Questões de Concursos Pediatra

Resolva questões de Pediatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1081756 | Medicina, Biossegurança em Medicina, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Em um ambiente hospitalar, a ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde está diretamente ligada à interação de elementos específicos. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta corretamente os três fatores essenciais para que ocorra a transmissão de um agente infeccioso em um serviço de saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1081749 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Uma criança de 10 meses é levada ao prontosocorro apresentando obstrução nasal, coriza clara, tosse, febre e irritabilidade. A mãe relata que a respiração está rápida e que a criança tem apresentado chiado no peito. No exame físico, além dos sinais citados, são observados gemência e episódios de sonolência. Considerando os sintomas apresentados, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1081748 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre os tipos de aleitamento materno.

I. Aleitamento materno complementado: quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.

II. Aleitamento materno predominante: quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

III. Aleitamento materno exclusivo: quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1081750 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A cadeia de sobrevivência na parada cardiorrespiratória (PCR) em pediatria é adaptada conforme o ambiente em que a PCR ocorre. Sobre a diferença entre o primeiro elo da cadeia de sobrevivência na PCR extra-hospitalar e intra-hospitalar, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1081752 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Na avaliação inicial de uma criança com hipertensão arterial sistêmica (HAS), é fundamental realizar uma anamnese objetiva, aferir sinais vitais e um exame físico detalhado. Além disso, exames laboratoriais e de imagem podem auxiliar na definição do quadro clínico.
Assinale a alternativa que apresenta os exames laboratoriais indicados para essa avaliação inicial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1081753 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Pedro, 3 anos, apresenta eliminação frequente de fezes líquidas e amolecidas, com mais de três evacuações por dia, há dois dias. Além disso, os pais relatam que ele está com náuseas, vômitos e febre baixa, também queixando-se de dor abdominal. Considerando que a diarreia aguda pode ter causas infecciosas ou não infecciosas e que, particularmente em crianças menores de 5 anos, a prevalência das causas infecciosas é maior, qual das alternativas apresenta os principais agentes causadores de diarreia aguda infecciosa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1081754 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre meningoencefalites virais.

I. Meningite viral, também denominada meningite asséptica, pode ser definida como uma doença febril com sinais e sintomas de irritação meníngea, sem outros sinais de comprometimento neurológico, sem que sejam encontradas bactérias no líquor.

II. No caso do envolvimento do parênquima cerebral – encefalites – são observados, além da febre, alteração do estado mental, convulsões e déficits neurológicos focais.

III. Os principais agentes etiológicos envolvidos nas meningoencefalites virais são os enterovírus. Esse grupo é composto por um grande número de vírus, sendo 9 tipos de poliovírus, 38 tipos de vírus Echo, 32 tipos do vírus Coxsackie A, 6 do Coxsackie B e 5 outros enterovírus.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1081758 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

As leucemias são as neoplasias malignas mais comuns da infância. A Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é uma neoplasia maligna com origem na medula óssea, decorrente da expansão clonal de células progenitoras, associada a mutações que inibem a apoptose.

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre a Leucemia Linfoide Aguda.

I. Os sinais e sintomas da LLA são decorrentes da infiltração neoplásica (linfoblastos) na medula óssea e da disseminação dessas células através da corrente sanguínea, para outros órgãos e sistemas. Geralmente a evolução ocorre em dias ou semanas, com piora gradativa ou mesmo súbita.

II. Alguns pacientes podem apresentar dor óssea frequente, geralmente em membros, principalmente superiores, e pode tornar-se muito intensa, impedindo a deambulação. Ocorre sempre durante a noite, sendo de fácil controle com analgésicos habituais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1081755 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre insuficiência cardíaca (IC).

I. A IC na criança pode ocorrer na vida fetal, no período neonatal ou em qualquer fase da infância e adolescência. São inúmeras as causas de IC, sendo as mais importantes os defeitos cardíacos congênitos, as doenças primárias e secundárias do músculo cardíaco e a IC secundária a doenças sistêmicas.

II. As principais causas de IC na criança são as cardiopatias congênitas estruturais e as cardiomiopatias, sendo que o grupo das cardiopatias congênitas é a causa mais frequente chegando a ser responsável por 10% a 30% dos casos de IC na infância.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1081757 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

As intoxicações exógenas são uma importante causa de morbidade no mundo todo, logo, são também importante problema de saúde pública. Na faixa etária pediátrica, sobretudo antes dos 6 anos de idade, as intoxicações não intencionais são frequentes, em virtude da curiosidade da criança em explorar o ambiente. Durante o atendimento inicial da criança vítima de intoxicação, deve-se seguir a sequência sistematizada do protocolo ABCDE. Qual das alternativas a seguir representa corretamente a conduta preconizada na etapa “B” (Via respiratória)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1080552 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Pediatra, Prefeitura de Boa Vista do Sul RS, OBJETIVA, 2024

Nos termos expressos da Lei 13.146/2015 — Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, analisar os itens abaixo:
I. A habilitação profissional corresponde ao processo destinado a propiciar à família da pessoa com deficiência a aquisição de conhecimentos, habilidades e aptidões para o acompanhamento e cuidado da pessoa com deficiência, garantindo-lhe nível suficiente de desenvolvimento profissional para ingresso no campo de trabalho. II. Os serviços de habilitação profissional, de reabilitação profissional e de educação profissional devem ser dotados de recursos necessários para atender todo familiar da pessoa com deficiência, até o 4º grau, a fim de que este possa ser capacitado para auxiliar nos cuidados da pessoa deficiente, para incluí-lo ao mercado de trabalho ou em serviço que lhe seja adequado e ter perspectivas de obtê-lo, de conservá-lo e de nele progredir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1081751 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Maria, 6 anos, apresenta tosse persistente há 3 semanas, que vem piorando progressivamente. A mãe relata que, nas últimas semanas, Maria também perdeu o apetite, emagreceu e está com febre baixa que costuma se intensificar no final da tarde. Ela já foi tratada para pneumonia, mas a tosse não melhorou. No exame clínico, a ausculta pulmonar está variável, com alguns sons de ronco e estertores. Considerando o quadro clínico apresentado, qual é a suspeita diagnóstica mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.