Questões de Concursos Ouvidoria

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1Q920483 | Direito do Consumidor, Qualidade de Produtos e Serviços, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qual é o prazo para o consumidor reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação em serviços e produtos não duráveis?
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2Q920500 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a relação entre imagem profissional e sigilo profissional no contexto do ambiente de trabalho?
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3Q920490 | Direito do Consumidor, Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Sobre os direitos do consumidor em relação a cadastros e dados pessoais, assinale a alternativa correta:
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4Q920485 | Direito Administrativo, Atributos do ato administrativo – presunção de legitimidade, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Em regra, a doutrina do Direito Administrativo aponta a existência dos atributos dos atos administrativos. Esses atributos são fundamentais para garantir a eficácia e validade dos atos praticados pela Administração Pública. Quais são os atributos dos atos administrativos, conforme a doutrina?
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5Q920488 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei nº 13.460 de 2017, o usuário de serviços públicos possui direitos básicos e os agentes públicos devem seguir diretrizes específicas para garantir a adequada prestação desses serviços. Identifique e classifique os direitos básicos do usuário e as diretrizes que devem ser observadas, associando cada item à sua categoria correspondente. Em seguida, assinale a alternativa correta que representa essa associação.

1 - Direitos básicos do usuário
2 – Diretrizes

A) manutenção de instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento;
B) obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação;
C) atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade;
D) utilização de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos;
E) vedação da exigência de nova prova sobre fato já comprovado em documentação válida apresentada.
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6Q920486 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Considerando a Lei n 13.460 de 2017. Como são chamadas as reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos de usuários que tenham como objeto a prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização de tais serviços?
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7Q920494 | Direito Administrativo, Extinção dos atos administrativos, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Acerca dos Atos administrativos, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I - A Administração deve revogar seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade.
II - O direito da Administração de revogar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
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8Q920495 | Atendimento ao Público, Qualidade no Atendimento ao Público, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

No exercício de suas atividades, os Ouvidores devem pautar suas ações por princípios éticos e legais, assegurando um atendimento de qualidade ao cidadão. Qual das alternativas abaixo representa uma prática recomendada para garantir a qualidade no atendimento em Ouvidoria?
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9Q920497 | Direito Administrativo, Conceito, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

A Lei de Licitações e Contratos Administrativos, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Com base na Lei de Licitações e Contratos Administrativos, julgue os itens que se seguem.

I - Considera-se leilão: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance;
II - Considera-se pregão: modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto;
III - Considera-se concorrência: modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor;

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
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10Q920501 | Arquivologia, Protocolo, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

A tramitação de documentos é um processo fundamental para o cumprimento dos objetivos administrativos de uma instituição. Quando um documento está em uso e circulando por diversas áreas até ser resolvido, esse processo é chamado de tramitação. O processo de protocolo tem como objetivo organizar e controlar essa movimentação, garantindo o acompanhamento adequado dos documentos em trâmite. A atividade de protocolo é realizada principalmente em documentos correntes, ou seja, aqueles que ainda estão sendo resolvidos.
Considerando as etapas do processo de protocolo, é correto afirmar que:
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11Q920496 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Qual é o prazo máximo de restrição de acesso à informação classificada como "secreta" de acordo com a Lei nº 12.527 de 2011?
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12Q920487 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o que deve ser feito quando não é autorizado o acesso integral à informação por ser parcialmente sigilosa?
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13Q920489 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Qual das alternativas abaixo descreve a forma correta de atender um cliente por telefone?
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14Q920498 | Redação Oficial, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Considerando os atributos da redação oficial, é correto afirmar que:
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15Q920493 | Atendimento ao Público, Princípios do Atendimento, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Em relação as normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública. Quais princípios devem ser observados na realização dos serviços públicos e no atendimento ao usuário?
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16Q920482 | Atendimento ao Público, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Você, como ouvidor de uma instituição pública, recebeu uma solicitação de um cidadão que deseja acessar diferentes tipos de informações. É importante que você saiba distinguir entre os tipos de informações para responder adequadamente.
Qual das opções abaixo define corretamente a "informação sigilosa"?
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17Q920491 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei nº 12.527/2011, qual é o prazo máximo para que os órgãos e entidades públicas realizem a reavaliação das informações classificadas como ultrassecretas e secretas?
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18Q920499 | Legislação Federal, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei nº 12.527/2011, qual é o prazo para o interessado interpor recurso em caso de indeferimento de acesso a informações?
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19Q920492 | Atendimento ao Público, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

A Ouvidoria desempenha um papel fundamental na melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição, e deve ser norteada por valores que garantam sua eficácia. Considerando as boas práticas para o funcionamento da Ouvidoria, é correto afirmar que:
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20Q920484 | Redação Oficial, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Sobre a redação oficial e suas características, qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação INCORRETA?
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