Questões de Concursos Perito em Geologia

Resolva questões de Perito em Geologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032159 | Geologia, Geologia do Petróleo, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

As ocorrências de hidrocarbonetos representam uma importante fonte de energia para as atividades econômicas da atualidade, porém podem trazer severos impactos ambientais com consequências muito danosas.
Os mecanismos de extração podem acarretar o vazamento de petróleo ou gás natural no meio ambiente marinho ou continental, uma vez que os hidrocarbonetos são formados a partir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1008035 | Direito Ambiental, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A esfera de atuação dos geólogos em instituições federais tem como demanda o atendimento aos itens da Lei Federal Complementar nº 140/2011. Essa lei fixa normas de cooperação da União, estados e municípios para ações administrativas comuns de proteção ambiental, em associação à Lei Federal nº 6.938/1981.
No que tange às obrigações legais da União em cooperação com os demais, é necessário que seja capacitada para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1008034 | Direito Ambiental, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

O trabalho do geólogo na gestão pública está muito ligado aos preceitos estabelecidos na Lei Federal nº 6.938/1981, que organizou a Política Nacional do Meio Ambiente. Por outro lado, diversas atividades de mineração e engenharia civil podem trazer severos problemas ambientais, que precisam ser regulados a fim de atender aos pressupostos da referida lei.
Nesse sentido, dentre os princípios estabelecidos em lei, está assegurada a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1008033 | Geologia, Geoquímica, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Os processos geoquímicos governam a disponibilidade dos elementos químicos existentes na crosta continental, sendo muitas vezes utilizados como indicadores para detecção do local de origem de resíduos de solos ou de rochas quando coletados para perícia.
No caso da percolação de água em rochas máficas sob clima tropical úmido com presença de oxigênio livre, há efeitos acentuados de intemperização química, de modo que as soluções resultantes migram e a matriz do solo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1008032 | Geologia, Geologia de Engenharia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Os problemas de inundação de canais em bacias de drenagem urbanas e rurais são cada vez mais preocupantes para os gestores públicos, havendo a necessidade dos diagnósticos geológico-geotécnicos do terreno e também da quantificação das entradas de chuva em determinados intervalos de tempo. Muitos geólogos trabalham em equipes mistas que tratam desses problemas, em que têm a incumbência de desenvolver estudos sobre os canais de drenagem.
Tendo em vista que a seção de um canal foi definida em campo por um geólogo e que o fluxo que passa por ele é do tipo laminar, a vazão fluvial será igual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1008031 | Geologia, Geologia de Engenharia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Dentre as várias tipologias de riscos geológicos, destacam-se, no território brasileiro, as ocorrências de movimentos de massa. Para os municípios que frequentemente sofrem esse tipo de fenômeno geológico, demanda-se que tenham, em suas defesas civis, profissionais habilitados para análises de riscos, em especial, os geólogos. Quando há possibilidade de deslizamentos em uma encosta composta por solo, o geólogo busca fazer um conjunto de indagações no local da análise, a fim de gerar uma decisão de campo passível até mesmo da interdição de imóveis.
Quando se trata de análises de deslizamentos, uma das características mais importantes dos solos é o fato de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1008030 | Geologia, Geologia de Engenharia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Algumas obras civis realizadas com financiamento de recursos públicos utilizam-se de rochas para o revestimento de pisos, principalmente na forma de placas quadradas ou retangulares com espessura homogênea. Há especificações de qualidade para que essas rochas atendam à demanda da obra projetada, e divergências de qualidade geram sérios problemas e perdas de recursos financeiros.
Diante disso, para que uma rocha possa ser utilizada como revestimento, é necessário que atenda, pelo menos, aos seguintes critérios de qualidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1008029 | Geologia, Geologia de Engenharia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Recentemente vem sendo comum o rompimento de barragens de rejeitos em vários locais do Brasil, com consequentes perdas de vidas humanas, severos danos ambientais e muitos prejuízos públicos e privados. Há vários fatores geológicos, geotécnicos e climatológicos que podem contribuir para essas rupturas de barragens.
No que tange ao comportamento geotécnico no interior dessas barragens, a causa da ruptura se deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1008028 | Geologia, Geologia de Engenharia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A elaboração de mapas de suscetibilidade a deslizamentos em áreas urbanas com ocupação densa é uma tarefa muito importante nos municípios que apresentam recorrência de movimentos de massa. Contudo, muitos municípios se mostram despreparados para executar esses importantes mapeamentos, sendo, por vezes, alvos de ações judiciais que trazem bastante complexidade e exigem pareceres de peritos.
Para que haja uma efetividade no planejamento e controle dos órgãos públicos nessas condições, os mapas de suscetibilidade a deslizamentos precisam ter escala espacial entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1008027 | Geologia, Geologia de Engenharia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

O reconhecimento das características geotécnicas dos maciços rochosos é frequentemente realizado por investigações que necessitam de ensaios de campo. Vários acidentes em obras de túneis acontecem pela falta de dados geomecânicos do maciço rochoso, gerando também ações judiciais que demandam a ajuda de peritos geólogos.
A fim de permitir o reconhecimento da designação da qualidade da rocha (RQD, em inglês) e do grau de faturamento, a técnica que oferece o melhor resultado está vinculada à realização de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1008026 | Geologia, Geologia de Engenharia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A geologia de engenharia frequentemente busca a obtenção de parâmetros geotécnicos por meio de ensaios em rochas e solos, a fim de que as intervenções que envolvem escavações nesses materiais fiquem tecnicamente adequadas. Desse modo, a obtenção desses parâmetros geotécnicos torna-se um trabalho muito útil tanto para as fases de projeto como para a execução das obras civis, que são objeto de fiscalização e controle.
No que se refere à obtenção de parâmetros relacionados com o ângulo de atrito efetivo e com a coesão verdadeira do solo, o procedimento adequado é a realização do ensaio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1008025 | Geologia, Geoprocessamento, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A identificação de cicatrizes de deslizamentos ocorridas em eventos climáticos muito abrangentes espacialmente é realizada através de interpretações de produtos de sensoriamento remoto. Uma vez que há deslizamentos com diferentes tamanhos, com o uso de sensoriamento remoto mais detalhado, é possível detectar as cicatrizes de menor porte, isto é, menores que 50 m de comprimento maior.
Os sensores adequados para essa finalidade são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1008024 | Geologia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

O trabalho do geólogo junto à gestão pública federal na atualidade está em grande parte direcionado para fiscalizações ambientais mais minuciosas, conforme previsto nas legislações federais. Nesse sentido, as intervenções causadas pelas atividades de mineração no relevo podem intensificar alguns processos erosivos na superfície terrestre.
Quando a mineração situa-se em regiões com predomínio de argissolos, pode haver a mobilização de significativos volumes de sedimentos para a rede de canais de drenagem, ocasionando redução do Índice de Qualidade da Água (IQA), uma vez que tais sedimentos causam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1008023 | Geologia, Geotectônica, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A maior parte dos domínios geomorfológicos montanhosos existentes no Brasil está relacionada com a ocorrência de movimentos de massa de grande porte, causadores de destruição de residências, danos na infraestrutura, prejuízos econômicos e mortes de pessoas. Por outro lado, esses domínios de relevo estão relacionados a litologias formadas a partir de processos geotectônicos vinculados com dobramentos, metamorfismo e magmatismo.
Considerando esse conjunto, é correto afirmar que os domínios montanhosos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1008022 | Geologia, Geomorfologia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A classificação das morfologias de relevo permite que se tenha um bom entendimento dos processos que foram responsáveis pela geração das formas. As abordagens geomorfológicas para a classificação do relevo utilizam a divisão do modelado tanto em planta como em perfil, havendo a possibilidade de distinguir topos, encostas e fundos de vale.
Os fundos de vale são unidades geomorfológicas que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1008021 | Geologia, Geomorfologia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

As análises geomorfológicas realizadas nos terrenos montanhosos permitem que um perito geólogo possa indicar a suscetibilidade de movimentos de massa em locais com ocupações urbanas densas, sendo úteis na definição de interdições de unidades residenciais em encostas.
Dentre os parâmetros morfométricos que influenciam a possibilidade de ocorrência de um movimento de massa em uma encosta densamente ocupada, aqueles que podem ser obtidos a partir de modelos digitais de elevação são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1008020 | Geologia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

A formação dos solos se inicia através da desagregação física e decomposição química das rochas, que avançam progressivamente em graus de intemperismo, conforme as condições climáticas e geomorfológicas ao longo do tempo geológico. No decorrer do processo de intemperismo, os minerais primários dão origem aos minerais secundários, dentre os quais os argilominerais são os mais abundantes. Dependendo do grau de intemperismo, o tipo de argilomineral predominante no solo pode causar danos às estruturas prediais de construção civil.
Dentre esses danos estruturais, os mais graves são causados pelo grupo das esmectitas, que possuem a propriedade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1008019 | Geologia, Perito em Geologia, MPU, FGV, 2025

Muitas intervenções provenientes de atividade ilícitas são responsáveis por severos danos ambientais, especialmente quando se faz a retirada da cobertura vegetal florestal, com consequente exposição do solo.
Nessas condições, pode haver uma significativa mudança das características pedológicas do topo do perfil de solo, sendo comum o aparecimento de áreas degradadas, uma vez que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.