Questões de Concursos PDI Resolva questões de PDI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. PDI Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q979693 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em um encontro de professores, compareceram pessoas de 3 regiões diferentes. Da região F, houve a presença de 160 pessoas; da região G, de 100 pessoas; da região H, de 60 pessoas. A organização do encontro quer organizar o maior número de mesas, sendo que, em cada mesa, deve haver o mesmo número de professores de cada região. Cumprindo essas condições, cada uma dessas mesas terá quantos professores? ✂️ a) 20 ✂️ b) 16 ✂️ c) 15 ✂️ d) 12 ✂️ e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q979692 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Para o café da manhã, foi feito um bolo. A primeira pessoa a acordar, ao chegar à mesa, comeu a quinta parte desse bolo. A segunda pessoa a acordar comeu a terça parte do que sobrou desse bolo. A terceira pessoa a acordar comeu três oitavos do que ainda havia desse bolo. É correto afirmar que a quarta e última pessoa a acordar encontrou sobre a mesa a seguinte fração correspondente ao que sobrou desse bolo inteiro: ✂️ a) 1/6 ✂️ b) 2/5 ✂️ c) 1/3 ✂️ d) 3/8 ✂️ e) 7/15 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q979696 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em uma tapeçaria, 4 máquinas de tecelagem, iguais, operando ininterruptamente durante 6 horas por dia, produzem 240 tapetes iguais em 2 dias. Uma das máquinas apresentou defeito, e, para atender a uma nova encomenda de 600 desses tapetes, o gerente de produção ampliou o tempo de operações das máquinas para 8 horas ininterruptas por dia. Desse modo, a produção será possível em quantos dias? ✂️ a) 3 ✂️ b) 4 ✂️ c) 5 ✂️ d) 6 ✂️ e) 7 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q979715 | Pedagogia, Principais Autores, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Zabalza (1998), em Qualidade em Educação Infantil, a qualidade na educação infantil está diretamente relacionada a ✂️ a) estabelecer rotinas organizadas, com foco na disciplina e no cumprimento sistemático de horários escolares. ✂️ b) realizar acompanhamentos frequentes com base em instrumentos avaliativos que permitam mensurar o progresso das crianças. ✂️ c) garantir o acesso a recursos pedagógicos modernos, com foco no uso de materiais que favoreçam o aprendizado. ✂️ d) inserir conteúdos antecipados do currículo formal, visando à preparação para etapas escolares posteriores. ✂️ e) construir espaços acolhedores e dinâmicos, que promovam vínculos afetivos e estimulem o desenvolvimento integral das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q979713 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (1992), organizado por La Taille e outros, uma ideia comum a essas teorias sobre o desenvolvimento infantil é a de que ✂️ a) o desenvolvimento da criança decorre da sólida base dos fatores genéticos, com pouca influência do ambiente social. ✂️ b) a aprendizagem infantil ocorre sem depender das interações sociais estabelecidas na escola e em seu meio. ✂️ c) o desenvolvimento da criança acontece a partir da interação entre fatores biológicos e sociais em constante relação. ✂️ d) o progresso no desenvolvimento infantil depende da introdução precoce do ensino formal pautado nas experiências. ✂️ e) as emoções da criança não exercem papel relevante no avanço de suas capacidades cognitivas, uma vez que essas têm relação genética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q979708 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (2009), organizado por Kishimoto, o brincar, na Educação Infantil, é compreendido como ✂️ a) uma prática de entretenimento sem implicações educativas significativas. ✂️ b) uma atividade secundária, usada para ocupar as crianças durante momentos de lazer. ✂️ c) uma forma de aprendizagem a ser substituída por métodos mais formais e estruturados. ✂️ d) um direito essencial da criança para o seu desenvolvimento nas áreas cognitiva, social e emocional. ✂️ e) uma fase transitória do comportamento infantil a ser superada para avanços na aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q979707 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Formosinho (2007), em Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro, a pedagogia da infância deve ser baseada ✂️ a) na preparação das crianças para se ajustarem rapidamente às normas sociais e exigências da vida adulta. ✂️ b) na continuidade dos métodos tradicionais de ensino, sem considerar abordagens mais contemporâneas. ✂️ c) na introdução de conteúdos acadêmicos formais desde os primeiros momentos da educação infantil. ✂️ d) no entendimento da criança como um agente ativo de seu próprio aprendizado, respeitando sua cultura e experiências. ✂️ e) na implementação de um currículo único, que desconsidera as diferentes realidades e contextos das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q979711 | Pedagogia, Educação Infantil, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Oliveira et al. (2015), em O trabalho do professor na educação infantil, o papel do professor na Educação Infantil é ✂️ a) transmitir conteúdos escolares de forma estruturada, garantindo disciplina nas atividades diárias. ✂️ b) organizar espaços e experiências que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. ✂️ c) garantir o controle do grupo, mantendo as crianças sob constante supervisão e orientação. ✂️ d) realizar acompanhamentos e avaliações frequentes, com foco no desempenho acadêmico. ✂️ e) direcionar as práticas pedagógicas para o ensino inicial da leitura e da escrita com regularidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q979695 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O total de crianças de 1 a 5 anos de uma escola é igual a 60. A terça parte desses alunos é do sexo masculino. Para que a razão entre o número de alunos do sexo masculino e o número de alunas seja 3/5, é necessário que o número de crianças aumente, no mínimo, de 60 para ✂️ a) 74. ✂️ b) 70. ✂️ c) 68. ✂️ d) 66. ✂️ e) 64. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q979699 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Um terreno tem a forma de um trapézio retângulo. Se a base menor e a altura dele medem 15 m cada uma, enquanto a base maior mede 35 m, então o perímetro desse trapézio retângulo é igual a ✂️ a) 75 m. ✂️ b) 80 m. ✂️ c) 85 m. ✂️ d) 90 m. ✂️ e) 95 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q979693 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em um encontro de professores, compareceram pessoas de 3 regiões diferentes. Da região F, houve a presença de 160 pessoas; da região G, de 100 pessoas; da região H, de 60 pessoas. A organização do encontro quer organizar o maior número de mesas, sendo que, em cada mesa, deve haver o mesmo número de professores de cada região. Cumprindo essas condições, cada uma dessas mesas terá quantos professores? ✂️ a) 20 ✂️ b) 16 ✂️ c) 15 ✂️ d) 12 ✂️ e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q979692 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Para o café da manhã, foi feito um bolo. A primeira pessoa a acordar, ao chegar à mesa, comeu a quinta parte desse bolo. A segunda pessoa a acordar comeu a terça parte do que sobrou desse bolo. A terceira pessoa a acordar comeu três oitavos do que ainda havia desse bolo. É correto afirmar que a quarta e última pessoa a acordar encontrou sobre a mesa a seguinte fração correspondente ao que sobrou desse bolo inteiro: ✂️ a) 1/6 ✂️ b) 2/5 ✂️ c) 1/3 ✂️ d) 3/8 ✂️ e) 7/15 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q979696 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em uma tapeçaria, 4 máquinas de tecelagem, iguais, operando ininterruptamente durante 6 horas por dia, produzem 240 tapetes iguais em 2 dias. Uma das máquinas apresentou defeito, e, para atender a uma nova encomenda de 600 desses tapetes, o gerente de produção ampliou o tempo de operações das máquinas para 8 horas ininterruptas por dia. Desse modo, a produção será possível em quantos dias? ✂️ a) 3 ✂️ b) 4 ✂️ c) 5 ✂️ d) 6 ✂️ e) 7 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q979715 | Pedagogia, Principais Autores, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Zabalza (1998), em Qualidade em Educação Infantil, a qualidade na educação infantil está diretamente relacionada a ✂️ a) estabelecer rotinas organizadas, com foco na disciplina e no cumprimento sistemático de horários escolares. ✂️ b) realizar acompanhamentos frequentes com base em instrumentos avaliativos que permitam mensurar o progresso das crianças. ✂️ c) garantir o acesso a recursos pedagógicos modernos, com foco no uso de materiais que favoreçam o aprendizado. ✂️ d) inserir conteúdos antecipados do currículo formal, visando à preparação para etapas escolares posteriores. ✂️ e) construir espaços acolhedores e dinâmicos, que promovam vínculos afetivos e estimulem o desenvolvimento integral das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q979713 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (1992), organizado por La Taille e outros, uma ideia comum a essas teorias sobre o desenvolvimento infantil é a de que ✂️ a) o desenvolvimento da criança decorre da sólida base dos fatores genéticos, com pouca influência do ambiente social. ✂️ b) a aprendizagem infantil ocorre sem depender das interações sociais estabelecidas na escola e em seu meio. ✂️ c) o desenvolvimento da criança acontece a partir da interação entre fatores biológicos e sociais em constante relação. ✂️ d) o progresso no desenvolvimento infantil depende da introdução precoce do ensino formal pautado nas experiências. ✂️ e) as emoções da criança não exercem papel relevante no avanço de suas capacidades cognitivas, uma vez que essas têm relação genética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q979708 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (2009), organizado por Kishimoto, o brincar, na Educação Infantil, é compreendido como ✂️ a) uma prática de entretenimento sem implicações educativas significativas. ✂️ b) uma atividade secundária, usada para ocupar as crianças durante momentos de lazer. ✂️ c) uma forma de aprendizagem a ser substituída por métodos mais formais e estruturados. ✂️ d) um direito essencial da criança para o seu desenvolvimento nas áreas cognitiva, social e emocional. ✂️ e) uma fase transitória do comportamento infantil a ser superada para avanços na aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q979707 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Formosinho (2007), em Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro, a pedagogia da infância deve ser baseada ✂️ a) na preparação das crianças para se ajustarem rapidamente às normas sociais e exigências da vida adulta. ✂️ b) na continuidade dos métodos tradicionais de ensino, sem considerar abordagens mais contemporâneas. ✂️ c) na introdução de conteúdos acadêmicos formais desde os primeiros momentos da educação infantil. ✂️ d) no entendimento da criança como um agente ativo de seu próprio aprendizado, respeitando sua cultura e experiências. ✂️ e) na implementação de um currículo único, que desconsidera as diferentes realidades e contextos das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q979711 | Pedagogia, Educação Infantil, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Oliveira et al. (2015), em O trabalho do professor na educação infantil, o papel do professor na Educação Infantil é ✂️ a) transmitir conteúdos escolares de forma estruturada, garantindo disciplina nas atividades diárias. ✂️ b) organizar espaços e experiências que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. ✂️ c) garantir o controle do grupo, mantendo as crianças sob constante supervisão e orientação. ✂️ d) realizar acompanhamentos e avaliações frequentes, com foco no desempenho acadêmico. ✂️ e) direcionar as práticas pedagógicas para o ensino inicial da leitura e da escrita com regularidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q979695 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O total de crianças de 1 a 5 anos de uma escola é igual a 60. A terça parte desses alunos é do sexo masculino. Para que a razão entre o número de alunos do sexo masculino e o número de alunas seja 3/5, é necessário que o número de crianças aumente, no mínimo, de 60 para ✂️ a) 74. ✂️ b) 70. ✂️ c) 68. ✂️ d) 66. ✂️ e) 64. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q979699 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Um terreno tem a forma de um trapézio retângulo. Se a base menor e a altura dele medem 15 m cada uma, enquanto a base maior mede 35 m, então o perímetro desse trapézio retângulo é igual a ✂️ a) 75 m. ✂️ b) 80 m. ✂️ c) 85 m. ✂️ d) 90 m. ✂️ e) 95 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro