Questões de Concursos Música

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1Q1074213 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Música, Prefeitura de Bom Jardim PE, FACET Concursos, 2025

No pensamento estético de Theodor W. Adorno, a música moderna, especialmente na obra de Schoenberg, adquire papel de resistência crítica à racionalidade instrumental. Considerando os fundamentos dessa abordagem filosófica, qual alternativa expressa uma compreensão adequada da autonomia da obra de arte musical?
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2Q1071915 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2022

Carlos Gomes (1836-1896) foi um grande compositor brasileiro. O sucesso de sua primeira ópera A noite no castelo valeu o apoio do imperador Dom Pedro II, que lhe concedeu uma bolsa de estudos em Milão. Segundo Guérios (2003), a língua portuguesa, ainda o único elemento nacional presente nas óperas de Gomes, cedeu lugar ao italiano. A partir do lirismo italiano Carlos Gomes ira compor _______________ cuja temática se baseia no drama indígena e luso-brasileiro, a música era tipicamente italiana, com notória influência de Verdi.

Após análise, marque a opção que completa corretamente a lacuna acima:

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3Q1071916 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2022

Com o apoio do interventor, Villa-Lobos conseguiu pela primeira vez uma multidão para cantar e ouvir um programa que incluía a protofonia. A imprensa colaborou com o evento, divulgando locais e horários de ensaios de acordo com as diferentes vozes. Professores de música e regentes de coro corresponderam ao chamado para ensaiar o povo em diferentes teatros à noite. Uma firma cedeu dez pianos para ensaios, e a polícia colaborou com a organização do evento enviando dois mil militares. No dia 24 de maio de 1931, no Clube de Futebol São Bento, Villa-Lobos regeu um coro com o número estimado de quinze mil vozes. O impacto e o sucesso da apresentação certamente foram decisivos para que o compositor abandonasse seus planos de voltara Paris e se concentrasse em uma nova trajetória, que o levou a ocupar o posto de maior educador e disseminador da música de todos os tempos no Brasil. Uma das peças executadas por Villa-Lobos foi:
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4Q1075000 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Fonterrada (2008), ao abordar a música no período romântico, nos diz que “o fato de o período romântico considerar a música capaz de expressar conteúdos externos a ela não é uma idéia nova”. Assinale a alternativa que contempla para esta autora a real contribuição do romantismo na música.
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5Q1075001 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Vejamos o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quanto aos temas transversais: “são questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões.” O compositor e educador Murray Schafer (2001), que traz uma efetiva contribuição, com seu trabalho de ecologia acústica, nos diz que “em primeiro lugar, precisamos ensinar às pessoas como ouvir mais cuidadosa e criticamente a paisagem sonora; depois, precisamos solicitar sua ajuda para replanejá- la.” Assinale a alternativa que está de acordo com esta premissa de Schafer.
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6Q1075002 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Schafer(2001) nos diz que “o território básico dos estudos da paisagem sonora estará situado a meio caminho entre a ciência, a sociedade e as artes.” Assim, ele enumera três possibilidades de aprendizagem nestas esferas: “Com a acústica e a psico-acústica aprenderemos a respeito das propriedades físicas do som e do modo pelo qual este é interpretado pelo cérebro humano. Com a sociedade aprenderemos como o homem se comporta com os sons e de que maneira estes afetam e modificam o seu comportamento.” Assinale a alternativa que completa estes itens anteriores.
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7Q1075003 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

A educadora musical Nicole Jeandot (1993) relata que: “certa vez, numa classe de crianças de 2 a 4 anos, ao se colocarem à disposição delas pedaços de papel de vários tipos, uma menina de 2 anos, depois de manipulá-los, foi se sentar numa canto da sala levando uma cartolina, que ela revirava entre os dedos. A cadência regular produzia uma sucessão de sons repetidos, alternados por curtos momentos de silêncio. Eu a observei por algum tempo, e em seguida aproximei dela um tambor e duas baquetas. Qual não foi a minha surpresa ao ouvir a mesma cadência dos sons no tambor, produzida ainda com alternância de braços, o que é raro nessa idade! De fato, ela estava prestando atenção no som que realizava.” Assinale a alternativa que condiz com a visão da autora sobre alguns aspectos do processo a ser trabalhado com a criança na construção das linguagens musicais.
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8Q1075004 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz que ela “está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.” A autora cita três tipos de jogos que corresponderiam a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos de jogos.
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9Q1075005 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Fonterrada (2008) ao se referir a Emile-Jaques Dalcroze, nos apresenta duas preocupações que acompanharam este educador musical. A primeira diz respeito à “educação musical e a necessidade de sistematização das condutas, em que música, a escuta e o movimento corporal estivessem estreitamente ligados e interdependentes”. Sobre essa base, Dalcroze erigiu seu sistema de educação musical, conhecido como “Rythmique” em língua francesa. Assinale a alternativa que, conforme a autora, diz respeito a segunda preocupação de Emile-Jaaues Dalcroze.
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10Q1075006 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Ao tratar sobre os pressupostos do método do educador belga Edgar Willems, Fonterrada (2008) nos fala que “em sua proposta, Willems dedica-se a dois aspectos: o teórico, que engloba os elementos fundamentais da audição e da natureza humanas, e a correlação entre som e natureza humana, e o prático, em que organiza o material didático necessário à aplicação de suas idéias à educação musical.” Assinale a alternativa que contempla dois pressupostos do método deste educador, segundo a autora:
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11Q1075007 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Sobre Zoltán Kodály, Fonterrada (2008) diz que o objetivo do método desse educador húngaro é “ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto.” Assinale a alternativa que contém algumas das formas usadas na musicalização com este método.
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12Q1075008 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Martins, Picosque e Guerra (2010), ao se referirem à busca de uma aprendizagem significativa em arte, dizem que “muitas vezes o aprendiz ainda não viveu encontros felizes com a arte, talvez tenha dificuldades em explorar e comunicar idéias de pensamentos/sentimentos e pode ter aprendido apenas a seguir a lição de outros. Silenciado de seu próprio pensar/sentir, repetidor do pensamento de outro, esse aprendiz terá de ser envolvido na rede da linguagem da arte por outros caminhos.” Assinale a alternativa que aponta para o caminho que as autoras se referem.
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13Q1075009 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Conforme Ferraz e Fusari (1999), “as atividades lúdicas são (...) indispensáveis à criança para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o exercício e o desenvolvimento de alguns importantes aspectos nesta fase”. Assinale a alternativa que contempla estes aspectos, conforme a visão das autoras.
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14Q1075010 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Música, SEAP DF, IBFC

Ferraz e Fusari (1999) nos dizem que “brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamentos a respeito do mundo, das coisas e das pessoas com as quais convive. Por isso, quanto mais intensa e variável for a brincadeira e o jogo, mais elementos oferecem para o desenvolvimento que está em questão”. Assinale a alternativa que corresponde aos dois aspectos que, conforme as autoras, serão desenvolvidos como consequência.
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15Q1075011 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Música, SEAD RN, IDECAN

Segundo Marilena Chauí, em seu livro Convite à Filosofia (2008), a disciplina denominada ética nasce quando se passa a indagar o que são, de onde vêm e o que valem os costumes, ou seja, nasce quando também se busca compreender o caráter de cada pessoa. Considerando um ambiente de trabalho, muitos processos ético‐disciplinares são esperados do profissional. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma conduta ética coerente num grupo de trabalho.
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16Q680045 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Analise o que se afirma sobre a unidade de tempo e a unidade de compasso.

I. A unidade de tempo é a figura que vale um tempo e a unidade de compasso preenche todo o compasso.

II. A unidade de compasso preenche um tempo e a unidade de tempo preenche o compasso.

III.A semínima é a unidade de tempo dos compassos quaternário simples, ternário simples e binário simples.

IV.A unidade de compasso do 6/4 (seis por quatro) é a semibreve pontuada.

V. A unidade de tempo dos compassos binário composto, ternário composto e quaternário composto é a semicolcheia.

Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

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17Q680046 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

É CORRETO conceituar “andamento” como o movimento
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18Q680047 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Marque a alternativa que apresenta o conceito CORRETO da dinâmica e de seus símbolos.
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19Q680048 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Quais tonalidades são consideradas vizinhas diretas da Tonalidade de Fá Maior?
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20Q680049 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Quanto a síncope e contratempo, marque a alternativa CORRETA.
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