Questões de Concursos PEB II Resolva questões de PEB II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. PEB II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q909674 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Sobre a Educação Física na escola pode-se afirmar que: ✂️ a) A Educação Física promove o aprendizado pelo movimento humano, o que significa que este aprendizado se dá em diversos sentidos, como o aprendizado do corpo, o aprendizado cognitivo e o aprendizado social. ✂️ b) A Educação Física deve buscar como único foco o desenvolvimento de habilidades físicas em estudantes que participantes de campeonatos. ✂️ c) A Educação Física escolar deve ser voltada aos esportes de rendimento, privilegiando os mais aptos. ✂️ d) A Educação Física deve valorizar exclusivamente o desenvolvimento motor dos estudantes desconsiderando outras habilidades que devem ser trabalhadas por outros professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q909670 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Julgue as seguintes afirmativas sobre a evolução da Educação Física: I. No Brasil, especificamente nas quatro primeiras décadas do século XX, foi marcante no sistema educacional a influência dos Métodos Ginásticos e da Instituição Militar. II. Após a Segunda Guerra Mundial, que coincide com o fim da ditadura do Estado Novo no Brasil, surgem outras tendências disputando a supremacia no interior da instituição escolar. III. Nas décadas de 70 e 80 surgem movimentos "renovadores" na educação física. Entre eles destacam-se a "Psicomotricidade" com variantes como a “Psicocinética" de Jean Le Boulch (1978), que se apresentam como contestação à educação física por considerá-la ligada a uma concepção dualista de homem.São corretas as afirmativas: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) todas afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q909672 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Associe o termo à sua definição: 1. Equilíbrio. 2. Estruturação Espacial. 3. Lateralidade. 4. Coordenação Fina. ( ) se refere ao espaço interno do indivíduo, que determina o uso de um lado do corpo com maior desembaraço e mais destreza.( ) é a capacidade de assumir e manter qualquer posição corporal contra a força da gravidade, ou seja, manter a estabilidade corporal durante os movimentos e também quando se está imóvel. ( ) caracteriza-se pelo emprego coordenado de pequenos músculos. São movimentos de precisão de extremidades. ( ) é a orientação, a estruturação do mundo exterior tomando como referência, primeiramente, o seu referencial; depois, a outros objetos ou pessoas, seja em posição estática ou movimento. Preenche as lacunas corretamente, respectivamente: ✂️ a) 1; 3; 4; 2. ✂️ b) 2; 1; 3; 4. ✂️ c) 3; 1; 4; 2. ✂️ d) 4; 1; 2; 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1046327 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024São sinais de deficiência auditiva: I. As primeiras palavras aparecem tarde (3 a 4 anos); II. Quando está de costas, não atende ao ser chamado; III. Fala em voz muito alta ou muito baixa; IV. Olha para os lábios de quem fala e não para os olhos; V. Troca e omite fonemas na fala e na escrita. São corretas as afirmativas: ✂️ a) I, II, III e V. ✂️ b) II, IV e V. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) todas afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q909671 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024“O objetivo da psicomotricidade é o desenvolvimento integral do aluno, em seus aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Para tanto, utiliza as atividades __________ como impulsionadoras dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais.” Preenche corretamente a lacuna: ✂️ a) físicas. ✂️ b) lúdicas. ✂️ c) psicomotoras. ✂️ d) musculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q909669 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024As ações musculares excêntricas, denominadas também como alongamento ativo, ocorrem: ✂️ a) quando o torque produzido pelo músculo é menor do que o da resistência externa, levando ao seu alongamento. ✂️ b) quando o torque produzido pelo músculo é igual ao da resistência externa, produzindo com isso uma tensão sem que ocorra o deslocamento angular das articulações. ✂️ c) quando o músculo produz um torque maior do que o da resistência externa, levando, consequentemente, ao seu encurtamento. ✂️ d) quando o músculo produz um torque maior do que o da resistência externa, levando ao seu alongamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1046328 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Assinale a afirmativa INCORRETA sobre educação inclusiva: ✂️ a) Ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e diferenças, em que as relações entre ambas não se ordenam em torno de oposições binárias (normal/especial, branco/negro, masculino/feminino, pobre/rico). Neles deve-se eleger uma identidade como norma privilegiada em relação às demais. ✂️ b) Na perspectiva da inclusão escolar, as identidades são transitórias, instáveis, inacabadas e, portanto, os alunos não são categorizáveis, não podem ser reunidos e fixados em categorias, grupos, conjuntos, que se definem por certas características arbitrariamente escolhidas. ✂️ c) A educação inclusiva questiona a artificialidade das identidades “normais” e entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade, como comumente se proclama. ✂️ d) Ao nos referirmos a uma escola inclusiva como aberta à “diversidade”, ratificamos o que queremos extinguir com a inclusão escolar, ou seja, eliminamos a possibilidade de agrupar alunos e de identificá-los por uma de suas características (por exemplo, a deficiência), valorizando alguns em detrimento de outros e mantendo escolas comuns e especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q909673 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024As músicas e brincadeiras cantadas são fundamentais para o desenvolvimento do ritmo. Sobre o ritmo é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) O ritmo está relacionado à noção de ordem. Sucessão, de duração e alternância. ✂️ b) É um fenômeno individual, pois cada pessoa possui seu ritmo. ✂️ c) O ritmo é organizado de forma lenta e processual no desenvolvimento psicomotor da criança, por meio de vivências, explorando diversas possibilidades. ✂️ d) O ritmo se restringe apenas ao sentido musical não auxiliando no desenvolvimento de outras habilidades motoras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1046330 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando: ✂️ a) o desenvolvimento físico e mental. ✂️ b) à acessibilidade e o apoio social. ✂️ c) à sua inclusão social e cidadania. ✂️ d) à geração de oportunidades e o atendimento prioritário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1046323 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! A figura de linguagem presente em “O meu lindo Guanabara” é: ✂️ a) Prosopopeia ✂️ b) Antítese. ✂️ c) Metonímia ✂️ d) Quiasmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1046325 | Português, Morfologia, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! No verso “Oh! esta flor desbotada,”, a palavra “Oh!” é morfologicamente classificada como: ✂️ a) Onomatopeia ✂️ b) Substantivo. ✂️ c) Advérbio. ✂️ d) Interjeição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1046331 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024De acordo com a Declaração de Salamanca, assinale a afirmativa INCORRETA: ✂️ a) Qualquer pessoa portadora de deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriadas às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. ✂️ b) O desafio que confronta a escola inclusiva é no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criança e capaz de bem sucedidamente educar todas as crianças, incluindo aquelas que possuam desvantagens severa. ✂️ c) Uma pedagogia centrada na criança pode impedir o desperdício de recursos e o enfraquecimento de esperanças, tão frequentemente consequências de uma instrução de baixa qualidade e de uma mentalidade educacional baseada na ideia de que "um tamanho serve a todos". ✂️ d) O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que as crianças devem aprender separadas, sempre que possível, dependendo de dificuldades ou diferenças que elas possam ter. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1046321 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! Leia atentamente as afirmações a seguir: I – O escritor não se preocupa com a estética do texto: o poema não possui métrica nem rimas. II – O poema tem, como tema central, a saudade do eu-lírico pela mulher amada III – É possível afirmar que a rosa, descrita no poema, não é concreta, mas, sim, uma representação da mulher amada) É (São) incorreta(s) a(s) afirmação(ões): ✂️ a) Apenas II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) Apenas I. ✂️ d) I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1046326 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024São condutas adequadas com alunos com deficiência mental: ✂️ a) ajudar o aluno com deficiência mental em tudo que for possível, não deixando que ele faça sozinho, mesmo que tenha capacidade. ✂️ b) valorizar mais os resultados do que os processos. ✂️ c) não encorajar as perguntas e a expressão de suas opiniões, pois os deficientes não possuem inteligência adequada. ✂️ d) respeitar as preferências, os gostos e as decisões da pessoa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1046322 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! Leia atentamente as afirmações a seguir: I – Os substantivos “pálida” e “caída”, presentes na primeira estrofe, dão indícios da atmosfera melancólica do eu lírico. II – O eu lírico recebe o primeiro beijo da amada quando está deixando sua terra natal. III – Em terras portuguesas, o que consolava o eu lírico eram as orações ferventes da amada que havia ficado em seu país natal. É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões): ✂️ a) Todas. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) Apenas III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1046324 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! A palavra “fagueiro”, presente no verso “P’ra quem sai do lar fagueiro”, pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por: ✂️ a) afável. ✂️ b) nefando. ✂️ c) bonito. ✂️ d) harmonioso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1046329 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Sobre crianças com cegueira pode-se afirmar que: ✂️ a) As crianças com cegueira não têm o mesmo potencial de desenvolvimento e de aprendizagem que as outras crianças. ✂️ b) Os conceitos formados por pessoas com cegueira congênita diferem qualitativamente dos conceitos construídos com base em experiências visuais. Se isto não for considerado e bem compreendido, corre-se o risco de a criança com cegueira repetir de forma automática o que ela ouve sem atribuir sentido e significado. ✂️ c) A cegueira por si só gera dificuldades cognitivas ou de formação de conceitos. ✂️ d) O ensino do Sistema Braille é suficiente para a alfabetização de crianças com cegueira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1079233 | Noções de Informática, Navegadores Browser, PEB II, Prefeitura de Itapura SP, Educax Educacional, 2024Sabemos que é necessário ter um navegador para podermos usar a internet, qual dessas alternativas abaixo é um navegador de internet? ✂️ a) Google Chrome ✂️ b) Microsoft Word ✂️ c) Adobe Photoshop ✂️ d) Windows Media Player Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1078921 | Noções de Informática, Windows Explorer, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024“Os nomes de arquivo do Windows têm duas partes separadas por um ponto: primeiro, _________ e, segundo, uma extensão geralmente de três ou quatro caracteres que define o ________.” Preenche corretamente as lacunas: ✂️ a) nome do arquivo; tipo de arquivo. ✂️ b) tipo de arquivo; nome de arquivo. ✂️ c) função de arquivo; tamanho de arquivo. ✂️ d) tamanho de arquivo; função de arquivo. 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1Q909674 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Sobre a Educação Física na escola pode-se afirmar que: ✂️ a) A Educação Física promove o aprendizado pelo movimento humano, o que significa que este aprendizado se dá em diversos sentidos, como o aprendizado do corpo, o aprendizado cognitivo e o aprendizado social. ✂️ b) A Educação Física deve buscar como único foco o desenvolvimento de habilidades físicas em estudantes que participantes de campeonatos. ✂️ c) A Educação Física escolar deve ser voltada aos esportes de rendimento, privilegiando os mais aptos. ✂️ d) A Educação Física deve valorizar exclusivamente o desenvolvimento motor dos estudantes desconsiderando outras habilidades que devem ser trabalhadas por outros professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q909670 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Julgue as seguintes afirmativas sobre a evolução da Educação Física: I. No Brasil, especificamente nas quatro primeiras décadas do século XX, foi marcante no sistema educacional a influência dos Métodos Ginásticos e da Instituição Militar. II. Após a Segunda Guerra Mundial, que coincide com o fim da ditadura do Estado Novo no Brasil, surgem outras tendências disputando a supremacia no interior da instituição escolar. III. Nas décadas de 70 e 80 surgem movimentos "renovadores" na educação física. Entre eles destacam-se a "Psicomotricidade" com variantes como a “Psicocinética" de Jean Le Boulch (1978), que se apresentam como contestação à educação física por considerá-la ligada a uma concepção dualista de homem.São corretas as afirmativas: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) todas afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q909672 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Associe o termo à sua definição: 1. Equilíbrio. 2. Estruturação Espacial. 3. Lateralidade. 4. Coordenação Fina. ( ) se refere ao espaço interno do indivíduo, que determina o uso de um lado do corpo com maior desembaraço e mais destreza.( ) é a capacidade de assumir e manter qualquer posição corporal contra a força da gravidade, ou seja, manter a estabilidade corporal durante os movimentos e também quando se está imóvel. ( ) caracteriza-se pelo emprego coordenado de pequenos músculos. São movimentos de precisão de extremidades. ( ) é a orientação, a estruturação do mundo exterior tomando como referência, primeiramente, o seu referencial; depois, a outros objetos ou pessoas, seja em posição estática ou movimento. Preenche as lacunas corretamente, respectivamente: ✂️ a) 1; 3; 4; 2. ✂️ b) 2; 1; 3; 4. ✂️ c) 3; 1; 4; 2. ✂️ d) 4; 1; 2; 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1046327 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024São sinais de deficiência auditiva: I. As primeiras palavras aparecem tarde (3 a 4 anos); II. Quando está de costas, não atende ao ser chamado; III. Fala em voz muito alta ou muito baixa; IV. Olha para os lábios de quem fala e não para os olhos; V. Troca e omite fonemas na fala e na escrita. São corretas as afirmativas: ✂️ a) I, II, III e V. ✂️ b) II, IV e V. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) todas afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q909671 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024“O objetivo da psicomotricidade é o desenvolvimento integral do aluno, em seus aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Para tanto, utiliza as atividades __________ como impulsionadoras dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais.” Preenche corretamente a lacuna: ✂️ a) físicas. ✂️ b) lúdicas. ✂️ c) psicomotoras. ✂️ d) musculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q909669 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024As ações musculares excêntricas, denominadas também como alongamento ativo, ocorrem: ✂️ a) quando o torque produzido pelo músculo é menor do que o da resistência externa, levando ao seu alongamento. ✂️ b) quando o torque produzido pelo músculo é igual ao da resistência externa, produzindo com isso uma tensão sem que ocorra o deslocamento angular das articulações. ✂️ c) quando o músculo produz um torque maior do que o da resistência externa, levando, consequentemente, ao seu encurtamento. ✂️ d) quando o músculo produz um torque maior do que o da resistência externa, levando ao seu alongamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1046328 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Assinale a afirmativa INCORRETA sobre educação inclusiva: ✂️ a) Ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e diferenças, em que as relações entre ambas não se ordenam em torno de oposições binárias (normal/especial, branco/negro, masculino/feminino, pobre/rico). Neles deve-se eleger uma identidade como norma privilegiada em relação às demais. ✂️ b) Na perspectiva da inclusão escolar, as identidades são transitórias, instáveis, inacabadas e, portanto, os alunos não são categorizáveis, não podem ser reunidos e fixados em categorias, grupos, conjuntos, que se definem por certas características arbitrariamente escolhidas. ✂️ c) A educação inclusiva questiona a artificialidade das identidades “normais” e entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade, como comumente se proclama. ✂️ d) Ao nos referirmos a uma escola inclusiva como aberta à “diversidade”, ratificamos o que queremos extinguir com a inclusão escolar, ou seja, eliminamos a possibilidade de agrupar alunos e de identificá-los por uma de suas características (por exemplo, a deficiência), valorizando alguns em detrimento de outros e mantendo escolas comuns e especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q909673 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024As músicas e brincadeiras cantadas são fundamentais para o desenvolvimento do ritmo. Sobre o ritmo é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) O ritmo está relacionado à noção de ordem. Sucessão, de duração e alternância. ✂️ b) É um fenômeno individual, pois cada pessoa possui seu ritmo. ✂️ c) O ritmo é organizado de forma lenta e processual no desenvolvimento psicomotor da criança, por meio de vivências, explorando diversas possibilidades. ✂️ d) O ritmo se restringe apenas ao sentido musical não auxiliando no desenvolvimento de outras habilidades motoras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1046330 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando: ✂️ a) o desenvolvimento físico e mental. ✂️ b) à acessibilidade e o apoio social. ✂️ c) à sua inclusão social e cidadania. ✂️ d) à geração de oportunidades e o atendimento prioritário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1046323 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! A figura de linguagem presente em “O meu lindo Guanabara” é: ✂️ a) Prosopopeia ✂️ b) Antítese. ✂️ c) Metonímia ✂️ d) Quiasmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1046325 | Português, Morfologia, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! No verso “Oh! esta flor desbotada,”, a palavra “Oh!” é morfologicamente classificada como: ✂️ a) Onomatopeia ✂️ b) Substantivo. ✂️ c) Advérbio. ✂️ d) Interjeição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1046331 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024De acordo com a Declaração de Salamanca, assinale a afirmativa INCORRETA: ✂️ a) Qualquer pessoa portadora de deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriadas às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. ✂️ b) O desafio que confronta a escola inclusiva é no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criança e capaz de bem sucedidamente educar todas as crianças, incluindo aquelas que possuam desvantagens severa. ✂️ c) Uma pedagogia centrada na criança pode impedir o desperdício de recursos e o enfraquecimento de esperanças, tão frequentemente consequências de uma instrução de baixa qualidade e de uma mentalidade educacional baseada na ideia de que "um tamanho serve a todos". ✂️ d) O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que as crianças devem aprender separadas, sempre que possível, dependendo de dificuldades ou diferenças que elas possam ter. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1046321 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! Leia atentamente as afirmações a seguir: I – O escritor não se preocupa com a estética do texto: o poema não possui métrica nem rimas. II – O poema tem, como tema central, a saudade do eu-lírico pela mulher amada III – É possível afirmar que a rosa, descrita no poema, não é concreta, mas, sim, uma representação da mulher amada) É (São) incorreta(s) a(s) afirmação(ões): ✂️ a) Apenas II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) Apenas I. ✂️ d) I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1046326 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024São condutas adequadas com alunos com deficiência mental: ✂️ a) ajudar o aluno com deficiência mental em tudo que for possível, não deixando que ele faça sozinho, mesmo que tenha capacidade. ✂️ b) valorizar mais os resultados do que os processos. ✂️ c) não encorajar as perguntas e a expressão de suas opiniões, pois os deficientes não possuem inteligência adequada. ✂️ d) respeitar as preferências, os gostos e as decisões da pessoa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1046322 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! Leia atentamente as afirmações a seguir: I – Os substantivos “pálida” e “caída”, presentes na primeira estrofe, dão indícios da atmosfera melancólica do eu lírico. II – O eu lírico recebe o primeiro beijo da amada quando está deixando sua terra natal. III – Em terras portuguesas, o que consolava o eu lírico eram as orações ferventes da amada que havia ficado em seu país natal. É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões): ✂️ a) Todas. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) Apenas III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1046324 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Texto associado. Rosa murchaEsta rosa desbotadaJá tantas vezes beijada,Pálido emblema de amor;É uma folha caídaDo livro da minha vida,Um canto imenso de dor!Há que tempos! Bem me lembro...Foi num dia de Novembro:Deixava a terra natal,A minha pátria tão cara,O meu lindo Guanabara,Em busca de Portugal.Na hora da despedidaTão cruel e tão sentidaP’ra quem sai do lar fagueiro;Duma lágrima orvalhada,Esta rosa foi-me dadaAo som dum beijo primeiro.Deixava a pátria, é verdade,Ia morrer de saudadeNoutros climas, noutras plagas;Mas tinha orações ferventesDuns lábios inda inocentesEnquanto cortasse as vagas.E hoje, e hoje, meu Deus?!— Hei de ir junto aos mausoléusNo fundo dos cemitérios,E ao baço clarão da luaDa campa na pedra nuaInterrogar os mistérios!Carpir o lírio pendidoPelo vento desabrido... Da divindade aos arcanos Dobrando a fronte saudosa, Chorar a virgem formosa Morta na flor dos anos! Era um anjo! Foi pr’o céu Envolta em místico véu Nas asas dum querubim; Já dorme o sono profundo, E despediu-se do mundo Pensando talvez em mim! Oh! esta flor desbotada, Já tantas vezes beijada, Que de mistérios não tem! Em troca do seu perfume Quanta saudade resume E quantos prantos também! A palavra “fagueiro”, presente no verso “P’ra quem sai do lar fagueiro”, pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por: ✂️ a) afável. ✂️ b) nefando. ✂️ c) bonito. ✂️ d) harmonioso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1046329 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Sobre crianças com cegueira pode-se afirmar que: ✂️ a) As crianças com cegueira não têm o mesmo potencial de desenvolvimento e de aprendizagem que as outras crianças. ✂️ b) Os conceitos formados por pessoas com cegueira congênita diferem qualitativamente dos conceitos construídos com base em experiências visuais. Se isto não for considerado e bem compreendido, corre-se o risco de a criança com cegueira repetir de forma automática o que ela ouve sem atribuir sentido e significado. ✂️ c) A cegueira por si só gera dificuldades cognitivas ou de formação de conceitos. ✂️ d) O ensino do Sistema Braille é suficiente para a alfabetização de crianças com cegueira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1079233 | Noções de Informática, Navegadores Browser, PEB II, Prefeitura de Itapura SP, Educax Educacional, 2024Sabemos que é necessário ter um navegador para podermos usar a internet, qual dessas alternativas abaixo é um navegador de internet? ✂️ a) Google Chrome ✂️ b) Microsoft Word ✂️ c) Adobe Photoshop ✂️ d) Windows Media Player Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1078921 | Noções de Informática, Windows Explorer, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024“Os nomes de arquivo do Windows têm duas partes separadas por um ponto: primeiro, _________ e, segundo, uma extensão geralmente de três ou quatro caracteres que define o ________.” Preenche corretamente as lacunas: ✂️ a) nome do arquivo; tipo de arquivo. ✂️ b) tipo de arquivo; nome de arquivo. ✂️ c) função de arquivo; tamanho de arquivo. ✂️ d) tamanho de arquivo; função de arquivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro