Questões de Concurso Métodos Quantitativos

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1 Q993462 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Métodos Quantitativos, IBGE, INSTITUTO AOCP, 2019

Texto associado.
Você é o que você se diz: a ciência do
diálogo interno

PILAR JERICÓ

Se você quiser variar a percepção que tem sobre você, precisa alterar seu diálogo interior. A forma como você conversa consigo mesmo condiciona sua capacidade de enfrentar as dificuldades e determina a tomada de decisões. A autoafirmação, ou pensar coisas positivas sobre nós mesmos, é uma ferramenta muito útil para reforçar a autoestima. Entretanto, não vale qualquer comentário. Já ficou comprovado que frases como “aguento tudo” ou “sou uma pessoa superagradável” não ajudam muito. Quem as expressa não está realmente convencido disso, então essas expressões podem ter efeito contrário. A ciência do diálogo interior nos dá pistas sobre as técnicas que tornam nossas autoafirmações eficazes: devemos imaginar futuras situações agradáveis e nos tratar na segunda pessoa.

Adaptado de:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/05/ciencia¹1557083642_455016.html>.Acesso em: 25 jun. 2019.

A questão se refere ao texto II.
Assinale a alternativa em que o verbo auxiliar indica possibilidade.

2 Q993461 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Métodos Quantitativos, IBGE, INSTITUTO AOCP, 2019

Texto associado.
Você é o que você se diz: a ciência do
diálogo interno

PILAR JERICÓ

Se você quiser variar a percepção que tem sobre você, precisa alterar seu diálogo interior. A forma como você conversa consigo mesmo condiciona sua capacidade de enfrentar as dificuldades e determina a tomada de decisões. A autoafirmação, ou pensar coisas positivas sobre nós mesmos, é uma ferramenta muito útil para reforçar a autoestima. Entretanto, não vale qualquer comentário. Já ficou comprovado que frases como “aguento tudo” ou “sou uma pessoa superagradável” não ajudam muito. Quem as expressa não está realmente convencido disso, então essas expressões podem ter efeito contrário. A ciência do diálogo interior nos dá pistas sobre as técnicas que tornam nossas autoafirmações eficazes: devemos imaginar futuras situações agradáveis e nos tratar na segunda pessoa.

Adaptado de:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/05/ciencia¹1557083642_455016.html>.Acesso em: 25 jun. 2019.

A questão se refere ao texto II.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à concordância verbal.

3 Q993465 | Estatística, Amostragem aleatória simples, Métodos Quantitativos, IBGE, INSTITUTO AOCP, 2019

Considere o seguinte espaço amostral S={1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}. Sendo os eventos de S: A={1, 2, 3, 5, 7} e B={2, 5, 7}, assinale a alternativa correta.

4 Q993466 | Estatística, Probabilidade condicional, Métodos Quantitativos, IBGE, INSTITUTO AOCP, 2019

Uma empresa financiadora de veículos constatou que 30% dos seus clientes não pagam as prestações mensais. Consultando os arquivos da empresa, foi observado que 85% dos não pagadores eram aqueles cujo valor da prestação representava 25% da renda familiar ou mais e que, para 75% dos bons pagadores, a mensalidade representava menos que 25% da renda familiar. Qual é a probabilidade de um cliente não pagar a prestação, dado que sua prestação é elevada em relação a sua renda familiar? (Definindo: P= “Pagar”; NP= “Não pagar”; E= “prestação em relação à renda é maior que 25%” e Ec = “prestação em relação à renda menor ou igual a 25%”).

5 Q993467 | Estatística, Probabilidade condicional, Métodos Quantitativos, IBGE, INSTITUTO AOCP, 2019

Suponha que, em determinada esquina de uma rua, ocorram acidentes de carro aleatoriamente e independente um do outro, em uma taxa média de três por semana. Então, a probabilidade de que ocorra exatamente um acidente na primeira semana de agosto é

6 Q993463 | Estatística, Métodos Quantitativos, IBGE, INSTITUTO AOCP, 2019

Em uma escola que atende alunos de primeira a quinta série, existem duas turmas de cada série. A diretora dessa escola pretende fazer um estudo quanto à aprendizagem comparando as turmas dentro de cada série. Quais medidas estatísticas descritivas ela pode utilizar para avaliar a homogeneidade das turmas e a diferença de aprendizagem entre as turmas?

7 Q993464 | Estatística, Medidas de Dispersão Amplitude, Métodos Quantitativos, IBGE, INSTITUTO AOCP, 2019

Para um conjunto de dados, uma medida de dispersão alternativa ao desvio-padrão é o intervalo interquartil, ou amplitude interquartílica, definida por: dq = q3 − q1 em que q1 e q3 denotam o primeiro e o terceiro quartil, respectivamente. Um possível outilier será qualquer ponto do conjunto localizado
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