Questões de Concursos: MédicoVeterinário Cirurgião

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: MédicoVeterinário Cirurgião. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q979198 | Veterinária, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A osteocondrite dissecante (OCD) do úmero proximal é a manifestação de uma síndrome chamada osteocondrose, na qual há um desbalanço da ossificação endocondral, levando a retenção de cartilagem articular. Assinale a alternativa correta sobre a osteocondrite dissecante do úmero proximal.

2 Q979200 | Veterinária, Biossegurança em Veterinária, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A equipe cirúrgica é uma importante fonte de contaminação bacteriana durante os procedimentos. A preparação cuidadosa e adequada dos membros da equipe cirúrgica minimiza a contaminação do paciente durante a cirurgia, melhorando os índices de sucesso no pós-cirúrgico e, para tanto, é necessário que se obedeçam regras específicas de preparo da equipe. Sobre essas regras, assinale a alternativa correta.

3 Q979188 | Saúde Pública, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em epidemiologia, a taxa que permite calcular a probabilidade de que exista uma mudança de estado, por exemplo, não ter a doença e adoecer ou estar vivo e morrer, em determinado tempo, é denominada

4 Q979201 | Veterinária, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A castração é o procedimento cirúrgico para a remoção dos órgão sexuais dos machos e das fêmeas das espécies animais, sendo o método mais comumente utilizado nas políticas públicas para o controle populacional dos cães e gatos domésticos. Existem diversas formas de se abordar a orquiectomia e a ovariohisterectomia, seja quanto a técnica cirúrgica utilizada ou quanto ao momento mais adequado para a sua realização. Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre o tema.

5 Q979182 | Português, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?
Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:
“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.
Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”


(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
No trecho “Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea…” (1º parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída, preservando o sentido do texto, por

6 Q979190 | Medicina, Neurologia, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um paciente que sofreu trauma cranioencefálico deve receber condutas específicas para estabilizar o quadro, evitando possíveis sequelas ou o óbito. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta condutas corretas a serem utilizadas.

7 Q979192 | Medicina, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As hérnias inguinais podem ser congênitas ou traumáticas, e um anel inguinal defeituoso pode possibilitar a passagem de órgãos abdominais, como intestinos, bexiga urinária e útero, para a região subcutânea, gerando complicações. Sobre a correção cirúrgica das hérnias inguinais, pode-se afirmar:

8 Q979195 | Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia para Pequenos Animais, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os corpos estranhos esofágicos são objetos ingeridos que podem obstruir o lúmen esofágico em vários graus. Os objetos mais comumente encontrados em cães e gatos são pedaços de brinquedos, panos, objetos metálicos, fios de tecido, dentre outros. Sobre essa afecção, assinale a alternativa correta.

9 Q979203 | Veterinária, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A toxoplasmose é uma doença com distribuição mundial, provocada pelo coccídeo Toxoplasma gondii. O protozoário possui três formas infectantes, são elas:

10 Q979186 | Saúde Pública, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em um município de grande porte foi realizada uma ação de conscientização sobre o Papilomavírus Humano (HPV), em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV. Além de uma programação lúdica e educativa, com a apresentação de teatro interativo e distribuição de conteúdo informativo, a ação contou também com a disponibilização de vacinação para meninos, meninas e jovens de 9 a 19 anos, que nunca tomaram nenhuma dose da vacina.

As estratégias adotadas nessa campanha correspondem a medidas de prevenção

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.