Questões de Concursos: Médico Patologista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Médico Patologista. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q989072 | Medicina, Resoluções do CFM, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Conforme a Resolução CFM nº 1.779/2005, em caso de morte fetal, os médicos que prestaram assistência à mãe ficam
obrigados a fornecer a Declaração de Óbito quando a gestação tiver duração:

2 Q989071 | Medicina, Hepatologia, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

O fígado apresenta uma face diafragmática convexa que possui o ligamento falciforme, dividindo essa face em lobo direito e lobo esquerdo. A face visceral relativamente plana, ou mesmo côncava, apresenta quatro lobos. O lobo caudado situa-se:

3 Q989064 | Medicina, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

As degenerações e necroses constituem os fenômenos alterativos de modo mais específico e surgem no início ou durante o processo inflamatório, como consequência da ação das células inflamatórias e de mediadores químicos, associados ou não com as respostas imunológicas, humoral e celular. Os fenômenos alterativos teciduais, mais especificamente, podem ser exemplificados por vários padrões morfológicos. Assinale a alternativa que exemplifica um padrão ulcerado.

4 Q989066 | Medicina, Oncologia, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A carcinogênese pode ser dividida conceitualmente em quatro etapas, que é o resultado de mutações em genes específicos relacionados ao controle da multiplicação e diferenciação celular e à sobrevivência celular. A progressão tumoral caracteriza-se na seguinte afirmação:

5 Q989067 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A finalidade da Declaração de Óbito, desde 1976, em território nacional, é permitir a comparabilidade dos dados, consolidando-os em nível nacional através do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), permitindo, então, maior racionalização das atividades baseadas nas informações coletadas. Em relação às vias da declaração de óbito, a cor rosa tem o seguinte destino:

7 Q989063 | Medicina, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Os Fenômenos Irritativos são o conjunto de modificações desencadeadas no organismo pelo agente inflamatório, flogógeno, com a participação de inúmeras moléculas sinalizadoras de agressão. A ativação da caspase 1 é proveniente da seguinte Alarmina derivada de dano tecidual:

8 Q989065 | Medicina, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A American Joint Committee on Cancer (AJCC) e a União Internacional de Controle do Câncer (UICC) utilizam o sistema de classificação TNM como uma ferramenta para os médicos estadiarem diferentes tipos de câncer com base em determinadas normas. Pelo sistema TNM, o câncer que se espalhou para tecidos e órgãos distantes pertence à seguinte categoria:

9 Q989068 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Assinale alternativa correta quanto ao preenchimento da Declaração de Óbito do caso descrito abaixo:


Paciente chagásico, com comprometimento cardíaco, internado com história de distensão progressiva do abdômen. Há 2 dias vem apresentando fraqueza, febre alta, e não suporta que lhe toquem o abdômen. Sem evacuar há 3 dias, tem diagnóstico colonoscópico de megacólon há 5 anos. Na visita médica das 8:00 da manhã, paciente suava muito e apresentava pressão sistólica de 20 mmHg. O diarista, após avaliar o hemograma, trocou o antibiótico e, ao longo do dia, ajustou várias vezes o gotejamento de dopamina. Às 16:00, apresentou parada cardiorrespiratória e teve o óbito confirmado pelo médico substituto, após o insucesso das manobras de reanimação.

10 Q989070 | Medicina, Médico Patologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

As neoplasias malignas são uma frequente causa de morte. A “chave” do problema, para codificar neoplasias malignas, é saber qual a localização primária do processo, quando este não está indicado. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que indica quais das afirmações abaixo são verdadeiras.


I. Embora as células malignas possam se metastatizar para qualquer lugar do corpo, certas localizações são mais comuns do que outras e devem ser tratadas diferentemente. Entretanto, se uma destas localizações aparece sozinha num atestado de óbito e não é qualificada pela palavra “metastática”, deve ser considerada como primária.


II. O pulmão apresenta problemas especiais no sentido de que é uma localização comum tanto de metástases quanto de neoplasias malignas primárias. Quando for mencionado “carcinoma brônquico ou broncogênico”, esta neoplasia deve ser considerada secundária.


III. Neoplasia de “gânglios linfáticos” não especificada como primária deve ser presumida como secundária.

🖨️ Baixar o PDF
Compartilhe esta página!
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.