Questões de Concursos: Nefrologia R3

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Nefrologia R3. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q997842 | Medicina, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com síndrome nefrítica-nefrótica e em uso de enalapril e dapaglifosina. A biópsia renal mostrou: nefropatia por IgA MEST = 2, C = 0.

Essa paciente apresenta indicação de iniciar tratamento com:

2 Q997844 | Medicina, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

Paciente hipertenso e em uso de hidralazina e atenolol há 10 anos. Na consulta apresentava bom estado geral e queixas de dor lombar inespecífica. A tomografia computadorizada mostrava: hidronefrose bilateral, presença de massa retroperitoneal confluente, com atenuação homogênea semelhante ao músculo, que envolve a aorta e veia cava e causa desvio medial dos ureteres, sem adenomegalias.

O diagnóstico provável é:

3 Q997809 | Medicina, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

Paciente masculino de 60 anos apresenta injúria renal aguda (IRA), associada a mieloma múltiplo (MM).
Para investigar a etiologia da IRA, é necessário considerar que:

4 Q997815 | Medicina, Nefrologia, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

Pacientes com DRC em tratamento por hemodiálise ambulatorial podem apresentar hipertensão intradialítica. Na prescrição do anti-hipertensivo para pacientes em HD, o nefrologista deve considerar o fato de o fármaco ser ou não dialisável, com vistas a garantir níveis sanguíneos e teciduais adequados do medicamento.

Nesse sentido, deve-se ter em mente que o seguinte medicamento antihipertensivo é dialisável:

5 Q997823 | Medicina, Nefrologia, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

As clínicas de hemodiálise ambulatorial recebem pacientes portadores de hepatite B, hepatite C e HIV para tratamento de DRC em condições especiais.

O reúso de dialisadores e linhas venosas nesses pacientes segue os seguintes critérios:

6 Q997810 | Medicina, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 55 anos, portadora de DRC estágio 5D, há 30 dias confeccionou fístula arteriovenosa em membro superior esquerdo através de anastomose de veia basílica do antebraço com a artéria ulnar. Após avaliar clinicamente o frêmito e a patência da veia, a existência de fluxo de saída, a capacidade de dilatação venosa com torniquete e a espessura da parede, os seguintes parâmetros do doppler vascular da FAV indicam viabilidade da punção para realização de hemodiálise:

7 Q997811 | Medicina, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

A principal causa de insuficiência renal nos pacientes tratados com diálise peritoneal é a glomeruloesclerose diabética. Nesses casos, tais pacientes podem necessitar de insulina para o combate glicêmico.

Sobre a administração de insulina, é correto afirmar que:

8 Q997816 | Medicina, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

Como parte da prescrição do tratamento conservador dos pacientes adultos com DRC estável em estágios G3, G4 e G5 que não contam com suplementação com aminoácidos essenciais ou análogos de cetoácidos, a orientação sobre a quantidade de proteína recomentada na dieta inclui:

9 Q997819 | Medicina, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

Dentre os diferentes métodos de depuração extracorpórea disponíveis para tratamento da doença renal crônica, a hemodiafiltração (HDF) pode ser utilizada. Esse método, além de depurar moléculas pequenas, aumenta a remoção de moléculas de tamanho médio e grande, na medida em que:

10 Q997820 | Medicina, Nefrologia, Nefrologia R3, EBSERH, FGV, 2024

A doença de Von Hippel-Lindau (VHL) é uma síndrome hereditária autossômica dominante causada por variantes patogênicas da linha germinativa no gene VHL. Dentre as manifestações sistêmicas dos pacientes com doença VHL, estão múltiplos cistos renais e tumores renais.

A presença do gene VHL NÃO pode ser associada à manifestação patológica de:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.