Questões de Concursos: Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q217813 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a evolução tecnológica dos meios de comunicação e
as consequentes transformações da informação gerada, processada,
armazenada e manipulada, julgue os itens que se seguem.

São ferramentas da Web 2.0: blogs, Wikis, vídeos, conferências, redes de relacionamento e mashups/RSS. A utilização do Wiki, software que permite o acesso e a edição coletiva de informações e documentos no ambiente da Web, requer gerenciamento, dada a necessidade de confirmação da veracidade da informação transmitida, que provém de várias fontes.

2 Q217711 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga
escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com
relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A comunicação massificada atua, por meio da mídia, como estímulo sobre o público receptor passivo, percepção que, a partir dos anos 40 do século passado, motivou os estudos da comunicação, que se voltaram para os aspectos psicológicos das ações coletivas, centrados no conteúdo das mensagens e nos efeitos da propaganda sobre a audiência.

3 Q217660 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.

4 Q218216 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.

A mancha gráfica, elemento que compõe a identidade visual de uma publicação, representa um molde a ser utilizado em todas as páginas para diagramação de textos, imagens e acessórios informativos, funcionais e decorativos, e, se dividida em colunas e espaços horizontais, confere flexibilidade ao trabalho de diagramação.

5 Q217997 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

No cinema e na TV, é a partir do roteiro que se estabelecem os recursos humanos, financeiros e materiais para a realização do projeto, que normalmente terá investimentos de patrocinadores ou retorno por meio de anunciantes. Tratando-se de vídeo-empresa, os recursos disponíveis é que norteiam as características do roteiro, sobretudo no que diz respeito à relação custo/benefício, visto que o investimento visa atingir lucratividade, produtividade ou ampliação dos negócios.

7 Q217773 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

O teste DART (day after recall) é utilizado na avaliação dos efeitos da comunicação, visto que possibilita mensurar se os objetivos de uma campanha foram alcançados.

8 Q218077 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Nos centros urbanos, a poluição visual causada pela concorrência exagerada na comunicação motivou as gestões municipais a estabelecerem políticas de regulamentação para coibir os abusos, a exemplo da Lei Cidade Limpa, que, implementada nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país, induziu as agências de publicidade a mudarem o foco de suas ações para novas mídias; o que impulsionou a propaganda em ambientes fechados e pela Internet.

9 Q218371 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.

As informações a serem destacadas, sejam elas propagandas ou links, devem figurar na página web inicial, em especial, na porção da página cuja visualização não exige a rolagem da tela, visto ser este o local com maior tráfego de visitantes.

10 Q218632 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.

A mistura das quatro cores da escala CMYK resulta no preto de quatro de cores, uma cor preta mais profunda e rica em tons.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.