Questões de Concursos: OdontologiaDentística

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: OdontologiaDentística. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q973431 | Odontologia, Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação a resinas compostas, suas formas de apresentação e suas aplicações clínicas, julgue o item subsequente.

Restaurações de menor dimensão em relação à largura intercuspídea apresentam vida média maior quando comparadas com as restaurações de maior dimensão.

2 Q973475 | Odontologia, Preparo Cavitário, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Acerca de restaurações diretas e indiretas, julgue o próximo item.

Em restaurações cerâmicas indiretas a resistência à fratura pode ser aumentada pela força de adesão de cimentos resinosos com o substrato dentário, e pelo arredondamento dos ângulos internos do preparo cavitário.

3 Q973481 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue o item subsequente.

Apesar de não ser o único microrganismo presente na cavidade bucal que participa do desenvolvimento da lesão de cárie, a presença do Streptococcus mutans na placa dentária determina o alto grau de susceptibilidade do indivíduo à cárie.

4 Q973427 | Odontologia, Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) têm ampla utilização na odontologia devido às suas propriedades químicas e biológicas. Acerca desses cimentos e sua utilização na odontologia, julgue o item a seguir. O CIV é amplamente utilizado como base cavitária ou núcleo de preenchimento, pois sua expansão de presa possibilita que a adesão seja mais efetiva ao dente.

6 Q973480 | Odontologia, Prevenção e Controle da Doença, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue o item subsequente.

A lesão inicial da cárie pode ser considerada de natureza essencialmente química, pois se inicia pela ação desmineralizante de ácidos orgânicos, principalmente ácido láctico, sobre a camada superficial do esmalte dental, cujo complexo mineral de cálcio e fosfato torna-se mais susceptível aos ácidos por apresentar impurezas como carbonatos.

7 Q973428 | Odontologia, Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) têm ampla utilização na odontologia devido às suas propriedades químicas e biológicas. Acerca desses cimentos e sua utilização na odontologia, julgue o item a seguir.

A baixa sensibilidade à umidade é uma característica dos CIV que facilita a técnica operatória, mesmo com a utilização de CIV modificados por resina.

8 Q973433 | Odontologia, Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação a resinas compostas, suas formas de apresentação e suas aplicações clínicas, julgue o item subsequente.

Os preparos cavitários, realizados para utilizar a resina composta, em nada diferem dos preparos realizados para utilizar a amálgama dental.

9 Q973437 | Odontologia, Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

As restaurações de amálgama são utilizadas há mais de cento e cinquenta anos em todo o mundo. Mesmo havendo diversas opiniões contrárias a respeito de sua utilização, a literatura científica relata que seu uso é seguro, exceto em pacientes que apresentam alergia a mercúrio. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

O amálgama dental é composto por uma liga metálica com predominância de prata estanho e mercúrio puro, os quais são misturados no momento da execução da restauração. O procedimento de mistura é denominado tecnicamente como trituração.

10 Q973447 | Odontologia, Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de vinte e cinco anos de idade procurou tratamento odontológico apresentando o seguinte quadro clínico: fratura de onlay cerâmico no dente 36; desgaste na face oclusal dos dentes 37, 46 e 47 com aspecto de faceta ativa vítrea; e desgaste nas incisais dos dentes anteriores. Os dentes molares superiores apresentavam desgaste e pequena perda de esmalte. A paciente não apresentou sintomatologia dolorosa. Na anamnese, a paciente relatou que, às vezes, acordava devido ao ranger dos dentes. No exame radiográfico, não foram constatadas alterações diferentes das observadas clinicamente e o periodonto se encontrava preservado. A partir das informações apresentadas nesse quadro clínico, julgue o item subsequente. O diagnóstico clínico desta paciente é de bruxismo cêntrico.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.