Questões de Concursos Nutrição Parenteral e Enteral

Resolva questões de Nutrição Parenteral e Enteral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1005693 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 67 anos é diagnosticada com hérnia femoral em região inguinal esquerda durante ultrassonografia ginecológica. A paciente nega sintomas limitantes e nunca notou nenhum abaulamento no local. Ela tem um bom estado geral e trata apenas uma hipertensão leve.
Dado esse quadro clínico, deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1005694 | Medicina, Oncologia, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 52 anos queixa-se de plenitude pós-prandial e inapetência associadas a epigastralgia há 3 meses, refratária ao uso de inibidores de bomba de prótons. Na endoscopia, observa-se uma lesão em fundo gástrico de aproximadamente 6 cm, sem expressão mucosa. A tomografia demostra que a lesão é exofítica e confinada à parede gástrica, sem invasão de órgãos adjacentes. Com base na principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1005695 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 25 anos, proveniente de Pernambuco, procura o gastroenterologista devido a hemorragia digestiva alta (HDA). Na EDA, verifica-se a presença de varizes de esôfago de médio e grosso calibres; no exame físico, constata-se a presença de esplenomegalia e plaquetopenia.
No caso de diagnóstico de hipertensão porta por esquistossomose mansônica, está será classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1005696 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Paciente jovem soropositivo para os vírus HBV (HBsAg reativo, HBeAg) e HIV apresenta manifestações extra-hepáticas do vírus da hepatite B.
NÃO é considerada manifestação extra-hepática do HBV a seguinte condição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1005697 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Jovem de 17 anos procura a unidade básica de saúde por causa de icterícia, colúria e fadiga. Apresenta transaminases superiores a 2000, bilirrubina total de 10 mg/dl e história epidemiológica de contato sexual não protegido recente, embora em uso de PREP com o emprego de lamivudina e emtricitabine.
O tipo de hepatite de que se suspeita e seu período de incubação são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1005698 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com histórico de hemotransfusão no passado procura a unidade básica de saúde e realiza teste rápido para HBV e HCV, sendo o anti-HCV reativo. Encaminhado para serviço especializado em hepatologia, realiza pesquisa de carga viral para o HCV-RNA e genotipagem, com títulos elevados superiores a 1.000.000 UI/ml e genótipo 1. O estadiamento da doença confirma a presença de fibrose avançada com grau 3 (fibrose F3).
No tratamento atual da hepatite crônica pelo vírus C da hepatite, recomenda-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005700 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 40 anos queixa-se de uma sede persistente que se iniciou há 3 semanas. Ele tem ingerido muita água e tem ido ao banheiro aproximadamente 6 vezes por noite. Perdeu cerca de 3 kg nas últimas semanas e iniciou um tratamento com lítio por doença bipolar. Encontra-se hemodinamicamente estável. Seus exames de laboratório indicam:
• sódio sérico: 149 mEq/L • osmolaridade urinária: 120mOsm/kg
O diagnóstico mais provável para esse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1005702 | Nutrição, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Pacientes submetidos a cirurgia de bypass gástrico com Y de Roux apresentam deficiências precoces e tardias de macro e micronutrientes.
A afirmativa que explica corretamente as deficiências pós-cirurgias de bypass gástrico com Y de Roux é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1005705 | Nutrição, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Pacientes cirúrgicos, no pré-operatório, por vezes necessitam de nutrição parenteral para preparo nutricional, principalmente quando se trata de desnutridos graves.
Têm indicação de início de nutrição parenteral (exclusiva ou não) no pré-operatório os pacientes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1005706 | Nutrição, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

A nutrição parenteral em pacientes cirúrgicos pode ser feita, no que tange ao acesso venoso, tanto por via central quanto por via periférica. Há algumas diferenças e necessidades importantes para a escolha de uma ou outra via.
Em relação à escolha do acesso para nutrição parenteral em pacientes cirúrgicos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1005707 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Homem com DPOC por tabagismo, 57 anos, desenvolve pneumonia comunitária que evolui para insuficiência respiratória e necessidade de intubação e ventilação mecânica. Conversando com a família, o médico consegue calcular o Nutritional Risk Score (NRS) do paciente, que é de 5. Paciente está estável hemodinamicamente no CTI, com noradrenalina em dose baixa, diurese presente e acoplado ao ventilador.
O diagnóstico nutricional e o plano terapêutico inicial para esse paciente são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1005711 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente, de 69 anos foi internada por desorientação e sonolência iniciados 5 dias antes da internação. O quadro foi precedido por anorexia, náusea, aumento da diurese e constipação 2 meses antes. Encontrava-se com mucosas secas, porém estável hemodinamicamente. O exame laboratorial não revelou indícios de infecção. No entanto, havia elevação discreta de escórias nitrogenadas e hipercalcemia corrigida de 17 mg/dl (normal: 8 a 10 mg/dl).
No que se refere às manifestações clínicas e ao tratamento do caso acima, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q998600 | Patologia, Patologia Clínica, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Sabe-se que a inflamação é uma resposta protetora para que possamos nos livrar de agentes lesivos, remover células necrosadas e reparar tecidos lesados.
A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS) está associada a um conjunto de sinais e sintomas resultantes de um complexo mecanismo de defesa imunológico, endócrino e metabólico, que é desencadeado primariamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q998601 | Nutrição, Bioquímica, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

O estado nutricional do paciente é fundamental para o prognóstico do tratamento cirúrgico. Assim, a reposição de vitaminas faz-se necessária para o bom prognóstico. As características funcionais de ser antioxidante, proteger contra os danos de radicais livres, atuar na ligação cruzada de colágeno, participar da hidroxilação da lisina e da prolina durante a formação de colágeno, desempenhar funções antibacterianas mediadas pelo sistema imune dos leucócitos e ser importante na replicação de DNA e RNA e na função de linfócitos, são próprias da vitamina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q998602 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

A chamada disfagia lusória é causada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q998603 | Medicina, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente submetido a esofagectomia Ivor Lewis apresenta febre após 36 horas da cirurgia. Considerando que o paciente foi extubado e seus catéteres foram instalados no momento da operação, tem-se como causa mais provável da febre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q998604 | Medicina, Oncologia, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos, com história de etilismo e tabagismo prévios, se apresenta com disfagia progressiva para sólidos e perda ponderal de 5 kg nos últimos 30 dias. Tem história prévia de refluxo e uso crônico de inibidor de bomba de prótons há 12 anos. Na endoscopia, observou-se epitélio alaranjado que media 5 cm circunferencialmente e linguetas de 7 cm. Presença de hérnia de hiato por deslizamento de aproximadamente 3 cm e uma lesão parcialmente estenosante, polipoide ulcerada, que se estende proximal à junção esôfagogástrica (JEG) de 1 cm a 4 cm, sem impedir a progressão do aparelho. A biópsia mostra adenocarcinoma moderadamente diferenciado em epitélio colunar com células caliciformes.
Após o estadiamento da lesão cT3cN0, a cirurgia de escolha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.