Questões de Concursos Perito em Engenharia Sanitária

Resolva questões de Perito em Engenharia Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1028149 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Em um projeto de sistema de esgotamento sanitário, a equipe técnica precisa dimensionar diferentes componentes das unidades operacionais. Durante a análise, um engenheiro sugere que todas as estruturas devem ser projetadas para a vazão média. No entanto, um colega discorda, argumentando que algumas unidades devem ser dimensionadas considerando a vazão máxima horária, garantindo maior segurança ao sistema.
Com base nessa situação, devem ser dimensionadas para a vazão média:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1028150 | Engenharia Civil, Drenagem, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

O conceito de drenagem sustentável tem sido adotado em projetos na atualidade.
Uma cidade apresenta problemas recorrentes de alagamentos, especialmente em áreas pavimentadas com pouca capacidade de infiltração.
Considerando soluções para melhorar a drenagem pluvial, uma abordagem sustentável e eficaz para reduzir o volume de escoamento superficial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1028151 | Engenharia Civil, Drenagem, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Um engenheiro precisa projetar um sistema de drenagem eficiente para uma cidade.
Considerando as diferenças entre microdrenagem e macrodrenagem, uma descrição correta da função de cada um desses sistemas é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1028152 | Engenharia Hidráulica, Ecologia e Impactos Ambientais, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Para minimizar os impactos das enchentes em áreas urbanas, diferentes medidas podem ser adotadas.
Uma medida não estrutural para o controle de cheias é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1028153 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Com relação aos componentes utilizados na análise de risco de inundações, analise os itens a seguir.

I. Os sensores de nível de água permitem o monitoramento em tempo real do risco de transbordamento e ajudam na emissão de alertas imediatos.
II. Modelos preditivos de aprendizado de máquina utilizam dados históricos de precipitação para prever o comportamento futuro das chuvas e os impactos no risco de inundação.
III. Dados de uso do solo são utilizados para determinar as áreas que estão mais expostas ao risco de inundação com base na ocupação e impermeabilização do solo.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1028154 | Geografia, Cartografia, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), os dados geoespaciais podem ser representados nos formatos vetorial e matricial, cada um adequado para diferentes tipos de análise e modelagem do espaço.
Sobre esses formatos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1028155 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Com relação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi instituída pela Lei nº 12.305/2010, analise os itens a seguir.

I. A prevenção e a precaução são princípios da Política Nacional de Resíduos.
II. A catação é permitida nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos.
III. É permitida a importação de resíduos sólidos e de rejeitos, inclusive de papel, derivados de papel, plástico, vidro e metal.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1028156 | Direito Ambiental, Federação e Competências em Matéria Ambiental, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

A Resolução CONAMA 237/1997 dispõe sobre os procedimentos e critérios utilizados para o licenciamento ambiental, e a Lei Complementar nº 140/2011 fixa normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios nas ações administrativas, inclusive para o licenciamento ambiental.
Um engenheiro sanitarista foi encarregado de coordenar uma equipe multidisciplinar para o licenciamento ambiental de um emissário submarino com as características a seguir.

• São enviados para destinação final apenas esgotos domésticos.
• O emissário está localizado na região litorânea de apenas um município.
• Sua construção se desenvolve a partir da costa em boa parte da largura do mar territorial brasileiro.
• A pluma de dispersão-advecção do efluente atinge a área da zona econômica exclusiva além do mar territorial, gerando impactos ambientais.

O empreendedor deverá dar entrada no pedido de licença ambiental junto ao(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1028157 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Em uma tubulação transportando água com grande vazão, foi instalado um tubo de pitot (dinâmico) que mostrou uma carga de 1200 mm. Foi mantida a mesma condição de escoamento e o pitot foi substituído, na mesma posição, por um piezômetro (estático), perpendicular à parede da tubulação, que mostrou uma carga de 400 mm. Considere a gravidade igual a 10 m/s2 .
Nessas condições, a velocidade da água é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1028158 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Nos cálculos hidrológicos, diversos são os fatores fisiográficos e de uso do solo presentes na bacia hidrográfica que influenciam a resposta (isto é, a vazão) na seção exutória dessa bacia.
Considerando um mesmo evento crítico de precipitação em uma mesma bacia, com relação à influência dos fatores fisiográficos na resposta ocorrida no exutório, analise as seguintes sentenças.

I. Quanto maior for a declividade média do terreno da bacia, maior a velocidade do escoamento superficial gerada.
II. Quanto maior for a quantidade de depressões nos terrenos das encostas, maior o tempo de chegada do escoamento superficial nas calhas condutoras do fluxo.
III. Quanto maior a proporção de áreas florestadas sobre as urbanizadas na bacia, menor o volume de escoamento superficial gerado.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1028159 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Um engenheiro sanitário resolveu aproveitar um rio de planalto para alimentar um canal de irrigação de sua grande propriedade, devido à existência de um aquífero confinado que permitiria esse fluxo transversal por gravidade. Dessa forma, foi construído um canal que corre quase paralelo ao rio de montante. Prospecções locais mostraram que a espessura da camada aquífera é de 10 m, que o coeficiente de permeabilidade dessa camada é de 1,20 m/dia e que o comprimento entre o rio e o canal é de 1.200 m. Considere que o nível de água no rio está na cota de 720 m e, no canal, na cota de 705 m.
Usando a Lei de Darcy, é correto afirmar que o fluxo de alimentação diária de água, do rio para o canal, por unidade de comprimento do rio, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1028160 | Engenharia Hidráulica, Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Os números adimensionais da hidráulica e da mecânica dos fluidos são utilizados para a análise de semelhança e para definir algumas características que dominam o escoamento.
O número adimensional que, assim como o número de Euler, mostra a razão entre as forças devidas à pressão e aquelas devidas à inércia do fluido, considerando, nesse caso, uma diferença de pressão (Δp) em relação à pressão de vapor do fluido à temperatura do problema, é conhecido por número de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1028161 | Engenharia Hidráulica, Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Para o dimensionamento dos diversos componentes do sistema de abastecimento de água de uma localidade, são utilizados dados de população no horizonte do projeto, dados médios de consumo e os coeficientes de variação do consumo. Cada um desses coeficientes tem uma denominação correspondente ao valor para o qual se pretende ajustar o consumo médio.
Segundo a NBR 12.218/2017, o coeficiente k3 é conhecido por coeficiente de variabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1028162 | Engenharia Hidráulica, Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

O hidrante urbano é um equipamento ou componente instalado na rede de distribuição de água para o combate a incêndios. Existem quatro categorias de hidrantes (A, B, C e D). A operadora deve definir os pontos de instalação de hidrante urbano para combate a incêndio, considerando a capacidade da rede de distribuição para a região específica, seguindo os critérios da NBR 12.218/2017.
No caso de uma rede de distribuição com vazão de 360 a 1.000 L/min, diâmetro nominal menor que 150 mm e pressão dinâmica maior que 200 kPa, deve ser adotado um hidrante com as seguintes categoria e cor, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1028163 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Macromedição é a atividade de medição e monitoramento dos parâmetros operacionais hidráulicos (vazão, pressão e nível) em pontos de controle de sistemas de abastecimento de água. Essa pode ter uma instalação temporária ou permanente e objetiva principalmente controlar as perdas totais. Para esse processo de macromedição, o sistema é subdividido em alguns componentes ou setores.
A área delimitada e isolável, que possibilita a gestão do sistema por meio do monitoramento, medição e controle de vazões e/ou pressões, permitindo definir indicadores operacionais e avaliar e controlar perdas, é conhecida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1032109 | Matemática, Progressões, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Em alguns estudos de concepção de sistemas de abastecimento de água, o método aritmético é utilizado para projetar o tamanho da população para o horizonte de tempo do projeto. Um engenheiro utilizou os dados dos censos de 1990 e de 2000 para projetar a população para o ano de 2030, obtendo um valor de 150.000 habitantes.
Se em 2000 o censo mostrou uma população de 60.000 habitantes, a população do censo de 1990 era de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1032110 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

A ABNT NBR 10004 estabelece os requisitos do processo de classificação, quanto à periculosidade, de praticamente todos os tipos de resíduos, mas existem exceções previstas no seu escopo. NÃO é(são) uma exceção aos enquadramentos da ABNT NBR 10004/2024:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1007837 | Engenharia Civil, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

O teor de umidade ótima de um solo é um parâmetro obtido a partir do ensaio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1007838 | Engenharia Civil, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Um solo classificado como “SP” no Sistema Unificado de Classificação de Solos (SUCS) corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1007839 | Engenharia Civil, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

No contexto da resistência ao cisalhamento dos solos, e considerando o Sistema Internacional de Unidades (SI), a coesão de um solo é expressa, nesse sistema, pela unidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.