Início Questões de Concursos Pedagogia Bilingue Resolva questões de Pedagogia Bilingue comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Pedagogia Bilingue Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1015185 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre a abordagem da Comunicação Total, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Surge no século XVIII com L’Epèe e o os “sinais metódicos”. ✂️ b) Considera a mímica e os gestos recursos comunicativos tão válidos como a língua de sinais e a língua oral. ✂️ c) Propõe o uso do Bimodalismo na escola, ou seja, ensinar tanto a língua portuguesa na modalidade oral, como na modalidade escrita. ✂️ d) Aqui no Brasil, uma importante defensora da abordagem da Comunicação Total foi a pesquisadora Lucinda Ferreira Brito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1015189 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre os personagens da história da Educação de surdos, é CORRETO afirmar. ✂️ a) E. Huet foi um dos primeiros educadores de surdos, assumindo a preceptoria de filhos de nobres franceses no século XVII. ✂️ b) Samuel Heinicke trabalhou junto com Alexander Grahan Bell defendendo o método oral puro no Congresso de Milão em 1880. ✂️ c) O americano T. Gallaudet viajou para a Europa no século XIX em busca de métodos e informações para criação das primeiras escolas norte-americanas de surdos. ✂️ d) O abade francês L’Epée criou a primeira escola de surdos do mundo e foi um dos únicos que votou a favor da língua de sinais durante o Congresso de Milão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1015390 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre o conceito de “Cultura Surda”, de acordo com Strobel (2008), é CORRETO afirmar. ✂️ a) É o jeito de o surdo entender o mundo e de modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com as suas percepções visuais. ✂️ b) Abrange a língua de sinais, mas não os gestos caseiros. ✂️ c) Compreende apenas artefatos materiais, como a campainha luminosa. ✂️ d) Compreende artefatos materiais e imateriais, por exemplo, os corais de surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1015392 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre o Empréstimos linguísticos na Libras, de acordo com Ferreira Brito (1995), é CORRETO afirmar. ✂️ a) Na Inicialização, faz-se a soletração com o alfabeto digital do nome em Português de forma bem acelerada, como nos sinais “Nunca” ou “Azul”. ✂️ b) São 5 empréstimos linguísticos em Libras: Inicialização, Lexical, de Domínio Semântico, o de Ordem Fonética e Estrangeirismo. ✂️ c) O Empréstimo de Ordem Fonética é obtido pela tentativa de representação visual do som que constitui a palavra em Português, tal como ela é percebida pelo surdo. ✂️ d) No Estrangeirismo, sinais de outras línguas de sinais, como a ASL, passam a ser usados como parte da Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1013670 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre a Fonologia da Libras, de acordo com Ferreira Brito (1995), é CORRETO afirmar. ✂️ a) A configuração de mãos, o ponto de articulação, o movimento e a disposição das mãos são considerados parâmetros primários. ✂️ b) Os sinais realizados em contato ou próximo a determinadas partes do corpo pertencem, muitas vezes, a um campo semântico específico. ✂️ c) O Movimento é considerado um parâmetro fonológico complexo que envolve diferentes formas e direções, incluindo movimentos de mão, dedos, braços e ombros e pernas. ✂️ d) A região de contato e a orientação da mão são considerados componentes não manuais da organização fonológica dos sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1015190 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre o documento “Saberes e práticas da inclusão” (MEC, 2006), é CORRETO afirmar. ✂️ a) Defende a educação bilíngue para o surdo, mas não reconhece a classificação de primeira ou segunda língua para a Libras e o Português, visto que as duas línguas são importantes e devem ser consideradas primeira língua. ✂️ b) Orienta que o aluno surdo deve ter acesso a todos os conteúdos curriculares comuns, incluindo os conteúdos de leitura e a escrita do Português que dependem da oralidade. ✂️ c) Considera que a presença de educadores surdos é imprescindível no processo educacional de crianças e jovens surdos. ✂️ d) Afirma que a educação inclusiva é uma opção melhor do que a educação bilíngue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1015181 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre o conceito pós-moderno de “Identidade surda”, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Existe uma única identidade surda, mas que se modifica ao longo da vida a depender das influências e vivências experimentadas pelos indivíduos surdos. ✂️ b) Existe uma única identidade surda inata a todos os surdos. ✂️ c) Existem várias identidades surdas e uma mesma pessoa pode ter várias dessas identidades. ✂️ d) Existem várias identidades surdas, mas cada surdo tem a sua e essa identidade permanece estável ao longo de toda a sua vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1015393 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022De acordo com Quadros e Karnopp (2004), sobre a organização cerebral das línguas de sinais, é CORRETO afirmar. ✂️ a) As línguas de sinais estão organizadas no hemisfério cerebral esquerdo, assim como as línguas orais. ✂️ b) As línguas de sinais estão organizadas no hemisfério cerebral direito, responsável pelo processamento de informação espacial. ✂️ c) Surdos que sofrem lesões no hemisfério cerebral esquerdo ficam com dificuldades para processar informações escritas e faladas, mas não sinalizadas. ✂️ d) Surdos que sofrem lesões no hemisfério cerebral direito ficam com dificuldade de fazer processamento de tudo que envolve organização espacial, inclusive da língua de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1015186 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre a gramática de Libras, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Foi descoberta e reconhecida na legislação brasileira no início dos anos 2000, através da Lei nº 10.436. ✂️ b) O primeiro estudo no Brasil sobre a gramática de Libras foi feito pelas pesquisadoras Ronice Quadros e Lodenir Karnopp. ✂️ c) De acordo com Ferreira-Brito (1995), a Libras tem 46 configurações de mão. ✂️ d) Como se trata de uma língua visual espacial e não oral auditiva, a gramática da Libras não apresenta fonética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1015187 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre os verbos na Libras, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Todos se flexionam quanto ao modo, número, tempo e à pessoa. ✂️ b) Alguns se flexionam em número, tempo e pessoa, mas nunca no modo. ✂️ c) Todos os verbos se flexionam quanto à pessoa apenas. ✂️ d) Alguns se flexionam em número e pessoa apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1013676 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre a morfologia da Libras, de acordo com Ferreira Brito (1995), é CORRETO afirmar. ✂️ a) Nos substantivos, os graus aumentativo e diminutivo são expressos apenas pelos sinais GRANDE/PEQUENO. ✂️ b) A incorporação que ocorre nos verbos direcionais equivaleria às flexões verbais da língua portuguesa. ✂️ c) Diferente das línguas orais, as línguas de sinais não exibem a dupla articulação. ✂️ d) Os nomes na Libras apresentam flexão de gênero, assim como na língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1015391 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022De acordo com Strobel (2008), sobre a “Comunidade Surda” é CORRETO afirmar. ✂️ a) Apenas surdos que frequentam as associações são considerados parte da comunidade. ✂️ b) Apenas surdos e intérpretes de Libras são considerados “comunidade surda”. ✂️ c) Filhos de surdos podem ser considerados parte da comunidade, desde sejam sinalizantes e compreendam a cultura surda. ✂️ d) Uma comunidade é um grupo de pessoas que vivem num determinado local, partilham os objetivos comuns dos seus membros; portanto, surdos e ouvintes podem fazer parte da comunidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1013672 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre a história da Educação de surdos no Brasil e no Ceará, é CORRETO afirmar. ✂️ a) A primeira escola para surdos foi o Instituto Santa Terezinha em São Paulo. ✂️ b) O surdo francês E. Huet participou da criação de escolas para surdos em todo o Brasil. ✂️ c) No Ceará, o Instituto Cearense de Educação de Surdos e o Instituto Filippo Smaldone foram criados nas décadas de 1960 e 1980, respectivamente. ✂️ d) O primeiro diretor surdo, do Instituto Cearense de Educação de Surdos, foi o professor Willer Cysne, em 2002. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1013673 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre a Educação Inclusiva para surdos no Brasil, é CORRETO afirmar. ✂️ a) De acordo com o Decreto nº 5626/05, as pessoas surdas devem ter prioridade no ingresso em todos os cursos de nível superior de graduação para formação de professores. ✂️ b) O Plano Nacional de Educação (2014-2024) propõe em sua meta 4.7 garantir a oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, aos(às) alunos(as) surdos e com deficiência auditiva de zero a dezessete anos, em escolas e classes bilíngues, mas preferencialmente em escolas inclusivas. ✂️ c) Em Fortaleza, a Resolução nº 001/2009 - Conselho Municipal de Educação de Fortaleza - afirma em seu Artigo 8º: “Nas turmas em que houver estudantes com deficiência ou transtorno do desenvolvimento global, o número de educandos deverá ser reduzido, considerando a seguinte composição: § 1º O número máximo de estudantes com deficiência, superdotação ou transtorno global do desenvolvimento poderá ser até 03 (três) estudantes por turma”. ✂️ d) Uma das estratégias da meta 1 do atual Plano Municipal de Educação de Fortaleza é garantir o ensino de Libras como disciplina obrigatória na educação básica e no ensino superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1013674 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022De acordo com Quadros e Schmiedt (2006), sobre a alfabetização e o letramento em língua portuguesa para surdos, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Por influência da educação bilíngue, desde o início dos anos 2000, a escola alfabetiza a criança surda com estratégias e matérias específicas, diferente dos utilizados com a criança ouvinte. ✂️ b) Sugere-se que o aprendizado inicial da escrita se concentre exclusivamente na língua portuguesa, sem a mediação da Libras, para não confundir a criança. ✂️ c) No processo de alfabetização, há momentos em que se faz necessária a análise implícita e explícita das diferenças e semelhanças entre a LIBRAS e o Português. ✂️ d) Quando a alfabetização da criança surda não é conduzida da forma adequada, a criança acaba produzindo uma escrita de interlíngua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1015180 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre o documento do MEC intitulado “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Esse documento defende que, devido à diferença linguística, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos na sala de aula. ✂️ b) O documento foi publicado apenas em 2008, mas já havia começado a ser construído no ano de 1989 como um encaminhamento da Constituição Federal de 1988. ✂️ c) Em 1973 foi criado o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP- MEC) que propôs e efetivou na época uma política pública de acesso universal à Educação para pessoas com deficiência e superdotação. ✂️ d) De acordo com esse documento, o Censo das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Superior registra que, entre 2003 e 2005, o número de alunos passou de 5.078 para 11.999 alunos, mas que, desse total, apenas 5% eram de alunos com surdez ou deficiência auditiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1013675 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022No dia 24 de abril deste ano, a Lei nº 10.436 completou 20 anos. Sobre essa Lei, é CORRETO afirmar. ✂️ a) O Brasil foi o primeiro país na América Latina a reconhecer legalmente sua língua de sinais. ✂️ b) Determina a inclusão da Libras nos cursos de formação de profissionais da Educação Especial, de Fonoaudiologia, de Magistério e de Psicologia em seus níveis médio e superior. ✂️ c) Determina que os temos “surdo-mudo” e “deficiente auditivo” não sejam utilizados para definir a pessoa surda. ✂️ d) Determina que a Língua Brasileira de Sinais não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1013671 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022De acordo com Skliar (2010), OUVINTISMO: ✂️ a) é um conjunto de representações dos ouvintes a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse ouvinte. ✂️ b) são representações dos ouvintes que afetam apenas os profissionais da fonoaudiologia. ✂️ c) são representações que determinam onde os surdos devem estudar e o que os surdos devem fazer. ✂️ d) é um conjunto de representações no qual os surdos são vistos como sujeitos tão capazes quanto os ouvintes, especialmente para ouvir e falar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1015182 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021De acordo com Strobel (2008), sobre o “Povo surdo”, é CORRETO afirmar. ✂️ a) O Povo surdo pode ser classificado em dois subgrupos: Povo surdo oralizado e Povo surdo sinalizante. ✂️ b) Todos os surdos podem ser considerados como parte do Povo surdo. ✂️ c) Pessoas surdas que não dominam a língua de sinais, como aquelas de localidades afastadas no interior dos Estados, não podem ser consideradas como parte do Povo surdo. ✂️ d) Pessoas surdas que perderam a audição após a aquisição da linguagem ou que receberam um implante coclear não podem ser consideradas como parte do Povo surdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1015183 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021De acordo com o documento “Formação continuada à distância de professores para o atendimento educacional especializado: pessoa com surdez” (MEC, 2007), é correto afirmar. ✂️ a) O Ensino de Português L2 deve acontecer no turno letivo e o de Libras no contraturno. ✂️ b) O ensino de Libras deve acontecer no turno letivo e o ensino de Português L2 no contraturno. ✂️ c) Tanto o ensino de Libras quanto o de Português como segunda língua devem acontecer no contraturno. ✂️ d) Tanto o ensino de Libras quanto o de Português como segunda língua devem acontecer no turno letivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1015185 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre a abordagem da Comunicação Total, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Surge no século XVIII com L’Epèe e o os “sinais metódicos”. ✂️ b) Considera a mímica e os gestos recursos comunicativos tão válidos como a língua de sinais e a língua oral. ✂️ c) Propõe o uso do Bimodalismo na escola, ou seja, ensinar tanto a língua portuguesa na modalidade oral, como na modalidade escrita. ✂️ d) Aqui no Brasil, uma importante defensora da abordagem da Comunicação Total foi a pesquisadora Lucinda Ferreira Brito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1015189 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre os personagens da história da Educação de surdos, é CORRETO afirmar. ✂️ a) E. Huet foi um dos primeiros educadores de surdos, assumindo a preceptoria de filhos de nobres franceses no século XVII. ✂️ b) Samuel Heinicke trabalhou junto com Alexander Grahan Bell defendendo o método oral puro no Congresso de Milão em 1880. ✂️ c) O americano T. Gallaudet viajou para a Europa no século XIX em busca de métodos e informações para criação das primeiras escolas norte-americanas de surdos. ✂️ d) O abade francês L’Epée criou a primeira escola de surdos do mundo e foi um dos únicos que votou a favor da língua de sinais durante o Congresso de Milão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1015390 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre o conceito de “Cultura Surda”, de acordo com Strobel (2008), é CORRETO afirmar. ✂️ a) É o jeito de o surdo entender o mundo e de modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com as suas percepções visuais. ✂️ b) Abrange a língua de sinais, mas não os gestos caseiros. ✂️ c) Compreende apenas artefatos materiais, como a campainha luminosa. ✂️ d) Compreende artefatos materiais e imateriais, por exemplo, os corais de surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1015392 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre o Empréstimos linguísticos na Libras, de acordo com Ferreira Brito (1995), é CORRETO afirmar. ✂️ a) Na Inicialização, faz-se a soletração com o alfabeto digital do nome em Português de forma bem acelerada, como nos sinais “Nunca” ou “Azul”. ✂️ b) São 5 empréstimos linguísticos em Libras: Inicialização, Lexical, de Domínio Semântico, o de Ordem Fonética e Estrangeirismo. ✂️ c) O Empréstimo de Ordem Fonética é obtido pela tentativa de representação visual do som que constitui a palavra em Português, tal como ela é percebida pelo surdo. ✂️ d) No Estrangeirismo, sinais de outras línguas de sinais, como a ASL, passam a ser usados como parte da Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1013670 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre a Fonologia da Libras, de acordo com Ferreira Brito (1995), é CORRETO afirmar. ✂️ a) A configuração de mãos, o ponto de articulação, o movimento e a disposição das mãos são considerados parâmetros primários. ✂️ b) Os sinais realizados em contato ou próximo a determinadas partes do corpo pertencem, muitas vezes, a um campo semântico específico. ✂️ c) O Movimento é considerado um parâmetro fonológico complexo que envolve diferentes formas e direções, incluindo movimentos de mão, dedos, braços e ombros e pernas. ✂️ d) A região de contato e a orientação da mão são considerados componentes não manuais da organização fonológica dos sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1015190 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre o documento “Saberes e práticas da inclusão” (MEC, 2006), é CORRETO afirmar. ✂️ a) Defende a educação bilíngue para o surdo, mas não reconhece a classificação de primeira ou segunda língua para a Libras e o Português, visto que as duas línguas são importantes e devem ser consideradas primeira língua. ✂️ b) Orienta que o aluno surdo deve ter acesso a todos os conteúdos curriculares comuns, incluindo os conteúdos de leitura e a escrita do Português que dependem da oralidade. ✂️ c) Considera que a presença de educadores surdos é imprescindível no processo educacional de crianças e jovens surdos. ✂️ d) Afirma que a educação inclusiva é uma opção melhor do que a educação bilíngue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1015181 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre o conceito pós-moderno de “Identidade surda”, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Existe uma única identidade surda, mas que se modifica ao longo da vida a depender das influências e vivências experimentadas pelos indivíduos surdos. ✂️ b) Existe uma única identidade surda inata a todos os surdos. ✂️ c) Existem várias identidades surdas e uma mesma pessoa pode ter várias dessas identidades. ✂️ d) Existem várias identidades surdas, mas cada surdo tem a sua e essa identidade permanece estável ao longo de toda a sua vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1015393 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022De acordo com Quadros e Karnopp (2004), sobre a organização cerebral das línguas de sinais, é CORRETO afirmar. ✂️ a) As línguas de sinais estão organizadas no hemisfério cerebral esquerdo, assim como as línguas orais. ✂️ b) As línguas de sinais estão organizadas no hemisfério cerebral direito, responsável pelo processamento de informação espacial. ✂️ c) Surdos que sofrem lesões no hemisfério cerebral esquerdo ficam com dificuldades para processar informações escritas e faladas, mas não sinalizadas. ✂️ d) Surdos que sofrem lesões no hemisfério cerebral direito ficam com dificuldade de fazer processamento de tudo que envolve organização espacial, inclusive da língua de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1015186 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre a gramática de Libras, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Foi descoberta e reconhecida na legislação brasileira no início dos anos 2000, através da Lei nº 10.436. ✂️ b) O primeiro estudo no Brasil sobre a gramática de Libras foi feito pelas pesquisadoras Ronice Quadros e Lodenir Karnopp. ✂️ c) De acordo com Ferreira-Brito (1995), a Libras tem 46 configurações de mão. ✂️ d) Como se trata de uma língua visual espacial e não oral auditiva, a gramática da Libras não apresenta fonética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1015187 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre os verbos na Libras, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Todos se flexionam quanto ao modo, número, tempo e à pessoa. ✂️ b) Alguns se flexionam em número, tempo e pessoa, mas nunca no modo. ✂️ c) Todos os verbos se flexionam quanto à pessoa apenas. ✂️ d) Alguns se flexionam em número e pessoa apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1013676 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre a morfologia da Libras, de acordo com Ferreira Brito (1995), é CORRETO afirmar. ✂️ a) Nos substantivos, os graus aumentativo e diminutivo são expressos apenas pelos sinais GRANDE/PEQUENO. ✂️ b) A incorporação que ocorre nos verbos direcionais equivaleria às flexões verbais da língua portuguesa. ✂️ c) Diferente das línguas orais, as línguas de sinais não exibem a dupla articulação. ✂️ d) Os nomes na Libras apresentam flexão de gênero, assim como na língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1015391 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022De acordo com Strobel (2008), sobre a “Comunidade Surda” é CORRETO afirmar. ✂️ a) Apenas surdos que frequentam as associações são considerados parte da comunidade. ✂️ b) Apenas surdos e intérpretes de Libras são considerados “comunidade surda”. ✂️ c) Filhos de surdos podem ser considerados parte da comunidade, desde sejam sinalizantes e compreendam a cultura surda. ✂️ d) Uma comunidade é um grupo de pessoas que vivem num determinado local, partilham os objetivos comuns dos seus membros; portanto, surdos e ouvintes podem fazer parte da comunidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1013672 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre a história da Educação de surdos no Brasil e no Ceará, é CORRETO afirmar. ✂️ a) A primeira escola para surdos foi o Instituto Santa Terezinha em São Paulo. ✂️ b) O surdo francês E. Huet participou da criação de escolas para surdos em todo o Brasil. ✂️ c) No Ceará, o Instituto Cearense de Educação de Surdos e o Instituto Filippo Smaldone foram criados nas décadas de 1960 e 1980, respectivamente. ✂️ d) O primeiro diretor surdo, do Instituto Cearense de Educação de Surdos, foi o professor Willer Cysne, em 2002. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1013673 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022Sobre a Educação Inclusiva para surdos no Brasil, é CORRETO afirmar. ✂️ a) De acordo com o Decreto nº 5626/05, as pessoas surdas devem ter prioridade no ingresso em todos os cursos de nível superior de graduação para formação de professores. ✂️ b) O Plano Nacional de Educação (2014-2024) propõe em sua meta 4.7 garantir a oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, aos(às) alunos(as) surdos e com deficiência auditiva de zero a dezessete anos, em escolas e classes bilíngues, mas preferencialmente em escolas inclusivas. ✂️ c) Em Fortaleza, a Resolução nº 001/2009 - Conselho Municipal de Educação de Fortaleza - afirma em seu Artigo 8º: “Nas turmas em que houver estudantes com deficiência ou transtorno do desenvolvimento global, o número de educandos deverá ser reduzido, considerando a seguinte composição: § 1º O número máximo de estudantes com deficiência, superdotação ou transtorno global do desenvolvimento poderá ser até 03 (três) estudantes por turma”. ✂️ d) Uma das estratégias da meta 1 do atual Plano Municipal de Educação de Fortaleza é garantir o ensino de Libras como disciplina obrigatória na educação básica e no ensino superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1013674 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022De acordo com Quadros e Schmiedt (2006), sobre a alfabetização e o letramento em língua portuguesa para surdos, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Por influência da educação bilíngue, desde o início dos anos 2000, a escola alfabetiza a criança surda com estratégias e matérias específicas, diferente dos utilizados com a criança ouvinte. ✂️ b) Sugere-se que o aprendizado inicial da escrita se concentre exclusivamente na língua portuguesa, sem a mediação da Libras, para não confundir a criança. ✂️ c) No processo de alfabetização, há momentos em que se faz necessária a análise implícita e explícita das diferenças e semelhanças entre a LIBRAS e o Português. ✂️ d) Quando a alfabetização da criança surda não é conduzida da forma adequada, a criança acaba produzindo uma escrita de interlíngua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1015180 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021Sobre o documento do MEC intitulado “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Esse documento defende que, devido à diferença linguística, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos na sala de aula. ✂️ b) O documento foi publicado apenas em 2008, mas já havia começado a ser construído no ano de 1989 como um encaminhamento da Constituição Federal de 1988. ✂️ c) Em 1973 foi criado o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP- MEC) que propôs e efetivou na época uma política pública de acesso universal à Educação para pessoas com deficiência e superdotação. ✂️ d) De acordo com esse documento, o Censo das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Superior registra que, entre 2003 e 2005, o número de alunos passou de 5.078 para 11.999 alunos, mas que, desse total, apenas 5% eram de alunos com surdez ou deficiência auditiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1013675 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022No dia 24 de abril deste ano, a Lei nº 10.436 completou 20 anos. Sobre essa Lei, é CORRETO afirmar. ✂️ a) O Brasil foi o primeiro país na América Latina a reconhecer legalmente sua língua de sinais. ✂️ b) Determina a inclusão da Libras nos cursos de formação de profissionais da Educação Especial, de Fonoaudiologia, de Magistério e de Psicologia em seus níveis médio e superior. ✂️ c) Determina que os temos “surdo-mudo” e “deficiente auditivo” não sejam utilizados para definir a pessoa surda. ✂️ d) Determina que a Língua Brasileira de Sinais não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1013671 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022De acordo com Skliar (2010), OUVINTISMO: ✂️ a) é um conjunto de representações dos ouvintes a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse ouvinte. ✂️ b) são representações dos ouvintes que afetam apenas os profissionais da fonoaudiologia. ✂️ c) são representações que determinam onde os surdos devem estudar e o que os surdos devem fazer. ✂️ d) é um conjunto de representações no qual os surdos são vistos como sujeitos tão capazes quanto os ouvintes, especialmente para ouvir e falar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1015182 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021De acordo com Strobel (2008), sobre o “Povo surdo”, é CORRETO afirmar. ✂️ a) O Povo surdo pode ser classificado em dois subgrupos: Povo surdo oralizado e Povo surdo sinalizante. ✂️ b) Todos os surdos podem ser considerados como parte do Povo surdo. ✂️ c) Pessoas surdas que não dominam a língua de sinais, como aquelas de localidades afastadas no interior dos Estados, não podem ser consideradas como parte do Povo surdo. ✂️ d) Pessoas surdas que perderam a audição após a aquisição da linguagem ou que receberam um implante coclear não podem ser consideradas como parte do Povo surdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1015183 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021De acordo com o documento “Formação continuada à distância de professores para o atendimento educacional especializado: pessoa com surdez” (MEC, 2007), é correto afirmar. ✂️ a) O Ensino de Português L2 deve acontecer no turno letivo e o de Libras no contraturno. ✂️ b) O ensino de Libras deve acontecer no turno letivo e o ensino de Português L2 no contraturno. ✂️ c) Tanto o ensino de Libras quanto o de Português como segunda língua devem acontecer no contraturno. ✂️ d) Tanto o ensino de Libras quanto o de Português como segunda língua devem acontecer no turno letivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro