Questões de Concursos Monitor Pedagógico

Resolva questões de Monitor Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q892123 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Art. 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o controle da frequência nos níveis fundamental e médio fica a cargo do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q892124 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

A respeito do Ensino Fundamental, o Art. 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina o(a):

I. Obrigatoriedade.
II. Início aos 5 anos de idade.
III. Gratuidade na escola pública.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q892125 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q892126 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver, devem ser assegurados quantos direitos de aprendizagem e desenvolvimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q892127 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Mello (2022), os jogos pedagógicos são um tipo de metodologia ativa que tem por objetivo desenvolver a(s):

I. Criatividade.
II. Sociabilidade.
III. Inteligências múltiplas.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q892128 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

É um elemento comum entre a Educação 4.0 e a 5.0:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q892129 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Mantoan e Lanuti (2022) destacam que entre o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão os estudantes com altas habilidades/superdotação, os quais demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas:

1. Intelectual.
2. Artes.
3. Liderança.
4. Psicomotricidade.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q892130 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Menegolla (2014), o processo de planejamento requer, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q892131 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

A metodologia educacional criada pelo pedagogo Loris Malaguzzi é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q892132 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Antunes (2014), os projetos possibilitam superar uma série de problemas da aula expositiva convencional, tais como:

I. A motivação é extrínseca, o aluno é motivado somente se o professor o desperta e o anima.

II. A construção da aprendizagem significativa do aluno é sugerida pelo professor, mas é fundamentada dentro do grupo.

III. A avaliação é globalizada e o aluno sente que o sucesso de sua experiência vale não apenas para a tarefa que cumpre, mas para seu uso em outros níveis de aprendizagem.


Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q892134 | Pedagogia, Metodologia de Projetos um Caminho entre a Teoria e a Prática, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Menegolla e Sant’Anna (2014) afirmam que a metodologia de projetos proporciona aos alunos:

I. Lidar de forma inteligente com materiais à sua disposição.
II. Reproduzir com exatidão grandes quantidades de informações.
III. Expressar ideias, valores e atitudes de forma responsável.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q892135 | Pedagogia, Luckesi, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Luckesi (2022), para que um instrumento de coleta de dados tenha condições de demonstrar a aprendizagem do educando, ele terá que apresentar as seguintes características:

I. Precisão.
II. Sistematicidade.
III. Ambiguidade.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q892136 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Sant’Anna (2014), a função diagnóstica objetiva da avaliação almeja:

I. Obter informações sobre o rendimento do aluno.
II. Comprovar as hipóteses sobre as quais se baseia o currículo.
III. Verificar se o aluno apresenta ou não determinados conhecimentos ou habilidades necessárias para aprender algo novo.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q892137 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Sobre os cursos e programas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O programa abrangerá a formação inicial e continuada de trabalhadores, assim como a educação profissional técnica de nível médio.


( ) Poderá ser articulado ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores.


( ) O PROEJA poderá ser adotado pelas instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e pelas entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical (“Sistema S”).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q892138 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

A Resolução CNE/CP nº 02/2015, entre outras disposições, define a estrutura e o currículo para os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar. Considerando esse tema, os referidos cursos deverão, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q892139 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

“Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional”. Esse desafio do Plano Nacional de Educação (PNE) corresponde à meta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q892140 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei nº 9.394/1996),constituem princípios da educação brasileira: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, _____________ da experiência extraescolar, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, _____________ diversidade étnico-racial, entre outros.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q892141 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

A Meta 7 do PNED propõe fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir médias nacionais mais elevadas de forma gradativa ao longo da vigência do PNE. O órgão responsável pela aferição desses índices é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q892142 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

“Avaliar é localizar necessidades e se comprometer com sua superação. Em qualquer situação de vida, a questão básica da avaliação é: o que eu estou avaliando? No sentido escolar, ela só deve acontecer para haver intervenção no processo de ensino e aprendizagem” (Vasconcellos, 2008). De acordo com o autor, a prática de avaliar pode ser dividida em quatro categorias. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das categorias elencadas por Vasconcellos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.