Questões de Concursos: Médico Psiquiatra Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Médico Psiquiatra Infantil. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q896693 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em se tratando do Transtorno Bipolar na Infância e Adolescência, assinale a alternativa CORRETA.


I. Dentre os sintomas de mania, podemos citar: autoestima inflada ou grandiosidade, menor necessidade de sono, mais falador(a) que o habitual ou pressão por continuar falando, distraibilidade e aumento da atividade direcionada a objetivos

II. Em contraste com a irritabilidade episódica, a presença crônica desse sintoma foi reconhecida como a característica principal de uma nova condição: “transtorno disruptivo da desregulação do humor”

III. Diferente dos adultos, os episódios depressivos são a manifestação mais comum de TB em crianças e adolescentes - tanto em frequência quanto em duração.

IV. O lítio tem uma janela terapêutica estreita (níveis sanguíneos entre 0.6 e 1.2 mEq/L) e sua toxicidade grave pode causar danos renais e neurológicos permanentes ou até morte.

V. Uma das opções medicamentosas no tratamento é o Valproato, o qual está associado à síndrome de ovários policísticos.


Assinale a alternativa CORRETA.

2 Q896700 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), analise as afirmativas abaixo:

I. As teorias que tentam explicar suas causas e fatores de risco realçam a importância do desenvolvimento emocional dos indivíduos, o qual é marcado por traumas e déficits emocionais, e do fracasso posterior de adaptação do ambiente às necessidades da criança.

II. Embora não expliquem totalmente a doença, traumas repetidos na infância parecem ser um elemento frequente em populações com TPB e entre pacientes com TEPT.

III. A apresentação dos sintomas é frequentemente iniciada por outro problema psiquiátrico (ou seja, abuso de substâncias, alterações de humor), comportamentos problemáticos (ou seja, alimentação anormal, automutilação), ou problemas de relacionamento.

IV. Os atos de automutilação diminuem ao longo do tempo, mas são um sintoma de identificação particularmente útil na adolescência.

V. Não é possível diagnosticar TPB antes dos 18 anos.


Assinale a alternativa CORRETA.

3 Q896705 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Analise as afirmativas abaixo:

I. As crianças e os adolescentes portadores de patologias do desenvolvimento, de caráter leve e moderado, que respondem facilmente a intervenções psicoterápicas ou farmacológicas, podem ser tratadas em ambulatório.
II. Quando a criança ou o adolescente são portadores de um transtorno grave, que os expõe a risco de morte ou agressões a si mesmos ou a outros, necessitam de um tratamento intensivo, protetor e seguro, como internação psiquiátrica.
III. Na definição do Ministério da Saúde, o CAPSi é “um lugar de referência e tratamento para crianças e adolescentes que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, com severidade e/ou persistência que justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor da vida”.
IV. No CAPSi, a assistência é oferecida em caráter individual e grupal, compondo-se de grupos psicoterápicos, operativos, oficinas terapêuticas, além de ser realizado também atendimento às famílias de crianças e adolescentes, incluindo visitas domiciliares e atividades comunitárias que visam a inclusão da criança e jovens pacientes na rede de apoio.

Assinale a alternativa CORRETA.

4 Q896708 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Com relação à avaliação psiquiátrica na infância e adolescência, analise as afirmativas abaixo:

I. Além de saber reconhecer os sinais que a criança fornece no decorrer de sua entrevista e seu exame, o psiquiatra infantil é obrigado a conhecer o seu universo, não somente familiar e afetivo mas também cultural.

II. Destaca-se a necessidade de verificação de transtornos psiquiátricos na família, uma vez que eles representam não somente a possibilidade de quadros recorrentes, como também alterações na própria dinâmica familiar, decorrentes de patologia parental.

III. A criança é avaliada psiquiatricamente a partir das formas como se comunica e interage com o mundo, isto é, a partir da linguagem e das condutas expressas (essas últimas devem ser vistas dentro de um modelo desenvolvimentista).

IV. A avaliação psiquiátrica deve valorizar primordialmente as alterações psicopatológicas, sem a necessidade de se realizar exame físico.

V. O exame neurológico é de fundamental importância, uma vez que muitas das síndromes psiquiátricas ocorrem concomitantemente a alterações neurológicas, sobretudo se pensarmos o paradigma de que, quanto menor a idade cronológica, mais a expressão do transtorno psiquiátrico será sensório-motora.


Assinale a alternativa CORRETA.

5 Q896685 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Paciente J.P.S., 7 anos de idade, vem apresentando, há cerca de um mês, irritabilidade fácil, insônia inicial, perda de peso, passa a maior parte dos dias deitado na cama, queda no desempenho acadêmico (alega que não consegue se concentrar), e sua genitora chama a atenção do psiquiatra para o fato de que ele não desce mais para brincar com os amigos do prédio. Não existem evidências de que os sintomas possam ser atribuídos ao uso de alguma substância ou outra condição médica. Durante a anamnese e exame psíquico, J.P.S. expressa sofrimento e diz se sentir sem energia para realizar suas atividades habituais, considerando-se culpado e inútil por estar com notas baixas. Considerando o diagnóstico do paciente, é INCORRETO afirmar que

6 Q896690 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O estágio de desenvolvimento deve ser considerado ao avaliar as apresentações clínicas individuais do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois os sintomas variam de acordo com a idade.
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.

7 Q896687 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Com relação ao uso de Substâncias Psicoativas (SPA) na adolescência, é INCORRETO afirmar que

8 Q896688 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Transtorno de Ansiedade de Separação pode causar marcado sofrimento e prejuízo, sendo também preditivo de transtornos psiquiátricos adultos, especialmente o transtorno do pânico.
Com relação a suas características clínicas, estão corretas as citadas abaixo, EXCETO:

9 Q896691 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Com relação ao Transtorno Desafiador de Oposição (TDO), todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

10 Q896698 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

De acordo com a lei Nº 13.819, de 26 de abril de 2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, assinale a alternativa CORRETA.

🖨️ Baixar o PDF
Compartilhe esta página!
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.