Questões de Concursos Perito Criminal Biologia

Resolva questões de Perito Criminal Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q219943 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Impactos ambientais causados pela movimentação de veículos em estradas abertas, danos à vegetação e à fauna (inclusive na construção das instalações auxiliares, na perfuração de poços e galerias), possibilidade de ruídos, vazamento de combustíveis, interferência nos recursos hídricos e contaminação da água e/ou solo decorrente da liberação de efluentes contaminados, são impactos gerados por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q219498 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

O geoprocessamento é considerado o ramo do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Suas ferramentas permitem realizar análises complexas. São tecnologias de geoprocessamento:

I. Sensoriamento remoto.

II. Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS).

III. Sistema de Navegação Global por Satélites (GNSS).

Assinale a alternativa que engloba, respectivamente, as seguintes ferramentas: Google Earth, arquivos vetoriais e GPS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q218884 | Biologia, Qualidade de vida das populações humanas, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Na coleta entomológica, na intenção de evitar a contaminação do local de crime e promover a autoproteção, o coletor deve utilizar equipamentos de proteção individual. Assinale o item que não é relacionado como EPI (Equipamento de proteção indivdual) para esse tipo de coleta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q219552 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A biopirataria não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e fauna, mas principalmente, a apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais. Esta prática envolve diversos tipos de crime, incluindo contra a fauna. Assinale o item abaixo que descreve o comércio ilegal de fauna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q219279 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A histologia vegetal é o estudo dos tecidos das plantas. No processo de crescimento da planta, as células dos meristemas apicais do caule e da raiz dividem-se ativamente. A partir delas, formam-se os meristemas primários. Esses meristemas dão origem aos tecidos primários das plantas. Assinale o item que não corresponde corretamente à origem do tecido:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q220485 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A valorização dos danos causados ao meio ambiente é motivada pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605) que dita em seu Art. 19: A perícia da constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e cálculo de multa. Ainda em seu parágrafo único: A pericia produzida em seu inquérito cível ou no juízo cível poderá ser aproveitada no processo penal, instaurando-se o contraditório. O Estado se utiliza de métodos simplificados no processo de avaliação, que devem seguir critérios. Assinale o item que não é critério dessa metodologia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q219734 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A cadeia de custódia contribui para manter e documentar a história cronológica da evidência, para rastrear a posse e o manuseio da amostra a partir do preparo do recipiente coletor, da coleta, do transporte, do recebimento, da análise e do armazenamento. Inclui toda a sequência de posse. Na Lei, a cadeia de custódia inicia-se logo após o conhecimento do fato criminoso. De acordo com o Código de Processo Penal, logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá.

I. dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais.

II. apreender os objetos que tiverem relação com o fato após liberados pelos peritos criminais.

III. fotografar o local, os objetos e o que se fizer necessário quando na ausência do perito criminal.

IV. colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias.

V. apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos.


São verdadeiros os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q219920 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

São micotoxinas encontradas sobretudo nos cereais, porém níveis significativos de contaminação podem ocorrer em suco de uva, vinho tinto, café, cacau, amêndoas, especiarias e frutas secas. A contaminação também pode ocorrer em carne suína ou produtos contendo sangue desses animais, e em cerveja. São potencialmente nefrotóxicas e carcinogênicas, sendo sua potência variável de acordo com as espécies e o sexo. Essas toxinas são teratogênicas e imunotóxicas.

Esse texto refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q219636 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Qualquer tipo de tecido ou fluido biológico pode ser utilizado como fonte de DNA, uma vez que são formados por células. Nas células, o DNA de interesse forense encontra-se tanto no núcleo como nas mitocôndrias. Os tipos de amostras mais comuns são:

I. sangue, sêmen e cabelo.

II. saliva, pele e unha.

III. urina, suor e fezes.

IV. ossos, fígado e músculo.

V. líquidos amnióticos e vilosidade coriônica.

São verdadeiros os seguintes itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q218738 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Conforme Instrução Normativa nº 15/2010 – IBAMA/MMA, Art. 19, em seu inciso I, o anexo I-A corresponde às espécies de passeriformes que poderão ser mantidas, reproduzidas e transacionadas pelas Categorias de Criador Amador e Comercial de Passeriformes, podendo inclusive ser comercializadas pelos Criadores Comerciais de Passeriformes, mediante emissão de Nota Fiscal. Assinale a espécie que não consta no referido anexo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q220565 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Segundo Westman (1985), as fases de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) são as seguintes: identificação, previsão e avaliação. Assinale a alternativa que não faz parte das ferramentas para previsões dos impactos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q219388 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Micotoxinas são produtos tóxicos de certos fungos microscópicos, os quais, em algumas circunstâncias, se desenvolvem sobre ou em produtos alimentícios de origem animal e vegetal. Assinale o método utilizado para a detecção quantitativa de bolores em alimentos, cuja análise completa requer 5 a 10 horas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q220011 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Muitas vezes, torna-se necessária a coleta de exemplares vivos ou mortos e a contenção de animais vivos para a realização dos exames periciais. Essa coleta pode ser realizada através de redes de neblina (mist nets) e de arremesso, armadilhas com iscas e laços. Assinale o grupo de animais para o qual esses instrumentos descritos podem ser utilizados na coleta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q220558 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Algumas características do cromossomo Y fazem com que seus microssatélites sejam importantes na análise forense do DNA. Assinale o item que não corresponde ao uso da análise dos STR do cromossomo Y:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q219022 | Biologia, Moléculas, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A proteção das amostras biológicas para análise devem ser protegidas para evitar contaminação com material humano, contaminação microbiológica e contaminação química, o que, interferindo na análise, invalidaria seu resultado. Para evitar esses problemas, são adotadas precauções básicas como:

I. Isolar e proteger rapidamente a cena do delito. Os indícios biológicos devem ser os primeiros a serem recolhidos.

II. Usar instrumental descartável e limpá-lo antes de recolher cada amostra.

III. Usar conservante nas amostras.

IV. Deixar as amostras secarem na temperatura ambiente antes de empacotá-las para enviá-las ao laboratório. Empacotá-las em separado em bolsas de papel ou caixas de papelão, evitando o uso de plástico sempre que possível.

Estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q219161 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Insetos imaturos não possuem capacidade de voo, porém algumas larvas em último instar possuem grande capacidade de dispersão. Assinale o item que determina corretamente onde procurar e coletar imaturos no local do crime:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q220447 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

No Brasil ocorrem pelo menos sete Províncias Fitogeográficas, cada uma com diversas formações vegetais. Cada tipo de formação vegetal ou vegetação é um conjunto de ecossistemas próprio. Logo, um país que tiver o maior número de ecossistemas certamente terá a maior biodiversidade, pois as espécies vivem nesses ecossistemas, e muitas têm neles o seu único habitat. Assinale o ecossistema que pertence a Província Fitogeográfica Brasileira Amazônia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q219815 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Pesca é todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios. A pesca predatória retira do ambiente mais do que ele consegue repor. São métodos de pesca:

I. Captura de pescado em quantidades superiores às legais.

II. Captura de pescados de espécies protegidas.

III. Captura de pescados com tamanhos inferiores aos permitidos.

IV. Captura de pescados em período de defeso ou piracema.

V. Rede de espera com malhas superiores a 90 mm em águas continentais.

VI. Captura através de lançamento de timbó em riachos rasos e pedregosos. Desses métodos

Desses métodos, assinale os que são considerados pesca proibida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q219655 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Para identificação da madeira em toras ou tábuas é necessário prévio conhecimento das características organolépticas e sensoriais desse material. Assinale a característica que não se enquadra na descrição acima:



  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q220259 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

O DNA (ácido desoxirribonucléico) é constituído por uma longa fita dupla de nucleotídeos. O sequenciamento de DNA é um processo que determina a ordem desses nucleotídeos. A fita dupla é formada pelo pareamento das bases. Desta forma, referente ao pareamento desses nucleotídeos, não é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.