Questões de Concursos Multiprofissional em Atenção Oncológica

Resolva questões de Multiprofissional em Atenção Oncológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q801015 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Paciente do sexo masculino, de trinta e oito anos de idade, com obesidade mórbida, hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito, foi levado ao pronto atendimento com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico (TCE) depois de acidente automobilístico. Após o atendimento, o paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, sendo necessárias a intubação orotraqueal e a instalação da ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C VCV; FiO2 60%, PEEP 5 cmH2O; frequência respiratória de 16 irpm; VC 400 mL. Após o procedimento, foi realizado o exame de gasometria arterial com os seguintes dados: pH = 7,31; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 57 mmHg; HCO3 = 30 mmol/L; BE + 5 mmol/L; SpO2 90%; sinais vitais: FC 125 bpm; PA = 100 mmHg × 60 mmHg; temperatura corporal = 40 ºC.

A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

De acordo com a gasometria arterial desse caso clínico, o paciente apresenta quadro de hipoventilação.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q800595 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com asma, etilista crônica e tabagista, evoluiu com insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória seguida de reanimação. Foi diagnosticada a sepse, com evolução para síndrome de angústia respiratória aguda (SARA). Houve a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C PCV; Pins 16 cmH2O; PEEP 12 cmH2O; FiO2 de 80%; frequência respiratória de 18 irpm; VC de 350 mL. Após o procedimento, foram realizados os seguintes exames complementares: radiografia de tórax, que apresentou infiltrados bilaterais difusos; gasometria arterial: pH = 7,18; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 66 mmHg; HCO3 = 29 mmol/L; BE + 7 mmol/L; SpO2 90%.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

É correto inferir que, de acordo com a gasometria arterial, há uma tentativa do organismo de compensar o desequilíbrio ácido-básico, devido ao valor de HCO3 obtido no exame de gasometria arterial.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q798464 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

No que concerne à fisiopatologia pulmonar, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla DPOC, sempre que utilizada, refere-se à doença pulmonar obstrutiva crônica. Os pacientes com enfisema pulmonar possuem áreas de baixa relação ventilação-perfusão, o que caracteriza o chamado shunt intrapulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q797187 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base no fato de que pacientes hipoxêmicos frequentemente necessitam de suplementação de oxigênio, julgue os itens seguintes. Paciente com doença neuromuscular que apresente alteração da oxigenação, caracterizada por redução da PaO2 e da saturação periférica de O2 (SpO2), deverá ser submetido à oxigenoterapia de baixo fluxo.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q799914 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com asma, etilista crônica e tabagista, evoluiu com insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória seguida de reanimação. Foi diagnosticada a sepse, com evolução para síndrome de angústia respiratória aguda (SARA). Houve a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C PCV; Pins 16 cmH2O; PEEP 12 cmH2O; FiO2 de 80%; frequência respiratória de 18 irpm; VC de 350 mL. Após o procedimento, foram realizados os seguintes exames complementares: radiografia de tórax, que apresentou infiltrados bilaterais difusos; gasometria arterial: pH = 7,18; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 66 mmHg; HCO3 = 29 mmol/L; BE + 7 mmol/L; SpO2 90%.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A gasometria indica uma acidose mista.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q748754 | Educação, Políticas de Saúde, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito das análises acerca da política de saúde, julgue os itens a seguir. No projeto de reatualização do modelo médico assistencial, pautado na política de ajuste, há a descentralização por meio da redução da responsabilidade do poder central e a focalização no atendimento em saúde da população vulnerável.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q797701 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

No que diz respeito ao manejo fisioterapêutico respiratório, julgue os próximos itens. O índex de BODE (IMC, VEF1, distância percorrida no teste de caminhada e nível de dispneia) fornece um escore de avaliação para os pacientes com DPOC, que é mais fidedigno para estimar sobrevida do que para avaliar cada um desses parâmetros isoladamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q800263 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Um homem, de sessenta e oito anos de idade, caucasiano, com diagnóstico de diabetes melito tipo 2, procurou o ambulatório de fisioterapia cardiovascular. Durante o atendimento, o paciente relatou que tinha passado um período internado devido ao fato de ter sofrido, havia um mês, um infarto agudo do miocárdio e ter recebido um implante coronário. Ainda de acordo com o paciente, durante o período de internação ele tinha permanecido em repouso absoluto. Após a avaliação, o fisioterapeuta iniciou a fase de planejamento do programa de reabilitação cardiovascular do paciente que, de acordo com as avaliações, tem 1,66 m de altura, pesa 88 kg e apresenta 89 cm de circunferência de cintura.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Nas primeiras semanas de adaptação, os exercícios para reabilitação cardiovascular desse paciente devem ser individualizados, de baixa intensidade e, ainda, abranger vários grupos musculares.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q748737 | Educação, Políticas de Saúde, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação aos conceitos básicos concernentes às políticas públicas e aos direitos sociais, julgue os seguintes itens. O fundo público, no que se refere à repartição de seu financiamento, reflete a tensão existente na sociedade entre capital e força de trabalho: os trabalhadores, para garantir suas necessidades, apostam na mobilização a fim de direcionar os investimentos, e o capital busca assegurar a participação do Estado em sua reprodução.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q799233 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

No que concerne à fisiopatologia pulmonar, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla DPOC, sempre que utilizada, refere-se à doença pulmonar obstrutiva crônica. Os pacientes com DPOC podem evoluir com quadro de cor pulmonale por desenvolverem policitemia em resposta à hipoxemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q799757 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

A principal função do sistema respiratório é possibilitar que o oxigênio do ar atmosférico se mova para o interior dos pulmões e, posteriormente, para o sangue. Além disso, faculta a saída do dióxido de carbono para fora do corpo. A respeito da fisiologia do sistema respiratório, julgue os itens subsequentes. A medida da complacência pulmonar é obtida pela razão entre alteração de volume e alteração de unidade de fluxo.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q748746 | Educação, Políticas de Saúde, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito das análises acerca da política de saúde, julgue os itens a seguir. A concepção de intersetorialidade fortalece e universaliza as políticas setoriais, representando uma alternativa de gestão social e uma ruptura epistemológica com os modelos disciplinares hegemônicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q797718 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Uma menina, de cinco anos de idade, foi levada pela mãe ao ambulatório de fisioterapia pediátrica. Durante o atendimento, a mãe relatou ao fisioterapeuta que a criança tinha nascido na trigésima semana de gestação, após a ruptura da bolsa gestacional, com uma circular de cordão umbilical no pescoço. O peso da criança, quando do nascimento, tinha sido 1.245 gramas, Apgar no primeiro minuto igual a 4 e, após 5 minutos, igual a 6. Na ocasião, a menina também teve de ser encaminhada à UTI neonatal onde recebeu aplicação de surfactante e permaneceu internada durante dois meses. Ainda de acordo com a mãe da menina, constataram-se posteriormente, em avaliações clínicas, atraso no desenvolvimento das funções motoras, presença de tônus elevado predominante nos grupos musculares flexores e adutores dos membros, com maior comprometimento dos membros inferiores em relação aos membros superiores, além de persistência de reflexos primitivos. De acordo com a mãe, a criança tinha adquirido controle cervical aos 18 meses e equilíbrio de tronco sentada aos 30 meses.

Com base no caso clínico relatado, julgue os itens a seguir.

Recomenda-se, na avaliação fisioterapêutica, a utilização da escala GMFCS (Gross Motor Function Classification System) para classificar a função motora dessa criança.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q796688 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação às técnicas de expansão pulmonar para tratamento das doenças neuromusculares, julgue os itens subsequentes. Exercícios de capacidade de insuflação máxima com ressuscitador manual, conhecido como ambu, melhoram a complacência pulmonar e a expansibilidade torácica.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q796749 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com asma, etilista crônica e tabagista, evoluiu com insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória seguida de reanimação. Foi diagnosticada a sepse, com evolução para síndrome de angústia respiratória aguda (SARA). Houve a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C PCV; Pins 16 cmH2O; PEEP 12 cmH2O; FiO2 de 80%; frequência respiratória de 18 irpm; VC de 350 mL. Após o procedimento, foram realizados os seguintes exames complementares: radiografia de tórax, que apresentou infiltrados bilaterais difusos; gasometria arterial: pH = 7,18; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 66 mmHg; HCO3 = 29 mmol/L; BE + 7 mmol/L; SpO2 90%.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A paciente tem indicação de manobras de recrutamento alveolar por possuir áreas de alta relação ventilação-perfusão (espaço morto) que ocorre nesses quadros de SARA.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q796361 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Um homem de cinquenta e oito anos de idade foi admitido no pronto-socorro com sinais de esforço respiratório, taquipneia, FR = 28 irpm; SpO2 = 82% em ar ambiente, sem alteração da função cardíaca. Instalou-se oxigenoterapia de alto fluxo com FIO2 = 50%; aumento da SpO2 para 89%; e a radiografia de tórax apresentou opacidade bilateral. O paciente foi, então, encaminhado para a unidade de terapia intensiva, sendo intubado e tendo sido iniciada a assistência ventilatória mecânica assistocontrolada no modo pressão controlada, volume corrente = 320 mL; FR = 12 irpm; pressão inspiratória máxima = 35 cmH2O; pressão de platô = 32 cmH2O; PEEP = 8 cmH2O e FIO2 = 50%. Em seguida, foi realizada gasometria arterial (PH = 7,29; PaCO2 = 30 mmHg; PaO2 = 62 mmHg; HCO3 = 24 mmol/L e SaO2 = 91%).

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A pressão de distensão, ou drive pressure, deve estar acima de 15 cmH2O para otimizar o volume corrente, devido à redução da complacência e ao aumento da resistência das vias aéreas.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q796458 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Um homem de cinquenta e oito anos de idade foi admitido no pronto-socorro com sinais de esforço respiratório, taquipneia, FR = 28 irpm; SpO2 = 82% em ar ambiente, sem alteração da função cardíaca. Instalou-se oxigenoterapia de alto fluxo com FIO2 = 50%; aumento da SpO2 para 89%; e a radiografia de tórax apresentou opacidade bilateral. O paciente foi, então, encaminhado para a unidade de terapia intensiva, sendo intubado e tendo sido iniciada a assistência ventilatória mecânica assistocontrolada no modo pressão controlada, volume corrente = 320 mL; FR = 12 irpm; pressão inspiratória máxima = 35 cmH2O; pressão de platô = 32 cmH2O; PEEP = 8 cmH2O e FIO2 = 50%. Em seguida, foi realizada gasometria arterial (PH = 7,29; PaCO2 = 30 mmHg; PaO2 = 62 mmHg; HCO3 = 24 mmol/L e SaO2 = 91%).

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A insuficiência respiratória é classificada como do tipo II.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q797946 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito das indicações de recursos fisioterapêuticos para pacientes neurológicos e(ou) gerontológicos, julgue os seguintes itens. Nesse sentido, considere que a sigla AVC, sempre que utilizada, refere-se a acidente vascular cerebral. O uso de andador com quatro rodas está indicado para pacientes com Parkinson que apresentem alteração do padrão de marcha, já que esse modelo de aparelho permite deambulação com melhor relação entre energia e eficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q447856 | Direito Constitucional, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da seguridade social e do trabalho, julgue os itens subsequentes. É consenso entre os estudiosos da área que, no Brasil, a implementação da seguridade social -isto é, do sistema de proteção social - ocorreu conforme o que está disposto na Constituição Federal de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q800768 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Paciente do sexo masculino, de trinta e oito anos de idade, com obesidade mórbida, hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito, foi levado ao pronto atendimento com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico (TCE) depois de acidente automobilístico. Após o atendimento, o paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, sendo necessárias a intubação orotraqueal e a instalação da ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C VCV; FiO2 60%, PEEP 5 cmH2O; frequência respiratória de 16 irpm; VC 400 mL. Após o procedimento, foi realizado o exame de gasometria arterial com os seguintes dados: pH = 7,31; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 57 mmHg; HCO3 = 30 mmol/L; BE + 5 mmol/L; SpO2 90%; sinais vitais: FC 125 bpm; PA = 100 mmHg × 60 mmHg; temperatura corporal = 40 ºC.

A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

No caso descrito, recomenda-se aumentar a PEEP (positive end-expiratory pressure) e fazer o recrutamento alveolar, nas primeiras vinte e quatro horas de lesão, com o objetivo de melhorar a troca gasosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.