Questões de Concursos: Monitora de Apoio

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1 Q951983 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Durante uma atividade pedagógica, o monitor de apoio percebe que uma criança com deficiência auditiva está com dificuldades para acompanhar as instruções da professora. Diante dessa situação, o monitor deve:

2 Q951984 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

No atendimento ao público infantil, o monitor de apoio desempenha uma função essencial, tanto em termos de apoio à aprendizagem quanto na organização de atividades que envolvem crianças dediferentes faixas etárias. Considerando o trabalho do monitor de apoio na escola, analise as afirmações a seguir:

I. O monitor de apoio deve ter uma atuação voltada para a adaptação das crianças ao ambiente escolar, oferecendo suporte contínuo em atividades lúdicas que permitam o desenvolvimento cognitivo e motor.

II. É fundamental que o monitor de apoio atue de forma independente do professor, já que a participação ativa do docente pode interferir no processo de aprendizado individual de cada criança.

III. A interação entre o monitor de apoio e as crianças deve sempre priorizar a autonomia e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, proporcionando um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso.

IV. Atividades de apoio ao desenvolvimento motor devem ser planejadas de maneira a incluir exercícios físicos de alto impacto, que estimulem a resistência e a competitividade entre as crianças.


Está CORRETO o que se afirma em:

3 Q951973 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A participação ativa da família no processo educacional de alunos com necessidades educacionais especiais é essencial não apenas para a adaptação curricular, mas também para a construção de um ambiente inclusivo, onde o monitor de apoio e o professor regente devem trabalhar em conjunto com a família na identificação de abordagens pedagógicas que levem em consideração as características cognitivas, emocionais e sociais do aluno.


PORQUE


II. O engajamento da família facilita o desenvolvimento de estratégias personalizadas que respeitam as singularidades de cada aluno. Ao colaborar com a escola, os familiares podem fornecer contextos valiosos sobre o comportamentoe as necessidades da criança em diferentes ambientes, permitindo que o monitor de apoio e os docentes adotem abordagens adequadas para a promoção da inclusão, criando um ambiente escolar mais acolhedor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

4 Q951975 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Ao trabalhar com alunos com transtornos do espectro autista, o monitor de apoio tem o papel de promover formas de comunicação simbólica que favoreçam a expressão de sentimentos e a comunicação não verbal, implementando:

5 Q951980 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como responsabilidade promover programas de prevenção e educação sanitária. Nesse contexto, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é CORRETO afirmar que, a (o):

6 Q951972 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Para desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso de um aluno portador de deficiência, recentemente integrado a uma turma regular, ao currículo e a interação no grupo, é necessário que o monitor de apoio e o professor regente:

7 Q951974 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Ao adaptar livros de histórias para alunos com dificuldades cognitivas e linguísticas, o monitor de apoio deve:

8 Q951976 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Em um Escola Municipal de ensino fundamental o monitor de apoio observa que algumas crianças apresentam dificuldades em realizar a escovação correta dos dentes e a lavagem das mãos de maneira autônoma. Como responsável por orientar as crianças sobre os sinais de doenças relacionados à má higiene, o monitor de apoio deve contemplar ações como:

I. adotar estratégias de ensino práticas e envolventes, como jogos educativos e atividades que permitam a imersão das crianças no processo de aprendizagem sobre saúde física.
II. atuar ativamente nas atividades de cuidado pessoal das crianças, com uma abordagem preventiva, orientando de maneira clara sobre os riscos das doenças.
III. incentivar as crianças a enxaguar as mãos rapidamente utilizando pouca água pois, o contato breve com a água é suficiente para eliminar germes e bactérias.
IV. orientar as crianças a lavar as mãos apenas antes das refeições e após usar o banheiro, sem enfatizar a importância de lavar as mãos em outros momentos críticos, como após o contato com superfícies públicas.

Está CORRETO o que se afirma em:

9 Q951978 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

De acordo com o Art. 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é direito da criança e do adolescente a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que assegurem o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Com base nesse artigo, assinale a alternativa CORRETA em relação aos princípios estabelecidos no ECA.

10 Q951979 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a retirada da criança do convívio familiar será justificada quando:
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