Questões de Concursos Perito Criminal Biologia

Resolva questões de Perito Criminal Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q218884 | Biologia, Qualidade de vida das populações humanas, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Na coleta entomológica, na intenção de evitar a contaminação do local de crime e promover a autoproteção, o coletor deve utilizar equipamentos de proteção individual. Assinale o item que não é relacionado como EPI (Equipamento de proteção indivdual) para esse tipo de coleta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q219655 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Para identificação da madeira em toras ou tábuas é necessário prévio conhecimento das características organolépticas e sensoriais desse material. Assinale a característica que não se enquadra na descrição acima:



  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q219657 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Esta parcela é representada pelo custo mínimo de reparação objetivo e imediato, utilizando-se de técnicas práticas e factíveis, que retornem o mais próximo da condição anterior ao menor custo possível.” Esse texto refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q218892 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

O sangue é um vestígio frequentemente encontrado em cenas de homicídio e outros crimes com envolvimento de violência física. Muitas vezes, não se consegue vincular o suspeito à mancha de sangue encontrada, mas o resultado negativo de tal confronto é útil para descartar o envolvimento de um cidadão. Assinale o teste para detecção de sangue, abaixo citado, que tem como base o uso de fenolftaleína, hidróxido de sódio, pó de zinco metálico e água destilada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q219151 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Quando da coleta de amostras biológicas para estudo de DNA, o perito deve estar permanentemente alerta para a necessidade de coletar amostras que permitam fazer a comparação dos perfis genéticos. Dessa forma, marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q219920 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

São micotoxinas encontradas sobretudo nos cereais, porém níveis significativos de contaminação podem ocorrer em suco de uva, vinho tinto, café, cacau, amêndoas, especiarias e frutas secas. A contaminação também pode ocorrer em carne suína ou produtos contendo sangue desses animais, e em cerveja. São potencialmente nefrotóxicas e carcinogênicas, sendo sua potência variável de acordo com as espécies e o sexo. Essas toxinas são teratogênicas e imunotóxicas.

Esse texto refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q219155 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A técnica de PCR (reação em cadeia de polimerase) em tempo real revolucionou o processo de quantificação de fragmentos de DNA. Ela realiza a quantificação desses ácidos nucleicos de maneira precisa e com maior reprodutividade. Assinale o fator que permite essa quantificação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q220440 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

O antrax é uma toxinfecção aguda que, em geral, acomete a pele sob as formas de lesão bolhosa e pústula maligna. As formas viscerais são raras, embora graves, representadas pelo carbúnculo pulmonar, gastrintestinal e neuromeníngeo. Utilizado como arma biológica na prática do bioterrorismo, por vezes torna necessária a coleta do material. No caso do material suspeito apresentar indicativo de suspensão ou dispersão no ambiente, orienta-se, para quem o coletar e recolher, o uso dos seguintes equipamentos de proteção individual, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q219161 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Insetos imaturos não possuem capacidade de voo, porém algumas larvas em último instar possuem grande capacidade de dispersão. Assinale o item que determina corretamente onde procurar e coletar imaturos no local do crime:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q220447 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

No Brasil ocorrem pelo menos sete Províncias Fitogeográficas, cada uma com diversas formações vegetais. Cada tipo de formação vegetal ou vegetação é um conjunto de ecossistemas próprio. Logo, um país que tiver o maior número de ecossistemas certamente terá a maior biodiversidade, pois as espécies vivem nesses ecossistemas, e muitas têm neles o seu único habitat. Assinale o ecossistema que pertence a Província Fitogeográfica Brasileira Amazônia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q219943 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Impactos ambientais causados pela movimentação de veículos em estradas abertas, danos à vegetação e à fauna (inclusive na construção das instalações auxiliares, na perfuração de poços e galerias), possibilidade de ruídos, vazamento de combustíveis, interferência nos recursos hídricos e contaminação da água e/ou solo decorrente da liberação de efluentes contaminados, são impactos gerados por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q218928 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) classificou em 3 categorias os organismos utilizados em bioterrorismo. A categoria A engloba os organismos de mais alta prioridade, facilmente disseminados ou transmitidos de pessoa para pessoa, causadores de alta mortalidade, com potencial para maior impacto na saúde, causam caos social e pânico público e demandam a ação/intervenção dos serviços de saúde pública. Assinale o item que esse texto identifica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q219184 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Das espécies ameaçadas de extinção constantes no anexo da Instrução Normativa nº 3/2003, assinale a que está extinta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q219699 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A metodologia de amplificação de diversos STR no mesmo tubo de ensaio depende de que a temperatura de anelamento dos primers seja idêntica e o tamanho dos alelos seja diferente para que possam ser analisados. Essa metodologia denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q220467 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A cronotanatognose determina o intervalo pós-morte através da observação de vários fenômenos ocorrentes no cadáver. Dentre os fenômenos abaixo, todos auxiliam na determinação desse intervalo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q218676 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

São besouros longos e delgados, distinguidos pelos élitros curtos, com seis ou sete ventritos visíveis. Asas posteriores bem desenvolvidas, dobrando-se sobre o élitro. São insetos ativos que correm e voam rapidamente, mantendo o ápice do abdome erguido. Cabeça prognata, às vezes defletida, têm mandíbulas longas, delgadas, geralmente cruzadas na frente da cabeça. Antenas filiformes ou moniliformes. Tanto larvas quanto adultos possuem hábitos predadores, sendo as larvas de dípteros o seu alimento preferido. Mas podem comer outros táxons que ocorrem no cadáver. Chegam ao cadáver, geralmente, no estágio de inchamento, quando são intensas as atividades das larvas de dípteros. O texto acima se refere à ordem Coleóptera. Assinale a família descrita:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q219707 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

As comunidades que existem em nosso planeta não surgiram de uma só vez. Surgiram aos poucos, com organismos que foram colonizando os solos nus e criando condições para que outros organismos se instalassem. Assinale o conceito que se aplica à sucessão vegetal primária:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q218942 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A análise de microssatélites do DNA, conhecidos como STRs (short tandem repeats ou repetições curtas consecutivas) vem sendo amplamente utilizada. Os marcadores STRs do cromossomo X são capazes de complementar, eficientemente, a análise de STRs autossômicos. Assinale o caso em que a análise dos marcadores do cromossomo X não fornece nenhuma vantagem específica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q220485 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A valorização dos danos causados ao meio ambiente é motivada pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605) que dita em seu Art. 19: A perícia da constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e cálculo de multa. Ainda em seu parágrafo único: A pericia produzida em seu inquérito cível ou no juízo cível poderá ser aproveitada no processo penal, instaurando-se o contraditório. O Estado se utiliza de métodos simplificados no processo de avaliação, que devem seguir critérios. Assinale o item que não é critério dessa metodologia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q219976 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A composição da comunidade de artrópodes associada aos corpos modifica-se conforme progride o processo de decomposição. A sucessão das espécies constituintes dessa comunidade segue um padrão esperado que, habitualmente, é utilizado como comparativo com a lista de espécies encontradas em um corpo de intervalo pós- morte desconhecido, visando estimá-lo. O padrão de sucessão entomológica é o método mais acurado quando o processo de decomposição se encontra adiantado. Esse método possibilita analisar de acordo com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.