Questões de Concursos PEB II

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1Q909674 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre a Educação Física na escola pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q909670 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Julgue as seguintes afirmativas sobre a evolução da Educação Física:

I. No Brasil, especificamente nas quatro primeiras décadas do século XX, foi marcante no sistema educacional a influência dos Métodos Ginásticos e da Instituição Militar.

II. Após a Segunda Guerra Mundial, que coincide com o fim da ditadura do Estado Novo no Brasil, surgem outras tendências disputando a supremacia no interior da instituição escolar.

III. Nas décadas de 70 e 80 surgem movimentos "renovadores" na educação física. Entre eles destacam-se a "Psicomotricidade" com variantes como a “Psicocinética" de Jean Le Boulch (1978), que se apresentam como contestação à educação física por considerá-la ligada a uma concepção dualista de homem.

São corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q909672 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Associe o termo à sua definição:

1. Equilíbrio.

2. Estruturação Espacial.

3. Lateralidade.

4. Coordenação Fina.

( ) se refere ao espaço interno do indivíduo, que determina o uso de um lado do corpo com maior desembaraço e mais destreza.

( ) é a capacidade de assumir e manter qualquer posição corporal contra a força da gravidade, ou seja, manter a estabilidade corporal durante os movimentos e também quando se está imóvel.

( ) caracteriza-se pelo emprego coordenado de pequenos músculos. São movimentos de precisão de extremidades.

( ) é a orientação, a estruturação do mundo exterior tomando como referência, primeiramente, o seu referencial; depois, a outros objetos ou pessoas, seja em posição estática ou movimento.

Preenche as lacunas corretamente, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1046327 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

São sinais de deficiência auditiva:

I. As primeiras palavras aparecem tarde (3 a 4 anos);
II. Quando está de costas, não atende ao ser chamado;
III. Fala em voz muito alta ou muito baixa;
IV. Olha para os lábios de quem fala e não para os olhos;
V. Troca e omite fonemas na fala e na escrita.

São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q909671 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

“O objetivo da psicomotricidade é o desenvolvimento integral do aluno, em seus aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Para tanto, utiliza as atividades __________ como impulsionadoras dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais.” Preenche corretamente a lacuna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q909669 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

As ações musculares excêntricas, denominadas também como alongamento ativo, ocorrem:

  1. ✂️
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  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1046328 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre educação inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q909673 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

As músicas e brincadeiras cantadas são fundamentais para o desenvolvimento do ritmo. Sobre o ritmo é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1046330 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1046323 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
A figura de linguagem presente em “O meu lindo Guanabara” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1046325 | Português, Morfologia, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
No verso “Oh! esta flor desbotada,”, a palavra “Oh!” é morfologicamente classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1046331 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

De acordo com a Declaração de Salamanca, assinale a afirmativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1046321 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – O escritor não se preocupa com a estética do texto: o poema não possui métrica nem rimas.
II – O poema tem, como tema central, a saudade do eu-lírico pela mulher amada
III – É possível afirmar que a rosa, descrita no poema, não é concreta, mas, sim, uma representação da mulher amada)

É (São) incorreta(s) a(s) afirmação(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1046326 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

São condutas adequadas com alunos com deficiência mental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1046322 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – Os substantivos “pálida” e “caída”, presentes na primeira estrofe, dão indícios da atmosfera melancólica do eu lírico.
II – O eu lírico recebe o primeiro beijo da amada quando está deixando sua terra natal.
III – Em terras portuguesas, o que consolava o eu lírico eram as orações ferventes da amada que havia ficado em seu país natal.

É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1046324 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
A palavra “fagueiro”, presente no verso “P’ra quem sai do lar fagueiro”, pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
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  4. ✂️

17Q1046329 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre crianças com cegueira pode-se afirmar que:
  1. ✂️
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  4. ✂️

19Q1078921 | Noções de Informática, Windows Explorer, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

“Os nomes de arquivo do Windows têm duas partes separadas por um ponto: primeiro, _________ e, segundo, uma extensão geralmente de três ou quatro caracteres que define o ________.” Preenche corretamente as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
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