Questões de Concursos Médico Área Psiquiatria

Resolva questões de Médico Área Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1089594 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Médico Área Psiquiatria, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

A Lei nº 8.142/1990 dispõe sobre dois temas centrais do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um desses temas centrais a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1089595 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Médico Área Psiquiatria, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Analise os objetivos a seguir referentes à Política Nacional de Promoção da Saúde.
I. Promover a cultura da paz em comunidades, territórios e municípios.
II. Valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares.
III. Promover o empoderamento e a capacidade para a tomada de decisão e a autonomia de sujeitos e coletividades por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais e de competências em promoção e defesa da saúde e da vida.
IV. Estabelecer estratégias de comunicação social e mídia direcionadas ao fortalecimento dos princípios e ações em promoção da saúde e à defesa de políticas públicas saudáveis.
São objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1089596 | Medicina, Aspectos de Ética Na Pesquisa, Médico Área Psiquiatria, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Considere que um preceptor está coordenando uma atividade com discentes sobre ética médica, apresentando diretrizes que eles deverão classificar como verdadeiras ou falsas, segundo o Código de Ética Médica.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(    ) O médico pode divulgar para a família informações sobre o atendimento de um paciente, caso julgue que isso não causará prejuízos.
(    ) O médico deve respeitar e orientar os pacientes adequadamente, ainda que discorde das decisões por eles tomadas.
(    ) O médico pode se recusar a realizar atos médicos que sejam contrários aos ditames de sua consciência, ainda que sejam permitidos por lei.
(    ) O médico não poderá renunciar ao atendimento de um paciente, ainda que julgue que houve prejuízo para um bom relacionamento médico‑paciente.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1089597 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Médico Área Psiquiatria, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Considere que, em atendimento a um paciente com diagnóstico psiquiátrico, um discente apresenta como conduta o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Durante sua supervisão, os colegas levantam opiniões sobre o papel da Atenção Básica na política de saúde mental no SUS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse papel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1089598 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Médico Área Psiquiatria, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Segundo a Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), qual é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que deve orientar o cuidado em saúde mental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.