Questões de Concursos PDI

Resolva questões de PDI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979712 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Ostetto (2008), em Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores, a formação de professores para a Educação Infantil deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q979713 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No livro Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (1992), organizado por La Taille e outros, uma ideia comum a essas teorias sobre o desenvolvimento infantil é a de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979714 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Teberosky e Cardoso (2000), em Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita, no contexto da Educação Infantil, a alfabetização deve ser entendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979715 | Pedagogia, Principais Autores, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Zabalza (1998), em Qualidade em Educação Infantil, a qualidade na educação infantil está diretamente relacionada a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q979716 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), é direito da criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q979717 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/1996), a Educação Infantil é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q979718 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017) – A Etapa da Educação Infantil, a prática pedagógica deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q979719 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo o Currículo do Ensino de Educação Infantil de Itatiba (2020), a educação infantil deve ser concebida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q979692 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para o café da manhã, foi feito um bolo. A primeira pessoa a acordar, ao chegar à mesa, comeu a quinta parte desse bolo. A segunda pessoa a acordar comeu a terça parte do que sobrou desse bolo. A terceira pessoa a acordar comeu três oitavos do que ainda havia desse bolo.
É correto afirmar que a quarta e última pessoa a acordar encontrou sobre a mesa a seguinte fração correspondente ao que sobrou desse bolo inteiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q979693 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em um encontro de professores, compareceram pessoas de 3 regiões diferentes. Da região F, houve a presença de 160 pessoas; da região G, de 100 pessoas; da região H, de 60 pessoas. A organização do encontro quer organizar o maior número de mesas, sendo que, em cada mesa, deve haver o mesmo número de professores de cada região.

Cumprindo essas condições, cada uma dessas mesas terá quantos professores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q979694 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Após as férias do mês de julho, uma classe recebeu mais 8 alunos, o que representou um aumento de 40% no número de alunos dessa classe.
Se, ao invés desse aumento do número de alunos, houvesse ocorrido um decréscimo de 15%, o número de alunos da sala seria igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q979695 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O total de crianças de 1 a 5 anos de uma escola é igual a 60. A terça parte desses alunos é do sexo masculino.
Para que a razão entre o número de alunos do sexo masculino e o número de alunas seja 3/5, é necessário que o número de crianças aumente, no mínimo, de 60 para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q979696 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma tapeçaria, 4 máquinas de tecelagem, iguais, operando ininterruptamente durante 6 horas por dia, produzem 240 tapetes iguais em 2 dias. Uma das máquinas apresentou defeito, e, para atender a uma nova encomenda de 600 desses tapetes, o gerente de produção ampliou o tempo de operações das máquinas para 8 horas ininterruptas por dia.

Desse modo, a produção será possível em quantos dias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q979697 | Raciocínio Lógico, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um evento, que deve durar 3 horas, será composto por 5 apresentações em sequência, todas com a mesma duração e separadas por um intervalo de 10 minutos.

É necessário que cada apresentação dure quantos minutos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q979698 | Matemática, Geometria Plana, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A área de um retângulo é igual a Y m2. Se o comprimento desse retângulo for duplicado e a sua largura for reduzida em 1/3 do que era, qual passará a ser sua nova área, em metros quadrados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q979699 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um terreno tem a forma de um trapézio retângulo. Se a base menor e a altura dele medem 15 m cada uma, enquanto a base maior mede 35 m, então o perímetro desse trapézio retângulo é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q979700 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Aguiar et al. (2006), em Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, o Conselho Escolar deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q979701 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Barbosa (2006), em Por amor e por força: Rotinas na Educação Infantil, as rotinas na Educação Infantil devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q979702 | Pedagogia, Educação Infantil, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Gonzalez-Mena (2014), na obra O Cuidado com Bebês e Crianças Pequenas na Creche: Um Currículo de Educação e Cuidados Baseado em Relações Qualificadas, destaca que, no atendimento a bebês e a crianças pequenas, a construção de vínculos é fundamental para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q979703 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo o texto de Barbosa (2009), na obra Práticas Cotidianas na Educação Infantil, uma prática cotidiana de qualidade é aquela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.