Questões de Concursos Perito em Biologia

Resolva questões de Perito em Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1008068 | Direito Ambiental, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

A Lei nº 11.105/2005 estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados (OGM) e seus derivados, além de criar o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS). Segundo essa lei, é considerado organismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1008063 | Biologia, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

O mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), endêmico da Mata Atlântica do interior de São Paulo, é uma das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção do mundo. Entre as recentes ações para evitar a extinção do animal, foi realizada a transferência de cinco micos do Parque Estadual Morro do Diabo (que abriga uma população de cerca de 1.200 indivíduos) para a reserva legal da Fazenda Santa Maria, onde vivem menos de 20 micos. As duas áreas são fragmentos de floresta da Mata Atlântica, localizados na região do Pontal do Paranapanema (SP). (Adaptado de: https://faunanews.com.br/programa-deconservacao-do-mico-leao-preto-completa-40-anos/) A translocação de organismos acima descrita é um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1008061 | Criminalística, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Em recente caso anunciado na imprensa, o MPF (Ministério Público Federal) pediu o aumento da pena de um réu, depois que uma perícia da Polícia Federal detectou DNA do denunciado em um boné deixado no local do crime. Tal situação mostra a importância do exame de DNA como instrumento de perícia em investigações criminais. A característica do DNA que permite seu uso na identificação de pessoas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1008060 | Direito Ambiental, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Entre as iniciativas voltadas à conservação dos biomas brasileiros, estão as Unidades de Conservação (UCs), previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). As diferentes categorias de UCs federais, estaduais e municipais que constituem o Sistema são estruturadas de acordo com seu objetivo de manejo e tipos de uso. Entre as Unidades de Conservação existentes, aquelas da categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1008064 | Biologia, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

O design de proteínas é um campo da ciência que estuda a criação de novas proteínas, por meio da manipulação de sequências de aminoácidos, com o uso de ferramentas de software. As sequências de aminoácidos orientam o dobramento das moléculas proteicas, determinando a estrutura tridimensional que as torna biologicamente ativas. Entender as regras do dobramento é fundamental para projetar moléculas que apresentem as estruturas pretendidas e exibam as funções desejadas. Sobre a estrutura das moléculas de proteínas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1008065 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Todos os organismos classificados no Reino Plantae formam embrião. Por isso, o termo “embriófita” tornou-se sinônimo de “planta”. O ciclo de vida das plantas apresenta, entre outras características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1008066 | Biologia, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Uma operação de fiscalização interrompeu o desmatamento ilegal em uma Área de Preservação Permanente (APP) integrante do bioma Mata Atlântica. A ação criminosa atingiu espécies ameaçadas de extinção, como araucária, canela, cedro e xaxim. De acordo com informações apuradas, a floresta nativa seria reflorestada com espécies exóticas, como Pinus. Considerando as características das plantas citadas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1008067 | Biologia, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

A complexidade de um organismo vivo não é determinada pelo seu número de genes, mas sim pela regulação desses genes. Controlar quais genes expressar, e em que medida, determina a identidade celular subsequente. A transcrição, o estágio inicial crítico da expressão genética, é regulada delicadamente para manter o status celular. Em eucariotos, a transcrição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1028260 | Direito Ambiental, Responsabilidade Ambiental, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

A empresa Química Limpa S/A opera uma fábrica de produtos químicos em uma região industrial. Devido a falhas nos sistemas de contenção, houve um vazamento de resíduos tóxicos que atingiu o solo e o lençol freático da área. Embora não tenham sido registrados mortandade de animais ou danos imediatos à saúde humana, o vazamento comprometeu a potabilidade da água subterrânea utilizada por comunidades próximas. Com base na Lei nº 9.605/1998, é correto afirmar que a referida empresa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1028270 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Um determinado corpo d’água natural com águas paradas, sem corrente e com intensa interferência antrópica, apresenta excesso de nitratos e fosfatos derivados de efluentes domésticos e industriais, grande redução do oxigênio dissolvido, baixa transparência em seu espelho d’água, perda de biodiversidade e águas impróprias para o uso humano e animal. Com base nessas informações, é correto concluir que esse deve ser um ecossistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1032169 | Sistemas de Informação, Geomática, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

O geoprocessamento utiliza um conjunto de técnicas de processamento eletrônico de dados relativos a uma base de dados referenciada territorialmente. Esta base pode ser entendida como um sistema geográfico de informação (SIG). (Xavier da Silva, J. e Zaidan, R. T. Geoprocessamento e meio ambiente. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2022) Uma estrutura de dados utilizada em SIG é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1032170 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

A água central do Atlântico Sul é transportada pela Corrente do Brasil entre 200 e 500 m de profundidade, ao longo do talude continental e próximo à quebra da plataforma continental. É uma massa de água rica em nutrientes inorgânicos, com maiores concentrações de oxigênio. A interação e mistura entre as diferentes massas de água produzem regiões com grande abundância biológica que são as frentes oceanográficas como: frentes na quebra de plataforma; frentes de ressurgência; e frentes devido a plumas de rios, como em Cabo Frio, onde as plumas de ressurgência são consideradas um dos mais significantes mecanismos responsável pelo incremento da produção biológica na região. (Fonte: PEREIRA, M. D.; SCHETTINI, C. A. F.; OMACHI, C. Y. Caracterização de feições oceanográficas na plataforma de Santa Catarina através de imagens orbitais. Revista Brasileira de Geofísica, v. 27, n. 1, p. 81–93, jan. 2009. Adaptado) As frentes oceanográficas favorecem a produtividade líquida do ecossistema, pois são ricas em nutrientes como nitratos e fosfatos. Para o cálculo da produtividade líquida, expressa em gramas ou quilogramas de matéria orgânica seca por metro quadrado por ano, é preciso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1028261 | Direito Ambiental, Código Florestal Lei N 12 651 de 2012, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Um proprietário rural, com imóvel registrado no Cadastro Ambiental Rural (CAR), deseja saber as implicações legais da reserva legal de sua propriedade para conduzir atividades econômicas sustentáveis. Ele pretende iniciar o cultivo de espécies exóticas para fins comerciais na área de reserva legal. A propriedade possui área consolidada em 2008, mas o proprietário ainda não delimitou formalmente a reserva legal. Com base no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1028264 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Uma organização não governamental (ONG) ambientalista propôs a criação de uma unidade de conservação em uma região que abriga espécies endêmicas e ecossistemas sensíveis. O objetivo é permitir a presença de populações tradicionais que utilizam os recursos naturais de forma sustentável, garantindo a conservação da biodiversidade local. Considerando as categorias de unidades de conservação previstas na Lei nº 9.985/2000, a categoria mais adequada para atender a esses objetivos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1028268 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

As equações de competição de Lotka-Volterra desempenham um papel muito importante na teoria ecológica moderna. Embora suas numerosas suposições não reais biologicamente revelem o inadequado da sua aplicação, elas têm contribuído substancialmente para o desenvolvimento de conceitos ecológicos como as forças de seleção opostas, chamadas estratégias r e K, propostas por MacArthur e Wilson e importantes no estudo de populações. Quando comparamos uma espécie que apresenta estratégia r com uma espécie que apresenta estratégia K, essa última deve ter, entre suas características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1008059 | Biologia, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Em ecossistemas de água doce, a ferramenta mais utilizada para medir o impacto biológico pela exposição aos microplásticos é o ensaio ecotoxicológico. Durante a realização desses ensaios, desenvolvidos em laboratório e em condições controladas, diversas espécies de organismos-teste são expostas a diferentes concentrações e tipos de fragmentos plásticos. Parâmetros previamente definidos são analisados e as respostas e alterações observadas são contabilizadas e avaliadas de forma qualitativa e/ou quantitativa. (POMPÊO, M. et al. Org. Aspectos da ecotoxicidade em ambientes aquáticos. São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2022) Em relação aos ensaios ecotoxicológicos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1028267 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Após mais de um século de extinção local, a anta (Tapirus terrestris), o maior mamífero terrestre do Brasil, está de volta às florestas do Estado do Rio de Janeiro. O projeto Refauna, coordenado pelo biólogo Maron Galliez, tem trabalhado para repor essa espécie na Mata Atlântica fluminense, particularmente na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu.

(A Voz da Serra, 14 de novembro de 2024)

A anta (T. terrestris) é um Chordata, categoria taxonômica que corresponde a um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1008062 | Biologia, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Em várias localidades do Pantanal, os peixes nativos estão sob ameaça dos tucunarés (Cichla spp.). Esses predadores visuais, originários da bacia hidrográfica amazônica, encontram-se no Pantanal desde a década de 1980, em decorrência do rompimento de tanques de piscicultura na região dos rios Itiquira e Piquiri. (Disponível em: https://doi.editoracubo.com.br/10.4322/978-65-00-87228-6.cap4.pdf. Acesso em fev. 2024)
As espécies de tucunaré podem ser classificadas, em relação ao Pantanal, como uma espécie:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1028265 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

O curimatã (Prochilodus britskii), um peixe raro de água doce do Brasil, é uma espécie endêmica brasileira. Considerando sua pequena área de ocupação, número de localizações menor que cinco e o declínio continuado na qualidade do habitat por ação antrópica, a espécie foi categorizada como “Em Perigo (EN)”. O curimatã (P. britskii) é um Actinopterygii de água doce, o que significa que seu meio interno é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1028262 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Uma construtora pretende desenvolver empreendimento residencial em área urbana localizada no bioma Mata Atlântica, classificada como área de vegetação secundária em estágio médio de regeneração. A vegetação foi mapeada em um estudo prévio, que indicou que a área integra uma região metropolitana e está próxima a uma unidade de conservação de proteção integral. Em relação às condições para a supressão da vegetação local, é correto afirmar, com base na Lei nº 11.428/2006, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.