Questões de Concurso Perito em Oceanografia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1008128 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

“As correntes oceânicas, responsáveis pelo transporte de calor e nutrientes para diferentes áreas do globo, desempenham um papel vital em manter o clima de grandes partes da Terra.”
(Fonte: SILVEIRA, I. C. A.; CASTRO, B.M.; SOUTELINO, R. G. Circulação oceânica: a dinâmica das correntes. v.3. Scientific American Brasil. Coleção Oceanos. São Paulo, 2009)
A água dos oceanos flui em grandes circuitos superficiais chamados de giros. Os giros que estão em equilíbrio entre o gradiente de pressão e o efeito de Coriolis são chamados de giros geostróficos, e suas correntes são correntes geostróficas. As correntes existentes no Giro Subtropical do Atlântico Sul são:

2 Q1008134 | Meteorologia, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A atmosfera terrestre é composta pelo volume de gases, vapor d’água e partículas suspensas no ar que envolvem a Terra. A atmosfera e os oceanos estão intimamente interligados, trocando livremente gases e água.
Em relação à atmosfera terrestre, é correto afirmar que:

3 Q1008138 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A interação das variáveis ambientais atuantes em praias arenosas, como, por exemplo, a ação das marés, das ondas e das correntes, promove uma variedade de estados morfodinâmicos. Com base nisso, as praias são classificadas.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Praias refletivas são curtas, com alta declividade, sedimentos compostos por grãos de diâmetro maior, ondas gerando forte turbulência e marés de grande amplitude.

II. Praias dissipativas são produtos de ondas longas e compridas, de alta energia, que se movem sobre sedimentos geralmente compostos de areia fina.

III. Praias intermediárias possuem caracterização morfodinâmica complexa. Essas praias podem ser distinguidas por uma zona de surfe menor (20 a 100 metros) que a encontrada em praias dissipativas e pela presença de bancos de areia na sua zona de surfe.


Está correto o que se afirma em:

4 Q1008127 | Física, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A luz é uma forma de radiação eletromagnética, ou energia radiante. Ela possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como uma onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos.
Considerando a propagação de luz nos oceanos, é correto afirmar que:

5 Q1008130 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

“A Atlantic Meridional Overturning Circulation (AMOC) é a principal corrente oceânica que regula o clima do planeta. Um estudo da Universidade de Copenhagen apontou que o mecanismo que controla o transporte de calor dentro dessa corrente está ameaçado pelas emissões de gases do efeito estufa. A pesquisa é um novo alerta sobre a necessidade de frear as mudanças climáticas, que estão se tornando cada vez mais intensas. Cerca de 90% do calor que vem do aquecimento global afeta o oceano devido a sua capacidade de absorção.”
(Fonte: https://jornal.usp.br/radio-usp/corrente-oceanicaque-regula-o-clima-do-planeta-esta-ameacada-pelas-emissoesde-gases-do-efeito-estufa/#:~:text=Caracter%C3%ADsticas, ap%C3%B3s%20cerca%20de%20mil%20anos)
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A AMOC é uma corrente associada à formação de águas profundas em regiões polares e subpolares. II. A AMOC transporta calor para as regiões polares, equilibrando as temperaturas entre os dois extremos. III. A água fria e salgada que afunda na AMOC preenche o fundo do mar, controlando a densidade do oceano.

Está correto o que se afirma em:

6 Q1008137 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

O oceano profundo compreende mais de 90% do volume do oceano e cerca de 70% da superfície habitável do planeta.
Com base na afirmação acima e considerando as regiões profundas do assoalho das bacias oceânicas, analise as afirmativas a seguir.

I. O oceano profundo é tipicamente escuro, não sustenta produção fotossintética líquida e, mesmo nas águas mais translúcidas em oceano aberto, a luz não penetra além de 1.000 metros de profundidade.

II. Um dos fatores de maior importância na biologia e ecologia de organismos de oceano profundo, próximo ao centro das bacias oceânicas, é a intensificação da limitação orgânica com o aumento da profundidade.

III. A coluna d’água que preenche os oceanos profundos é formada por uma sequência de camadas de massas de água com diferentes características físicas, químicas e biológicas, incluindo salinidade, temperatura, oxigênio dissolvido e nutrientes. Portanto, no centro dos assoalhos oceânicos ocorre atenuação da pressão hidrostática a taxas de 1 atm a cada 10 metros de profundidade.

Está correto o que se afirma em:

7 Q1008141 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

Os recursos minerais marinhos são substâncias encontradas nos oceanos e mares, como minérios, sais e outros elementos.
Considerando os diversos recursos encontrados nos oceanos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os ambientes que impedem a oxidação da matéria orgânica são aqueles de baixa sedimentação ou de teor de oxigênio restrito.

II. O petróleo é um líquido oleoso, normalmente com densidade menor que a da água. A origem do petróleo, assim como a do gás natural, é baseada na disponibilidade de matéria orgânica soterrada juntamente com sedimentos lacustres ou marinhos.

III. A rocha-fonte de óleo e gás é formada por sedimentos finos, ricos em matéria orgânica, soterrados a uma profundidade mínima de 500 metros, onde a rocha se comprime, diminuindo sua porosidade, e com a alta temperatura induz os hidrocarbonetos a migrarem para cima, para um ambiente de menor pressão e maior porosidade.


Está correto o que se afirma em:

8 Q1008125 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

O oceano está estratificado em três zonas de densidade: a zona de superfície, a picnoclina e a zona profunda.

Nesse contexto, é correto afirmar que:

9 Q1008129 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

“Uma embarcação com cerca de 15 metros de comprimento, por 2 metros de largura, foi encontrada à deriva na Baía do Maiaú, próxima à ilha de Canela, na cidade de Bragança, litoral paraense. O Ministério Público Federal (MPF) abriu duas investigações sobre o caso, uma na área criminal e outra civil.”
(Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2024/04/27/ barco-a-deriva-no-pa-duas-semanas-apos-corpos-seremencontrados-vitimas-seguem-sem-identificacao.ghtml)

Considerando o movimento superficial das águas que atuam na troposfera oceânica, especificamente na Plataforma Norte do Brasil e Plataforma Continental Amazônica, são encontradas as seguintes correntes:

10 Q1008131 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

“Nas últimas décadas, pesquisadores têm utilizado redes de sensores robóticos flutuantes para observar o oceano em tempo real. Na medida em que esses sensores derivam com as correntes e nadam pela coluna de água, coletam informações sobre a temperatura e a salinidade do oceano e as enviam para satélites, que então transmitem as informações para cientistas ao redor do mundo.”
(Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agenciaEstado/2024/02/10/colapso-das-correntes-do-atlantico-estamais-proximo-diz-estudo-que-desastres-isso-ausaria.htm?cmpid= copiaecola)
Considere a necessidade de realização de uma campanha oceanográfica para medir variações de salinidade direta e/ou indiretamente.
Nesse contexto, são métodos e/ou equipamentos que podem ser utilizados SOMENTE para medir dados de salinidade:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.