Questões de Concursos: Medicina Intensiva

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Medicina Intensiva. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q999951 | Medicina, Hepatologia, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A insuficiência hepática aguda apresenta múltiplas causas, como hepatites virais, alcóolica, intoxicação medicamentosa, dentre outras. Frequentemente, os pacientes apresentam-se hipotensos. A respeito do manejo desse paciente, analise as afirmativas abaixo.

I. A primeira intervenção no paciente hipotenso por insuficiência hepática aguda deve ser a reposição de albumina.

II. Se o paciente não responder à expansão volêmica, o vasopressor inicial de escolha é a noradrenalina, seguida associação de vasopressina ou terlipressina caso persista a hipotensão.

III. Mediante falha de tratamento com vasopressores, não se sugere hidrocortisona, uma vez que a insuficiência adrenal não acomete proporção significativa de pacientes com insuficiência hepática aguda.

Estão corretas as afirmativas:

2 Q999943 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A parada cardiorrespiratória é uma das situações mais dramáticas na medicina. Quando assistida, há aumento na chance de sobrevivência, principalmente quando seguida a sistematização do atendimento estabelecida pelas diretrizes de suporte avançado de vida cardiovascular. Acerca das drogas administradas nesse processo, assinale a alternativa correta.

3 Q999952 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

O tromboembolismo pulmonar é condição que gera repercussão pulmonar e hemodinâmica. O aumento súbito da resistência vascular pulmonar sobrecarrega o ventrículo direito e pode levar a sua disfunção agudamente. Acerca do manejo clínico do paciente com insuficiência cardíaca direita secundária a tromboembolismo pulmonar, assinale a alternativa incorreta.

4 Q999959 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

Pancreatite aguda é uma condição inflamatória do pâncreas, mais comumente causada por colelitíase ou abuso de álcool. A respeito dos achados laboratoriais nessa condição, assinale a alternativa correta.

5 Q999960 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A síndrome de angústia respiratória aguda (SARA) é uma condição urgente e grave que causa insuficiência respiratória aguda. A respeito do manejo dessa condição, analise as afirmativas abaixo:

I. Recomenda-se limitar o volume corrente a 4 a 8 mL/kg para pacientes adultos com SARA em ventilação mecânica.

II. Recomenda-se o uso de corticoesteroides em altas doses para pacientes e adultos com SARA.

III. Recomenda-se o uso da tomografia de tórax como fator independente de prognóstico em pacientes adultos com SARA.

Assinale a alternativa correta.

6 Q999941 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A hipertensão intracraniana está associada a prognóstico ruim e elevada mortalidade. Há indicação de monitorização da pressão intracraniana em pacientes com trauma cranioencefálico grave com a finalidade de reduzir mortalidade intra-hospitalar e 2 semanas após a lesão. Acerca dos tipos de monitorização intracraniana (intraventricular ou intra-parenquimatosa), assinale a alternativa correta.

7 Q999945 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A fibrilação atrial é uma arritmia comum, de elevada morbidade, devido ao risco de embolização, causando eventos como acidente vascular cerebral. Seu manejo inclui prevenção de embolização, controle de ritmo e controle de frequência. Acerca do controle de frequência no contexto de fibrilação atrial de alta resposta aguda, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A amiodarona endovenosa é primeira escolha no controle agudo de frequência cardíaca na fibrilação atrial.

( ) A preferência dos betabloqueadores e bloqueadores de canal de cálcio não diidropiridínicos sobre a digoxina é embasada em maior início de ação e eficácia sobre o tônus simpático.

( ) A cardioversão elétrica de urgência deve ser considerada nesses pacientes, em cenário de instabilidade hemodinâmica.

( ) A combinação de classes de drogas, como betabloqueadores e digitálicos, está proscrita nesses pacientes devido ao risco de evolução para bloqueio atrioventricular total.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

8 Q999953 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

O coma é um estado de inconsciência arresponsiva prolongado. Apresenta as mais diferentes causas. Antes da realização de exames complementares essenciais, como a tomografia computadorizada de encéfalo, um exame neurológico detalhado traz informações importantes. Acerca da avaliação de achados anormais oculares, assinale a alternativa a correta.

9 Q999954 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A endocardite infecciosa é condição que gera morbidade e mortalidade devido degeneração valvar e embolização séptica, além de insuficiência cardíaca. Os critérios de Duke mostraram, nos últimos anos algumas limitações, principalmente quanto a presença de materiais protéticos. Nesse sentido, as últimas diretrizes atualizaram os critérios diagnósticos para a endocardite infecciosa. De acordo com o último guideline da ESC de 2023, assinale a alternativa incorreta.

10 Q999955 | Medicina, Medicina Intensiva, EBSERH, IBFC, 2023

A hemorragia digestiva alta (HDA) se refere a sangramentos originários de locais no esôfago, estômago e duodeno. Acerca do manejo mais atualizado dessa condição, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.