Questões de Concursos Medicina Veterinária

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q902864 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Palicourea marcgravii St. Hil. (Rubiaceae) é uma planta tóxica muito importante dentro do grupo das plantas que causam “morte súbita” para bovinos no Brasil, devido a sua extensa distribuição e alta toxidez (EMBRAPA, 2018).
Com relação ao quadro clínico-patológico das intoxicações por Palicourea marcgravii, analise as afirmativas a seguir e considere V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.

( ) O princípio tóxico é o monofluoroacetato de cálcio.
( ) Os animais afetados naturalmente são ruminantes, principalmente os bovinos e os ovinos, e, ocasionalmente, os bubalinos, sendo que os bubalinos são mais sensíveis aos casos de intoxicação por essa planta.

( ) Os principais sinais clínicos são: morte súbita, principalmente após esforço físico por falha cardíaca; ingurgitamento da jugular; tontura; tremores musculares e quedas.
( ) As principais lesões macroscópicas são: congestão de grandes vasos e palidez cardíaca moderada a acentuada.
( ) As principais lesões microscópicas são: coração - petéquias em endocárdio, miocárdio e músculos papilares (fase agônica), tumefação, vacuolização e necrose de cardiomiócitos; rins - alterações degenerativas e circulatórias.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q902854 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

A placenta se forma pela justaposição do endométrio com as membranas fetais permitindo trocas fisiológicas entre mãe e feto. Nas espécies domésticas, a estrutura da superfície corioalantóide e suas interações com o endométrio permitem caracterizar a placenta como sendo: zonária, difusa, cotiledonária, difusa microcotiledonária e discoidal. Relacione o tipo de placenta com a espécie correspondente:

I. Zonária
II. Difusa
III. Cotiledonária
IV. Difusa Microcotiledonária
V. Discoidal

( ) Equinos
( ) Caprinos
( ) Felinos
( ) Roedores
( ) Suínos

A sequência CORRETA, de cima para baixo, está indicada em:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q902856 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Em se tratando de anatomia, determinados termos descritivos são empregados para indicar precisamente e sem ambiguidades a posição ou a direção de partes do corpo do animal. O tórax dos mamíferos domésticos tem o formato de um cone truncado, achatado lateralmente, sendo que o seu ápice aponta para a cabeça, e a sua base, para a cauda (KÖNIG; LIEBICH, 2021).
Considerando os planos anatômicos, quais posicionamentos devem ser utilizados para realização de uma radiografia torácica em um cão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q902861 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Chama-se sistema nervoso parassimpático a parte do sistema nervoso autônomo cujos neurônios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4. Esse sistema é o responsável por estimular as seguintes ações ao organismo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q902865 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

Nas últimas duas décadas, estudos dos impactos sanitários decorrentes da conexão entre pessoas, animais e ambiente buscam fornecer estratégias para mitigar possíveis agravos dentro do conceito “saúde única” (saúde humana, saúde animal e saúde ambiental). Dessa forma, é essencial destacar o impacto da produção leiteira na crescente disseminação da resistência antimicrobiana decorrente do uso indiscriminado de antimicrobianos, devido à necessidade de controle da mastite bovina para garantir a produção de alimento seguro para o consumo humano (SPINOSA; GORNIAK; BERNARDI, 2023).
Considerando a mastite bovina no contexto da saúde única, analise as afirmativas a seguir:

I. O tratamento de mastite é a principal razão para a administração de antimicrobianos em vacas leiteiras, portanto, os protocolos terapêuticos devem ser cuidadosamente considerados para garantir o uso responsável desses medicamentos. A análise da pertinência da adoção de protocolo terapêutico usando antimicrobianos em casos de mastite deve levar em consideração: a adoção de medidas de manejo higiênico-sanitário em toda a linha de produção até a caracterização das mastites, considerando etiologia, manifestações clínicas, impactos econômicos, marcos regulatórios, entre outros.
II. O Codex Alimentarius, programa conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da OMS, estabelece normas internacionais para os alimentos quando são disponibilizados aos consumidores. Essas normas preconizam que o leite não deve conter nenhum contaminante em níveis que coloquem em risco a saúde do consumidor, e que o controle sanitário das vacas leiteiras deve ser feito apenas com medicamentos veterinários autorizados e de maneira que não afete negativamente a inocuidade e a idoneidade do leite.
III. No Brasil, a Instrução Normativa nº 77/2018 do MAPA estabelece que o monitoramento de resíduos deve estar contemplado na implementação de um protocolo de boas práticas agropecuárias voltado à execução do plano de qualificação de fornecedores de leite. Assim, o médico-veterinário, o responsável técnico e o produtor devem estar preparados para detectar e tomar as medidas cabíveis, visando a evitar esse tipo de contaminação.

EstáCORRETOo que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q1004706 | Direito Sanitário, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Um produtor de leite tem sua propriedade registrada como granja leiteira e, agora, a partir de parcerias com outros produtores, quer beneficiar, envasar, acondicionar, rotular, armazenar, fabricar produtos lácteos e expedir os produtos oriundos de sua propriedade e das de seus vizinhos.
Após consultá-lo sobre possíveis modificações no registro da propriedade, nas instalações e nos equipamentos necessários, você apresentou seu parecer.
Assinale a opção que o explicita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q902857 | Veterinária, Medicina Veterinária, IFES, IF ES, 2024

As modalidades de diagnóstico por imagem, ou simplesmente imagenologia, são termos abrangentes que refletem todas as metodologias de diagnóstico utilizadas para criar uma representação visual das estruturas do corpo. As imagens de diagnóstico são de valor considerável na veterinária para o ensino de disciplinas pré-clínicas, e as imagens seccionais são particularmente úteis para ilustrar relações anatômicas complexas (KÖNIG; LIEBICH, 2021).
Considerando as características morfológicas dos sistemas que compõem o organismo animal e seus acessos para a realização de exames de diagnóstico por imagem, analise as afirmativas a seguir e considere V para AFIRMATIVAS VERDADEIRAS e F para AFIRMATIVAS FALSAS.

( ) A radiologia é o exame complementar de escolha na avaliação de lesões em tendões e ligamentos de animais.
( ) A tomografia é uma técnica não invasiva utilizada em várias áreas da veterinária, incluindo diagnóstico de doenças, planejamento cirúrgico e monitoramento de tratamentos.
( ) A endoscopia é um exame complementar que consiste na introdução de um tubo flexível através de orifícios naturais do animal, permitindo a visualização das estruturas internas.
( ) Dobrar a distância em relação ao tubo de raio-X diminui quatro vezes a exposição à radiação.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q1001393 | Veterinária, Abatedouro, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As carcaças de animais reagentes positivos a testes diagnósticos de brucelose, e de acordo com o exame ante mortem e lesões localizadas têm destinação diferenciada.
De acordo com o RISPOA, quanto ao possível destino dessas carcaças assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q1004702 | Direito Sanitário, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A 8ª Conferência Nacional de Saúde ampliou a compreensão do processo saúde/doença, salientando a integralidade da atenção à saúde, além de reconhecer a importância das ações de responsabilidade dos diversos profissionais de saúde.
Assinale a opção que indica o dispositivo legal relacionado à participação do Médico Veterinário, publicada pelo Conselho Nacional de Saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q1004710 | Biologia, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

As bactérias possuem diversos mecanismos e estruturas que lhes conferem características relacionadas à sua sobrevivência, infectividade, patogenia, virulência ou defesa contra os mecanismos imunológicos de seus hospedeiros. Um desses mecanismos ou estrutura está relacionado à cápsula bacteriana.
Sobre essa estrutura bacteriana, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.