Questões de Concurso Perito em Engenharia Florestal

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1007767 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A madeira é um material anisotrópico. Por esse motivo, é importante compreender como se organizam os diferentes tecidos que constituem uma peça de madeira, a fim de facilitar a interpretação de suas variações tridimensionais.
Considerando os três planos da madeira, é correto afirmar que:

2 Q1007766 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Em diversas circunstâncias, há a necessidade de o engenheiro florestal identificar peças de madeira já processadas a fim de constatar se aquele material é de origem legal ou se pode existir alguma irregularidade (por exemplo, a comercialização de madeiras de espécies protegidas).
Dentre as características utilizadas na identificação da madeira, temos o arranjo dos vasos, que deve ser visualizado por meio de uma amostra, analisando o plano da madeira em seção:

3 Q1007769 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A dendrologia pode ser entendida como a parte da botânica que estuda as plantas lenhosas, utilizando principalmente características morfológicas como ferramenta para a identificação de espécies arbóreas.
Um engenheiro florestal coletou ramos de uma árvore que possuía caule quadrangular, sem espinhos e sem liberação de látex, com folhas simples, opostas e com nervação curvinervia. Mesmo não conseguindo identificar a espécie, o profissional sabe que ela faz parte da família:

4 Q1007770 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Nos últimos anos, a mecanização agrícola e a florestal apresentaram avanços significativos em tecnologia e desenvolvimento de novas máquinas e implementos, o que permitiu que processos se tornassem mais eficientes mesmo sob condições um pouco mais adversas de topografia e clima.
Com relação às operações de colheita florestal, o trator articulado que realiza o arraste das toras da área de corte até um pátio intermediário ou margem da estrada é:

5 Q1007776 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Na implantação, manutenção e condução de povoamentos florestais, a correção do solo e práticas de adubação são, muitas vezes, necessárias como forma de corrigir deficiências do solo e disponibilizar nutrientes em quantidades suficientes para suprir a necessidade das plantas, considerando a demanda requerida em função de produtividades esperadas.
No contexto da correção do solo e adubações ao longo do ciclo de uma espécie florestal, o fósforo é um nutriente:

6 Q1007779 | Biologia, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A teoria da biogeografia de ilhas, idealizada e muito aplicada para ilhas, também tem sido muito utilizada em referência a qualquer habitat que esteja isolado por um ambiente inadequado às espécies presentes na “ilha”.
A teoria da biogeografia de ilhas parte do princípio de que:

7 Q1007765 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A densidade básica é uma propriedade física de grande interesse na área de tecnologia da madeira, pois dela dependem suas propriedades tecnológicas.
A densidade básica da madeira é obtida pela relação entre:

8 Q1007768 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

O sucesso da eucaliptocultura no Brasil foi possível a partir do desenvolvimento e acúmulo de conhecimento em relação às práticas silviculturais, dentre as quais o melhoramento genético foi fundamental.
Dentre os vários métodos e experimentos utilizados em campo, o teste de progênies é:

9 Q1007771 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Na elaboração de um projeto florestal, é de suma importância estimar e quantificar todos os custos e receitas, assim como o momento em que eles ocorrem. Essas informações trarão mais confiabilidade aos interessados pelo financiamento e condução do projeto, uma vez que será possível calcular o VPL e comparar projetos diferentes.
Considerando que existam duas alternativas de projetos (Projeto 1 e Projeto 2), que ambos possuem o mesmo horizonte de planejamento do ponto de vista econômico e considerando lucro, deve-se escolher o Projeto 1 em detrimento do Projeto 2 se:

10 Q1007774 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Com o corte raso e transporte da madeira de um povoamento florestal, o silvicultor deve definir se continuará ou não com a condução da espécie florestal de interesse na respectiva área. Dentre as possibilidades, a talhadia é um sistema silvicultural bastante utilizado na condução de povoamentos florestais no Brasil.
A talhadia é um sistema silvicultural:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.