Questões de Concursos Nível I

Resolva questões de Nível I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1027926 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos com Dados, Nível I, Prefeitura de Goiabeira MG, Máxima, 2025

João, Tamires, Otávio e Cecília estão lendo o mesmo livro. João lê uma página a cada 3 minutos, Tamires lê uma página a cada 4 minutos, Otávio lê uma página a cada 8 minutos e Cecília lê uma página a cada 9 minutos.
Para terminar o livro, cada um deles deve ler a seguinte quantidade de páginas:

João: 15 páginas
Tamires: 9 páginas
Otávio: 6 páginas
Cecília: 5 páginas

Qual deles será o último a terminar o livro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q897580 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

De acordo com Freire (1970), o processo de ensino-aprendizagem deve ser caracterizado por um diálogo crítico entre educador e educando. Qual das alternativas a seguir melhor representa essa abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q897581 | Pedagogia, PCN's, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Leia o fragmento de texto a seguir.

Os ______________________________ são documentos orientadores que estabelecem diretrizes e referências para a elaboração dos currículos nas escolas brasileiras, garantindo uma educação de qualidade e estabelecendo conteúdos e métodos a serem abordados nas diferentes etapas de ensino.
Qual o nome do documento que preenche corretamente a lacuna do fragmento de texto acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q897582 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

A relação entre professor, aluno e conhecimento é fundamental para o processo educativo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve essa dinâmica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q897583 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.

I- A interdisciplinaridade surge da necessidade de responder à fragmentação das disciplinas, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, de forma a trabalhar o saber de maneira integrada.
II- O trabalho interdisciplinar só é viável a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É com base nelas que se constrói a investigação de problemas que exigem a relação entre diversos conceitos, superando a fragmentação das estruturas curriculares.
III- Os projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q897584 | Pedagogia, Legislação da Educação, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma estratégia fundamental dentro da Política Nacional de Educação Inclusiva, voltada para garantir o acesso e a permanência de estudantes com necessidades educacionais especiais na escola regular. Sobre o AEE, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O AEE deve ser oferecido apenas em instituições de educação especial, sem vínculo com as escolas regulares.
( ) O atendimento deve ser realizado por profissionais capacitados, que utilizem metodologias e recursos adequados às necessidades dos alunos.
( ) O objetivo do AEE é promover a inclusão social e escolar dos alunos com deficiência, garantindo a igualdade de oportunidades.
( ) O AEE deve ser uma prática isolada, sem a necessidade de articulação com os professores da turma regular.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q331267 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

De um grupo de 5 homens e 3 mulheres será formada uma comissão de 5 pessoas e, nessa comissão, deverá haver pelo menos uma mulher. Nessa situação, julgue os itens seguintes.

Caso a comissão deva ter mais homens que mulheres, a quantidade de maneiras distintas de se formar a comissão será igual a 48.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q333827 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Em determinado órgão, o recadastramento de 1.600 servidores será feito em, exatamente, 8 horas. Na equipe responsável pelo recadastramento, os membros são igualmente eficientes e cada um deles leva três minutos para recadastrar um servidor. Julgue os itens a seguir, acerca dessa equipe.

Para recadastrar 520 servidores, 8 membros da equipe demorarão 3 horas e 15 minutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q393226 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

A respeito de licitações, contratos e compras na administração pública, julgue os itens que se subseguem.

O município que deseje celebrar contrato para realização da festa de aniversário da cidade deverá licitar, entre possíveis interessados, a promoção do evento, inclusive para contratar profissional ligado ao setor artístico.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q375569 | Administração Pública, Novas formas de gestão de serviços públicos, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Considerando que, para reduzir problemas na execução de um programa ou projeto, o Estado pode realizar parcerias para a sua consecução, julgue os itens subsequentes.

Ao elaborar um plano de trabalho com o objetivo de firmar um convênio, o responsável pelo trabalho deve apresentar em seu documento a justificativa para a celebração do instrumento e a descrição básica do objeto a ser executado.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q404498 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

A respeito de licitações, contratos e compras na administração pública, julgue os itens que se subseguem.

Na aquisição de software pela administração pública, deflagrada mediante o procedimento licitatório do pregão, verifica-se primeiro a classificação das propostas, seguida da fase de lances, para, em momento posterior, proceder-se à análise das condições de habilitação do licitante, em verdadeira inversão de fases.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q398359 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

A respeito de licitações, contratos e compras na administração pública, julgue os itens que se subseguem.

Considere a seguinte situação hipotética. O MPS promoveu licitação para a contratação de serviços terceirizados de limpeza e conservação. A empresa X venceu, ficando a empresa Y em segundo lugar. Seis meses depois de vigência do respectivo contrato, o MPS rescindiu o contrato com a empresa X por inexecução parcial do serviço. Nessa situação hipotética, poderá a União, por intermédio do MPS, contratar diretamente a segunda colocada, empresa Y, desde que observadas as condições oferecidas pela empresa X, dispensando-se o procedimento licitatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q443676 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Regime Jurídico Único (RJU) e a Consolidação de Leis do Trabalho (CLT), julgue os itens subsequentes.

A Constituição Federal de 1988 (CF) estabelece um mínimo de 50% a ser pago acima do valor da hora normal no caso de hora extra.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q715292 | Arqueologia, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

O termo recolhimento é utilizado quando documentos são destinados ao arquivo intermediário. Uma das grandes vantagens desse processo é a otimização de espaço nos órgãos públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q337955 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

As quantidades de empregados de três empresas são números positivos distintos que satisfazem, simultaneamente, às inequações x2 - 5x + 4 > 0 e 2x - 16 < 0. Nesse caso, é correto afirmar que

as três empresas têm, juntas, 18 empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q393770 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Regime Jurídico Único (RJU) e a Consolidação de Leis do Trabalho (CLT), julgue os itens subsequentes.

A ação de ressarcimento ao erário é imprescritível e a obrigação de reparar-lhe os danos se estende aos herdeiros até o valor da herança recebida.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q431918 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

A cidadania não parte de um modelo piramidal, imposto pelo Estado, mas de um aprendizado constante de respeito ao próximo. Acerca desse tema e de aspectos diversos relacionados à CF, julgue os seguintes itens.

Os movimentos sociais que lutam pela acessibilidade buscam defender o direito constitucional de ir e vir do cidadão.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q335920 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Em determinado órgão, o recadastramento de 1.600 servidores será feito em, exatamente, 8 horas. Na equipe responsável pelo recadastramento, os membros são igualmente eficientes e cada um deles leva três minutos para recadastrar um servidor. Julgue os itens a seguir, acerca dessa equipe.

Em 2 horas e 24 minutos, 5 membros da equipe recadastrarão 15% dos servidores.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q337457 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

A partir das funções f(x) = x2  - 2x - 3 e g(x) = m(x - 1), em que a variável x e a constante m são reais, julgue os itens subsequentes, a respeito de seus gráficos em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy.

Se m = 3, então os gráficos dessas funções se interceptam em pontos cujas abscissas são números racionais não inteiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q558395 | Informática, Outros, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Microsoft Office 2003 e BROffice.org 3.2.

Para exibir um slide mestre no Microsoft PowerPoint ou no BR Office.org Impress, deve-se clicar, sucessivamente, o menu Exibir, a opção Mestre e a subopção Slide Mestre.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.