Questões de Concursos Medicina de Família e Comunidade R3

Resolva questões de Medicina de Família e Comunidade R3 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q997928 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 36 anos notou o aparecimento de uma lesão de pele em sua perna esquerda. Trata-se de mácula eritematosa que se espalhou, formando uma placa tensa, nitidamente demarcada, brilhante, lisa e quente. Com o tempo, a lesão foi visivelmente avançando em extensão e tem agora uma borda elevada com algumas vesículas na superfície. Está sentindo muita dor no local, acompanhada de mal-estar, calafrios e febre. Notam-se ainda fissuras nas regiões interdigitais do pé esquerdo com descamação.
Devemos tratar com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997929 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Senhora de 69 anos vem enfrentando uma romaria de consultas médicas há 10 meses, sem êxito. Quando ela entra para a consulta, lhe diz que “você é minha salvação”. Queixa-se de dor na região da cintura pélvica, muito mal-estar e emagrecimento leve. Não há outras manifestações. Há grande dificuldade em se levantar de uma cadeira, momento em que tem dor de maior intensidade. Já fez vários exames de imagem que nada mostraram (vasculharam meu corpo todo, doutora). Não há anemia, nem qualquer alteração nos exames laboratoriais gerais, exceto pela VHS = 90 mm na primeira hora.
Você, então, pensa em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q997930 | Medicina, Médico da Família, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 57 anos, conhecido da unidade, sem antecedentes patológicos, consulta-se com precordialgia aos esforços. A dor é em aperto, sem irradiação, de início recente, acompanhada de sudorese. Você interrompe o atendimento nesse momento e se prepara para fazer o eletrocardiograma, que mostra alargamento de complexos QRS acima de 0,12 s, inversão de onda T em DI, aVL, V5 e V6 e transição elétrica brusca. Ausculta cardíaca rápida mostra desdobramento expiratório de segunda bulha. Os achados eletrocardiográficos e de ausculta não estavam descritos no prontuário em consultas anteriores.
Você, então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q997931 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um rapaz de 18 anos, após um final de semana de praia no verão intenso, começa com prurido e vermelhidão ocular. Preocupado, porque soube de vários colegas que moram próximo com o mesmo quadro, procura a unidade de saúde no segundo dia de sintomas. Ao exame, hiperemia ocular periférica poupando a região central do olho esquerdo e secreção serosa, com início de hiperemia no olho direito também.
A conduta deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q997932 | Medicina, Neurologia, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 10 anos é trazido pela mãe para consultar devido a cefaleia. Trata-se de uma criança sadia, com desenvolvimento e crescimento adequados, um dos melhores alunos de sua sala. Os episódios de cefaleia acontecem frequentemente, há 2 anos. São muito relacionados a provas ou a situações de maior tensão, como competições esportivas (“ele adora handebol”). Nos episódios, a dor acomete as regiões frontolaterais bilateralmente; é pulsátil; nunca apareceu pela manhã ou acordou o menino, mas o obriga a ficar deitado no quarto escuro e, quando vai aumentando de intensidade, vem acompanhada de náuseas e vômitos. O exame físico não mostra nenhuma particularidade.
Provavelmente estamos frente a um quadro de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q997933 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Na sua segunda consulta de pré-natal, uma gestante de 27 anos traz consigo os resultados dos exames solicitados, dentre eles o hemograma, que mostrou hemoglobina de 11,2 g/dL, VCM: 85 fL e RDW: 12,5%.
Com esses resultados, você:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q997934 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

A mãe de uma menina de 3 anos começa a notar “pintas vermelhas na pele”. A entrevista revela que se trata de uma criança sadia, com excelente crescimento e desenvolvimento, sem qualquer outro sinal ou sintoma. Ao exame físico há apenas máculas vermelhas disseminadas, que não desaparecem à digitopressão.
Você, então, solicita hemograma, cuja alteração confirma o diagnóstico, e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q997935 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

A mãe de uma criança de 1 ano e 9 meses traz o menino porque notou a bolsa escrotal vazia. Ao exame físico, você confirma a suspeita da mãe, mas palpa um dos testículos no canal inguinal.
Dessa forma, você:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q997936 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 70 anos, sua conhecida há tempos, consulta-se acompanhada de seu esposo de 71 anos, como habitualmente. No questionamento geral, ao perguntar à senhora sobre seu funcionamento urinário, ela diz “o senhor deveria perguntar é pro meu marido, que acorda a noite toda pra urinar”.
Você, então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q997937 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um senhor de 75 anos procura atendimento na unidade de saúde. Conta uma história de internação recente devido a queda com pancada sobre a cabeça. Realizou tomografia computadorizada e foi liberado do hospital suturado e com prescrição de antimicrobiano e analgésicos. É o pé esquerdo que o incomoda muito agora. A dor começou na internação e vem piorando. Nunca teve dor nessa região antes, mas um médico já disse que “tenho joanete”. O exame físico revela apenas edema, calor e rubor da primeira articulação metatarso-falangeana esquerda; sem hálux valgo. Todo o restante está dentro da normalidade.
Sua conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q997938 | Medicina, Angiologia, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 64 anos consulta-se por dor nas pernas. A dor é em peso, uma sensação de fadiga nas pernas, relacionada a momentos em que fica por longos períodos em pé. Não usa qualquer medicamento diariamente. Previamente sadia. O exame físico mostra apenas veias dilatadas e tortuosas da coxa e panturrilha visíveis e palpáveis quando o paciente está em pé. Não há edema, hiperpigmentação da pele nem fibrose.
É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q997939 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 68 anos busca atendimento para uma checkup. Sempre fez exames para rastreamento do câncer do colo do útero na unidade, todos sem qualquer alteração. Os últimos dois exames foram realizados nos últimos 5 anos. Deseja saber se precisa continuar fazendo essa prevenção, pois continua sexualmente ativa.
Devemos explicar que ela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q997940 | Nutrição, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Numa reunião de grupo sobre estilo de vida e prevenção de doenças cardiovasculares, uma mulher de 32 anos, estudante de Educação Física, pergunta “se comer frutas e vegetais previne mesmo doenças do coração e câncer”, e continua “se previne, por que tomar comprimidos com as vitaminas e sais minerais existentes nas frutas e vegetais também não previne.”
Apoiado nas evidências mais atuais, você afirma, para todo o grupo, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q997941 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um senhor de 54 anos com lombalgia crônica chega para consulta. A dor lombar o acompanha há tempos e não houve modificação do seu padrão, irradiação ou intensidade (“é aquela dor de sempre, doutor”). Hipertenso leve, controlado com hidroclorotiazida. Dislipidemia também controlada, em uso de estatina. Pai falecido (morte súbita aos 50 anos). Hérnia discal L5/S1 diagnosticada há 20 anos. Exame físico de abordagem sem particularidades, assim como as manobras específicas para lombalgia.
Nesse contexto, devemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q997942 | Noções de Primeiros Socorros, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 7 anos chega com ferimento corto-contuso profundo no pé esquerdo. Estava brincando em terreno baldio e se cortou com um pedaço de lata velha. A mãe trouxe a carteira de vacinação, que está atualizada e completa.
Nossa conduta consiste em desinfectar o ferimento; lavar com soro fisiológico e substâncias oxidantes ou antissépticas e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q997943 | Saúde Pública, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 36 anos, vivendo com HIV, procura atendimento na unidade. Apesar de morar na cidade vizinha, ele quer fazer o controle na unidade, por questões de confidencialidade e porque fica hospedado na casa de um amigo que mora na área adscrita.
Devemos explicar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q997944 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 92 anos vai a óbito em seu próprio domicílio. Ela era acompanhada pela unidade, com hipertensão leve. No último ano, houve queda do estado geral, embora nenhum novo agravo à saúde tenha sido diagnosticado. Há tempos, você não a via. Ela não estava com qualquer condição aguda e nem vinha apresentando quaisquer sintomas, segundo a família. Não há Serviço de Verificação de Óbito no município.
Com relação ao documento que deverá ser emitido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q997945 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 41 anos, vivendo com HIV, faz controle com seu médico do plano de saúde. Mora na área adscrita. Procura a unidade porque quer se cadastrar para receber a medicação antiretroviral.
Você orienta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q997946 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem de 19 anos chega para se consultar pedindo um atestado para academia de musculação. Totalmente assintomática, sem qualquer histórico de doenças.
Para essa solicitação, devemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q997947 | Medicina, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 40 anos precisa ser afastada do trabalho por motivo de doença sem nexo com o processo de trabalho. Ela é empregada doméstica e vai apresentar o atestado diretamente a seus patrões.
O atestado deve conter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.