A ausência de questões relacionadas a essas categorias [raça, gênero, sexualidade e classe social] analisadas nos livros em menor ou maior grau torna o ensino de teatro meramente técnico e ilustrativo, deixando de lado dimensões que consideramos importantes para o ensino de teatro no mundo contemporâneo. (CRUVINEL; SILVEIRA, 2023, p. 25).
De acordo com os autores, avalie as afirmativas abaixo.
I. O Teatro, como área de conhecimento, é capaz de suscitar pensamento crítico nas e nos jovens estudantes, dependendo de como é trabalhado em sala de aula.
II. Os conteúdos de teatro presentes nos livros didáticos utilizados no Novo Ensino Médio -NEM [analisados pelos autores] desafiam as estruturas institucionalizadas e propõem ações contra-hegemônicas.
III. Onde foi possível, houve resistência para um ensino de Arte emancipatório diante dos constantes golpes que a educação pública recebeu no Congresso Nacional e dos cortes no orçamento do Ministério da Educação.
IV. Apesar da retirada de todas as menções às questões de gênero e orientação sexual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devido à pressão da bancada evangélica do Congresso Nacional, não houveram mudanças no trato da categoria na prática.
V. A categoria raça é a mais presente nos livros didáticos devido à existência da Lei nº 10.639 de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da Rede de Ensino, especialmente nas disciplinas de Arte, Literatura e História.
Estão corretas as afirmativas:
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️