Questões de Concursos Monitor do PETI

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1Q815795 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá- las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

I. É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

II. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

III. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Sobre as proposições acima está(ão) CORRETA(s):

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2Q809858 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional é uma lei criada desde 1971 e que foi realmente reconhecida como tal em 1996 (LEI 9394/- 96) no Governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A LDB só veio acrescentar informações e obrigatoriedades de extrema importância na educação do Brasil, pois de acordo com ela, a educação é um direito de todos e as crianças precisam ter acesso ao ensino desde os primeiros anos de vida, com a inclusão dessas em creches e em pré-escolas. Conforme o Art. 3º o ensino será ministrado com base em vários princípios, dentre os quais NÂO podemos apontar:

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3Q810126 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Sobre a Adoção no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é INCORRETO afirmar que:

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4Q809613 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

A educação, diz a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (Caput, artigo 1º, LDB ou Lei 9.394/96):

Em se tratando do dever do Estado e da Família com educação, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDB), promulgada em 1996, é CORRETO afirmar:

I. Que sob a égide de um Estado Neoliberal, há uma alteração na hierarquia desses agentes, conforme podemos deduzir do seguinte excerto: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

II. No artigo 205, da Constituição Federal, o primeiro agente responsável pela educação é a família. Em seguida, o Estado ou o Poder.

III. Na Lei 9.394/96, primeiro vem a família, depois o Estado. Em 1988, estávamos sob a égide do Estado Liberal. Em 1996, estávamos sob a égide do Estado Neoliberal.

Está(ao) CORRETO(s) as afirmativas:

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5Q320145 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Vários foram os estudiosos que se destacaram na história da educação. A partir de seus legados formaram- se algumas tendências pedagógicas. Sendo assim, podemos dizer que a tendência pedagógica que tem seu método baseado na facilitação da aprendizagem, seus conteúdos fundamentam-se na busca do conhecimento pelos próprios alunos e um dos seus ícones é Carl Rogers é:

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6Q809316 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais o currículo se refere a uma forma de organizar princípios Éticos, Políticos e Estéticos que fundamentam a articulação entre Áreas de Conhecimentos e aspectos da Vida Cidadã. Analise as afirmativas abaixo sobre os conceitos de currículo:

I. Currículo oculto é o não dito, aquilo que tanto alunos quanto professores trazem, carregado de sentidos próprios, criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula.

II. Currículo em ação é aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e nas escolas.

III. Currículo formal é aquele que trata dos planos e propostas pedagógicas.

IV. Currículo obliquo é aquele que foi planejado mas não foi executado.

V. Currículo adjacente é aquele que tem a competência de inserir novos inclusos no seu percurso, por isso é o mais flexível.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

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7Q809324 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Analise as afirmativas abaixo sobre os benefícios oferecidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI):

I. O Governo Federal paga uma bolsa mensal de R$ 25 por criança em atividade para a família que retirar a criança do trabalho, em municípios, na área rural ou urbana, com população inferior a 250.000 habitantes.

II. O Governo Federal paga uma bolsa mensal de R$ 40 por criança, em atividade urbana, em capitais, regiões metropolitanas e municípios com população superior a 250.000 habitantes.

III. O PETI responsabiliza-se por integrar as famílias de comunidades de risco no mercado de trabalho nos grandes centros urbanos.

IV. O PETI apoia e orienta as famílias beneficiadas por meio de atividades de capacitação e geração de renda.

V. O PETI estimula a mudança de hábitos e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias, numa estreita relação com a escola e a comunidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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9Q818046 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Em todas as escolas, deverá ser garantida a igualdade de acesso dos alunos a uma Base Nacional Comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. A Base Nacional Comum refere-se:

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10Q816728 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

De acordo com a Resolução CEB n?02/1998, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, integram-se a base comum e sua parte diversificada no paradigma curricular que estabelece a relação entre a educação fundamental e a vida cidadã através de vários dos seus aspectos, tais como:
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11Q816663 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Ainda sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é CORRETO afirmar:

I. As Propostas Pedagógicas para a Educação Infantil devem organizar suas estratégias de avaliação, através do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas nos cuidados e na educação para crianças de 0 a 6 anos, “sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.

II. As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem ser criadas, coordenadas, supervisionadas e avaliadas por educadores, com, pelo menos, o diploma de Curso de Formação de Professores;

III. O ambiente de gestão democrática por parte dos educadores, a partir de liderança responsável e de qualidade, deve garantir direitos básicos de crianças e suas famílias à educação e cuidados, num contexto de atenção multidisciplinar com profissionais necessários para o atendimento.

IV. As Propostas Pedagógicas e os regimentos das Instituições de Educação Infantil devem, em clima de cooperação, proporcionar condições de funcionamento das estratégias educacionais, do uso do espaço físico, do horário e do calendário escolar, que possibilitem a adoção, execução, avaliação e o aperfeiçoamento das diretrizes.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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12Q817833 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

“Apesar do Programa visar retirar as crianças e adolescentes do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante, o lócus de atenção é a família, a qual deve ser trabalhada por meio de ações sócioeducativas e de geração de emprego e renda, buscando assim a sua promoção e inclusão social, contribuindo para o seu processo emancipatório, tornandoas protagonistas de seu próprio desenvolvimento social.” Sobre o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) está CORRETO:

I. O PETI articula um conjunto de ações visando à retirada de todas as crianças e adolescentes de até 16 anos, em qualquer caso que seja, das práticas de trabalho infantil.

II. O Governo Federal vem trabalhando para integrar o PETI ao Bolsa Família.

III. Esse programa é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

IV. A Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil é constituída por membros do governo e da sociedade e tem caráter consultivo e propositivo e objetivo de contribuir para a implantação e implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Estão CORRETAS as afirmativas:

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13Q812890 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

De acordo com o parecer CEB/CNE 22/98, homologado pelo Senhor Ministro da Educação e do Desporto em 22 de março de 1999, no Art. 3? as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil concluem que as Propostas Pedagógicas das instituições de Educação Infantil, devem respeitar os seguintes Fundamentos Norteadores:

I. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum.

II. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática.

III. Princípios Sócio-Culturais, Exploratório, Analítico e de Garantia da Aptidão Profissional.

IV. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.

Estão corretos os princípio, EXCETO:

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14Q816627 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

No Brasil, a Educação Básica tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

É ainda correto afirmar sobre a Educação Básica no Brasil, EXCETO:

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15Q814318 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Monitor do PETI, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

No Capítulo II, do Estatuto da Criança e do Adolescente, trata do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. No Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I. Crença e culto religioso.

II. Brincar, praticar esportes e divertir-se.

III. Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

IV. Participar da vida política, na forma da lei.

V. Buscar refúgio, auxílio e orientação.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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