Questões de Concursos Orientação Artística

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1Q989457 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nas escolas primárias e secundárias, por volta da metade do século XX, houve uma valorização do desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico. Valorizavam-se os chamados “dons artísticos”, onde o professor era o transmissor de técnicas e conceitos ligados aos padrões estéticos como a reprodução de modelos.
Nesta época a disciplina de desenho enfocava:
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2Q989452 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Barbosa (2002), a Academia de Belas Artes esteve a serviço do reinado e império, além de contribuir para a estruturação de um preconceito contra o ensino da Arte. Os artistas responsáveis pelo ensino nesta instituição eram nomeados e seguiam os modelos artísticos europeus[...] valorizando categorias como harmonia, equilíbrio e o domínio de materiais”. (FERRAZ e FUSARI, 2009, p. 42)
O texto faz referência a um movimento utilizado por estes artistas no ensino da arte no Brasil conhecido como:
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3Q989453 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Academia Imperial de Belas Artes ou Academia Imperial das Belas Artes (1822-1889) é o antigo nome da atual Escola de Belas Artes, hoje unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.Foi inicialmente denominada como Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, quando da sua Fundação por D. João VI (1816-1826), em 12 de agosto de 1816, ao fim do período colonial brasileiro. O soberano teria sido influenciado, nesse gesto, por António de Araújo e Azevedo, o 1.º conde da Barca. Após a Independência do Brasil, em 1822, a escola passou a ser conhecida como Academia Imperial das Belas Artes e, mais tarde, como Academia Imperial de Belas Artes. A instituição foi definitivamente instalada em 5 de novembro de 1826, em edifício próprio à altura da Travessa do Sacramento (atual Avenida Passos), inaugurada por D. Pedro I (1822-1831).A Academia Imperial de Belas Artes teve nomes importantes como alunos e posteriormente como professores. Fazem parte desses alunos os artistas:
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4Q989461 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A dança era muito valorizada entre _____________. Para eles, o ideal de perfeição estava na harmonia entre corpo e espírito, que deveria aparecer em um corpo bem moldado, adquirido graças ao esporte e à dança. As crianças eram educadas para a guerra e acreditavam que a dança contribuía para o equilíbrio da mente e aprimoramento do espírito, como também lhes daria a agilidade necessária para a vida militar.Ela era acessível a todos os cidadãos e, somente com o declínio da cultura, a dança passa apenas à esfera do entretenimento.
A asserção que completa o texto corretamente é:
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5Q989449 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Os primeiros registros relacionados ao ensino da Arte no Brasil são datados aproximadamente entre os anos de 1549 e 1808, período em que a educação estava sob a responsabilidade de grupos religiosos, principalmente os jesuítas. Neste período no Brasil a Educação dominada pela missão jesuítica era dividida em dois projetos:
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6Q989462 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Neste período histórico , para a dança, foi um período contraditório. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída. Manifestações corporais foram proibidas, uma vez que a dança foi vinculada ao pecado. Os teatros foram fechados e eram usados apenas para manifestações e festas religiosas.A Igreja, porém, não conseguiu interferir nas danças populares dos camponeses, que continuaram a fazer suas festas nas épocas de semeadura e colheita e no início. Este período ficou conhecido como:
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7Q989464 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Este período histórico produziu balés de enorme impacto, onde a magia da luz a gás, de tonalidade azulada, uma novidade para a época, perfeita para as cenas misteriosas ao luar, produziu um imenso efeito cênico em balés como La Sylphide, Giselle, Coppélia, onde grandes bailarinas como: Marie Taglioni, que foi a primeira a fazer sucesso dançando nas pontas dos pés; Fanny Cerrito, Fanny Elssler, Carlota Grisi, Carlota Zambelli, brilharam em papéis de elfos, sílfides e willis. Era a época de ouro da dança, onde a qualidade da arte era colocada acima de qualquer efeito popularesco. Dentro deste contexto podemos afirmar que o texto se refere ao período conhecido como:
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8Q989450 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Com relação aos nativos, eram educados nas missões e nos sistemas de “reduções” destinadas à catequese. As reduções, assim como as residências e os colégios, tornaram-se verdadeiras “escolas-oficinas” que formavam artesãos e pessoas para trabalhar em todas as áreas fabris. Nesses locais, os “irmãos oficinas” exerciam e ensinavam vários ofícios, tais como ____________________. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 41).
A asserção que preenche o texto corretamente é:
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9Q992627 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direito à Saúde da Pessoa Idosa, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Sobre o direito à saúde descrito no estatuto do Idoso na prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas por meio de:

I. cadastramento da população idosa em base territorial.
II. atendimento geriátrico e gerontológico em UPAs exclusivas para pessoas idosas.
III. unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social.
IV. atendimento domiciliar, incluindo a internação em instituições particulares, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, com acesso a todos tratamentos custeados pelo poder público..
V. reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde
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10Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais.
O texto se relaciona:
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