Questões de Concursos Neurofisiologia Clínica

Resolva questões de Neurofisiologia Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1024793 | Medicina, Endocrinologia, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 67 anos com histórico de diabetes tipo 2 e hipertensão vem apresentando episódios recorrentes de tontura e fraqueza. Após exames, o médico identifica uma possível neuropatia autonômica como complicação da diabetes.
Para investigar mais a fundo e confirmar o diagnóstico de neuropatia autonômica, o médico deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q998515 | Medicina, Pneumologia, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 60 anos, com história de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), realiza um teste cardiopulmonar para avaliação da capacidade de exercício. O primeiro limiar ventilatório (LV1) foi atingido com um consumo de oxigênio (VO2) de 6 mL/kg/min, que corresponde a apenas 30% do valor previsto para o VO2 de pico.
Esse achado se refere a uma característica muito importante no metabolismo, qual seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q998516 | Medicina, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 40 anos com diagnóstico de neuropatia periférica apresenta dor crônica e debilidade muscular nas extremidades inferiores. O médico especialista em reabilitação considera diversas técnicas para otimizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Uma conduta adequada nesse caso consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q998521 | Medicina, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos com história de doença arterial periférica apresenta claudicação intermitente, apesar de estar em tratamento medicamentoso pleno. Devido a um alto risco operatório, o angiologista avalia a necessidade de melhorar a circulação sanguínea nas pernas para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente sem recorrer a cirurgia.
A intervenção mais apropriada para integrar o plano de tratamento desse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q998519 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade na Gestão Hospitalar, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

O gestor de uma clínica de reabilitação está desenvolvendo estratégias para melhorar a entrega de serviços tanto no contexto público quanto no contexto privado. Ele considera a importância de implementar um sistema de gestão integrado que promova a eficiência e a qualidade do atendimento aos pacientes.
Dentre as abordagens a seguir, aquele que se mostra mais apropriada para otimizar o gerenciamento dos processos de reabilitação nessa clínica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1024794 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 30 anos, atleta de maratona, apresenta lesão no tendão de calcâneo que limita significativamente seu treinamento e desempenho. Após avaliação inicial, o médico do esporte considera diferentes abordagens para acelerar a recuperação e prevenir futuras lesões.
Dentre as intervenções abaixo, a mais apropriada para tratar a lesão no tendão de calcâneo da paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005642 | Medicina, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

As fístulas arteriovenosas intradurais dorsais são malformações vasculares espinais caracterizadas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q998522 | Medicina, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos chega à consulta relatando fraqueza muscular progressiva nas mãos e nos pés, que se estendeu para os braços e pernas ao longo dos últimos meses. Além disso, ele menciona sentir formigamentos e ocasionalmente choques elétricos que se irradiam pelos membros. O paciente não apresenta dor significativa, mas a fraqueza tem impactado suas atividades diárias, como segurar objetos e caminhar. Não há histórico familiar relevante para doenças neuromusculares. O neurologista decide realizar uma eletroneuromiografia (ENM) para investigar a condição neurológica do paciente.
Com base nos sintomas relatados, o achado mais esperado na ENM desse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1005634 | Medicina, Genética Médica, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Paciente feminina de 18 anos é levada ao neurologista com quadro de curso progressivo há 2 anos, de desequilíbrio de marcha e incoordenação motora apendicular, dificultando as atividades de vida diária. Ao exame são identificados nistagmo às miradas horizontais, disartria, dismetria nos quatro membros, arreflexia profunda, reflexo cutâneo-plantar em extensão bilateral e apalestesia distal em membros inferiores. Diagnóstico prévio de escoliose, sem outras comorbidades. Não há história familiar. Os pais são primos.
Uma causa genética foi aventada e confirmada com o seguinte exame:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1005637 | Medicina, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 28 anos procura atendimento na neurologia por estar com dor ocular intensa e visão dupla há três dias, que evoluiu para ptose palpebral à direita. O exame demonstra paralisia dos movimentos oculares (medial, superior, inferior) e anisocoria com pupila midriática à direita. Relata crises de enxaqueca desde a adolescência e dois episódios de dor ocular com ptose palpebral nos últimos dois anos. No último episódio, realizou TC de crânio (normal) e angiografia cerebral (normal). O neurologista indicou um determinado medicamento. Uma semana após iniciá-lo, a paciente estava assintomática e seu exame neurológico estava normal.
O medicamento prescrito foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.