Questões de Concursos Medicina Intensiva

Resolva questões de Medicina Intensiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q999951 | Medicina, Hepatologia, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A insuficiência hepática aguda apresenta múltiplas causas, como hepatites virais, alcóolica, intoxicação medicamentosa, dentre outras. Frequentemente, os pacientes apresentam-se hipotensos. A respeito do manejo desse paciente, analise as afirmativas abaixo.

I. A primeira intervenção no paciente hipotenso por insuficiência hepática aguda deve ser a reposição de albumina.

II. Se o paciente não responder à expansão volêmica, o vasopressor inicial de escolha é a noradrenalina, seguida associação de vasopressina ou terlipressina caso persista a hipotensão.

III. Mediante falha de tratamento com vasopressores, não se sugere hidrocortisona, uma vez que a insuficiência adrenal não acomete proporção significativa de pacientes com insuficiência hepática aguda.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q999965 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

Rabdomiólise é uma condição médica complexa que envolve a rápida dissolução de músculo esquelético lesionado. Pode ser assintomática a ameaçadora da vida. Acerca desse assunto e dos termos para nomenclatura, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q999945 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A fibrilação atrial é uma arritmia comum, de elevada morbidade, devido ao risco de embolização, causando eventos como acidente vascular cerebral. Seu manejo inclui prevenção de embolização, controle de ritmo e controle de frequência. Acerca do controle de frequência no contexto de fibrilação atrial de alta resposta aguda, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A amiodarona endovenosa é primeira escolha no controle agudo de frequência cardíaca na fibrilação atrial.

( ) A preferência dos betabloqueadores e bloqueadores de canal de cálcio não diidropiridínicos sobre a digoxina é embasada em maior início de ação e eficácia sobre o tônus simpático.

( ) A cardioversão elétrica de urgência deve ser considerada nesses pacientes, em cenário de instabilidade hemodinâmica.

( ) A combinação de classes de drogas, como betabloqueadores e digitálicos, está proscrita nesses pacientes devido ao risco de evolução para bloqueio atrioventricular total.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q999947 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A lesão renal aguda é fator de pior prognóstico em pacientes internados na terapia intensiva. Além das medidas clínicas de manejo hemodinâmico e hidroeletrolítico, dispomos das terapias substitutivas renais para melhor condução desses pacientes. Acerca dessa ferramenta, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q999950 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A estratégia de manejo hematológico no paciente em terapia intensiva é frequente alvo de discussão entre clínicos e cirurgiões. A respeito dos limiares para transfusão em pacientes internados na unidade de terapia intensiva, de acordo com as últimas diretrizes internacionais, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q999953 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

O coma é um estado de inconsciência arresponsiva prolongado. Apresenta as mais diferentes causas. Antes da realização de exames complementares essenciais, como a tomografia computadorizada de encéfalo, um exame neurológico detalhado traz informações importantes. Acerca da avaliação de achados anormais oculares, assinale a alternativa a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q999962 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A maior parte das feridas operatórias, apesar de preparação estéril adequada, estão contaminadas com algumas bactérias, normalmente parte da flora da pele, ou da região em que a cirurgia foi realizada. De acordo com o tipo de cirurgia e tipo de ferida operatória, há maior ou menor risco dessa contaminação evoluir para infecção. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1067825 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Constitui a condição cujo tratamento da emergência hipertensiva deve ser o mais agressivo possível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q999943 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A parada cardiorrespiratória é uma das situações mais dramáticas na medicina. Quando assistida, há aumento na chance de sobrevivência, principalmente quando seguida a sistematização do atendimento estabelecida pelas diretrizes de suporte avançado de vida cardiovascular. Acerca das drogas administradas nesse processo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q999954 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A endocardite infecciosa é condição que gera morbidade e mortalidade devido degeneração valvar e embolização séptica, além de insuficiência cardíaca. Os critérios de Duke mostraram, nos últimos anos algumas limitações, principalmente quanto a presença de materiais protéticos. Nesse sentido, as últimas diretrizes atualizaram os critérios diagnósticos para a endocardite infecciosa. De acordo com o último guideline da ESC de 2023, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1067821 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 32 anos é internado com queimaduras de segundo e terceiro graus na parte anterior do tórax e abdômen, bem como nas porções anteriores de ambas as pernas. Ele recebe morfina parenteral e 2 litros de ringer lactato, sendo transferido para unidade de tratamento intensivo. O peso é de 70 kg.

Nesse momento, de acordo com a fórmula de Parkland, a estratégia adicional de fluidos mais apropriada nas próximas horas para esse paciente será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1067824 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 47 anos com obesidade e diabetes sofre uma laceração profunda na coxa esquerda enquanto trabalhava em sua fazenda. Ele se apresenta um dia após a lesão com fortes dores na coxa esquerda, eritema difuso e bolhas. O músculo necrótico é visível na ferida e ele apresenta crepitação ao exame. Antibióticos de amplo espectro são iniciados, e ele é levado ao centro-cirúrgico para desbridamento. A coloração de Gram revela bastonete gram-positivo. Nesse momento, o regime antibiótico mais adequado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q999952 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

O tromboembolismo pulmonar é condição que gera repercussão pulmonar e hemodinâmica. O aumento súbito da resistência vascular pulmonar sobrecarrega o ventrículo direito e pode levar a sua disfunção agudamente. Acerca do manejo clínico do paciente com insuficiência cardíaca direita secundária a tromboembolismo pulmonar, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q999960 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A síndrome de angústia respiratória aguda (SARA) é uma condição urgente e grave que causa insuficiência respiratória aguda. A respeito do manejo dessa condição, analise as afirmativas abaixo:

I. Recomenda-se limitar o volume corrente a 4 a 8 mL/kg para pacientes adultos com SARA em ventilação mecânica.

II. Recomenda-se o uso de corticoesteroides em altas doses para pacientes e adultos com SARA.

III. Recomenda-se o uso da tomografia de tórax como fator independente de prognóstico em pacientes adultos com SARA.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q999941 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A hipertensão intracraniana está associada a prognóstico ruim e elevada mortalidade. Há indicação de monitorização da pressão intracraniana em pacientes com trauma cranioencefálico grave com a finalidade de reduzir mortalidade intra-hospitalar e 2 semanas após a lesão. Acerca dos tipos de monitorização intracraniana (intraventricular ou intra-parenquimatosa), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q999670 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A infecção por Clostridium difficile mantém-se como uma das maiores causas de diarreia relacionada aos cuidados de saúde e estabeleceu-se como um patógeno importante também na comunidade. Acerca da prevenção e controle dessa enfermidade, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q999955 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A hemorragia digestiva alta (HDA) se refere a sangramentos originários de locais no esôfago, estômago e duodeno. Acerca do manejo mais atualizado dessa condição, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1067827 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 73 anos com insuficiência cardíaca e transtorno afetivo bipolar em uso de lítio evolui com quadro de ataxia, tremores e confusão. A família relata história de doença viral há 4 dias com ingestão oral deficiente, seguido de dispneia. Exames séricos: sódio: 140 mEq/L; potássio: 3,5 mEq/L; cloreto: 100 mEq/L; bicarbonato: 28 mEq/L; ureia: 66 mg/dL; creatinina: 1,5 mg/dL; lítio: 3,0 mEq/L (normal 0,6 a 1,0).

O próximo passo mais importante é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1067830 | Medicina, Gastroenterologia, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 64 anos com histórico de cirrose alcoólica em lista de transplante é internada na UTI por encefalopatia hepática.

Em relação à terapia nutricional nessa paciente, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q999957 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS) é uma condição cujos critérios determinam alta sensibilidade, porém baixa especificidade, uma vez que se necessita apenas satisfazer 2 de 4 critérios para seu diagnóstico. Assim, uma combinação de 2 critérios de SIRS pode representar diagnósticos diferenciais. A seguir estão apresentados possíveis diagnósticos diferenciais (números romanos) e critérios diagnósticos de SIRS (letras).

I. Crise tireotóxica

II. Intoxicação aguda por álcool

III. Acidente vascular cerebral hemorrágico pontino

IV. Ataque de pânico

V. Síndrome serotoninérgica

VI. Cetoacidose diabética aguda

A. Taquipneia e taquicardia

B. Taquicardia e Hipertermia

C. Hipertermia e leucocitose

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta dos diagnósticos diferenciais ao combinado de critérios de SIRS que podem ser apresentados em pacientes com estes diagnósticos diferenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.