A atividade humana é finalística, isto é, supõe fins a atingir. Assim, a educação se realiza em função de propósitos e
metas, e a atuação de professores e alunos, no processo ensino-aprendizagem, está orientada para a consecução de
objetivos. Existe, portanto, uma relação íntima entre a formulação de objetivos e a avaliação da aprendizagem, pois
avaliar consiste, essencialmente, em determinar em que medida os objetivos previstos estão sendo realmente
alcançados.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. 12. reimp. São Paulo: Editora Ática, 2008. p. 29. (adaptado).
Levando em consideração as funções da avaliação da aprendizagem bem como suas modalidades, segundo Haydt
(2008), avalie as afirmativas a seguir.
I. A avaliação diagnóstica, dentre outras possibilidades, é utilizada para caracterizar eventuais problemas
relacionados ao processo ensino-aprendizagem, identificando suas causas a fim de saná-los.
II. A avaliação formativa visa determinar se o aluno domina gradativa e hierarquicamente cada etapa da instrução, de
modo que sejam alcançados os objetivos pedagógicos elencados para o processo educativo.
III. A avaliação somativa é uma modalidade avaliativa orientadora, pois orienta o estudo do aluno e o trabalho docente,
de modo que a construção do conhecimento seja significativa, para além da promoção.
Estão corretas as afirmativas:
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