Questões de Concurso Oncologia Clínica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1000085 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 54 anos, em acompanhamento oncológico há 2 anos devido a diagnóstico de carcinoma espinocelular de colo uterino, estádio inicial IIB, tratada com quimiorradioterapia. Queixa-se de dispneia leve e tosse seca. A TC de tórax revela múltiplos nódulos pulmonares, cuja biopsia confirma tratar-se de metástases de carcinoma espinocelular. A pesquisa de PDL1 revela CPS > 1. Assinale a alternativa que apresenta qual é o tratamento mais apropriado nesta situação, pensando em obter a melhor taxa de resposta e maior sobrevida global possível

2 Q1000077 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

Trata-se de um anticorpo monoclonal de imunoglobulina G4 (IgG4) totalmente humano (HuMAb) que se liga ao receptor de morte programada 1 (PD-1) e bloqueia sua interação com PD-L1 e PD-L2. De qual das seguintes medicações esta definição apresenta mecanismo de ação farmacológica.

3 Q1000110 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

A radioterapia é parte essencial do tratamento de várias neoplasias. No que diz respeito a esta modalidade terapêutica, assinale a alternativa incorreta.

4 Q1000152 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 64 anos, sem comorbidades significativas, teve diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar com metástases em pulmão contralateral e ossos. A avaliação molecular da neoplasia revelou mutação de EGFR (deleção no exon 19), PD-L1 <1%, ALK negativo, ROS-1 negativo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a estratégia mais adequada para o paciente, levando em consideração os dados publicados pelo estudo fase III FLAURA.

5 Q1000075 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando a já conhecida predisposição genética hereditária para câncer de mama em portadores de mutações patogênicas em BRCA-1 e BRCA-2, analise as afirmativas abaixo em relação às indicações para a testagem das mutações.

I. Câncer de mama diagnosticado antes dos 50 anos de idade.

II. Mulheres descendentes de judeus Ashkenazi.

III. História pessoal de múltiplos cânceres de mama (simultâneos ou não).

IV. Câncer de mama em homem.

Estão corretas as afirmativas:

6 Q1000089 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 55 ano teve diagnóstico de ependimoma grau 1 de diferenciação, com extensão a partir da sétima vértebra cervical até a primeira vértebra dorsal (C7 a T1). A lesão foi completamente ressecada. A paciente não apresenta sequelas neurológicas. Assinale a alternativa que indica a conduta mais apropriada neste momento.

7 Q1000146 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

Os quatro princípios básicos da bioética que norteiam a abordagem de situações graves e complexas, como as enfrentadas por pacientes oncológicos, foram descritos por Tom Beauchamp e James Childress em 1979 e mantêm-se vigentes até os dias de hoje. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a que se refere o princípio da Justiça.

8 Q1000148 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 49 anos, previamente assintomática, realizou tomografia computadorizada para acompanhamento de cálculos renais, sendo detectada massa sólida renal à esquerda com 3.1 X 2.8 cm, exofítica, com realce após contraste, sem linfadenomegalias visíveis, sugestiva de neoplasia primária renal. A tomografia de tórax não mostra lesões. Assinale a alternativa que descreve corretamente o diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada nesta situação

9 Q1000149 | Medicina, Oncologia Clínica, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 65 anos, com achado de lesão expansiva em cabeça de pâncreas em ultrassonografia rotineira, assintomático. As tomografias mostram lesão pancreática de 2,5 cm, comprometendo a cabeça do órgão, sem invasão de tronco celíaco ou artéria mesentérica superior, sem linfonodos regionais aumentados. Exames de imagem sem metástases hepáticas ou comprometimento de outros órgãos (estadio cT2 cN0 M0 – IB). Os exames laboratoriais revelam CA 19.9 = 120, sem outras alterações. A biópsia via endoscópica confirma tratar-se de adenocarcinoma moderadamente diferenciado. Assinale a alternativa que descreve a conduta mais adequada neste caso.

10 Q1005831 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Oncologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 79 anos foi levada pela sua filha para uma consulta clínica pois vinha apresentando episódios de queda da própria altura ao se levantar da cama durante a madrugada. Esse quadro se iniciou há 2 meses, mas nas últimas 2 semanas tinha aumentado a frequência, inclusive com 3 episódios pela manhã, ao se levantar da cama. Estava sendo acompanhada por um neurologista por apresentar doença de Parkinson. Diante desse quadro, ele havia indicado medidas comportamentais, incluindo se sentar antes de se levantar da cama e aumentar tanto a hidratação quanto o consumo de sal na dieta. Contudo, a paciente permaneceu apresentando quedas. Não estava em uso de anti-hipertensivos. Ao exame clínico, a pressão arterial era de 140 por 88 mmHg na posição supina e, ao ficar na posição ortostática, rapidamente a pressão caía para 88 por 60 mmHg. Referiu sensação de intolerância ortostática. Não houve mudança significativa na frequência cardíaca. O exame cardiovascular estava sem alterações.
Diante desse quadro, a medicação mais indicada para essa paciente é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.