Questões de Concursos Pedagogo Social

Resolva questões de Pedagogo Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q981430 | Serviço Social, Gestão da Política de Assistência Social com SUAS, Pedagogo Social, Prefeitura de Tangará da Serra, FUNDATEC, 2025

Considerando as diretrizes de gestão do trabalho no SUAS previstas na NOB-RH/SUAS, qual alternativa reflete a abordagem mais abrangente e estratégica para o planejamento e execução das políticas socioassistenciais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q900615 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com o texto, qual é o papel do pedagogo na sociedade contemporânea?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q900616 | Serviço Social, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com o artigo 1º da lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), são objetivos das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q900617 | Serviço Social, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com o artigo 35 da Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) a execução das medidas socioeducativas deve observar os princípios fundamentais.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Legalidade, excepcionalidade da intervenção judicial, prioridade a práticas restaurativas, proporcionalidade, brevidade da medida, individualização, mínima intervenção, não discriminação, e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
2. A intervenção judicial deve ser a primeira opção e deve ser aplicada de forma rigorosa para dissuadir novos atos infracionais.
3. A duração das medidas socioeducativas deve ser prolongada para garantir a reeducação completa do adolescente, sem considerar a proporcionalidade da ofensa.
4. A individualização das medidas deve ser aplicada apenas em casos de infrações graves, sem necessidade de considerar as capacidades pessoais do adolescente.
5. A intervenção socioeducativa deve focar exclusivamente na punição, sem atenção à restauração de vínculos familiares ou comunitários.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q900618 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Identifique os aspectos centrais que contribuem para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio dos processos de educação não formal, considerando suas especificidades e os impactos que esse tipo de educação pode ter na formação dos sujeitos ao longo de suas trajetórias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q900619 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

São cinco campos de atuação do pedagogo social vinculados aos quatro pilares da educação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tema.
( ) Conscientização dos sujeitos quanto ao seu papel como cidadãos, desenvolvimento de habilidades para o trabalho, aprendizagem voltada para a solução de problemas cotidianos e comunitários, ensino de conteúdos formais em ambientes não escolares e educação desenvolvida pela mídia.
( ) Foco exclusivo no ensino de conteúdos formais em ambientes escolares, sem ênfase na cidadania ou no desenvolvimento de habilidades para o trabalho.
( ) Desenvolvimento de habilidades direcionadas ao trabalho, mas sem a inclusão de conteúdos formais ou conscientização sobre cidadania.
( ) Atuação apenas em ambientes escolares, com foco em conteúdos formais e sem envolvimento com práticas voltadas para a solução de problemas comunitários.
( ) A educação assistencialista limita-se ao ensino de valores sociais, sem envolver o desenvolvimento de habilidades ou a conscientização dos sujeitos como cidadãos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q900620 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

São dois grupos de mediação que ajudam a explicar os processos de aprendizagem e mudança.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q900621 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a principal diferença entre a mediação individual e a mediação social no processo de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q900622 | Serviço Social, Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família PAIF, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), qual é a principal finalidade do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q900623 | Serviço Social, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com as orientações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), qual é o objetivo principal da formação de grupos no serviço?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q900624 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Sobre as ações essenciais que o pedagogo social deve realizar para entender melhor os fatores que interferem na aprendizagem do estudante, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q900625 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar que são direitos à liberdade assegurados às crianças e adolescentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q900626 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

No processo de aprendizagem, duas maneiras de aprender a resolver problemas são fundamentais. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tema.
( ) O aprendizado pelo entendimento (autodirigido) é superior ao aprendizado conduzido, não sendo necessário promover uma situação de aprendizagem rica em opções.
( ) A situação de aprendizagem deve sempre ser conduzida pelo instrutor, sem espaço para que o aprendiz faça suas próprias escolhas ou relacione os elementos da situação.
( ) As duas maneiras de aprender a resolver problemas são pelo aprendizado conduzido (instrucionista) e pelo aprendizado pelo entendimento (autodirigido), sendo fundamental que a situação de aprendizagem ofereça opções ricas para que o aprendiz possa fazer escolhas e estabelecer relações entre os elementos da situação.
( ) A única maneira de resolver problemas é por meio do aprendizado conduzido, sem necessidade de escolhas ou relações entre os elementos.
( ) A aprendizagem é eficaz quando o aprendiz segue um caminho autodirigido, sem a necessidade de uma situação de aprendizagem estruturada.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q900627 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Sobre a relação entre o caráter político e pedagógico do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a função social da educação e da escola, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q900628 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), assinale a alternativa que indica corretamente os principais compromissos e garantias para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q900629 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) possui quatro eixos principais organizados para afirmar e fortalecer a política pública.
Assinale a alternativa que indica corretamente esses quatro eixos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q900630 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual é a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q900631 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Como os conhecimentos, as habilidades e as atitudes (CHA) se aplicam à atuação do pedagogo social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q900632 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre o papel do pedagogo social no desenvolvimento de competências individuais e como isso contribui para a execução de estratégias organizacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q900633 | Pedagogia, Paulo Freire, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Sobre a principal contribuição de Paulo Freire para o processo de ensino e aprendizagem além do seu método de alfabetização, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.