Questões de Concursos Pedagogia

Resolva questões de Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1047190 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com o artigo 5º da Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, esta etapa do processo de escolarização será orientada pelos seguintes princípios específicos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1047191 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), instituído e implementado a partir da Resolução CNE/CEB nº 3/2009 do Ministério da Educação (MEC), são finalidades do SISTEC, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1047192 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com a Lei n° 12.464, de 4 de agosto de 2011, que dispõe sobre o ensino na Aeronáutica, são fases no desenvolvimento do ensino, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1047193 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia o fragmento a seguir, extraído da Lei n° 11.741, de 16 de julho de 2008 e em seguida assinale a opção que contenha a sequência que preenche corretamente as lacunas.
Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por _______________ tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes _______________ formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1047194 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo.
A aproximação (do aluno com o conteúdo, do aluno com o professor ou do aluno com os colegas de aprendizagem) é condição necessária, ainda que não suficiente, para que ocorra aprendizagem. Assim sendo, _______________ soa como um paradoxo. A maneira mais óbvia de eliminar tal barreira é colocar os protagonistas em um mesmo espaço físico, mas não é a única. Os _______________ e as _______________, dos correios à telepresença, também podem se aproximar, com menor custo e com maior eficiência.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 26. (adaptado).
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1047195 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O debate em torno do conhecimento talvez seja o de maior destaque ao longo da história do currículo, pois as concepções do que vem a ser currículo se modificam em função das diferentes finalidades educacionais pretendidas e dos contextos sociais nos quais são produzidas. Ainda assim, frequentemente estão relacionadas às perguntas: qual conhecimento deve ser ensinado na escola? qual conhecimento deve ser incluído no currículo e, por conseguinte, qual deve ser excluído? Dependendo das finalidades da escolarização e da concepção de conhecimento defendida, diferentes respostas são elaboradas.

LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez/Faperj, 2011. p. 70. (adaptado).


Considerando as informações apresentadas no texto bem como os estudos sobre conhecimento e currículo, segundo Lopes e Macedo (2011), associe as vertentes do campo do currículo às respectivas definições.

Vertentes

(1) Perspectiva acadêmica

(2) Perspectiva instrumental

(3) Perspectiva progressivista

(4) Perspectiva crítica

Definições

( ) Regras e métodos são necessários para a validação de saberes como conhecimentos por meio do atendimento eficiente a determinados fins.

( ) A questão do conhecimento bem como o lugar de quem legitima os saberes como conhecimento são centrais no processo de construção do currículo.

( ) Na relação conhecimento e currículo, é defendida a existência de regras e métodos que validam determinados saberes como conhecimentos.

( ) A determinação dos fins e o bem-estar da humanidade são imperativos necessários à seleção dos conhecimentos que comporão o currículo.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1047196 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Preencha as lacunas abaixo. A avaliação pode ser uma oportunidade para consolidar _______________ e desenvolver _______________. Para tanto, ela precisa estar centrada no aluno, o que significa permitir _______________.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1047197 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

As reformas educacionais foram um marco na história da educação nacional durante a Primeira República, sobretudo no que diz respeito aos objetivos do curso secundário no país (1890-1931), constituindo-se em um momento de intensas transformações político-econômicas, socioculturais e educacionais.
Tendo como referência as reformas do curso secundário no período da Primeira República, preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorreram as reformas a seguir.
( ) A reforma de João Luiz Alves entendia o curso secundário como essencial para o ingresso no ensino superior e para o preparo geral para a vida.
( ) A reforma de Benjamin Constant buscava oferecer instrução secundária e fundamental necessária para o ingresso no ensino superior e para o exercício da cidadania.
( ) A reforma de Rivadávia Correia propunha uma cultura geral prática, com ensino de ciências e letras, desvinculada de ser apenas preparatória.
( ) Carlos Maximiliano defendia uma sólida instrução fundamental no curso secundário, preparando os alunos para exames vestibulares rigorosos.
( ) A reforma educacional de Epitácio Pessoa visava preparar estudantes para o ensino superior e conceder o título de bacharel em ciências e letras.
A sequência correta em que ocorreram as reformas educacionais do curso secundário, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1047198 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A atividade humana é finalística, isto é, supõe fins a atingir. Assim, a educação se realiza em função de propósitos e metas, e a atuação de professores e alunos, no processo ensino-aprendizagem, está orientada para a consecução de objetivos. Existe, portanto, uma relação íntima entre a formulação de objetivos e a avaliação da aprendizagem, pois avaliar consiste, essencialmente, em determinar em que medida os objetivos previstos estão sendo realmente alcançados.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. 12. reimp. São Paulo: Editora Ática, 2008. p. 29. (adaptado).
Levando em consideração as funções da avaliação da aprendizagem bem como suas modalidades, segundo Haydt (2008), avalie as afirmativas a seguir.
I. A avaliação diagnóstica, dentre outras possibilidades, é utilizada para caracterizar eventuais problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem, identificando suas causas a fim de saná-los.
II. A avaliação formativa visa determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução, de modo que sejam alcançados os objetivos pedagógicos elencados para o processo educativo.
III. A avaliação somativa é uma modalidade avaliativa orientadora, pois orienta o estudo do aluno e o trabalho docente, de modo que a construção do conhecimento seja significativa, para além da promoção.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1047199 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia os textos a seguir.
Texto I A aprendizagem deve ser diretamente observável. Essa observação, sobretudo, ocorrerá a partir das respostas expressas por aquele que aprende. O papel de instruir, nesse caso, reside em uma competência de manipular as condições do ambiente do aprendiz, de modo a garantir a sua aprendizagem.
Texto II O papel do aluno passa a ser o de receptor do conhecimento e dele se espera a aceitação de metas preestabelecidas. A avaliação dessas metas se faz pela medida das respostas (ou mudanças de comportamento do aluno) que são diretamente observáveis e passíveis de serem medidas.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 66.
De acordo com os textos apresentados acima, qual é a teoria da aprendizagem em pauta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1047200 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os limites dessa concepção encontram-se na visão parcial dos procedimentos educacionais excessivamente centrados no indivíduo e nos modelos ideais que determinam, a priori, o que é o ser humano “universal” e como deve ser a educação. Trata-se, portanto, de uma visão intelectualista da pedagogia.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006. . p. 151. (adaptado).
A crítica apresentada no fragmento de texto acima se refere a qual concepção filosófico-antropológica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1047201 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Indicadores são ferramentas que apresentam elementos conceituais, condensando as informações de uma realidade complexa que está em foco, a fim de facilitar a sua compreensão. Para tanto, os indicadores informam a respeito do valor do estado de seu objeto.
O texto apresentado acima discorre sobre os indicadores educacionais. A respeito desse tema é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1047202 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia os casos a seguir:
Caso I Uma empresa de tecnologia que atua no setor de desenvolvimento de soluções digitais cresceu rapidamente em dois anos. A equipe de liderança percebeu que, à medida que os novos funcionários se integravam, havia uma dificuldade de adaptação à dinâmica de trabalho colaborativo que a empresa exige. Além disso, alguns líderes de equipe expressaram dificuldades em incentivar o engajamento e a participação ativa de suas equipes durante as reuniões de planejamento e execução dos projetos. Nesse contexto, os gestores identificaram que, apesar de os colaboradores serem altamente qualificados tecnicamente, as equipes estavam apresentando baixos níveis de engajamento nas discussões de ideias, com pouca troca de conhecimentos e dificuldades em trabalhar em soluções criativas e colaborativas. A liderança precisava de uma abordagem que ensinasse e incentivasse uma maior participação e mais autonomia dos colaboradores na resolução de problemas complexos da empresa, além de aprimorar a capacidade de colaboração. Para isso, foi introduzido um programa de desenvolvimento contínuo que utilizava situações reais e desafiadoras da empresa como casos para estudo. As equipes eram desafiadas a resolver essas situações em conjunto, incentivando os colaboradores a pesquisar as suas causas possíveis, além de discutir e propor soluções em colaboração.
Caso II Em uma escola de tecnologia, os alunos de um curso de desenvolvimento de software são desafiados a identificar as dificuldades de um grupo de comerciantes para a gerência de seus estoques de forma eficiente e acessível. A partir dessa conjuntura, o professor apresenta o contexto inicial da atividade, e solicita aos alunos que, organizados em equipes, identifiquem o ponto central da situação, realizando, portanto, pesquisas sobre as causas possíveis do problema.
De acordo com as situações apresentadas nos casos acima, qual foi a solução metodológica adotada pela empresa e pela escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1047203 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Como ponto de partida para compreender o que é o design instrucional, considera-se que o design é o resultado de um processo ou atividade (um produto), em termos de forma e funcionalidade, com propósitos e intenções claramente definidos, enquanto instrução é a atividade de ensino que se utiliza da comunicação para facilitar a aprendizagem.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008. (adaptado).
De acordo com Filatro (2008), é correto afirmar que a noção de design instrucional se define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1047204 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

De acordo com a Lei n° 9.394 de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, quando a educação profissional técnica de nível médio for oferecida em articulação com a aprendizagem profissional, poderá haver aproveitamento:
I. Da carga horária de cursos de formação complementar e de aperfeiçoamento profissional realizados em instituições privadas.
II. Das atividades pedagógicas de educação profissional técnica de nível médio para cumprimento do contrato de aprendizagem profissional.
III. Dos conteúdos programáticos cursados em capacitações profissionalizantes que tiverem equivalência curricular com a aprendizagem profissional.
IV. Das horas de trabalho realizadas em aprendizagem profissional para efeito de integralização da carga horária do ensino médio.
V. Das atividades executadas em ambientes informais de trabalho, desde que articuladas às competências previstas na aprendizagem profissional.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1047205 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre o processo de promoção e de classificação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, segundo a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, avalie as afirmativas a seguir.
I. Avaliação preponderantemente qualitativa, contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos resultados ao longo do período sobre os resultados de exames finais.
II. Possibilidade de aceleração de estudos para estudantes em situação de atraso escolar, atendendo à prescrição médica, à orientação psicopedagógica e ao acompanhamento por equipe multidisciplinar.
III. Oferta obrigatória de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar, conforme definido no regimento escolar.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1047206 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

No modelo de ensino tradicional, alguns alunos raramente prestavam atenção às aulas. Esses estudantes, em geral, eram fonte de distração para o restante da turma e influenciavam de maneira negativa a aprendizagem de todos os colegas. Pareciam frequentemente desinteressados ou indisciplinados. Quando invertemos a sala de aula, descobrimos algo surpreendente. Como não mais nos limitávamos a nos expor diante de uma turma e discursar para os estudantes, muitos dos problemas de gerenciamento da sala de aula desapareceram. Os alunos que precisavam de público para as suas encenações já não contavam com a plateia. Como o tempo de aula era usado basicamente para que os alunos executassem atividades práticas ou trabalhassem em pequenos grupos, os colegas que em geral eram fatores de dispersão passaram a ser ignorados. Ou já não tinham público ou não mais se sentiam entediados, dispondo-se a mergulhar na proposta de aprendizagem.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018. p. 50. (adaptado).
Qual opção abaixo apresenta corretamente o papel da sala de aula como espaço de aprendizagem e de interação, segundo Bergmann e Sams (2018), considerando a relação professor-aluno na sala de aula invertida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1047207 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Como sua função é orientar a prática, partindo das exigências da própria prática, ele não pode ser um documento rígido e absoluto, pois uma das características do processo de ensino é que está sempre em movimento, está sempre sofrendo modificações face às condições reais.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 248. (adaptado). Considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos bem como as modalidades de planejamento, segundo Libâneo (2013), analise as afirmativas a seguir.
I. No plano da escola, dentre outros elementos, são explicitadas as concepções pedagógicas.
II. O plano de ensino, ou de curso, é um roteiro organizado das unidades didáticas, conteúdos e outros.
III. No plano de aula são detalhados os conteúdos, a justificativa, o número de aulas e outros elementos.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1047208 | Psicologia, Psicologia da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia os textos a seguir.
Texto I A psicometria é um ramo da área da psicologia que se ocupa da medição das características psicológicas de uma pessoa. Essa disciplina busca reconhecer características psicológicas, como a inteligência, traços e personalidade, atitudes e habilidades. No contexto das instituições de ensino, a psicometria pode ser trabalhada a partir de testes para o aprimorar o desempenho dos estudantes, como também para reconhecer suas potencialidades e dificuldades. Esse recurso não se limita a esse público, pois ele também pode ser utilizado para identificar aptidões dos professores e demais funcionários da instituição.
Texto II A psicometria, apregoando a objetividade da medida psicológica e supervalorizando a Estatística aplicada às ciências humanas, abriu espaço, no âmbito da escola, para as medidas educacionais. Surgiram, assim, os testes de desempenho escolar, organizados de acordo com os mesmos padrões dos testes psicológicos e valendo-se da Estatística para a análise da distribuição dos resultados.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 34.
Considerando os textos acima, bem como seus conhecimentos sobre psicologia educacional, analise as afirmativas abaixo.
I. A apropriação da psicometria pela escola contribuiu para justificar a divisão de turmas.
II. A psicometria permite que o professor tenha conhecimento sobre diferentes características de seus alunos.
III. Os testes de inteligência inauguraram uma ênfase que foi dada à influência das aptidões e às diferenças individuais.
IV. Os testes de inteligência surgiram a partir de uma necessidade educacional de explicar cientificamente o insucesso escolar.
V. A psicometria tornou possível uma caracterização mais completa do indivíduo, considerando suas aptidões específicas, inteligência, interesses e personalidade.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1047209 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A adoção de um programa de monitoramento e de avaliação, organizado sob uma concepção sistêmica, é identificada como condição fundamental que torna mais efetiva a gestão escolar e seu trabalho educacional, tendo em vista possibilitar a revisão objetiva e bem-informada das ações educacionais praticadas. Objetivamente, esse resultado é promovido a partir de aportes baseados em conhecimento crítico das práticas educacionais, condição básica para a sua melhoria e aprimoramento contínuo. Contribuindo com esse conhecimento, o monitoramento e a avaliação, dentre outros aspectos, permitem verificar e analisar certos elementos (recurso on-line).
LUCK, Heloísa. Avaliação e Monitoramento do Trabalho Educacional. Editora Vozes. 2013. Livro Eletrônico. Edição Kindle.
O texto acima discorre sobre o lugar dos programas de monitoramento e avaliação. A respeito desses programas, segundo Luck (2013), avalie as afirmativas a seguir.
I. Permitem verificar e analisar quais concepções, orientações e práticas pedagógicas demandam uniformidade.
II. Permitem verificar e analisar quais aspectos necessitam de melhorias, bem como serem mantidos e reforçados.
III. Permitem verificar e analisar o que é funcional ou não, e o que contribui ou não para a efetividade da atuação.
IV. Permitem verificar e analisar se o currículo deve ser considerado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos.
V. Permitem verificar e analisar que dimensões, aspectos e locais os processos educacionais apresentam limitações.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.