Questões de Concursos Perito Criminal Medicina Veterinária

Resolva questões de Perito Criminal Medicina Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q53978 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Resolução-rdc n° 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Estabelece procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico sanitárias do alimento preparado. Segundo o Regulamento, analise as afirmartivas:

I- Alimentos preparados e conservados em temperaturas entre 4°C e 5°C podem ser consumidos em até 5 dias.
II- Alimentos fritos devem atingir temperaturas superiores a 180°C para eliminar riscos de contaminação e preservação de suas características organolépticas.
III- Após a cocção, alimentos preparados para o consumo devem permanecer, quando conservados a quente, em temperaturas superiores a 60°C, por, no máximo, 6 horas.
IV- O descongelamento de alimentos deverá ser realizado em temperaturas entre 18°C e 10°C, ou, ainda, descongelado em forno de micro-ondas, caso seja submetido imediatamente à cocção.
V- Alimentos preparados e conservados em temperaturas entre 6°C e 7°C podem ser consumidos em até 5 dias

Marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q53979 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Das instalações para o manejo ante mortem de um matadouro-frigorífico, a seringa é considerada um dos principais pontos críticos. Sobre as funções da seringa, analise as afirmativas.

I. Servir de área de inspeção e descanso dos animais.
II. Conduzir os animais do corredor para o interior do brete.
III. Conduzir os animais da rampa de desembarque aos corredores de manejo.
IV. Impedir que os animais andem em grupos, de forma que passem a andar em fila indiana.

Estão CORRETAS apenas as alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q53980 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Entre as opções abaixo, assinale aquela que contempla instituições que elaboram as normas internacionais que são explicitamente reconhecidas como referência pelo Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS), no Âmbito da Organização Mundial do Comércio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q53981 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Considerando o Artigo 495 do RIISPOA/2017, que trata das medidas cautelares, se houver evidência ou suspeita de que um produto de origem animal represente risco à saúde pública ou tenha sido alterado, adulterado ou falsificado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deverá adotar, isolada ou cumulativamente, as seguintes medidas cautelares:  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q53982 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

O emprego de aditivos químicos em alimentos é motivo de muita polêmica, gerando controvérsias que envolvem consumidores, indústria, pesquisadores e governo. Os corantes artificiais são aditivos alimentares e têm sido objeto de muitas críticas, já que o emprego destes, em alguns alimentos, se justifica apenas por questões de hábitos alimentares. A determinação de corantes sintéticos em alimentos tem sido feita por vários métodos espectrofotométricos e cromatográficos, e mais recentemente utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência, que, além das vantagens de eficiência na separação, rapidez e simplicidade, permite a separação e quantificação dos oito corantes permitidos em uma única análise. Sobre cromatografia líquida, são realizadas as seguintes afirmações:

I - A cromatografia líquida é uma técnica analítica na qual a fase móvel é um líquido.
II - Esse tipo de cromatografia foi inicialmente desenvolvida pelo botânico russo Mikhail Tswett, em 1903.
III - A cromatografia de exclusão por tamanho é uma técnica cromatográfica na qual os solutos são separados com base em sua partição entre uma fase móvel líquida e uma fase estacionária revestida em um suporte sólido.
IV - A sílica (SiO2) é o suporte mais popular em cromatografia de adsorção.

É CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q53983 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Osteologia é o estudo dos ossos. Em sentido mais amplo, inclui o estudo das formações intimamente relacionadas ou ligadas com os ossos e com eles formando um todo: o esqueleto, que é o conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que se interligam para formar o arcabouço do corpo dos animais domésticos e desempenham várias funções A região da perna dos mamíferos domésticos possui dois ossos: a tíbia e a fíbula. Com base nos conhecimentos de osteologia destes dois ossos, analise as alternativas que se referem às características de equinos e coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso e assinale a sequência CORRETA.

( ) Fíbula incompleta, sendo que a tíbia possui dois maléolos, um medial e outro lateral.
( ) Fíbula incompleta e fundida à tíbia. O maléolo lateral é substituído por um osso maleolar. O maléolo medial encontra-se na tíbia.
( ) Fíbula completa, possuindo um maléolo lateral. O maléolo medial está na tíbia.
( ) Fíbula completa, possuindo um maléolo lateral e outro medial.
( ) Fíbula incompleta, não havendo maléolos na fíbula ou na tíbia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q53984 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Angiologia é a descrição dos órgãos da circulação do sangue e da linfa; o coração e os vasos. O coração é o órgão central, muscular, oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. O tecido muscular que forma o coração é do tipo estriado cardíaco, e constitui sua camada média o miocárdio, internamente ao miocárdio, existe o endocárdio e, externamente ao miocárdio, há uma serosa revestindo-o, denominada epicárdio. A cavidade do coração é subdividida em 4 câmaras (2 átrios e 2 ventrículos) e entre estes existem orifícios com dispositivos orientadores da corrente sanguínea: são as valvas. Com relação à anatomia do coração dos mamíferos domésticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q53985 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Os ruminantes possuem um sistema digestivo peculiar, com características próprias bem definidas, o que lhes permite aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos. O que difere os ruminantes dos demais animais é o fato de serem poligástricos, ou seja, possuem quatro estômagos, chamados rúmen, retículo, omaso e abomaso O rúmen funciona como uma câmara de fermentação, sendo necessário manter um ambiente favorável à população microbiana. Sobre estas condições e suas possíveis alterações, podemos afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q53986 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

O sistema respiratório permite o transporte do O2 para o sangue, a fim de ser distribuído para as células, e a retirada do CO2, dejeto do metabolismo celular, do sangue para o exterior. Em relação à respiração dos animais domésticos, analise as afirmativas.

I- Ventilação total é o volume de gás movimentado para dentro e para fora das vias aéreas e dos alvéolos por determinado período de tempo.
II- As pressões parciais do oxigênio e do dióxido de carbono no sangue estão relacionadas exclusivamente à ventilação alveolar.
III- Respiração ofegante, que representa a ventilação aumentada no espaço morto, é um importante mecanismo regulador da temperatura em muitas espécies.
IV- Os quimiorreceptores extrapulmonares periféricos afetam a ventilação, em resposta à pressão parcial do CO2 arterial e à concentração do íon hidrogênio. 

Assinale a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q53987 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Necrose consiste na morte de um tecido, órgão ou grupo de células que compõem um organismo vivo. A necrose ocorre quando há a falta de irrigação do suplemento sanguíneo para as células, provocando a sua deteriorização. Vários podem ser os motivos para o surgimento de necroses, seja através de agentes físicos (ferimentos, hipotermia, radiação, etc); agentes químicos (exposição a substâncias tôxicas, drogas, venenos, etc); agentes biológicos (infecções bacterianas, virais, de parasitas, etc); e insuficiência circulatória (a partir de vasoconstrições e infartos, por exemplo). Que tipo de necrose é observado no infarto renal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q53988 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Icterícia é definida como a presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos. A icterícia não é uma doença per se, mas sim a manifestação visível de alguma doença subjacente. A cor amarelada típica da icterícia é provocada pela deposição do pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos e sua identificação tem um importante significado clínico uma vez que reflete uma anormalidade na produção, metabolismo ou eliminação deste pigmento. Qual é o tipo de icterícia observada na intoxicação crônica por cobre em ovinos e na babesiose bovina, responsável pelo amarelamento difuso de vários órgãos ou tecidos, observado principalmente na mucosa ocular?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q53989 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

A cinomose é uma doença canina viral e altamente contagiosa que pode levar à morte ou deixar graves sequelas nos animais que se curam dela. Qual a lesão pulmonar observada durante a necropsia de um cão criado na zona urbana que morreu de cinomose e apresentava, além das lesões características da doença, áreas puntiformes enegrecidas, distribuídas aleatoriamente na superfície pleural dos pulmões?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q53990 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

A inflamação é a resposta dos tecidos à presença de microrganismos ou a lesões. É um mecanismo protetor vital, já que corresponde ao meio pelo qual as células de defesa, tais como os anticorpos, ganham acesso aos locais de invasão microbiana ou de danos teciduais. As células de defesa normalmente são encontradas no sangue, e migram para o interior dos tecidos para destruir os invasores. É considerada como um bom indicador para detecção de processos inflamatórios em bovinos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q53991 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

O estado de depressão nervosa central no qual o paciente encontra-se sem percepção dolorosa, inconsciente, protegido neurovegetativamente e com miorrelaxamento, é conhecido como. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q53992 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Dá-se o nome de miorrelaxante ou relaxante muscular à substância que promove uma diminuição do tônus muscular estriado. Graças à ação terapêutica destes fármacos, é possível minimizar a dor que produzem diversos tipos de lesões. Aquilo que os relaxantes musculares fazem é bloquear os receptores da dor ou deprimir o sistema nervoso central. O éter gliceril guaiacol é um miorrelaxante de ação central que causa depressão seletiva do impulso nervoso nos neurônios da medula espinhal, tronco cerebral e regiões subcorticais do encéfalo, muito empregado em equinos. Quando da utilização deste fármaco, a via de administração deve ser.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q53993 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Segundo o RIISPOA, o estabelecimento destinado ao recebimento, guarda, conservação, acondicionamento e distribuição de carnes frescas ou frigorificadas das diversas espécies de açougue e outros produtos animais, dispondo ou não de dependências anexas para a industrialização, atendidas as exigências necessárias, a juízo do D.I.P.O.A., denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q53994 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

A febre aftosa, doença viral causada por um vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus, é altamente contagiosa e acarreta sanções sanitárias e comerciais internacionais às zonas ou países onde é detectada. A importância da doença, dada pelo programa governamental de erradicação e prevenção, está ligada:

I- Ao risco de epidemia em humanos.
II- À inexistência de cura para humanos acometidos.
III- Ao risco de transmissão para os rebanhos de frangos.
IV- Às grandes perdas econômicas no rebanho acometido.

Marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q53995 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29/03/2017 que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, que disciplina a fiscalização e a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, instituídas pela Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e pela Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989. As opções abaixo descrevem motivos de condenação de carcaças de animais, sem qualquer possibilidade de aproveitamento condicional, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q53996 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Segundo o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA, as carcaças suínas podem ter destinações diferentes de acordo com o nível de infecção por Cysticercus celullosae. Entre as opções abaixo, assinale aquela em que o RIISPOA indica a possibilidade de destinação da carcaça infectada para aproveitamento condicional pelo uso do calor. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q53997 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Entre os vírus abaixo, assinale aquele que apresenta genoma de DNA e está relacionado com enfermidades respiratórias e reprodutivas em bovinos. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.