Questões de Concursos: Médico Ultrassonografista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Médico Ultrassonografista. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q895459 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam estruturas refletoras ou absorvedoras fortes de ultrassonografia, à exceção de uma. Assinale-a.

2 Q895460 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O dado ultrassonográfico mais sensível no diagnóstico do pneumotórax é a presença de linhas horizontais, ecogênicas que se repetem desde a superfície em intervalos regulares, as chamadas linhas

3 Q906718 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente feminina, 55 anos, com queixa de dor abdominal de início há 2 dias e massa palpável no epigástrio, realiza ultrassonografia, evidenciando massa cística na cabeça do pâncreas, com aspecto em “favo de mel”, exibindo inúmeros finos septos no seu interior e múltiplos pequenos cistos com conteúdo homogêneo. Marcadores tumorais negativos (CEA e CA19-9).
Qual é o diagnóstico mais provável?

4 Q906709 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

CKCS, sexo feminino, 46 anos, com implantes mamários há 9 anos, começou a sentir dor e queimação na mama direita. Qual achado ultrassonográfico indica suspeita de ruptura intracapsular de implante mamário?

5 Q910543 | Radiologia, Sistema Esquelético, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Na ultrassonografia da região cervical, a delimitação dos níveis cervicais é fundamental para padronizar a localização das lesões linfonodais.

Ciente disto, qual o limite anatômico inferior do nível cervical IVdos linfonodos cervicais?

6 Q910538 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Ao realizar o exame ultrassonográfico, é necessário o uso de gel de contato para que as imagens sejam observadas de modo adequado. Assinale a alternativa CORRETA que justifica o porquê de o contato direto entre o transdutor e a pele não formar imagens:

7 Q906707 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Sobre a utilização do ultrassom intravascular (IVUS) para auxílio diagnóstico no laboratório de hemodinâmica, analise as afirmativas a seguir.
I- Em lesões intermediárias, o achado de uma área luminal mínima maior que 4 mm2 em uma artéria epicárdica (exceto tronco da coronária esquerda) tem excelente valor preditivo para baixa incidência de eventos.
II- O IVUS e o FFR são equivalentes na avaliação funcional da lesão (comprovação de isquemia, e ambos podem ser utilizados para esse objetivo
III- O IVUS é geralmente feito em outro procedimento, pois os equipamentos são diferentes, e o procedimento é complexo.
IV- Tanto nas lesões de tronco quanto nas lesões de artérias epicárdicas, os parâmetros obtidos com IVU (área luminal, carga de placa etc) não podem ser considerados como preditor de isquemia.

Está(ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s)

8 Q906708 | Radiologia, Sistema Reprodutor Masculino e Feminino, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Uma gestante iniciou pré-natal tardiamente. Ao exame físico, foi constatado que a altura uterina estava maior que a esperada para a idade gestacional referida, por isso foi solicitado um ultrassom. No exame, foi observada uma gestação gemelar, 1º feto cefálico com biometria compatível com 30 semanas e genitália típica masculina. O segundo feto pélvico, com biometria compatível com 29 semanas e genitália típica feminina. Demais parâmetros sem anormalidades. Essa gestação gemelar é:

9 Q906720 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

De acordo com a classificação MY-RADS, no estágio 2, há:
I- Achados morfológicos consistentes com doença estável ou responsiva, com diminuição ligeira do número e do tamanho das lesões focais.
II- Doença recidivada.
III- Aparecimento suspeito e ambíguo de nova lesão.
IV- Achados morfológicos consistentes com doença estável ou responsiva, com diminuição inequívoca do número e do tamanho das lesões focais.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

10 Q910544 | Medicina, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Mulher, 31 anos de idade, sexualmente ativa, queixa-se de sangramento vaginal e dor em região pélvica à esquerda de início repentino. Relata que seus ciclos menstruais são regulares, exceto pelo atraso menstrual de 3 (três) dias neste ciclo atual. Utiliza como método contraceptivo o coito interrompido. Realizada a ultrassonografia endovaginal, foi observado anel tubário à esquerda com líquido livre em cavidade abdominal.

Assinale a alternativa CORRETA quanto à hipótese diagnóstica para este caso clínico.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.