Questões de Concursos PDI Resolva questões de PDI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. PDI Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q979712 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Ostetto (2008), em Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores, a formação de professores para a Educação Infantil deve ✂️ a) valorizar conteúdos conceituais, com foco na sistematização teórica das abordagens educativas. ✂️ b) direcionar-se ao uso de métodos práticos, com ênfase na aplicação de técnicas de ensino. ✂️ c) considerar a infância de forma geral, sem aprofundar suas particularidades no processo formativo. ✂️ d) atender às demandas do contexto escolar, centrando-se nas habilidades de leitura e de escrita. ✂️ e) integrar teoria e prática, reconhecendo o professor como pesquisador de sua própria prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q979713 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (1992), organizado por La Taille e outros, uma ideia comum a essas teorias sobre o desenvolvimento infantil é a de que ✂️ a) o desenvolvimento da criança decorre da sólida base dos fatores genéticos, com pouca influência do ambiente social. ✂️ b) a aprendizagem infantil ocorre sem depender das interações sociais estabelecidas na escola e em seu meio. ✂️ c) o desenvolvimento da criança acontece a partir da interação entre fatores biológicos e sociais em constante relação. ✂️ d) o progresso no desenvolvimento infantil depende da introdução precoce do ensino formal pautado nas experiências. ✂️ e) as emoções da criança não exercem papel relevante no avanço de suas capacidades cognitivas, uma vez que essas têm relação genética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q979714 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Teberosky e Cardoso (2000), em Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita, no contexto da Educação Infantil, a alfabetização deve ser entendida como ✂️ a) um processo formal que deve começar apenas no Ensino Fundamental. ✂️ b) uma prática social que envolve a criança desde cedo em situações reais de leitura e escrita. ✂️ c) um processo mecânico de memorização de letras e palavras. ✂️ d) um ensino sistemático de regras gramaticais e ortográficas. ✂️ e) um método de transmissão de conteúdos prontos para a criança decorar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q979715 | Pedagogia, Principais Autores, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Zabalza (1998), em Qualidade em Educação Infantil, a qualidade na educação infantil está diretamente relacionada a ✂️ a) estabelecer rotinas organizadas, com foco na disciplina e no cumprimento sistemático de horários escolares. ✂️ b) realizar acompanhamentos frequentes com base em instrumentos avaliativos que permitam mensurar o progresso das crianças. ✂️ c) garantir o acesso a recursos pedagógicos modernos, com foco no uso de materiais que favoreçam o aprendizado. ✂️ d) inserir conteúdos antecipados do currículo formal, visando à preparação para etapas escolares posteriores. ✂️ e) construir espaços acolhedores e dinâmicos, que promovam vínculos afetivos e estimulem o desenvolvimento integral das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q979716 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), é direito da criança: ✂️ a) iniciar atividades laborais precocemente como forma de contribuir com as demandas econômicas da família. ✂️ b) acessar ações voltadas à educação, à cultura, ao lazer e à profissionalização, em condições de igualdade. ✂️ c) receber formação familiar como principal referência no processo educativo, sem articulação com outras instâncias. ✂️ d) participar de processos educativos, a partir dos 7 anos de idade, definidos pela legislação vigente garantindo o direito à educação. ✂️ e) desenvolver suas interações sociais no contexto dos espaços escolares, mantendo a disciplina e a supervisão constante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q979717 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/1996), a Educação Infantil é ✂️ a) uma etapa opcional, que prioriza ações voltadas ao cuidado físico e às rotinas básicas das crianças pequenas. ✂️ b) a fase destinada a introduzir práticas escolares formais com foco na preparação para o ensino seguinte. ✂️ c) o período inicial, que concentra suas ações em atividades voltadas ao desenvolvimento da leitura e escrita. ✂️ d) a etapa inicial da educação básica, com foco no desenvolvimento integral das crianças até os cinco anos. ✂️ e) um processo educativo, que pode ocorrer fora de instituições, com base em práticas informais de convívio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q979718 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017) – A Etapa da Educação Infantil, a prática pedagógica deve ✂️ a) basear-se em conteúdos escolares organizados de forma sequencial e estruturada, visando às bases para a etapa mais acadêmica. ✂️ b) oferecer situações que valorizem o esforço e o desempenho individual incentivando a competitividade entre os pares. ✂️ c) organizar-se em torno dos direitos de aprendizagem e dos campos de experiências, respeitando o desenvolvimento e os interesses infantis. ✂️ d) direcionar-se a atividades sistemáticas com foco no reforço positivo das habilidades escolares e repetição de rotinas. ✂️ e) ser conduzida por propostas que antecipem conteúdos e práticas de etapas educacionais seguintes relacionadas à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q979719 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo o Currículo do Ensino de Educação Infantil de Itatiba (2020), a educação infantil deve ser concebida como ✂️ a) um período voltado ao desenvolvimento de competências acadêmicas introdutórias de forma estruturada. ✂️ b) uma etapa de inserção gradual na rotina escolar, com foco na adaptação a normas e horários estabelecidos. ✂️ c) um processo formativo que organiza experiências com base em regras e comportamentos esperados futuramente. ✂️ d) um tempo no qual atividades ligadas à linguagem, à matemática e à organização são priorizadas no cotidiano. ✂️ e) um espaço de cuidado e aprendizagem que respeita as necessidades, os interesses e os ritmos de cada criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q979692 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Para o café da manhã, foi feito um bolo. A primeira pessoa a acordar, ao chegar à mesa, comeu a quinta parte desse bolo. A segunda pessoa a acordar comeu a terça parte do que sobrou desse bolo. A terceira pessoa a acordar comeu três oitavos do que ainda havia desse bolo. É correto afirmar que a quarta e última pessoa a acordar encontrou sobre a mesa a seguinte fração correspondente ao que sobrou desse bolo inteiro: ✂️ a) 1/6 ✂️ b) 2/5 ✂️ c) 1/3 ✂️ d) 3/8 ✂️ e) 7/15 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q979693 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em um encontro de professores, compareceram pessoas de 3 regiões diferentes. Da região F, houve a presença de 160 pessoas; da região G, de 100 pessoas; da região H, de 60 pessoas. A organização do encontro quer organizar o maior número de mesas, sendo que, em cada mesa, deve haver o mesmo número de professores de cada região. Cumprindo essas condições, cada uma dessas mesas terá quantos professores? ✂️ a) 20 ✂️ b) 16 ✂️ c) 15 ✂️ d) 12 ✂️ e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q979694 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Após as férias do mês de julho, uma classe recebeu mais 8 alunos, o que representou um aumento de 40% no número de alunos dessa classe. Se, ao invés desse aumento do número de alunos, houvesse ocorrido um decréscimo de 15%, o número de alunos da sala seria igual a ✂️ a) 18. ✂️ b) 17. ✂️ c) 16. ✂️ d) 15. ✂️ e) 14. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q979695 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O total de crianças de 1 a 5 anos de uma escola é igual a 60. A terça parte desses alunos é do sexo masculino. Para que a razão entre o número de alunos do sexo masculino e o número de alunas seja 3/5, é necessário que o número de crianças aumente, no mínimo, de 60 para ✂️ a) 74. ✂️ b) 70. ✂️ c) 68. ✂️ d) 66. ✂️ e) 64. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q979696 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em uma tapeçaria, 4 máquinas de tecelagem, iguais, operando ininterruptamente durante 6 horas por dia, produzem 240 tapetes iguais em 2 dias. Uma das máquinas apresentou defeito, e, para atender a uma nova encomenda de 600 desses tapetes, o gerente de produção ampliou o tempo de operações das máquinas para 8 horas ininterruptas por dia. Desse modo, a produção será possível em quantos dias? ✂️ a) 3 ✂️ b) 4 ✂️ c) 5 ✂️ d) 6 ✂️ e) 7 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q979697 | Raciocínio Lógico, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Um evento, que deve durar 3 horas, será composto por 5 apresentações em sequência, todas com a mesma duração e separadas por um intervalo de 10 minutos. É necessário que cada apresentação dure quantos minutos? ✂️ a) 25 ✂️ b) 28 ✂️ c) 30 ✂️ d) 32 ✂️ e) 35 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q979698 | Matemática, Geometria Plana, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A área de um retângulo é igual a Y m2. Se o comprimento desse retângulo for duplicado e a sua largura for reduzida em 1/3 do que era, qual passará a ser sua nova área, em metros quadrados? ✂️ a) 2Y/3 ✂️ b) 3Y/4 ✂️ c) 5Y/4 ✂️ d) 4Y/3 ✂️ e) 6Y/5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q979699 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Um terreno tem a forma de um trapézio retângulo. Se a base menor e a altura dele medem 15 m cada uma, enquanto a base maior mede 35 m, então o perímetro desse trapézio retângulo é igual a ✂️ a) 75 m. ✂️ b) 80 m. ✂️ c) 85 m. ✂️ d) 90 m. ✂️ e) 95 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q979700 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Aguiar et al. (2006), em Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, o Conselho Escolar deve ✂️ a) ser um órgão com atuação predominantemente consultiva, sem atribuições de decisão. ✂️ b) representar, de maneira central, os interesses da administração escolar. ✂️ c) priorizar influências externas à instituição, em detrimento de aspectos internos. ✂️ d) fortalecer a participação da comunidade e promover a igualdade social. ✂️ e) atuar de forma prioritária em questões relacionadas ao orçamento e à gestão financeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q979701 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Barbosa (2006), em Por amor e por força: Rotinas na Educação Infantil, as rotinas na Educação Infantil devem ✂️ a) manter uma rotina estruturada e imutável, com foco na disciplina das crianças. ✂️ b) buscar uma organização que priorize a eficiência das atividades da professora. ✂️ c) ser flexíveis, considerando as necessidades e interesses das crianças. ✂️ d) estabelecer horários rigorosos nas atividades, desconsiderando as circunstâncias do momento. ✂️ e) reforçar o tempo dedicado às atividades pedagógicas, diminuindo o espaço para brincadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q979702 | Pedagogia, Educação Infantil, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Gonzalez-Mena (2014), na obra O Cuidado com Bebês e Crianças Pequenas na Creche: Um Currículo de Educação e Cuidados Baseado em Relações Qualificadas, destaca que, no atendimento a bebês e a crianças pequenas, a construção de vínculos é fundamental para ✂️ a) facilitar o desenvolvimento equilibrado das crianças em aspectos emocionais, sociais e cognitivos. ✂️ b) contribuir para um maior desempenho acadêmico nas primeiras fases da educação infantil. ✂️ c) auxiliar na gestão de comportamentos indesejados por meio de abordagens relacionais. ✂️ d) acelerar o processo de adaptação à ausência dos pais e minimizar o impacto emocional. ✂️ e) estabelecer normas comportamentais de forma inflexível e punitiva para as crianças pequenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q979703 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo o texto de Barbosa (2009), na obra Práticas Cotidianas na Educação Infantil, uma prática cotidiana de qualidade é aquela que ✂️ a) valoriza o currículo estruturado e padronizado em detrimento das condições do grupo. ✂️ b) organiza atividades pensando nas necessidades e nos interesses reais das crianças. ✂️ c) foca o processo de instrução de conteúdo acadêmico de maneira direta. ✂️ d) restringe a interação entre o grupo, visando manter a disciplina e o controle durante as atividades. ✂️ e) direciona o planejamento curricular para atender às demandas e preferências dos professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q979712 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Ostetto (2008), em Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores, a formação de professores para a Educação Infantil deve ✂️ a) valorizar conteúdos conceituais, com foco na sistematização teórica das abordagens educativas. ✂️ b) direcionar-se ao uso de métodos práticos, com ênfase na aplicação de técnicas de ensino. ✂️ c) considerar a infância de forma geral, sem aprofundar suas particularidades no processo formativo. ✂️ d) atender às demandas do contexto escolar, centrando-se nas habilidades de leitura e de escrita. ✂️ e) integrar teoria e prática, reconhecendo o professor como pesquisador de sua própria prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q979713 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (1992), organizado por La Taille e outros, uma ideia comum a essas teorias sobre o desenvolvimento infantil é a de que ✂️ a) o desenvolvimento da criança decorre da sólida base dos fatores genéticos, com pouca influência do ambiente social. ✂️ b) a aprendizagem infantil ocorre sem depender das interações sociais estabelecidas na escola e em seu meio. ✂️ c) o desenvolvimento da criança acontece a partir da interação entre fatores biológicos e sociais em constante relação. ✂️ d) o progresso no desenvolvimento infantil depende da introdução precoce do ensino formal pautado nas experiências. ✂️ e) as emoções da criança não exercem papel relevante no avanço de suas capacidades cognitivas, uma vez que essas têm relação genética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q979714 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Teberosky e Cardoso (2000), em Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita, no contexto da Educação Infantil, a alfabetização deve ser entendida como ✂️ a) um processo formal que deve começar apenas no Ensino Fundamental. ✂️ b) uma prática social que envolve a criança desde cedo em situações reais de leitura e escrita. ✂️ c) um processo mecânico de memorização de letras e palavras. ✂️ d) um ensino sistemático de regras gramaticais e ortográficas. ✂️ e) um método de transmissão de conteúdos prontos para a criança decorar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q979715 | Pedagogia, Principais Autores, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Zabalza (1998), em Qualidade em Educação Infantil, a qualidade na educação infantil está diretamente relacionada a ✂️ a) estabelecer rotinas organizadas, com foco na disciplina e no cumprimento sistemático de horários escolares. ✂️ b) realizar acompanhamentos frequentes com base em instrumentos avaliativos que permitam mensurar o progresso das crianças. ✂️ c) garantir o acesso a recursos pedagógicos modernos, com foco no uso de materiais que favoreçam o aprendizado. ✂️ d) inserir conteúdos antecipados do currículo formal, visando à preparação para etapas escolares posteriores. ✂️ e) construir espaços acolhedores e dinâmicos, que promovam vínculos afetivos e estimulem o desenvolvimento integral das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q979716 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), é direito da criança: ✂️ a) iniciar atividades laborais precocemente como forma de contribuir com as demandas econômicas da família. ✂️ b) acessar ações voltadas à educação, à cultura, ao lazer e à profissionalização, em condições de igualdade. ✂️ c) receber formação familiar como principal referência no processo educativo, sem articulação com outras instâncias. ✂️ d) participar de processos educativos, a partir dos 7 anos de idade, definidos pela legislação vigente garantindo o direito à educação. ✂️ e) desenvolver suas interações sociais no contexto dos espaços escolares, mantendo a disciplina e a supervisão constante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q979717 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/1996), a Educação Infantil é ✂️ a) uma etapa opcional, que prioriza ações voltadas ao cuidado físico e às rotinas básicas das crianças pequenas. ✂️ b) a fase destinada a introduzir práticas escolares formais com foco na preparação para o ensino seguinte. ✂️ c) o período inicial, que concentra suas ações em atividades voltadas ao desenvolvimento da leitura e escrita. ✂️ d) a etapa inicial da educação básica, com foco no desenvolvimento integral das crianças até os cinco anos. ✂️ e) um processo educativo, que pode ocorrer fora de instituições, com base em práticas informais de convívio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q979718 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017) – A Etapa da Educação Infantil, a prática pedagógica deve ✂️ a) basear-se em conteúdos escolares organizados de forma sequencial e estruturada, visando às bases para a etapa mais acadêmica. ✂️ b) oferecer situações que valorizem o esforço e o desempenho individual incentivando a competitividade entre os pares. ✂️ c) organizar-se em torno dos direitos de aprendizagem e dos campos de experiências, respeitando o desenvolvimento e os interesses infantis. ✂️ d) direcionar-se a atividades sistemáticas com foco no reforço positivo das habilidades escolares e repetição de rotinas. ✂️ e) ser conduzida por propostas que antecipem conteúdos e práticas de etapas educacionais seguintes relacionadas à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q979719 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo o Currículo do Ensino de Educação Infantil de Itatiba (2020), a educação infantil deve ser concebida como ✂️ a) um período voltado ao desenvolvimento de competências acadêmicas introdutórias de forma estruturada. ✂️ b) uma etapa de inserção gradual na rotina escolar, com foco na adaptação a normas e horários estabelecidos. ✂️ c) um processo formativo que organiza experiências com base em regras e comportamentos esperados futuramente. ✂️ d) um tempo no qual atividades ligadas à linguagem, à matemática e à organização são priorizadas no cotidiano. ✂️ e) um espaço de cuidado e aprendizagem que respeita as necessidades, os interesses e os ritmos de cada criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q979692 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Para o café da manhã, foi feito um bolo. A primeira pessoa a acordar, ao chegar à mesa, comeu a quinta parte desse bolo. A segunda pessoa a acordar comeu a terça parte do que sobrou desse bolo. A terceira pessoa a acordar comeu três oitavos do que ainda havia desse bolo. É correto afirmar que a quarta e última pessoa a acordar encontrou sobre a mesa a seguinte fração correspondente ao que sobrou desse bolo inteiro: ✂️ a) 1/6 ✂️ b) 2/5 ✂️ c) 1/3 ✂️ d) 3/8 ✂️ e) 7/15 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q979693 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em um encontro de professores, compareceram pessoas de 3 regiões diferentes. Da região F, houve a presença de 160 pessoas; da região G, de 100 pessoas; da região H, de 60 pessoas. A organização do encontro quer organizar o maior número de mesas, sendo que, em cada mesa, deve haver o mesmo número de professores de cada região. Cumprindo essas condições, cada uma dessas mesas terá quantos professores? ✂️ a) 20 ✂️ b) 16 ✂️ c) 15 ✂️ d) 12 ✂️ e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q979694 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Após as férias do mês de julho, uma classe recebeu mais 8 alunos, o que representou um aumento de 40% no número de alunos dessa classe. Se, ao invés desse aumento do número de alunos, houvesse ocorrido um decréscimo de 15%, o número de alunos da sala seria igual a ✂️ a) 18. ✂️ b) 17. ✂️ c) 16. ✂️ d) 15. ✂️ e) 14. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q979695 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O total de crianças de 1 a 5 anos de uma escola é igual a 60. A terça parte desses alunos é do sexo masculino. Para que a razão entre o número de alunos do sexo masculino e o número de alunas seja 3/5, é necessário que o número de crianças aumente, no mínimo, de 60 para ✂️ a) 74. ✂️ b) 70. ✂️ c) 68. ✂️ d) 66. ✂️ e) 64. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q979696 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em uma tapeçaria, 4 máquinas de tecelagem, iguais, operando ininterruptamente durante 6 horas por dia, produzem 240 tapetes iguais em 2 dias. Uma das máquinas apresentou defeito, e, para atender a uma nova encomenda de 600 desses tapetes, o gerente de produção ampliou o tempo de operações das máquinas para 8 horas ininterruptas por dia. Desse modo, a produção será possível em quantos dias? ✂️ a) 3 ✂️ b) 4 ✂️ c) 5 ✂️ d) 6 ✂️ e) 7 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q979697 | Raciocínio Lógico, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Um evento, que deve durar 3 horas, será composto por 5 apresentações em sequência, todas com a mesma duração e separadas por um intervalo de 10 minutos. É necessário que cada apresentação dure quantos minutos? ✂️ a) 25 ✂️ b) 28 ✂️ c) 30 ✂️ d) 32 ✂️ e) 35 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q979698 | Matemática, Geometria Plana, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A área de um retângulo é igual a Y m2. Se o comprimento desse retângulo for duplicado e a sua largura for reduzida em 1/3 do que era, qual passará a ser sua nova área, em metros quadrados? ✂️ a) 2Y/3 ✂️ b) 3Y/4 ✂️ c) 5Y/4 ✂️ d) 4Y/3 ✂️ e) 6Y/5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q979699 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Um terreno tem a forma de um trapézio retângulo. Se a base menor e a altura dele medem 15 m cada uma, enquanto a base maior mede 35 m, então o perímetro desse trapézio retângulo é igual a ✂️ a) 75 m. ✂️ b) 80 m. ✂️ c) 85 m. ✂️ d) 90 m. ✂️ e) 95 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q979700 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Aguiar et al. (2006), em Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, o Conselho Escolar deve ✂️ a) ser um órgão com atuação predominantemente consultiva, sem atribuições de decisão. ✂️ b) representar, de maneira central, os interesses da administração escolar. ✂️ c) priorizar influências externas à instituição, em detrimento de aspectos internos. ✂️ d) fortalecer a participação da comunidade e promover a igualdade social. ✂️ e) atuar de forma prioritária em questões relacionadas ao orçamento e à gestão financeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q979701 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Barbosa (2006), em Por amor e por força: Rotinas na Educação Infantil, as rotinas na Educação Infantil devem ✂️ a) manter uma rotina estruturada e imutável, com foco na disciplina das crianças. ✂️ b) buscar uma organização que priorize a eficiência das atividades da professora. ✂️ c) ser flexíveis, considerando as necessidades e interesses das crianças. ✂️ d) estabelecer horários rigorosos nas atividades, desconsiderando as circunstâncias do momento. ✂️ e) reforçar o tempo dedicado às atividades pedagógicas, diminuindo o espaço para brincadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q979702 | Pedagogia, Educação Infantil, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Gonzalez-Mena (2014), na obra O Cuidado com Bebês e Crianças Pequenas na Creche: Um Currículo de Educação e Cuidados Baseado em Relações Qualificadas, destaca que, no atendimento a bebês e a crianças pequenas, a construção de vínculos é fundamental para ✂️ a) facilitar o desenvolvimento equilibrado das crianças em aspectos emocionais, sociais e cognitivos. ✂️ b) contribuir para um maior desempenho acadêmico nas primeiras fases da educação infantil. ✂️ c) auxiliar na gestão de comportamentos indesejados por meio de abordagens relacionais. ✂️ d) acelerar o processo de adaptação à ausência dos pais e minimizar o impacto emocional. ✂️ e) estabelecer normas comportamentais de forma inflexível e punitiva para as crianças pequenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q979703 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo o texto de Barbosa (2009), na obra Práticas Cotidianas na Educação Infantil, uma prática cotidiana de qualidade é aquela que ✂️ a) valoriza o currículo estruturado e padronizado em detrimento das condições do grupo. ✂️ b) organiza atividades pensando nas necessidades e nos interesses reais das crianças. ✂️ c) foca o processo de instrução de conteúdo acadêmico de maneira direta. ✂️ d) restringe a interação entre o grupo, visando manter a disciplina e o controle durante as atividades. ✂️ e) direciona o planejamento curricular para atender às demandas e preferências dos professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro