Questões de Concursos Pedagogo O E

Resolva questões de Pedagogo O E comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q323829 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q326218 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Segundo a abordagem sócio-interacionista o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas é resultado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q327275 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)

Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q326018 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Leia atentamente as afirmativas abaixo que referemse, segundo SAVIANI(1983), a quatro diferentes correntes pedagógicas:

I- Cabe à educação proporcionar um eficiente treinamento para a execução das múltiplas tarefas demandadas continuamente pelo sistema social... O importante é aprender a fazer.

II- A escola se organiza como uma agência centrada no professor, o qual transmite segundo uma gradação lógica o acervo cultural aos alunos. A este cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.

III- O importante na escola não é aprender, mas aprender a aprender.

IV- A escola tem como função garantir aos trabalhadores um ensino de melhor qualidade possível, nas condições históricas atuais, de modo a evitar que ela seja apropriada aos interesses dominantes e articulada com os mesmos.

As quatro correntes pedagógicas mencionadas são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q322048 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Planejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q328996 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q322852 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente."  (LUCKESI,1991)

Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q808279 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Nos termos do Art.58 da LDB, aos educandos portadores de necessidades especiais educacionais será oferecida educação especial com atendimento preferencialmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q327478 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"O conhecimento é a principal ferramenta dos educadores. ... O ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento tem o nome de epistemologia. ... Do ponto de vista do professor, uma das mais importantes distinções feitas em epistemologia é entre os diferentes tipos de conhecimento." (In:KNELLER,G.F. Introdução à Filosofia da Educação.RJ:1984.)

São considerados tipos de Conhecimento:

I- Conhecimento Revelado

II- Conhecimento Intuitivo

III- Conhecimento Racional

IV- Conhecimento Empírico

V- Conhecimento Autoritário Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q816583 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Dentre os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais destacamos a Ética. Em sua atuação, um Orientador Educacional estará enfatizando a ética quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q328058 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q324346 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).

Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q325801 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)

Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q811284 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Segundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica a organização das classes comuns deverá prever:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q323963 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q327463 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)

Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:

I- diagnóstico da situação

II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada

III- acompanhamento da execução do projeto

IV- crítica dos resultados

São verdadeiras as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q327269 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Para resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se:

I- a explicitação da função da escola como uma instituição social.

II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais.

III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q326836 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Como um especialista em relações, o Orientador Educacional exercerá uma ação globalizadora na Escola e na Comunidade, EXCETO quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.