Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032192 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Os adesivos dentinários revolucionaram a odontologia, pois permitiram restaurações estéticas mais duradouras e funcionais com margens em dentina. Por atuarem em um tecido mineralizado com conteúdo relativamente alto de matéria orgânica, os sistemas adesivos precisaram de algumas gerações de materiais para alcançar a adesividade mais próxima do ideal nesse substrato.

Sobre a composição dos adesivos dentinários autocondicionantes, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1032193 | Odontologia, Periodontia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um paciente de 40 anos comparece ao consultório com queixa de dor moderada e difusa e inchaço, relacionados ao elemento 36. Ao exame clínico, notaram-se boas condições de saúde bucal; porém, esse elemento apresentava extensa restauração metálica fundida com presença de tumefação na gengiva ao seu redor. Ao ser sondada, a região apresentou bolsa profunda e supuração na região distovestibular. A radiografia do elemento evidenciou tratamento endodôntico satisfatório, presença de pino metálico e restauração indireta com bom contorno cervical. No entanto, havia uma significativa área de perda óssea vertical na raiz distal, em associação com o segmento apical do pino, sugerindo fratura da raiz.

A condição clínica aguda apresentada pelo paciente refere-se a um abscesso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1032194 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um adolescente de 14 anos comparece ao consultório para consulta de revisão. O cirurgião-dentista percebe, após o exame clínico, que os segundos molares permanentes já se encontram completamente irrompidos, com exceção do elemento 37. A análise da radiografia panorâmica evidenciou uma lesão localizada acima da coroa do segundo molar permanente não irrompido. A lesão apresentava bordas bem definidas e conteúdo radiopaco contendo uma massa irregular de tecido calcificado.

A imagem radiográfica da lesão sugere um provável caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1032195 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A estomatite urêmica é caracterizada inicialmente por queimação e vermelhidão da mucosa, coberta com exsudato cinza para, posteriormente, evoluir para franca ulceração. Placas brancas chamadas de geadas urêmicas, causadas por deposição de cristais de ureia, podem ser observadas na mucosa oral. Tendências hemorrágicas estão evidentes, com petéquias e equimoses na mucosa labial e jugal, palato mole e margens da língua, assim como sangramento gengival.

Essa condição pode ser encontrada em casos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1032196 | Odontologia, Endodontia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A histopatologia clássica da lesão de cárie em esmalte na superfície proximal baseia-se na mancha branca localizada abaixo do ponto de contato. A lesão apresenta-se triangular em cortes histológicos realizados no longo eixo do dente e passando pela parte central da lesão, com sua base voltada para a superfície do esmalte e ápice em direção à polpa dentária.

Esse aspecto é explicado pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1032197 | Odontologia, Disfunção Temporomandibular Dtm, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Embora a administração sistêmica de antibióticos em um paciente saudável venha se tornando cada vez mais restrita, é esperado que o ligamento periodontal de um dente avulsionado esteja contaminado por bactérias da cavidade oral, do meio de armazenamento ou do ambiente em que a avulsão ocorreu. Portanto, o uso de antibióticos sistêmicos, após avulsão e reimplante dentário, tem sido recomendado para prevenir reações relacionadas à infecção e diminuir a ocorrência de reabsorção radicular inflamatória.

Para o caso de um paciente de 15 anos de idade, sem histórico de alergias, que sofreu avulsão e reimplante imediato do elemento 21, o antibiótico mais indicado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1032198 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um paciente de 8 anos de idade é levado ao consultório pelo seu responsável para um exame odontológico de rotina, sem queixas principais específicas. Ao exame clínico, notou-se uma dentição mista hígida, com incisivos superiores e inferiores irrompidos, e primeiros molares permanentes em relação de topo a topo. No entanto, percebeu-se a esfoliação precoce do elemento 73, provavelmente em decorrência de discrepâncias de tamanho dentário e erupção ectópica do elemento 32.

Algumas consequências da perda precoce de um canino decíduo no desenvolvimento da oclusão durante a dentição mista são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1032199 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Laminados cerâmicos delgados são restaurações estéticas aditivas e minimamente invasivas que objetivam proporcionar pequenas mudanças de forma e alinhamento do sorriso, sendo indicadas, porém, somente para dentes que não apresentem significativas alterações de cor. As cerâmicas indicadas para esse tipo de restauração devem ser translúcidas, apresentando reflexão de luz próxima à estrutura dental, e passíveis de condicionamento com ácido fluorídrico em sua superfície interna antes da cimentação.

A cerâmica resistente ao condicionamento com ácido fluorídrico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1032200 | Odontologia, Cariologia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Durante a reabilitação com coroa total em um dente tratado endodonticamente, se a restauração é cimentada em uma preparação com efeito férula ideal, a coroa e a raiz funcionam como uma unidade integrada e as forças oclusais são transmitidas de maneira fisiologicamente normal para o periodonto.

A área do dente que corresponde ao efeito férula localiza-se na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1032201 | Odontologia, Traumatismos Dentários, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A técnica de compactação lateral de guta-percha é considerada padrão-ouro para obturação dos canais radiculares. Porém, a complicada morfologia dos canais, irregularidades anatômicas, curvaturas, atresias e ramificações, aliadas ao pequeno escoamento da guta-percha comparativamente aos cimentos, podem dificultar a obturação tridimensional. Dessa maneira, a técnica de compactação de guta-percha termoplastificada também tem sido recomendada, buscando um selamento resistente à penetração de fluidos e de microrganismos no sistema de canais radiculares.

Sobre a técnica de compactação de guta-percha termoplastificada, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1032202 | Odontologia, Disfunção Temporomandibular Dtm, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Em uma articulação temporomandibular normal, o disco encontra-se interposto entre o côndilo e a fossa glenóidea. No entanto, em algumas situações de anormalidade, o disco não se encontra exatamente entre as superfícies articulares, mas sim em uma posição anterior a elas. Em uma situação em que o disco não retorna à sua posição fisiológica sobre a cabeça do côndilo e abaixo da fossa articular durante o movimento de abertura e fechamento da boca, todo o deslocamento do côndilo se dá sobre o tecido conjuntivo dos ligamentos retrodiscais. Isso resulta em um movimento incompleto, limitado e alterado, podendo ser acompanhado de sintomatologia dolorosa.

O distúrbio temporomandibular reportado acima corresponde ao deslocamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1032203 | Odontologia, Dentística, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Convencionalmente, uma restauração de compósito é construída em incrementos, polimerizados sequencialmente, pois a profundidade limitada de polimerização dos compósitos odontológicos convencionais (geralmente não superior a 2 ou 2,5 mm) assim exige.

Correspondem a uma classificação de compósitos restauradores que apresentam, como uma de suas vantagens, maior profundidade de polimerização, os compósitos do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1032204 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Foi demonstrado que indivíduos fumantes apresentam maior perda óssea, maior perda de inserção e bolsas periodontais mais profundas do que indivíduos não fumantes. O aumento da prevalência e gravidade da destruição periodontal associada ao tabagismo sugere que as interações entre o hospedeiro e as bactérias vistas normalmente na periodontite crônica são alteradas, resultando em maior destruição periodontal.

Corresponde a uma evidência da associação positiva entre o tabagismo e a severidade da doença periodontal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1032205 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Traumatismos dentoalveolares severos, como luxações ou avulsões, frequentemente levam a necrose pulpar isquêmica e, assim, microrganismos podem alcançar o canal radicular, através de microfraturas do esmalte ou de túbulos dentinários expostos pela perda de cemento ocasionada pelo trauma, estabelecendo um processo infeccioso endodôntico.

Os produtos tóxicos autolíticos pulpares ou microbianos e toxinas do canal radicular podem alcançar os tecidos periodontais e provocar uma resposta inflamatória que resulta frequentemente em reabsorção radicular.

A descrição trata de uma reabsorção externa do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1032206 | Odontologia, Odontopediatria, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A mucosite oral pode ocorrer como consequência de um quadro inflamatório decorrente dos efeitos citotóxicos oriundos de quimioterapia e/ou radioterapia, cuja evolução para ulcerações pode acarretar alta morbidade ao paciente. A terapia com laser de baixa potência tem se destacado nos últimos anos como uma opção na prevenção e tratamento da mucosite oral, principalmente em função de suas propriedades de estímulo ao reparo tecidual, sem acarretar efeitos colaterais significativos.

Sobre os efeitos do laser de baixa potência na mucosite oral associados à quimioterapia, a maior eficácia da terapia ocorre quando as lesões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1032207 | Odontologia, Endodontia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Em maio de 2021, a Associação Americana do Coração atualizou as recomendações de 2007 sobre profilaxia antibiótica antes de procedimentos odontológicos para prevenção de endocardite infecciosa. Foram mantidas as indicações para pacientes portadores de válvulas cardíacas protéticas, com histórico prévio de endocardite, que sofreram transplante cardíaco com função anormal de válvula cardíaca e alguns casos de doença cardíaca congênita cianótica.

Em um paciente que necessite de profilaxia antibiótica antes de um procedimento odontológico e que seja alérgico a penicilinas, a opção antibiótica para administração via oral é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1008161 | Odontologia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

sintomas de disfunção temporomandibular. Ao exame clínico, notou-se que, partindo da posição mandibular de repouso com espaço funcional livre, se as arcadas eram ocluídas, um único contato dentário não permitia que todo o arco ocluísse em máxima intercuspidação, e nesse momento a mandíbula era desviada até que ela fosse obtida.

Com esse paciente na posição de máxima intercuspidação, infere-se que existe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1008162 | Odontologia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

O líquen plano é uma doença inflamatória mucocutânea de evolução crônica, relativamente comum na cavidade bucal, representando quase 10% de todas as lesões brancas da mucosa bucal. Clinicamente, distinguem-se as formas típicas e atípicas, sendo que a forma atípica pode estar presente em uma forma ulcerada e bolhosa. As lesões podem envolver várias áreas da cavidade bucal, especialmente a gengiva, língua (borda lateral) e mucosa jugal.

A prescrição para o tratamento sintomático das lesões ulceradas e bolhosas de líquen plano atípico envolve o uso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1008163 | Odontologia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A avaliação de necessidades de saúde reúne e analisa informações para subsidiar o planejamento dos serviços de assistência, sendo empregada para garantir o uso dos recursos disponíveis de maneira mais eficiente e eficaz.
A abordagem sócio-odontológica para avaliação das necessidades de saúde tem como um dos fundamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1008164 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A reação de presa do cimento de ionômero de vidro ocorre em três fases: a fase de deslocamento de íons, a fase de formação da matriz de hidrogel e a fase de gel de polissais. Durante a primeira fase, onde ocorre a aglutinação do pó e do líquido, a fase aquosa do ácido umedece a camada externa das partículas de vidro do pó e se repete quando o material é inserido na cavidade, ocorrendo, desta vez, entre a fase aquosa do ácido e as paredes cavitárias.
O resultado da reação, quando o cimento entra em contato com o tecido dentário, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.