Questões de Concursos Mediador Zona Rural

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1Q1045288 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Tem papel fundamental na prática educacional, com objetivo de identificar o nível de conhecimento e as habilidades dos alunos antes de iniciar um novo ciclo de aprendizagem. Esse instrumento é a avaliação
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3Q1045290 | Pedagogia, Principais Autores, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes. Isto forma uma consciência bancária. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do educador. Educa-se para arquivar o que se deposita. Mas o curioso é que o arquivado é o próprio homem, que perde assim seu poder de criar, se faz menos homem, é uma peça. O destino do homem deve ser criar e transformar o mundo, sendo o sujeito de sua ação”

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 30. ed. p. 29- 30, 2021.


Nessa narrativa de Paulo Freire, a educação é um ato político que traz inserida a visão de homem como um ser

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4Q1045292 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas
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5Q1045298 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, 2023, relatam que a educação se destina a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas por pessoas de diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais, sociais, crenças, etnias, gêneros, origens, contextos socioculturais, e da cidade, do campo e de aldeias. Por isso, é preciso fazer da escola a instituição acolhedora e
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6Q1045300 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Tradicionalmente, a educação especial para pessoas com deficiência foi organizada como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Essa organização, fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade,
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7Q1045293 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos que une igualdade e diferença como valores inseparáveis. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação
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8Q1045296 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O direito à educação constitui grande desafio para a escola, requer mais do que o acesso à educação escolar, pois determina gratuidade na escola pública, obrigatoriedade da Pré-Escola ao Ensino Médio, permanência e sucesso, com superação da
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9Q1045287 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Sistema que almeja superar a ideia de que a deficiência mental é uma condição estática e permanente em favor de uma concepção segundo a qual o desenvolvimento varia conforme os apoios e/ou suportes recebidos pelo indivíduo é chamado de
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10Q1045301 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), em seu capítulo V, versa sobre a Educação Especial. Em seu art. 58, refere-se que a educação especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com
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11Q1045304 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), diz, em seu § 1º, que a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe
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12Q1045305 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Transtorno de desenvolvimento caracterizado por um nível cognitivo baixo, além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, comunicação e socialização. Essa definição refere-se a
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13Q1045286 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Recursos, como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (BLISS, PCS), letras ou palavras escritas, utilizadas pelo usuário para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos, são denominados de comunicação
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14Q1045291 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“O trabalho infantil é frequentemente associado a crianças e adolescentes que se encontram fora da escola. Uma grande parte das crianças mais novas em trabalho infantil são excluídas da escola, apesar de estarem dentro da faixa etária de educação obrigatória. Mais de um quarto das crianças de 5 a 11 anos e mais de um terço das crianças e dos(as) adolescentes entre 12 e 14 anos que estão em trabalho infantil encontram-se fora da escola. Isso restringe severamente suas perspectivas para um trabalho decente na juventude e na idade adulta, bem como seu potencial de vida em geral. Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil têm mais dificuldades para equilibrar as demandas da escola do trabalho ao mesmo tempo, comprometendo sua educação e seu direito a lazer”.

Organização Internacional do Trabalho - OIT. Trabalho Infantil. Disponível em:

<https://www.ilo.org/brasilia/temas/trabalho-infantil/lang--pt/index.htm>. Acesso

em: 06 mar. 2024.


O trabalho infantil, de acordo com a OIT, no texto acima,


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15Q1045295 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade) diz respeito à
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16Q1045302 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), em parágrafo único, diz que o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com
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17Q1045289 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Importante para a instituição escolar, a elaboração deve envolver toda sua comunidade, interna e externa, deve buscar consolidar os ideais de uma escola democrática, inclusiva e abrangente. Esse instrumento é chamado de
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18Q1045297 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O desenho universal define-se pela concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de
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19Q1045299 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n° 8.069/1990, considera, para efeitos da lei,
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20Q1045303 | Pedagogia, Legislação da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças. Na pré-escola, as crianças pequenas estão na faixa etária de
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