimo de ✂️ a) 60/1000. ✂️ b) 65/1000. ✂️ c) 70/1000. ✂️ d) 75/1000. ✂️ e) 80/1000. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q979511 | Pedagogia, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O Currículo do Ensino Fundamental II cita na introdução à componente Matemática: Importante destacar que um currículo não pode se restringir a uma listagem de objetos de conhecimento e habilidades a ser desenvolvidas com os alunos. De acordo com o currículo mencionado, isso significa que ✂️ a) os conteúdos tradicionais de matemática não precisam ser ensinados. ✂️ b) o currículo precisa explicitar o perfil de cidadão que se deseja para a nossa sociedade. ✂️ c) o currículo deve, além da listagem de objetos de conhecimento, identificar os conteúdos da série seguinte para avançar o máximo que puder. ✂️ d) qualquer intenção de fugir da lista de habilidades requeridas para um excelente desempenho exclusivamente matemático deve ser desestimulada. ✂️ e) os alunos não devem sugerir temas a serem estudados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q979499 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A diferença entre o antecessor do maior número natural com 6 ordens e o sucessor do menor número natural com 4 ordens é um número natural no qual há ✂️ a) um algarismo 9. ✂️ b) dois algarismos 9. ✂️ c) três algarismos 9. ✂️ d) quatro algarismos 9. ✂️ e) cinco algarismos 9. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7 Q979506 | Matemática, Geometria Analítica, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em um plano cartesiano estão plotados os pontos A(2;3), B(–2;5) e C(–2;–7). Sejam esses três pontos os vértices do triângulo ABC. A medida da mediana relativa ao lado BC é igual a ✂️ a) 4√5 ✂️ b) 2√3 ✂️ c) √5 ✂️ d) 4√2 ✂️ e) 3√3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8 Q979512 | Pedagogia, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro A arte de resolver problemas, o autor, George Polya, menciona: Um dos mais importantes deveres do professor é o de auxiliar os seus alunos, o que não é fácil, pois exige tempo, prática, dedicação e princípios firmes. Em continuidade com os princípios expostos por Polya, nesse tema, é importante que o professor ✂️ a) insista para que o aluno resolva tudo sozinho, do começo ao fim. ✂️ b) inicie a resolução do problema e o deixe encaminhado de modo que não haja dúvida, para o aluno, de que ele pode terminar. ✂️ c) auxilie, nem demais nem de menos, mas de tal modo que ao estudante caiba uma parcela razoável do trabalho. ✂️ d) atue com autoridade e mostre ao aluno que suas sugestões são as corretas. ✂️ e) saiba que a melhor maneira de ajudar é mostrar que o fracasso é parte da vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9 Q979501 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em uma lista dos múltiplos de 5, maiores ou iguais a 5 e menores ou iguais a 150, há alguns deles que são divisíveis por 3 ou por 7. A quantidade desses números é igual a ✂️ a) 15. ✂️ b) 14. ✂️ c) 13. ✂️ d) 12. ✂️ e) 11. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10 Q979504 | Matemática Financeira, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Rodrigo fez uma compra de R$ 2.500, 00. Ele irá pagar em 3 parcelas mensais, a primeira após 30 dias, a segunda após 60 dias e a terceira após 90 dias. O plano de pagamento é tal que sempre que passados 30 dias, há um acréscimo de 2% em relação ao saldo devedor, calculado antes de ser feito o pagamento. O primeiro pagamento deverá ser constituído dos juros dos últimos 30 dias mais o valor de R$ 1.000,00. O segundo pagamento também deverá ser constituído dos juros dos últimos 30 dias mais o valor de R$ 1.000,00, e o terceiro pagamento quitará a dívida. Desta forma, o total de juros a ser pago por Rodrigo, corresponde, em relação ao preço inicial da compra, a ✂️ a) 8% ✂️ b) 7,2% ✂️ c) 6% ✂️ d) 4,4% ✂️ e) 3,6% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro