Questões de Concursos Oficial de Fazenda

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1Q1069071 | Economia, Setor Financeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Considere uma economia com dois bens, A e B, com preços PA = 2 e PB = 4. Para um consumidor cuja função utilidade seja representada por U = A.B. e que possua uma renda R de 16 unidades monetárias, a cesta de consumo que maximiza sua satisfação é:
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2Q1069085 | Matemática, Estatística, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Considerando os dados apresentados pelo Diagrama de Ramos e Folhas na questão anterior, podemos afirmar que se trata de uma distribuição de frequência:
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3Q1069093 | Engenharia de Software, Processos de Software, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No que tange a ciclo de vida de sistemas de software, um modelo sugere uma abordagem sistemática e sequencial no desenvolvimento, que começa com a especificação de requisitos pelo cliente e progride ao longo do planejamento, modelagem, construção e implantação, culminando com a manutenção progressiva do software acabado. Esse modelo é conhecido como:
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4Q1069077 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para alcançálos adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos, que facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.

O planejamento estratégico é o mais amplo instrumento de planejamento da organização. Sobre as características e fases do planejamento estratégico, é correto afirmar que:

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5Q1069079 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O secretário Renato precisa formar um grupo de trabalho com 8 pessoas, de modo que 4 dessas tenham menos de 10 anos de experiência em seu cargo, que uma dessas tenha exatamente 10 anos de experiência em seu cargo e que as demais tenham mais de 10 anos de experiência em seu cargo. Renato tem à sua disposição 12 candidatos, que possuem de 4 a 15 anos de experiência, sendo o tempo de experiência de cada candidato, em anos, diferente dos demais. O número de diferentes grupos de trabalho que Renato pode formar, a partir desse conjunto de candidatos, é igual a:
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6Q1069060 | Português, Sintaxe, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO

PURO PRECONCEITO

Folha de São Paulo

É razoável que as pessoas tenham medo de assaltos. Eles se tornaram rotina nos centros urbanos e, por vezes, têm consequências fatais. Faz todo o sentido, portanto, acautelar-se, evitar algumas regiões em certos horários e, até, evitar pessoas que pareçam suspeitas.

E quem inspira desconfi ança é, no imaginário geral, mulato ou negro. Se falar com sotaque nordestino, torna-se duplamente suspeito. Pesquisa feita em São Paulo, contudo, mostra que essas pessoas não têm base na realidade. Não passa de preconceito na acepção literal do termo. Dados obtidos de 2.901 processos de crimes contra o patrimônio público (roubo e furto) entre 1991 e 1999 revelam que o ladrão típico de São Paulo é branco (57% dos crimes) e paulista (62%).

Os negros, de acordo com a pesquisa, respondem apenas por 12% das ocorrências. Baianos e pernambucanos, juntos, por 14%. O estudo é estatisticamente signifi cativo. Os 2.901 processos correspondem a 5% do total do período. É claro que algum racista empedernido poderia levantar objeções metodológicas contra o estudo. Mas, por mais frágil que fosse a pesquisa, ela já serviria para mostrar que o vínculo entre mulatos, negros, nordestinos e assaltantes não passa de uma manifestação de racismo, do qual, aliás, o brasileiro gosta de declarar-se isento.

A democracia racial brasileira é, antes e acima de tudo, um mito. Como qualquer outro povo do planeta, o brasileiro muitas vezes se revela racista e preconceituoso. Tem, é claro, a vantagem de não se engalfi nhar em explosões violentas de ódio e intolerância. Essas vantagens, contudo, têm o efeito indesejável de esconder o preconceito, varrendo-o para debaixo do tapete da cordialidade. Como já observou Albert Einstein: “Época triste é a nossa em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo”.

Nas alternativas abaixo, aquela que não realiza uma nominalização de uma oração é:
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7Q1069061 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A Empresa Comércio e Indústria ABC Ltda. contratou, em 01/08/2012, um seguro contra sinistro de suas instalações, com vigência de um ano. O prêmio de seguro, no valor de R$ 6.000,00, foi pago com uma entrada de R$ 2.500,00, e o restante, em 10 parcelas iguais e sucessivas no 1º dia de cada mês. Em 31/12/2012, o montante apropriado como despesas com seguro foi igual a:
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8Q1069064 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O patrimônio líquido da Companhia ALFA S.A., em 31/12/2011, apresentava a seguinte estrutura:

Capital Social...................... R$ 400.000,00

Capital a integralizar.............. R$ 80.000,00

Prejuízos acumulados............ R$ 20.000,00

No encerramento do exercício de 2012, o lucro líquido apurado antes das participações era de R$ 40.000,00, e, conforme estabelecido nas normas estatutárias, seriam destinados aos administradores e empregados, respectivamente, 5% e 10%. Com base nessas informações, o valor que foi apropriado à Reserva Legal, de acordo com a legislação societária, correspondeu a:

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9Q1069065 | Matemática, Estatística, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Uma sociedade comercial, revendedora de mercadorias, realizou no mês de setembro as seguintes operações, isentas de impostos:

Dia 5- aquisição de 30.000 unidades a R$ 45,00 cada uma;

Dia 13- venda de 9.000 unidades no montante de R$ 495.000,00;

Dia 22- compra de 12.000 unidades, pagamento em duas parcelas, uma à vista no valor de R$ 400.000,00 e a segunda para 30 dias no valor de R$ 320.000,00;

Dia 29- venda de 23.000 unidades a R$ 75,00 cada uma.

Sabendo-se que o estoque no início do mês era de 15.000 unidades, ao custo total de R$ 450.000,00 e que a empresa adota o método da média ponderada móvel para avaliar o seu estoque, os valores do custo das venda e do lucro bruto no mês foram, respectivamente, iguais a:

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10Q1069068 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No final do exercício financeiro de 2012 de um determinado ente da federação, as seguintes contas do subsistema orçamentário apresentavam como saldos (valores em R$):

Previsão Inicial da Receita...................................... 260.000

Dotação Orçamentária Inicial.................................. 260.000

Receita Realizada................................................... 328.000

Crédito Disponível..................................................... 8.000

Crédito Empenhado a Liquidar.................................. 44.000

Crédito Empenhado Liquidado a Pagar...................... 4.000

Crédito Empenhado Pago........................................ 204.000

Crédito Empenhado em Liquidação........................... 20.000

Considerando apenas esses dados, o valor do superávit orçamentário e o montante dos restos a pagar não processados foram, respectivamente, iguais a:

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11Q1069075 | Economia, Macroeconomia, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Considere os seguintes dados das Contas Nacionais do Brasil (valores hipotéticos, em milhões de reais):

· Produto interno líquido a preços de mercado: 10.000

· Impostos indiretos: 1.500

· Depreciação de capital fixo: 500

· Renda líquida enviada para o exterior: 120

· Subsídios: 400

Podemos concluir que o produto nacional bruto a custo de fatores equivale a:

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12Q1069092 | Segurança da Informação, Segurança Na Internet, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No que diz respeito à segurança na internet, um termo está associado à forma mais comum de roubo de identidades online, sendo uma técnica de obtenção de informações pessoais, geralmente mediante e-mail fraudulento. Na maioria das vezes, essa fraude ocorre por meio do envio de e-mails que parecem originários de empresas fidedignas e legítimas, com aparência ofi cial e logotipo. Esse termo é denominado:
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13Q1069095 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio de Janeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Petronius, contribuinte de tributos estaduais, soube, por terceiras pessoas, da edição de lei estabelecendo moratória para os tributos por ele devidos, determinando condições de parcelamento. O prazo da lei para a moratória foi de um ano, omissa quanto ao cabimento da incidência de juros de mora e multas. Dirigindo-se ao órgão pagador, Petronius requer a quitação sem a incidência de juros e multas. Quanto ao tema moratória e parcelamento, consoante as regras em vigor é correto afirmar que:
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14Q1069097 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio de Janeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Determinado jornal de circulação local no Município W é surpreendido por notificação do Fisco Estadual, comunicando o lançamento de tributo estadual incidente sobre as atividades desenvolvidas na aquisição do papel para jornal e do valor de venda do jornal. Nos termos do Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro, essas atividades e operações seriam:
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15Q1069098 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio de Janeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Pedro é sujeito passivo da obrigação tributária decorrente de tributo estadual e pretende exonerar-se de tal encargo. Nessa linha, mediante pagamento, transfere o seu débito para Job da Silva, cuja especialidade é adquirir débitos tributários para utilização futura em eventuais negociações. Nos termos do Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro, a cessão particular de débitos é:
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16Q1069062 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A Empresa Comercial Ltda. possuía, em 31/08, um estoque de mercadorias para revenda no montante de R$ 3.250,00. Para atender a demanda no mês de setembro, adquiriu de um fornecedor, à vista, um único lote de mercadorias, com as seguintes informações na nota fiscal:

Quantidade adquirida – 1.600 unidades

Preço unitário de venda – R$ 25,00

IPI incidente – 10%

ICMS com alíquota de 18%

Sabendo-se que o frete e o seguro fi caram por conta do fornecedor e que a empresa adquirente está na situação de não cumulatividade, o valor do estoque disponível em setembro era igual a:

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17Q1069066 | Contabilidade Pública, Sistema Contábil, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No início do exercício financeiro de 2012, um determinado ente federativo, com base na sua LOA, assumiu compromisso com um fornecedor. Em meados do mês de março, como o fornecedor não teve condições de entregar todo o objeto da aquisição, uma parcela correspondente do empenho foi cancelada. Com base no PCASP e normas pertinentes, o registro desse fato, sob o enfoque da informação de natureza orçamentária, deve ser o indicado na seguinte alternativa:
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18Q1069072 | Economia, Setor Financeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Dada a função de produção de uma fi rma Q = 3K0,5 L0,5 e a disponibilidade de fatores de produção Capital (K) = 196 e Trabalho (L) = 144, onde Q representa o produto, a produtividade média do capital, caso ambos os fatores sejam plenamente empregados, será:
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19Q1069091 | Banco de Dados, Dw, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Um Sistema de Informação tem por objetivo armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Existem diversos tipos de sistemas de informações, dos quais dois são caracterizados a seguir:


I- sistemas que têm por objetivo unir os diversos sistemas transacionais de uma organização, permitindo integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time;

II- sistemas que têm por objetivo agilizar a tomada de decisões sem onerar bases transacionais, sendo constituídos de uma base de dados centralizada OLAP, preenchida com dados copiados a partir de bases remotas e distribuídas OLTP.

Esses dois sistemas são conhecidos, respectivamente, como:

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20Q1069778 | Atualidades, Economia Nacional Na Atualidade, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Considere a notícia abaixo.

"A maior operação de emissão de ações da história vai cuistar à Petrobrás R$ 505 milhões. Esse é o cálculo feito pela estatal para os gastos com a contratação de bancos coordenadores, auditores e advoga­dos, além das taxas e impostos que incidirão sobre o processo. A Petrobrás espera captar pelo menos R$ 128 bilhões".
(Jornal “O Estado de Sào Paulo" de 7 de setembro de 2010)

Desses R$ 128 bilhões, a maior parte (68%) deverá ser usada para:

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