Questões de Concursos Orientação Artística

Resolva questões de Orientação Artística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q989457 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nas escolas primárias e secundárias, por volta da metade do século XX, houve uma valorização do desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico. Valorizavam-se os chamados “dons artísticos”, onde o professor era o transmissor de técnicas e conceitos ligados aos padrões estéticos como a reprodução de modelos.
Nesta época a disciplina de desenho enfocava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q989452 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Barbosa (2002), a Academia de Belas Artes esteve a serviço do reinado e império, além de contribuir para a estruturação de um preconceito contra o ensino da Arte. Os artistas responsáveis pelo ensino nesta instituição eram nomeados e seguiam os modelos artísticos europeus[...] valorizando categorias como harmonia, equilíbrio e o domínio de materiais”. (FERRAZ e FUSARI, 2009, p. 42)
O texto faz referência a um movimento utilizado por estes artistas no ensino da arte no Brasil conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q989450 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Com relação aos nativos, eram educados nas missões e nos sistemas de “reduções” destinadas à catequese. As reduções, assim como as residências e os colégios, tornaram-se verdadeiras “escolas-oficinas” que formavam artesãos e pessoas para trabalhar em todas as áreas fabris. Nesses locais, os “irmãos oficinas” exerciam e ensinavam vários ofícios, tais como ____________________. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 41).
A asserção que preenche o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q989455 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Barbosa(2002) o ensino da arte no Brasil no início do séc XX terá uma influência pedagógica que proporcionará as “[...] primeiras investigações sobre as características da expressão da criança através do desenho”. O desenho começa a ser utilizado como teste mental e passa a ser considerado fator interno que reflete a organização mental. Valoriza-se a livre expressão da criança, partindo da imaginação e condenando os modelos impostos pela observação.
O texto faz menção a pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q989453 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Academia Imperial de Belas Artes ou Academia Imperial das Belas Artes (1822-1889) é o antigo nome da atual Escola de Belas Artes, hoje unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.Foi inicialmente denominada como Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, quando da sua Fundação por D. João VI (1816-1826), em 12 de agosto de 1816, ao fim do período colonial brasileiro. O soberano teria sido influenciado, nesse gesto, por António de Araújo e Azevedo, o 1.º conde da Barca. Após a Independência do Brasil, em 1822, a escola passou a ser conhecida como Academia Imperial das Belas Artes e, mais tarde, como Academia Imperial de Belas Artes. A instituição foi definitivamente instalada em 5 de novembro de 1826, em edifício próprio à altura da Travessa do Sacramento (atual Avenida Passos), inaugurada por D. Pedro I (1822-1831).A Academia Imperial de Belas Artes teve nomes importantes como alunos e posteriormente como professores. Fazem parte desses alunos os artistas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q989454 | Artes Plásticas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

No Brasil como na Europa, ________________ era considerado a base de todas as artes, tornando-se matéria obrigatória nos anos iniciais de estudo da Academia Imperial. No ensino primário e secundário, também tinha por objetivo ser útil a desenvolver habilidades gráficas, técnicas e domínio da racionalidade. Com isso, os professores preparavam os alunos para serem, no futuro, bons profissionais e com formação regida por regras fundamentais no pensamento dominante, como a estética da “beleza e do bom gosto”. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 44).
A asserção que preenche o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q992627 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direito à Saúde da Pessoa Idosa, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Sobre o direito à saúde descrito no estatuto do Idoso na prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas por meio de:

I. cadastramento da população idosa em base territorial.
II. atendimento geriátrico e gerontológico em UPAs exclusivas para pessoas idosas.
III. unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social.
IV. atendimento domiciliar, incluindo a internação em instituições particulares, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, com acesso a todos tratamentos custeados pelo poder público..
V. reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q989448 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O Ensino de Artes Visuais fomenta a ampliação da aquisição de conhecimentos e potencialidades por parte do aluno. Através da Arte a criança pode se expressar, expor seus sentimentos e ideias, ampliar sua relação com o mundo ao seu redor. Assim sendo, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q989451 | Artes Plásticas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Chegou ao Brasil, chefiada por Joachim Lebreton, com um grupo de artistas importados da Europa, no ano de 1816, encarregados de substituir a concepção popular de arte, assim como o Barroco Brasileiro, pelo Neoclassicismo, com enfoque nos desenhos, pintura, escultura e moda europeia.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q989462 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Neste período histórico , para a dança, foi um período contraditório. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída. Manifestações corporais foram proibidas, uma vez que a dança foi vinculada ao pecado. Os teatros foram fechados e eram usados apenas para manifestações e festas religiosas.A Igreja, porém, não conseguiu interferir nas danças populares dos camponeses, que continuaram a fazer suas festas nas épocas de semeadura e colheita e no início. Este período ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q989464 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Este período histórico produziu balés de enorme impacto, onde a magia da luz a gás, de tonalidade azulada, uma novidade para a época, perfeita para as cenas misteriosas ao luar, produziu um imenso efeito cênico em balés como La Sylphide, Giselle, Coppélia, onde grandes bailarinas como: Marie Taglioni, que foi a primeira a fazer sucesso dançando nas pontas dos pés; Fanny Cerrito, Fanny Elssler, Carlota Grisi, Carlota Zambelli, brilharam em papéis de elfos, sílfides e willis. Era a época de ouro da dança, onde a qualidade da arte era colocada acima de qualquer efeito popularesco. Dentro deste contexto podemos afirmar que o texto se refere ao período conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q989449 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Os primeiros registros relacionados ao ensino da Arte no Brasil são datados aproximadamente entre os anos de 1549 e 1808, período em que a educação estava sob a responsabilidade de grupos religiosos, principalmente os jesuítas. Neste período no Brasil a Educação dominada pela missão jesuítica era dividida em dois projetos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q989461 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A dança era muito valorizada entre _____________. Para eles, o ideal de perfeição estava na harmonia entre corpo e espírito, que deveria aparecer em um corpo bem moldado, adquirido graças ao esporte e à dança. As crianças eram educadas para a guerra e acreditavam que a dança contribuía para o equilíbrio da mente e aprimoramento do espírito, como também lhes daria a agilidade necessária para a vida militar.Ela era acessível a todos os cidadãos e, somente com o declínio da cultura, a dança passa apenas à esfera do entretenimento.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q992632 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer”
O texto está falando sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q989463 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Quando Catarina de Médicis deixou Florença para se casar com o Duque de Orleans, (futuro Henrique II, da França), e se tornar a rainha dos franceses, levou com ela um grande número de artistas italianos, influenciando definitivamente a arte produzida na França. Entre estes artistas estavam Leonardo da Vinci, já na maturidade e também Baldassaro de Belgiojoso, músico, bailarino e coreógrafo, que mais tarde passou a se chamar Balthasar de Beaujoyeux. Este preparou para o casamento do Rei de Navarra,(futuro Henrique IV da França) com Marguerite de Lorraine, filha de Catarina de Médicis e Henrique II, uma maneira nova de divertimento.
Estava criado o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q992619 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Os saberes relacionados ao desenvolvimento artístico, cultural e estético dos alunos fortalecem a sua identidade enquanto cidadãos e sujeitos do processo histórico. Para tanto, os parâmetros curriculares ainda apresentam algumas características do fenômeno artístico. Este conhecimento artístico é abordado como produto das culturas; como parte da história e como estrutura formal para compor elementos da própria obra de arte ou produção dos alunos. Dentro deste conceito é considerado fenômeno artístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q992628 | Estatuto da Pessoa Idosa, Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer disposto no estatuto do idoso podemos afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais.
O texto se relaciona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q989460 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nessas eras, a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência, no sentido de que os homens, vivendo em tribos isoladas e se alimentando de caça e pesca e de vegetais e frutos colhidos da natureza, criavam rituais em forma de dança que impediriam eventos naturais de prejudicar essas atividades. Em cavernas como as da Serra da Capivara, no Piauí, no Brasil, Fulton’s Rock, na África do Sul, Altamira, na Espanha e Lascaux, na França, podemos conhecer muitos desenhos dessas eras. Eles representam cenas de pessoas em roda, dançando em volta de animais e vestidas com suas peles; são figuras correndo e saltando, imitando as posturas e movimentos desses animais.
O texto apresentado se refere a uma parte histórica da dança conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q992634 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Sobre a Cena Grega podemos afirmar:

I. Tanto a tragédia como a comédia eram encenadas por atores mascarados.
II. As personagens femininas eram interpretadas por mulheres, pois somente estas tinham autorização para atuar.
III. Além das máscaras, que cobriam todo o rosto, os atores trágicos paramentavam-se com uma vestimenta de mangas largas e cores variadas chamada quíton.
IV. Para realçar suas presenças cênicas, conferindo-lhes maior estatura, calçavam pernas de pau com solas altas.
V. Na construção da cena, três atores se revezavam: o primeiro, conhecido como protagonista; o segundo, o antagonista; e o terceiro, o tritagonista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.