Questões de Concursos: PDEB

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1 Q903667 | Pedagogia, Piaget, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Jean Piaget e Lev Vygotsky eram psicólogos do desenvolvimento que estudaram como a linguagem se desenvolve em crianças. Piaget e Vygotsky acreditavam que a natureza curiosa das crianças lhes dá a capacidade de desenvolver competências linguísticas desde a tenra idade. Ambos são considerados pioneiros no campo da psicologia do desenvolvimento. Os estudos de Piaget e Vygotsky foram um grande marco para a Psicologia Educacional e, ainda, são conhecimentos atuais por trazerem uma excelente maneira de concepção do desenvolvimento, aprendizagem e da experiência consciente humana. Considerando as diferenças entre os estudos dos dois autores, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Piaget.
2. Vygotsky.
( ) Pensamento aparece antes da linguagem.
( ) Processo de construção real ocorre do social para o indivíduo.
( ) Privilegia a maturação biológica; portanto, o ser humano ao nascer é um indivíduo biológico.
( ) A potencialidade cognitiva do sujeito depende da etapa de desenvolvimento que ele se encontra.
( ) O sujeito depende da qualidade da interação social e da zona de desenvolvimento proximal do sujeito.

A sequência correta está em

2 Q903679 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Nós ousamos prometer uma didática magna, ou seja, uma arte universal de ensinar tudo a todos: de ensinar de modo certo, para obter resultados, de ensinar de modo fácil, portanto sem que docentes e discentes se molestem ou enfadem, mas, ao contrário, tenham grande alegria; de ensinar de modo sólido, não superficialmente, de qualquer maneira, mas para conduzir à verdadeira cultura, aos bons costumes, a uma piedade mais profunda. (Comenius, 1651, p. 13.)
Há séculos, diversos teóricos e estudiosos se aprofundam nos estudos sobre a didática com o objetivo de identificar e discutir sobre as diversas técnicas e metodologias educacionais com a pretensão de aprimorar a melhoria da educação. Estudos revelam que o surgimento da didática está relacionado ao surgimento do ensino. Fazendo um paralelo da didática com a educação, constata-se a importância da história da educação para o aprimoramento do conhecimento sobre os períodos em que se difundiram novas tendências pedagógicas no Brasil, que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Dentre elas, evidenciamos a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada, a Pedagogia Tecnicista e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Considerando a didática na pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.

3 Q903671 | Pedagogia, Concepções de mundo, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. Do ponto de vista dos modelos de aquisição do conhecimento, os estudiosos apontam duas correntes principais: o “Empirismo” e o “Racionalismo” e algumas teorias derivadas desses grupos. O precursor do “Racionalismo” foi René Descartes (1596-1650). Trata-se da corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio e da aprendizagem não como uma operação sensorial, mas sim como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Sobre o exposto, analise as teorias a seguir.

I. Interacionismo: o desenvolvimento se dá na interação entre organismo e meio, e a aquisição de conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida.
II. Behaviorismo: teoria baseada em estímulo-resposta; indica que o comportamento humano é previsível. A aprendizagem está relacionada à modificação do desempenho, ou seja, o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou.
III. Humanismo: seu objetivo não é o controle do comportamento, o desenvolvimento cognitivo ou a formulação de um bom currículo e sim o crescimento pessoal do aluno. Essa abordagem considera o aluno como pessoa e o ensino deve facilitar a sua autorrealização, visando à aprendizagem que transcende e engloba as aprendizagens afetiva, cognitiva e psicomotora.
IV. Inatismo: parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais ou importantes para o desenvolvimento. As qualidades e as capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento.

São consideradas teorias do Racionalismo o que se afirma apenas em

4 Q903676 | Pedagogia, Ausubel e a Aprendizagem Significativa, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

O avanço na compreensão dos mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem e a reflexão sobre os desafios impostos pelo mundo contemporâneo indicaram a necessidade de considerar concepções mais sistêmicas e complexas, no que se refere à construção do conhecimento e à formação humana. Nessa direção, os currículos transcenderam à mera seleção dos conteúdos a serem ensinados para instituir princípios que orientassem a intencionalidade do tratamento pedagógico e promovessem a formação de um sujeito capaz de intervir em seu meio social. (…) Assim, a Teoria da Aprendizagem Significativa foi proposta por David Ausubel (1918-2008) em 1963, na obra The Psychology of Meaningful Verbal Learning.
(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)
Considerando o exposto, infere-se que de acordo com a teria de Ausubel pode-se afirmar que:

I. É um processo no qual ocorre a interação de uma nova informação com a estrutura cognitiva do aluno, indicando que o conhecimento prévio deve ser o ponto de partida de novas aprendizagens, servindo como âncora um subsunçor.
II. Enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo aluno através da interação com o ambiente. Ele acredita que as crianças constroem ativamente suas próprias representações mentais do mundo através de processos como assimilação e acomodação.
III. É papel do professor facilitar a aprendizagem, organizando a de forma clara através de metodologias coerentes que super a transmissão mecânica de conhecimentos e a formação tecnicista em direção a suas práxis pedagógicas, com vistas à formação de um sujeito ético, reflexivo e humanizado.

Está correto o que afirma em

5 Q903680 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra “pedagogia” traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar. (Saviani, 2015, p. 36.)
O papel do pedagogo é conduzir pedagogicamente a comunidade escolar, mas ele também pode ter algumas funções mais específicas como “pedagogo administrador”, “pedagogo supervisor” e “pedagogo orientador”. Considerando o pedagogo ao exercer uma função administrativa, uma das ações que deverá exercer é:

6 Q903675 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

(...) a avaliação torna-se importante no momento da informação prática aos professores sobre a qualidade das aprendizagens que os alunos estão realizando. Ao mesmo tempo, oferece uma boa oportunidade para melhorar tanto o processo de aprendizagem quanto as ações futuras de ensino mediante a reflexão, a autocrítica e a autocorreção a partir da prática escolar. (Méndez, 2002, p. 74.)
Os problemas afetivos e emocionais também estão dispostos quando a nota da prova é baixa, e assim é demonstrado que esse trabalho com enfoque mais lúdico e carinhoso por parte do professor auxilia na resolução do que implica o aluno a aprender. Para detectar os problemas, o professor pode fazer uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo situá-lo sobre qual é o seu aluno. Portanto, refere-se à função, EXCETO:

7 Q903672 | Pedagogia, Gestão Escolar, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

De acordo com Vasconcelos (2012), a educação escolar é um processo coletivo, sistemático e intencional de interação com a realidade. Através do relacionamento humano baseado no trabalho com o conhecimento e na organização da coletividade, que colabora com a formação do educando em sua totalidade – consciência, caráter e cidadania, tem como mediação fundamental os saberes que possibilitam a emancipação humana. Considerando que a temática da gestão da sala de aula emerge da busca de sistematização do trabalho do professor, de compreender o que está implicado na atividade em sala de aula, relacione adequadamente as dimensões básicas indicadas a seguir às afirmativas dadas.

1. Relacionamento interpessoal.
2. Organização da coletividade.
3. Trabalho com o conhecimento.

( ) Refere-se ao clima de participação, de interação, de respeito, de comunicação em sala de aula; não há como propiciar a apropriação do conhecimento e o enriquecimento da experiência pedagógica a partir, somente, daquilo que a escola está oferecendo.
( ) Capacidade de o professor se aproximar mais intimamente, com maior cuidado e profundidade, diante de uma dificuldade do aluno, seja em termos de aprendizagem ou de disciplina; é a capacidade de uma relação mais próxima; é a exigência da relação significativa com um outro, o “olho no olho”, sujeitos em proximidade, o contato humano.
( ) Trata-se do processo de apropriação da herança cultural e construção crítica, criativa, significativa e duradoura da aprendizagem. É um dos aspectos centrais da educação escolar (e também de maior visibilidade), visto que a escola é uma instituição que permite, dentre outros fatores, a interação dos novos sujeitos com o conhecimento acumulado da humanidade, de forma organizada e sistematizada.

A sequência está correta em

8 Q903682 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Segundo Brasil (1998), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil III, relativo à experiência do “Conhecimento de Mundo”, compõe-se de seis documentos referentes aos eixos de trabalho que norteiam como devem ser construídas as diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, que são:

9 Q903670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Na década de 1990, grande parte das preocupações e atitudes mundiais estava voltada para a construção de perspectivas, tendo em vista a ansiedade gerada pela chegada de um novo século. O campo educacional não se afastou desse comportamento. Políticas de alfabetização e de aumento da escolaridade, em vários países, pretendiam contribuir para que as metas da Conferência Mundial de Educação de 1990, em Jomtien, Educação para Todos, fossem alcançadas. Ao mesmo tempo, estratégias internacionais eram concebidas para se estabelecer um tipo de educação capaz de moldar crianças e jovens que se tornariam os adultos de uma nova era. (Rizo, 2010.)
Sobre o exposto e com base nos pilares delineados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para a educação do século XXI, pode-se considerar que tais competências incluem, de forma não exclusiva, a capacidade do estudante:

10 Q903681 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União “estabelecer, em colaboração com os Estados, Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Básica , que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum”. Sobre objetivos das DCNs, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola, distinto no ensino fundamental e médio.
( ) Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a qual pertencem.
( ) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais, especialmente, no ensino fundamental e ensino médio contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

A sequência está correta em
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