Questões de Concursos Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA

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1Q689239 | Medicina Legal, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

De acordo com o mapa da violência, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, foram registrados mais de 60 mil casos de estupro em todo o país. A prova pericial é fundamental para a confirmação do crime e indicação de autoria. Tanto o exame clínico realizado pelo Médico Legista quanto os exames laboratoriais ou a perícia no local do crime, que ficam a cargo dos Peritos Criminais, são indispensáveis para fundamentar os Laudos Periciais. Em relação aos procedimentos e técnicas empregadas no exame de casos de crimes sexuais, assinale a alternativa correta.
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2Q681523 | Biologia, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em um estudo cromossômico em que se utiliza a citogenética convencional, é necessário que as células que serão estudadas sofram uma paralização em sua divisão celular em uma fase específica. Qual fase do ciclo celular é mais indicada para a análise microscópica dos cromossomos celulares?
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3Q687904 | Medicina, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A cocaína é o principal alcaloide encontrado nas folhas do vegetal Erytroxylum coca Lam. Alguns testes preliminares, para detecção da droga, podem ser empregados antes de uma confirmação definitiva. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
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4Q687244 | Biologia, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

T. H. Morgan e seus colaboradores, na “Sala das Moscas”, como ficou conhecido o seu Laboratório na Columbia University, realizaram inúmeros experimentos sobre mutações utilizando as mostras das frutas (Drosophila melanogaster). Esses experimentos foram fundamentais para lançar as bases cromossômicas da herança e correlacionar as ideias de Mendel com o comportamento cromossômico na meiose. Nesse sentido, assinale a alternativa correta
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5Q690246 | Medicina, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre a toxicologia dos metais pesados, assinale a alternativa correta.
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6Q688551 | Direito Penal, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

As espectrometrias de massas atômica e molecular são métodos amplamente utilizados por suas vantagens em relação à espectrometria óptica. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
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7Q684547 | Biologia, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Com o início da relação entre hospedeiro/ parasito, instala-se o processo de parasitismo. Essa relação caracteriza-se por ser, primordialmente, unilateral e por existirem várias formas de associação entre hospedeiro/parasito. Diante do exposto, é correto afirmar que o Endoparasitismo
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8Q688453 | Biologia, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Segundo Whatson e Crick, tanto o DNA de procariotos quanto o de eucariotos podem apresentar três conformações estruturais, sendo elas: A-DNA, B-DNA e Z-DNA. Tais conformações estruturais podem ser influenciadas por fatores endógenos e exógenos. Entretanto existe uma delas que contribui diretamente no processo de transcrição gênica. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
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9Q689323 | Medicina Legal, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Um dos vestígios biológicos mais importantes para investigação criminal é o sangue. As amostras são relevantes do ponto de vista da análise do padrão de manchas de sangue presentes no local do crime, visto que podem apontar a dinâmica e os meios e modos de ocorrência do crime. A análise da natureza da mancha, denominada hematologia forense identificadora, também tem grande valor forense, pois permite confirmar se a amostra é realmente sangue, se é humano e o seu grupo sanguíneo. Em relação à coleta e análise de amostras de sangue, assinale a alternativa INCORRETA.
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10Q687321 | Medicina, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre toxicologia social e uso abusivo de substâncias, assinale a alternativa correta. 
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11Q684513 | Direito Processual Penal, Prova Pericial e Exame de Corpo de Delito, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A perícia ambiental é uma das mais complexas e muitas vezes exige a interação de uma equipe pericial multidisciplinar para materializar os diferentes aspectos de um crime ambiental. Em relação ao laudo pericial ambiental, assinale a alternativa que apresenta um item que NÃO é observado nesse tipo de Laudo.
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12Q694004 | Medicina, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

O pH da solução obtida pela mistura de 0,10 mol de ácido acético (Ka = 1,8x10-5) e 0,20 mol de acetato de sódio, sendo dissolvidos em água até obter o volume de 500 mL de solução, é igual a
Dados: Kw = 1,0x10-14; log 1,8 = 0,26; log 3,6 = 0,56; log 5,6 = 0,75; log 9,0 = 0,95.
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13Q686388 | Medicina, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre os efeitos tóxicos a curto e longo prazo que algumas substâncias inalantes podem provocar e sua toxicocinética, assinale a alternativa correta.
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14Q691132 | Português, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder as questões de 01 a 11
Projetos e Ações: Papo de Responsa
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em   . Acesso em: 30/ jan./2019.
Assinale a alternativa que reescreve a seguinte oração em destaque, utilizando um conector adequado ao sentido que ela expressa. “[…] os alunos são os protagonistas e produzem materiais [...], mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.
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15Q685490 | Português, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder as questões de 01 a 11
Projetos e Ações: Papo de Responsa
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em   . Acesso em: 30/ jan./2019.
Considere a regência dos verbos em destaque e assinale a alternativa correta.
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16Q686626 | Português, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder as questões de 01 a 11
Projetos e Ações: Papo de Responsa
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em   . Acesso em: 30/ jan./2019.
De acordo com o Texto, assinale a alternativa correta.
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17Q681418 | Português, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder as questões de 01 a 11
Projetos e Ações: Papo de Responsa
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em   . Acesso em: 30/ jan./2019.
Assinale a alternativa em que a conjugação e a grafia dos verbos completam adequadamente todas as lacunas da seguinte frase. “Se algum órgão da comunidade ____________ o programa “Papo de Responsa”, os policiais ______________ o local e____________ o projeto.
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18Q689427 | Farmácia, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Os métodos espectroscópicos de análise têm sido amplamente empregados para a elucidação de estruturas moleculares, bem como na determinação qualitativa e quantitativa de compostos orgânicos e inorgânicos. Sobre os conceitos teóricos e aplicações dos métodos espectroscópicos, assinale a alternativa correta.
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19Q690191 | Medicina, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Agentes metemoglobinizantes são substâncias capazes de induzir a oxidação de um dos átomos de ferro do grupamento heme na hemoglobina. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta
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20Q685940 | Farmácia, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A cromatografia engloba um grupo de métodos que possibilita separar substâncias muito semelhantes de misturas complexas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
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